Separação | De Mãe para Mãe

Separação

Responda
22 mensagens
Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Provavelmente este tópico não faz sentido no cantinho da infertilidade, mas é aqui que me senti sempre mais acolhida.
Como algumas de vocês sabem, tenho uma filha linda de 2 anos, resultado de uma ICSI. Nunca engravidei espontaneamente.
Há 2 semanas o meu mundo ruiu. O meu marido apaixonou-se por uma nova colega de trabalho que conhece há 3 meses. Saiu de casa. Pôs fim a uma relação de 13 anos com uma filha pequena sem qualquer consideração por nada. Nunca nos demos mal, pelo contrário, já passámos por muita coisa juntos. Nunca houve sinais de que o casamento estivesse mal, ou se os houve, eu não os vi. Estou completamente de rastos, perdida....sobretudo porque estava a pensar em irmos a tratamentos para um segundo filho. Sempre pensei que os casais que passam por processos de infertilidade, ou se separavam a meio do caminho, ou, se conseguissem superar esta batalha juntos, nada mais os separaria. Enganei-me redondamente.

Desculpem mais uma vez o off-topic. Precisava apenas de desabafar. Talvez haja por aí alguém com uma história semelhante que me ajude a entender e a aceitar esta situação.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

BiaC -
Offline
Desde 08 Jul 2012

Lamento mesmo muito por aquilo que está a passar.
Não mandamos nunca nos nossos sentimentos, nunca sabemos quando vai acontecer, se vai acontecer...
Não vos conhecendo, pelo que conta, partindo do princípio que são pessoas de bom, sofra o que achar necessário, chore, não se sinta culpada de nada...aceite que ele se apaixonou, que não consegue decidir não o fazer, que aconteceu.
Sejam felizes para a vossa filha também o possa ser

Cátia Alexandre -
Offline
Desde 04 Nov 2011

Lamento imenso a sua dor, mas realmente não controlamos os sentimentos. E pense que o respeito que o seu ex companheiro tem por si fez com que fosse honesto consigo e fizesse a coisa certa.
Sei que não é o que esperava para a sua vida, mas tente fazer o luto dessa relação e seja feliz com a sua filha. O futuro ninguém o sabe.
Muita força e estamos sempre todas aqui.

Frederica Borges -
Offline
Desde 27 Fev 2018

Sinto muito Liaddan, nem tenho palavras... não posso dizer que concorde que "ah e tal apaixonou-se não teve opção tens de aceitar e seguir em frente". Acho que as pessoas adultas têm mais autocontrolo do que isso, principalmente quando têm as prioridades no sítio.
Conheço um caso semelhante de uma amiga que o marido a trocou por uma colega de serviço, mas felizmente ainda não tinham filhos e, como tal, ela pôde dar-se ao luxo de nunca mais o ver à frente.
Muita força e um abracinho apertado!

Ovários poliquísticos, adenomiose, oligoastenoteratozoospermia
-> 1ª ICSI Ferticare '18: (-) 3 TEC (-)
-> 2ª ICSI Alberto Barros '19: ovócitos imaturos, 0 blastocistos
-> 3ª ICSI Procriar '19: 5❆
-> TEC Procriar 06/03 beta (+) 312

JustLove -
Offline
Desde 20 Jun 2016

Oh querida q má notícia e que choque deve estar a ser para ti. Depois da batalha da infertilidade mais isto.
Pior é que eu tb achava q quem travava uma batalha destas dura com tudo à prova realmente seria inabalável depois de a ultrapassar, exactamente da mesma forma que achavas. Com o teu desabafo vejo q nao.
Basicamente ele priorizou a sujeita q conheceu à 3 meses.
Nem sei o que te diga.
Dar te ia um abraço apertadinho.

Sobre JustLove

Iiu / 4 fivs sem sucesso
G não evolutiva
G natural  Maio 2017 AE 9 sem
G natural Agosto 2017 AR 9 sem
fiv +++ bhcg 2000

Sheepelgirl -
Offline
Desde 01 Mar 2016

Minha querida,

tudo o que te possa dizer não creio que vá mudar alguma coisa. Mas de facto penso como tu, um casal que passa por esta caminhada ou não resiste logo ou resiste a tudo. E apesar de não se rum caminho a 2 perfeito, há alturas em que não esperava e em que o namorido se mostrou no seu melhor.

Muita força,minha querida,e este é sem dúvida o cantinho que melhor nos entende e segura!

Beijinho enorme Beijinho

2016 - AMH 0,7/2018 - AMH 0,45
2016/ICSI (-): 1 embrião 3D/4 células
2017/02 - GN - GQ (a esperança deste positivo!)/2017/ICSI – 2ª GQ: 1 embrião 3D/5 células
2019/01 - lista de espera OVODOAÇÃO
2019/03 - GN - 1º BETA 716 - 2º BETA 774 - não evoluiu Triste
A luta pelo nosso sonho continua! <3

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Lamento mesmo muito que esteja a passar por este sofrimento e espero que encontre em si e nas pessoas que a rodeiam recursos emocionais para superar esta dura prova. Certamente, num futuro não longínquo, a vida vai reconstituir-se - diferente, sem dúvida, mas não necessariamente pior.
Uma relação que passa por um processo de infertilidade (foi também o meu caso) não é diferente de todas as outras. Se é frágil, pode romper logo nesse obstáculo (como há casais que se separam durante uma doença, uma gravidez ou após o nascimento de um filho), mas terem conseguido superar esse obstáculo não é (como infelizmente se prova) garantia de nada. Eventualmente pode ter havido sinais de que não se apercebeu - ou não. Na realidade, não vale a pena ficar a remoer no assunto, porque ele tomou uma decisão, aparentemente é irreversível e antes isso que enganá-la.
Tente, por muito que custe, preservar a vossa filha da amargura que legitimamente sente e chegarem a uma acordo de parentalidade que tenha a menina como prioridade absoluta.
Muita força e tudo de bom.

elir -
Offline
Desde 31 Mar 2011

Olá Liaddan,
Um abraço de conforto para ti e força!
Olha, também já passei por uma separação que me deixou de rastos. Não era meu marido, era meu namorado e não vivíamos juntos nem tínhamos filhos, o que tornou as coisas mais fáceis. Mas foi de uma falta de consideração e respeito tão grande que eu nem sei se o que me custou mais foi ser trocada ou a maneira como aconteceu.
Era um namoro que ia fazer 7 anos e estávamos a planear ir viver juntos e depois casar. Eu tinha 32 anos e ele 27 (sim, 5 anos mais novo). Disse-me que precisava de um tempo para ele, para estar sozinho e viver a vida. Mas afinal trocou-me por uma bar tender de 19 anos que já tinha andado com a maioria dos amigos dele. Dois dias depois de me ter deixado já aparecia com ela em público e uma semana depois já a levava a jantar com os pais. Três meses depois anunciaram a gravidez dela e um ano depois nasceu o primeiro filho. Ou seja, anunciaram antes de acontecer... vá-se lá saber porquê!
Eu queria muito ser mãe e já tinha 32 anos, por isso aquilo mexeu muito comigo como mulher. A maior parte das pessoas com quem me relacionava eram amigos dele que se tornaram meus, pelo que basicamente fiquei sozinha, tendo 2 ou 3 pessoas que, essas sim, me acompanharam.
Tive que recorrer a apoio psicológico e foi o melhor que fiz!
Não foi um caminho fácil, mas hoje agradeço-lhe muito o que me fez. A atitude dele e dos pais dele ajudaram-me a ultrapassar mais rapidamente.
Encontrei outra pessoa passado um tempinho e a nossa relação tem sido pautada por algumas dificuldades externas, mas tudo faz mais sentido! Há um ano sentimos que era altura de sermos pais, mas infelizmente não está a ser fácil...
Também sinto que quem vive esta questão da infertilidade ou não aguenta ou se torna mais forte enquanto casal. É de estranhar ter sido depois de todo o percurso, mas nunca conhecemos 100% do íntimo das pessoas.
Laddan, chora o que tiveres que chorar, faz esse luto, mas não te culpes nem te ponhas no papel da coitadinha. A vida há-de trazer-te supresas muito boas! E tens sempre uma coisa boa que resultou desse relacionamento: a tua filha!
Boa sorte!
Beijinho.

Sobre elir

Um dia de cada vez...

patruixia -
Offline
Desde 05 Jul 2011

Oh Liaddan... Lamento muito. As vezes tento colocar-me nos sapatos dos outros... Mas realmente só sabemos o que sentimos quando realmente se passa connosco. Espero que o meu casamento resista a tudo, mas nem eu posso garantir isso. Sei que é duro perder uma vida a dois, ainda para mais com a vossa história e com a vossa filhota, por uma relação de 3 meses. Mas ao menos demonstrou respeito por si e não a enganou. Por mais que custe agora é vá custar uns bons tempos tente pensar no seu futuro e da sua princesa. Tente guardar só o que é bom de guardar, esquecer a mágoa... (oiça a música lugar teu da Mafalda Veiga). É fácil para mim falar eu sei, mas acredite que para conseguir ser de novo feliz é mesmo importante que encare assim a vida. Que consiga aceitar que isto lhe aconteceu. É agora? É seguir em frente sem culpas ou ressentimentos. Um beijinho muito grande e abraço!!! Ah e sei que não é para todas, mas hoje em dia já não precisa de marido para ter filhos 😉

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Minha querida. Não sei que te diga. Apenas que, embora não percebamos no momento, percebemos mais tarde porque as coisas acontecem. Além disso neste momento tens o mais importante do mundo... a tua filhota. Com ela o teu laço será sempre inquebrável.
O resto virá.
Beijos enorme ❤️❤️❤️❤️

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

amadalena -
Offline
Desde 13 Maio 2009

Lamento imenso. É incrível como há homens que continuam a ter mentalidade de adolescentes. A minha opinião é essa. Ok, sentimentos não se controlam, mas…….. há muitas coisas que fazem surgir ou não surgir os sentimentos. Não conheço a vossa relação, não posso opinar quanto a isso, mas sendo uma relação normal, tem mulher, tem uma filha, dão-se bem, e de repente apaixona-se por uma pessoa e larga tudo em 3 meses? Bom, pelo menos é de louvar que preferiu abandonar tudo do que a andar a enganar, pense assim.
A minha vida também começou do zero quando a minha filha tinha 1 ano, por outros motivos, mas foi o que aconteceu. Do zero não, a minha vida começou a baixo de zero. Mas fui obrigada a superar. E vai ver que vai ser feliz só com a filhota e um dia retomará a sua vida da melhor forma possível Sorriso

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Liaddan, lamento tanto!... O fim de qualquer relação é difícil, dói e marca, mas de uma relação tão longa, com tanto caminho (certamente duro, em muitos momentos, bem sabemos como é lidar com a infertilidade), e com uma criança tão pequena..... é muito mais doloroso!!!!
É verdade que vai haver algures mais para viver, à frente, mas por agora é deixar que o luto se faça, no tempo que for necessário para ti, e tentares arranjar forças para estares presente para a tua filhota. Nós, mulheres, somos capazes de estar em Sol e em Chuva ao mesmo tempo, e sobreviver.
O tempo não apaga a dor totalmente, mas o sofrimento vai acabar por se esvair.
O que realmente importa é que te dês tempo para lamentar, chorar, zangares-te (que também tens direito!), dares-te a mão, estares contigo.
Abraço-te cheia de força, o que precisares pede.

sjsms -
Offline
Desde 23 Jun 2013

Olá, passo aqui para lhe deixar uma palavra de conforto.
Imagino que o seu mundo esteja a desabar e concordo com alguns comentários aqui feitos: não me parece coisa de adulto nem algo ponderado, acho que a colega é "novidade" e algumas pessoas deixam-se levar pelo que é mais fácil ou o que aparenta ser. Acho que não foi uma decisão refletida mas seja como for.É o que é, e tem que pegar nessa aitude desconsiderada e ter em consideração a desconsideração que o seu marido teve por si e pela sua filha.
Tem que pegar no sentimento de revolta pela vida e transformá-lo em força para seguir a sua vida!
muita coragem!!!!!!! e sempre que precisar há sempre pessoas disponíveis para a ouvir.
beijinhos grandes

Pilar87 -
Offline
Desde 09 Dez 2015

Lamento imenso Liaddan, nem imagino o desamparo que deve estar a sentir. Vendo de fora, a atitude do seu marido revela imaturidade, ao tomar uma decisão dessas assim de repente. Quanto aos sentimentos que possam existir ou não, somos racionais, adultos, não somos simples animais que se deixam levar por instintos, resumindo, somos livres e essa liberdade devia ser exercida de forma responsável e muito ponderada. De resto, só posso deixar um abraço. Força para si e para a pequena. Agora há que tentar minimizar ao máximo os danos que isso possa trazer ao bem estar da vossa filha.

AneteS -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Sinto muito por tudo mas como já foi dito superar um processo tão complexo como a infertilidade não é prova de amor para a vida toda. Todos nós estamos sujeitos a um dia deixarmos de gostar de quem temos ao nosso lado e gostarmos de outra pessoa, já me aconteceu e conheço muitos casos assim por isso digo importa é o que fazemos com isso e neste momento pode não parecer mas a vida vai se reconstruir e talvez até para melhor.
Terminei uma relação depois de lutarmos pela infertilidade faz 8 anos, ambos reconstruímos as nossas vidas e hoje somos ambos felizes ao lado de quem escolhemos, os destinos quis assim.
Importante agora é recuperar de tudo o que passou, fazer o luto, encontrar paz em tudo e seguir em frente. Tiveram uma história juntos, têm uma filha, foram felizes na sua altura e superaram o desafio da infertilidade juntos, terão sempre esse vínculo, agora uma nova irá aparecer!

Sobre AneteS

Anete

Badabex -
Offline
Desde 17 Nov 2017

Muita força querida, e foca-te no importante que é tua filhota <3

Sobre Badabex

Dez/2016 - Inicio dos treinos ♥️
Out/2018 - Primeira consulta de Infertilidade
Março/2019 - Bemfola+Ovitrel - Positivo ♥️

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Obrigada a todas pelas palavras de conforto e carinho. É difícil descobrir que afinal não se conhecia a pessoa com quem se partilhou 13 anos de vida. Eu entendo que as relações acabem, mas não assim. Ele saiu de casa numa noite e no dia seguinte já estava com ela. Ao fim de uma vsemana já estão a ver casa para viverem juntos. Já falaram inclusivamente de ter filhos e de ter de fazer tratamentos por causa do problema dele. E eu pergunto se isto é sequer normal numa relação de uma semana... Mas a vida sempre se encarrega de ensinar às pessoas o que elas precisam de aprender. Eu vou seguir o meu caminho de consciência tranquila. Vai ser uma caminhada difícil e solitária, mas como diz o ditado, mais vale só que mal acompanhada.
Obrigada por terem perdido um tempinho a responder. Os vossos comentários dão-me conforto, mesmo que não nos conheçamos.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

cmss_88 -
Offline
Desde 29 Jun 2013

Liaddan há tanto tempo que não sabia de ti fizemos tratamentos na mesma altura, pena saber desta maneira notícias tuas.
Olha eu como tu também não compreendo que uma relação de tantos anos acabe assim.
Acho que ele esteve bem em ser sincero mostrou respeito por ti mas não compreendo que tome essa decisão assim.
Perece um miúdo de 13 anos que troca o certo pelo que mal conhece.
Espero que não venha a perceber que afinal era uma novidade e que não era amor.
Vai ser uma caminhada dura linda mas vais superar porque mais vale só que com alguém que nos deixa por conhecer uma colega e decide tudo em tão pouco tempo.
Realmente a caminhada de um casal na infertilidade é dura mas pelos vistos não é a pior.
Beijinhos
Força

bolinha_75 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Liaddan só me ocorre deixar um abraço apertadinho
Desculpa a minha sinceridade, mas ninguem decide dar uma volta de 180graus à vida de um dia para o outro, certamente já estava com a "cabeça no ar" à algum tempo.
Foca-te na tua princesa e tenho a certeza que irás ainda encontrar a tua felicidade
Grande abraço

JAN17 - 30jan _849 , é o meu nr da sorte. Obrigada Deus! São 2!!! Felicidade a dobrar!

AtrasDeUmSonho -
Offline
Desde 29 Jan 2007

É muito triste Liaddan e Muito Injusto que tenhas de passar por isso... Infelizmente ninguém nunca poderá garantir que um dia não sejamos nós a viver a essa realidade mas a vida é assim: Injusta.
Se assim não fosse ninguém neste forum estaria a passar por este tormento de querer ter um filho e não conseguir e pelo menos isso tu tens!
Compreendo que agora é difícil e que pensas que estas só mas "amanha" vais perceber que Homens há muitos <3 E é como dizes: antes só que mal acompanhada.
Se ele não quer estar contigo é porque não merece o teu amor e porque tens alguém a tua espera que te fará muito muito mais Feliz <3

Um Abraço Apertado

3 cirurgias = 1 ovário
1FIV 05/2018 2AA (-)
2FIV 11/2018 2AA (-) / TEC 2AA 03/2019 (+ 1) N/Evoluiu 8sem🖤 / TEC 2AA 12/2019 (-)
3FIV 06/2020 17 AA (-)
Doação de embriões 06/21 (-) 9/21 (-) 11/21(+!!!) Beta 158

SandT -
Offline
Desde 14 Out 2017

Querida Liaddan, como te compreendo, tens de ser forte, pensa na tua filhota. Nunca te desvalorizes como mulher e como pessoa. Se ele se foi embora, decerto será melhor assim. Faz o teu luto, ao teu ritmo, acredito que no futuro vais entender tudo isto e vais perceber que tinha de ser assim.
Ainda vais ser muito FELIZ! Um grande beijinho 😘

Sobre SandT

10/2018 - 1a ICSI (-)
02/2019 - 2a ICSI (-)
11/2019 - 3a ICSI DO (+) ❤️

helg@ -
Offline
Desde 28 Dez 2013

Minha querida lamento imenso a situação que estás a passar. Felizmente não posso dizer que sei o que é, mas tenho a certeza que deve ser muito difícil. O teu homem parece-me muito imaturo, parece um adolescente a descobrir o amor, ou então apenas uma paixão, tudo isso em 3 meses parece-me demasiado apressado.
Concentra-te na tua filha, que ela seja a tua prioridade. Resolve tudo com o tem homem de forma a que a prioridade de ambos seja o bem estar da vossa filha. Podem não ser amigos, mas podem tratar-se cordialmente pelo bem estar da vossa filha.
O caminho da infertilidade é muito penoso, também pensava que unia ainda mais um casal quando se consegue ultrapassar. Mas sempre pensei que se conseguimos ultrapassar tantos anos de tentativas e tratamentos com insucesso, estas situações só nos podiam deixar mais fortes como casal. Infelizmente nem sempre é assim, mas pensa que essa relação deixou-te o melhor do mundo, a tua filha.
Quero deixar-te um abraço apertadinho, tens todo o direito a sentir-te mal, chora tudo, mais tarde vais recuperar a tua vida e recompor-te. Quem sabe o que a vida te reserva? Ainda vais ter muitas surpresas e de certeza que muitas serão boas, quem sabe até melhores do que aquilo que tinhas.

Sobre helg@

Minha pipoquinha linda, amor maior da minha vida ♡ ♡ ♡ primeiro dia do resto das nossas vidas 26/09/2013
A minha 2ª estrelinha ♡ ♡ ♡ aceitar que está fora do meu alcance...