Será que está atrasada na fala? | De Mãe para Mãe

Será que está atrasada na fala?

Responda
6 mensagens
maguxinha -
Offline
Desde 14 Abr 2008

Olá a todas!
Como já disse por aki, a minha filhota - a Margarida - já tem 18 mesinhos. Mas toda a gente me diz que está muito desenvolvida, que é muito esperta, que começou a andar muito cedo, que já só lhe faltam 4 dentinhos e que, está muito atrasada é na fala. Será que está?
Ela já diz algumas palavras, como: mamã, papá, xixi, olá, oão, nuno, e pouco mais. Alguém tem filhotes com estas idades e me tire esta dúvida.
Ela percebe tudo, tudo e quer muito repetir o que nós dizemos mas pronto, sai tudo mto espanholado!!! A Pedi diz que não está nada preocupada, pk ela já diz alg palavras. Se não dissesse nada é que começava a ser preocupante. Cada bebé tem o seu ritmo, eu sei, mas é sempre bom ouvir várias opiniões.
Beijinhos a todas

giluz -
Offline
Desde 19 Set 2008

olá linda,1º quero-te dizer k tens uma menina lindaaa
dps k cada criança é diferente...olha a mnh sobrinha começou a falar ainda nao tinha um ano,e falou smp perfeitinho,já o irmão dela nao...começou a falar mt tarde e kuase k nem se percebia...para tu veres cmo ha msm mta diferença...se a pediatra da tua menina diz k nao tens d te preocupar Piscar o olho nao te preocupes,ela + k ninguem sabe Piscar o olho
beijinhos e felicidades...

Gi e Fofinho/a 7 semanas de grande FELICIDADE Espertalhão Espertalhão
Madrinha da mnh gravidez su_ferreira
Madrinhas do meu bébe Vera-lucia,Móquinha e Andreia_R e MCRESPO
Madrinha da Tula_k,da Vânia e da Aninha Rochinha
Madrinha da Bruninha e de 2 futuros bébes lindos

Sobre giluz

O meu FOFINHO já nasceu e é lindo 10/7/09,ás 8:16,3380gr e 49cm
Mad.do Gu:Móquinha,Andreia_R,Vania,Ana88,Vera e Mcrespo
Afilhados/as:Magana;Bruninha;Carolina;Kélya;Martim;e as Gémeas Leonor&Luana

cat.e.sarah -
Offline
Desde 23 Jul 2008

Nao te preocupes, mesmo que diga poucas palavras, sempre sao algumas!! Cada criança tem o seu tempo..e nao ha "crianças atrasadas" nisto ou nakilo..! Fica feliz por ela ja dizer essas palavras, e vai sempre incentivando, mas se ela nao conseguir repetir como deve ser, tb nao é motivo pra andares nervosa! Olha conheço um menino com a idade da minha filha (2 anos) que ainda so diz papá e mamã Choque! Por isso fica feliz, tens uma menina linda e esperta Piscar o olho
Beijinhos Beijinho
_________________________________________________
Catarina e Sarah(17/10/2006)AMO-TE MT FILHA!- afilhada da Su_le, Vera-lucia e Alexandra Vale
Madrinha da futura gravidez da Alexandra Vale
Madrinha de treinos da dianels e madrinha da sua filhota linda, a Carolina
Madrinha da Laurinha (mamã vera-lucia)

Catarina e Sarah(17/10/2006)AMO-TE MT FILHA!- afilhada da Su_le, Carina e Alexandra Vale
Madrinha da Alexandra Vale
Madrinha da dianels
Madrinha do Emanuel e Laramel(carinalaino) e Carolina (dianels)
Madrinha do bebé da haiysha!!!(adoro-te miga)

winie -
Offline
Desde 19 Jun 2008

Olá
Eu sou terapeuta da fala por isso resolvi responder ao teu tópico. A tua menina ainda só tem 18 meses, por isso não é uma questão preocupante, porque como dizes e muito bem cada criança tem o seu ritmo. Tu referes que ela percebe e que tenta repetir, mas que sai espanholado, logo parece que ela tem compreensão e expressão que são dois aspectos importantes para a idade dela. Logo não parece ser uma questão de linguagem, que isso sim era mais complicado, mas sim de articulação da fala. Dá-lhe tempo e trabalha com ela como que a brincar no sentido de desenvolver a expressão, mas sem exageros e demasiadas correcções para ela não se aperceber e não tornar essa tarefa para ela um encargo que ela se iniba de falar. Por exemplo, pegas em livros ou fazes jogos: mostras as figuras, dizes o nome, fazes frases simples e curtas e pedes que repita. Por exemplo: "O gato." (tentas que repita sem forçar. Se ela disser outra coisa diferente repetes tu gato, mas nunca digas "não é X, é gato", repete só a palavra). "Sim, é o gato". "O gato bebe leite" e pedes que repita.
Se considerares que há algum aspecto que fuja dos parâmetros que considerares aceitáveis, podes sempre consultar um Terapeuta da Fala que te faz uma avaliação, mas neste momento creio que não há razões para isso.
Claro que é só uma opinião por "telefone" sem ver e avaliar a criança, o que é indispensável sempre, mas como ela ainda é muito novinha, o meu conselho é trabalhar muito com ela e esperar algum tempo (6 meses por exemplo). Se não houver progressos aí sim é necessário agir. Agora não, estou confiante que é só uma questão de tempo...
Qualquer questão que precises, estou ao dispor.

Beijos
_____________________________________________
Winie & Rebentinho

JÁ TENHO O MEU ANJINHO NOS BRAÇOS!!!

Sobre winie

Beijos
_____________________________________________
Winie, piratinha & princesa

kiko_mama -
Offline
Desde 28 Out 2008

As mamas estao sempre perocupadas e é bem verdade. Linda ñ te preocupes,já diz algumas palavras,mesmo k sejam espanholadas,jás as diz! Ehehehe ela ainda prefere os espanhol ehehehe...bjos pa voces
**************************Rodrigo***************************
**És a alegria das nossas vidas,Obrigada meu bebé! 07.02.06**
Madrinha de treinos da Texuga--->Bjo linda!!!

maguxinha -
Offline
Desde 14 Abr 2008

Ai amigas! Obrigado pelas respostas! Deixaram-me mais despreocupada. Winie, é msm como te digo, ela é "esperta" até demais. Sabe tudo, tudo, tudo!! Basta dizer uma vez, por exemplo num livro cheio de animais, onde está a Joaninha, o elefante, a galinha, etc. Na próx vez que vamos ver o livro, ela sabe quais são os animais todos, todos! Uma coisa que nós não fazemos é falar abebezado, sabes? Não dizemos aba, em vez de água, nem popó em vez de carro, dizemos as palavras como ela são, achas que fazemos bem? Obrigado pelas dicas para incentivar mas por acaso, não sou do género de dizer: não é isto, é aquilo, não digas, isto, diz aquilo. Sabes que sou prof de ensino básico (no desemprego, mas enfim!) e dou mto valor a esses aspectos pedagógicos.
Mais uma vez obrigada a todas.
Jokas