A sentir-me uma péssima mãe | De Mãe para Mãe

A sentir-me uma péssima mãe

Responda
32 mensagens
MariaRNeves -
Offline
Desde 11 Mar 2019

Olá meninas. Bem venho aqui em tom de desabafo .
Já escrevi alguns tópicos relativamente ao sono da minha filha . Não tem sido muito fácil desde que nasceu . Tem 8 meses e sempre acordou muitas vezes durante a noite o que me tem deixado exausta. Não é que não durma, até é fácil de adormecer ,acorda , pego nela , embalo e volta a adormecer mas acorda muitas vezes durante a noite . Nisto do sono já passou por várias fases . Agora está numa fase péssima em que não a conseguimos pousar na cama dela sem que acorde logo. Esta semana até tem dormido algumas horas seguidas mas até que a consiga adormecer é um tormento. Imaginem , eu adormeço-a sempre as 22:30 , passada uma meia hora acorda e para a pousarmos é um 31. Eu e o meu marido vamos a vez. Esta noite só a conseguimos pousar as 2 da manhã e la dormiu até as 6 . Ao menos isso. Então hoje já começou a fazer isto nas sestas , não a consegui pousar e estava sozinha que o meu marido foi trabalhar . Bom cheguei a um ponto que me enervei tanto que a pousei na cama mesmo acordada e deixei-a lá a chorar. Não foi durante muito tempo mas quando voltei para a acalmar ela tinha os olhos tão vermelhos de estar a chorar que me senti a pior mãe do mundo. Ainda agora estou a pensar nisso tadinha. A verdade é que não sei que fase é esta , que só quer estar ao colo e mal a pousamos acorda logo. Já pensei que podem ser dentes sei lá. Quando me enervo com ela passado um bocado sinto me péssima porque afinal é só um bebezinho. Alguém por aí a quem também acontece isto ?

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Não é nada má mãe, está é exausta. Deixou-a chorar um pouco mas depois arrependeu-se e foi lá ter com ela, não deixou a menina chorar até se cansar. Consegue fazer essa análise de que é apenas um bebé e de que você está no limite e isso é sinal de que se preocupa. Cuidar de um bebé não é fácil, é extremamente exigente, acredito que todas nós já tivemos esse sentimento. Eu já o tive, não por esse motivo mas por outros.

Jq93 -
Offline
Desde 15 Mar 2019

Olá mamã. Bem, em primeiro lugar acho que a culpa vai nos sempre acompanhar ao longo destes jornada que é a maternidade! Somos seres humanos e como tal temos o direito de nos sentir exaustos e no limite da paciência, mas não deixamos de ser bons pais só porque às vezes não conseguimos controlar as nossas emoções (claro que nunca pondo em risco nem o bebé nem a nós próprios). Acho que é importante mostrar aos nossos filhos que também nos sentimos tristes, frustrados, cansados e como é que conseguimos controlar estes sentimentos, faz parte do que é viver.
Segundo, o sono... Também sempre foi e é o nosso problema por aqui. O meu bebé desde os 4 meses que desperta muitas vezes durante a noite, agora até nem estamos numa fase má. Já vai fazendo uns sonos de 2 horas, desperta, mama e volta a dormir. Durante a noite aceita bem ficar no berço mas durante o dia não, muitas vezes não o consigo pousar. Já aceitei, e faz muitas sestas em cima de mim, pelo menos sei que descansa.
Mas pronto, este sempre foi um comportamento normal no meu bebé, se a sua menina mudou agora pode estar a passar pela regressão do sono dos 8 meses... Só posso dizer muita força e paciência mamã, tudo isto vai passar, um dia não vão querer mais o nosso colo por isso aproveite ao máximo cada momento!

Desde 26 Out 2019

Cuidar de bebés não é um "mar de rosas" como muitas pessoas ainda dizem que é... Por isso, é perfeitamente compreensível que você como mãe sinta-se cansada....
Você teve a consciência de ir ter com a bebé não a deixou chorar até se cansar ,dormecer... Quando a mãe se sente mais nervosa o(a) bebé acaba por presentir que a mãe está mais nervosa e isso pode deixar o (a) bebé mais irrequieto(a) , ficar a chorar mais ... Por isso, quando se está mais nervosa por vezes é melhor colocar o(a) bebé num sítio seguro e sair de perto do(a) bebé ,indo para outra divisão da casa durante um ou dois minutos e voltar para junto do (a) bebé mais calma....
Não pense que é má mãe porque não é .... Se fosse má mãe tinha deixado a bebé na cama chorar até cansar-se, adormecer sem ir ter com a bebé , não foi o caso. Por isso, força mamã não se deixe abater por esta situação .

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Maria, calma. Não é nada uma má Mãe. Está só cansada.

Eu não tenho um bebé ainda, por isso não posso falar com experiência de mãe. Mas observo as minhas familiares e amigas e vejo que há rotinas que funcionam melhor. Por exemplo, habituar a sua bebé a adormecer já deitada. Como reage a bebé se a Maria se deitar com ela? Fica mais calma, mesmo estando deitada? Se ficar, pode tentar adormecê-la dessa forma, deitando-se ao lado dela e conversando calmamente com ela, brincando um bocadinho antes. As emoções dos pais são muito percebidas pela voz. Se a Maria estiver nervosa com a sua bebé ao colo ela não só sente o seu ritmo cardíaco mais acelerado como sente na sua voz a sua ansiedade e mal-estar. Tente deitar-se com ela, fale de forma confiante e calma e pode até colocar uma música de fundo muito calma, baixinho, para que o momento de sono seja precedido de alguma intimidade mais positiva. Depois vai só falando, fazendo miminhos até que adormeça. A ideia é não ter de a pousar,para que não acorde.

Não há truques e rotinas certas para todos os bebés, mas experimente coisas diferentes, que ajudem a tornar a hora do sono mais serena para si e para ela.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Eles às vezes passam por fases em que experimentam uma nova alteração. Se não quer que essa alteração se dê ( neste momento, o estar sempre a dormir ao colo e não ser colocada na cama) tem q ir insistindo. Vai ver que com o tempo ela volta ao que era antes. Mas demora....
Qd a põe na cama, vire-a de lado, com a chucha, uma fraldinha na cara, e embale-a, dando palmadinhas no rabo. Isto em silêncio e no escuro. Pode cantar algo ou fazer só o “ oooooo”

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Eu tb tive um que não gostava de ser pousado. Depois de um tempo lá apanhei o truque: depois de adormecer ainda tinha de estar cerca de meia hora com ele ao colo para que entrasse num sono profundo. Depois ao pousar, às vezes tinha de ficar com os braços por baixo dele ainda uns minutos (enquanto ele se habituava á cama, por assim dizer) e depois tirava um braço e começava a dar as palmadinhas enquanto tirava o outro e depois começava a espaçar as palmadinhas até parar. Cansativo? Imenso! (Mas preferível a ele despertar cada vez que o pousava). Ridículo? OMG, tão ridículo 🤣. Desesperante? Sem dúvida! Quantas e quantas vezes não chorava ele e não chorava eu.... Ou eu entregava o bebé ao pai enquanto berrava que já não aguentava mais ou então, quando estava sozinha tinha de o deixar sozinho a chorar na cama enquanto eu ia chorar histericamente para outro sítio. 🤷. E depois de desabafar , já mais calma, lá voltava eu para ele a sentir-me a pior mãe do mundo.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

O que refere é normal, tanto o comportamento da bebé como o seu... Eles passam por fases assim e nós, somos humanos e não somos de ferro, ás vezes saturamos. Tem direito aos seus minutos de exaustão e isso não faz de si pior mãe. Paciência é só o que lhe posso desejar...

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Maria, fizeste exatamente aquilo que se deve fazer numa situação em que nos sentimos à beira de explodir - pousaste a tua filha num sítio seguro, saíste para outra divisão e acalmaste-te. Fizeste tudo bem. Existem pessoas que teriam descarregado a sua frustração na criança, mas tu tiveste a sensatez de te ires acalmar.
A tua filha está a passar pela regressão do sono dos 8 meses. Pesquisa sobre isso, eu acredito que quando sabemos exatamente o que se está a passar com os nossos filhos, conseguimos lidar muito melhor com os desafios. Se aceitares que o sono dos bebés, é mesmo assim, com fases melhores, outras piores, sentires-te-ás muito menos frustrada e impaciente.
Vou partilhar alguns links para leres sobre a regressão do sono.
.
https://forbabiesbrain.com/oh-nao-o-meu-bebe-esta-na-regressao-dos-8-meses/
.
https://sarahockwell-smith.com/2015/11/18/what-the-heck-goes-wrong-sleep...
.
https://www.cuf.pt/mais-saude/regressao-das-horas-de-sono-do-bebe
.
Por último, pede ajuda se sentires que não consegues aguentar o cansaço.
Deixo-te o link do centro do bebé
https://centrodobebe.pt/servicos/sono-do-bebe/

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

A Sansa deixou bons artigos. Eu aprendo imenso com as sugestões de leitura da Sansa!

Ia só acrescentar, a propósito da manter a escuridão em todas as horas de sono, que talvez seja melhor pesquisar sobre isso, por causa do respeito pelo ciclo circadiano, e experimentar o que funciona melhor com a sua pequenina. Com 8 meses, o ciclo circadiano da bebé já está mais ajustado, pelo que introduzir escuridão total a meio da manhã ou da tarde, nas sestas, pode confundir a bebé e deixá-la agitada e ansiosa. Eventualmente, poderá tentar reduzir a luz até que fique apenas um só feixe de luz, não direto para a bebé, para que ela aprenda a diferenciar as sestas do sono noturno. As mamãs poderão dar a sua opinião sobre isso, mas tenho lido que respeitar o ciclo circadiano introduzindo diferenciação no ambiente de dormir de maneira a que os bebés distingam o dia da noite, é importante. Isto pode ser feito, por exemplo, permitindo que as sestas sejam noutro lugar que não seja o berço. Mas julgo que deixar abertas duas tirinhas de um estore perfurado pode ser o bastante para que alguma luz entre e a bebé perceba ser dia. Apesar de tudo, a sua bebé começa a definir traços seus, especificidades, e pode preferir a escuridão total, ou sentir-se perdida nela e precisar de pouca luz para se sentir mais segura, especialmente durante o dia, em que a passagem do dia para a escuridão pode deixá-la confusa.

Um beijinho e que corra tudo bem!

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Olá! A minha filha foi assim... o primeiro ano de vida dela eu esgotei completamente as minhas forças por causa das noites... o que te digo hoje é tudo passa... um dia vai melhorar...mas custa imenso, pede ajudas, descansa quando puderes e tudo melhora.

acfv -
Offline
Desde 29 Ago 2018

Vim só deixar um beijinho e reforçar aquilo que a Sansa disse, que o melhor nestas situações é pousa la e irmos acalmar. Também já o fiz...

Sobre acfv

Endometriose + Adenomiose Difusa
23/02/2018 - Laparoscopia
11/07/2018 - (+) (GN); 25/08/2018 AR às 8 semanas
25/10/2018 - (+) (GN) - Gravidez Quimica
11/03/2019 - Tiroidectomia total
15/07/19 Coito Programado (+)

nika_ -
Offline
Desde 23 Abr 2018

Eu não sei tudo aliás o meu foi complicado, mesmo depois em criança, que só agora penso em ter outro.
Mas como te compreendo... foi noites e noites sem dormir, parecia que nada do que fizesse adiantava... o mal que eu fiz foi não pesquisar e não tentar mais..
O meu filhote durmia bem ate aos 3/4 meses, depois o terror, e só aos 2 anos é que começou a dormir bem.. como imaginas não foi nada fácil em 2 anos, claro que ninguém quer esperar assim tanto :P.
O que sugiro é não criar hábitos, tipo adormecer ao colo (é mais fácil falar do que fazer), depois fazer o bébe de alguma maneira diferenciar o sono de dia (adormecer com barulho não e o sono de noite. Não ir logo a correr mal chora (se for choro de aflição isso convem ver logo), custa ouvir? sim ... mas assim eles não se habituam de que sempre que choram está ali aguém pronta para pegar.
Em último caso existe cursos/workshops/livros de como treinar o bébe a dormir.. depois de tentar tudo, e ver se também não é de gases, dores, estar doente, se dormiu muito de dia por aí..
beijinhos.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Com 8 meses já distingue bem o do da noite.
Eu gosto sempre de dormir no escuro e noto que os meus filhos adormecem mt mais dificilmente se não estiver escuro pq simplesmente se distraem a olhar para algo. Além disso, num despertar , que acontece durante o sono, se estiver escuro, tb ficam mais facilmente, enquanto q se estiver luz, plim! Lá estão eles para a vida ! 💡

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

* o dia da noite

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Anete Silva escreveu:
Olá! A minha filha foi assim... o primeiro ano de vida dela eu esgotei completamente as minhas forças por causa das noites... o que te digo hoje é tudo passa... um dia vai melhorar...mas custa imenso, pede ajudas, descansa quando puderes e tudo melhora.

Bem vinda anete! Nunca mais te tinha visto por aqui

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Sim, como disse, eu não sei de experiência própria, Ansha. Mas acredito que os bebés reajam de maneira diferente a fatores distintos, tal como na comida (há bebés que enjoam o leite e acabam por nunca mais lhe tocar ao longo da vida, e afligem as mamãs precocemente com esse problema).

A minha melhor amiga, que é como se fosse uma irmã para mim, somos muito próximas, habituou as suas meninas (uma de 4 e outra de 2, neste momento) a rotinas de dormir que incluem ter o quarto completamente escuro, escovar os dentinhos e vestir o pijama, mesmo nas sestas, o que é muito bom porque lhes normaliza os hábitos de sono. Mas na mais nova foi mais difícil, porque durante algum tempo precisava de sentir os pais perto (e portanto passou mais tarde para o seu quarto do que a primeira) e não lidava bem com a escuridão total, pelo que o truque era deixar-lhe a porta entreaberta para sentir a luz da casa e ouvir os adultos.
Mas tenho alguns amigos, menos chegados, que habituam os seus bebés a fazer a sesta na sala, por exemplo, com os estores semi-fechados. E os bebés dormem consolados depois de pegar no sono.
Julgo que o importante é a Maria avaliar esses fatores de perturbação para encontrar o que é mais confortável para a sua menina e para si. Como vocês, mamãs experientes, assinalaram. O importante é ver o que funciona para a bebé e para a mãe.

Também conheço um casal que nunca criou rotinas de sono, e vi o seu bebé a dormir várias vezes no ovo em casa dos avós, em restaurantes, enfim... sem qualquer cuidado com fatores como luz, ruídos, conforto térmico (o ovo deve aquecer imenso e não é nada ergonómico para dormir...), e o menino, tadinho, dormia de exaustão em qualquer lado (às vezes eram duas da manhã nas jantaradas e lá estava o menino no ovo a dormir). Este é claramente um caso em que o conforto dos pais prevalecia sobre o do bebé, e incomodava-me bastante observar isto (mas não metia demasiado a colher). E o menino habituou-se àquilo, pois a verdade é que nunca o via a fazer berreiro. Tinha sono, adormecia onde quer que estivesse, com a luz e o barulho que houvesse. Mas aquilo fazia-me cá uma impressão, nem vos conto!

Ansha escreveu:
Com 8 meses já distingue bem o do da noite.
Eu gosto sempre de dormir no escuro e noto que os meus filhos adormecem mt mais dificilmente se não estiver escuro pq simplesmente se distraem a olhar para algo. Além disso, num despertar , que acontece durante o sono, se estiver escuro, tb ficam mais facilmente, enquanto q se estiver luz, plim! Lá estão eles para a vida ! 💡

Susye -
Offline
Desde 08 Fev 2015

MariaRNeves
acho que estás a ser demasiado exigente contigo.

Sobre Susye

1ª FIV (HUC 2017-2018): 5 blastos | TEF (-), TEC (-), TEC (-)
2ª FIV (IVI 2018): 3 blastos | TEC (-), TEC (-)
3ª FIV DO (IVI 2019): 3 blastos | TEC (+)

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Anotski85 escreveu:
Sim, como disse, eu não sei de experiência própria, Ansha. Mas acredito que os bebés reajam de maneira diferente a fatores distintos, tal como na comida (há bebés que enjoam o leite e acabam por nunca mais lhe tocar ao longo da vida, e afligem as mamãs precocemente com esse problema).
A minha melhor amiga, que é como se fosse uma irmã para mim, somos muito próximas, habituou as suas meninas (uma de 4 e outra de 2, neste momento) a rotinas de dormir que incluem ter o quarto completamente escuro, escovar os dentinhos e vestir o pijama, mesmo nas sestas, o que é muito bom porque lhes normaliza os hábitos de sono. Mas na mais nova foi mais difícil, porque durante algum tempo precisava de sentir os pais perto (e portanto passou mais tarde para o seu quarto do que a primeira) e não lidava bem com a escuridão total, pelo que o truque era deixar-lhe a porta entreaberta para sentir a luz da casa e ouvir os adultos.
Mas tenho alguns amigos, menos chegados, que habituam os seus bebés a fazer a sesta na sala, por exemplo, com os estores semi-fechados. E os bebés dormem consolados depois de pegar no sono.
Julgo que o importante é a Maria avaliar esses fatores de perturbação para encontrar o que é mais confortável para a sua menina e para si. Como vocês, mamãs experientes, assinalaram. O importante é ver o que funciona para a bebé e para a mãe.
Também conheço um casal que nunca criou rotinas de sono, e vi o seu bebé a dormir várias vezes no ovo em casa dos avós, em restaurantes, enfim... sem qualquer cuidado com fatores como luz, ruídos, conforto térmico (o ovo deve aquecer imenso e não é nada ergonómico para dormir...), e o menino, tadinho, dormia de exaustão em qualquer lado (às vezes eram duas da manhã nas jantaradas e lá estava o menino no ovo a dormir). Este é claramente um caso em que o conforto dos pais prevalecia sobre o do bebé, e incomodava-me bastante observar isto (mas não metia demasiado a colher). E o menino habituou-se àquilo, pois a verdade é que nunca o via a fazer berreiro. Tinha sono, adormecia onde quer que estivesse, com a luz e o barulho que houvesse. Mas aquilo fazia-me cá uma impressão, nem vos conto!

Ansha escreveu:Com 8 meses já distingue bem o do da noite.
Eu gosto sempre de dormir no escuro e noto que os meus filhos adormecem mt mais dificilmente se não estiver escuro pq simplesmente se distraem a olhar para algo. Além disso, num despertar , que acontece durante o sono, se estiver escuro, tb ficam mais facilmente, enquanto q se estiver luz, plim! Lá estão eles para a vida ! 💡


Sim, tudo é possível 🤷‍♀️ Eu sei....

momytobe2020 -
Offline
Desde 09 Nov 2019

Eu também me sinto uma péssima mãe por tudo e por nada.
Primeiro pela falta do leite, depois porque a deixo na avó, depois porque ela dorme demais e eu devia brincar com ela, depois porque em vez de música ou livros fico com ela no colo a ver tv, depois porque adormeceu na espreguiçadeira e devia era pegar nela ao colo, depois porque dou pouco colo, depois porque a deixei sozinha com o pai (q loucura), Acho que não existe um único dia sequer que não sinta que devia ter feito melhor.
Mas compreendo que isso é que é ser mãe! Estar sempre à procura da perfeição, do melhor para os nossos filhos, mas como somos simples mulheres, não podemos ser perfeitas, mas somos as melhores mães do mundo quando desejamos a perfeição para os nossos filhos.

E agora em relação ao sono, eu não sei bem como explicar, mas a minha bebe só gosta de dormir na cama dela, se fico com ela no colo ela demora para dormir e fica a chorar.
Experimente para ver se a sua bebe também gosta. Mas ainda é pequenina por isso que dorme com mais facilidade

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

momytobe2020 escreveu:
Eu também me sinto uma péssima mãe por tudo e por nada.
Primeiro pela falta do leite, depois porque a deixo na avó, depois porque ela dorme demais e eu devia brincar com ela, depois porque em vez de música ou livros fico com ela no colo a ver tv, depois porque adormeceu na espreguiçadeira e devia era pegar nela ao colo, depois porque dou pouco colo, depois porque a deixei sozinha com o pai (q loucura), Acho que não existe um único dia sequer que não sinta que devia ter feito melhor.
Mas compreendo que isso é que é ser mãe! Estar sempre à procura da perfeição, do melhor para os nossos filhos, mas como somos simples mulheres, não podemos ser perfeitas, mas somos as melhores mães do mundo quando desejamos a perfeição para os nossos filhos.
E agora em relação ao sono, eu não sei bem como explicar, mas a minha bebe só gosta de dormir na cama dela, se fico com ela no colo ela demora para dormir e fica a chorar.
Experimente para ver se a sua bebe também gosta. Mas ainda é pequenina por isso que dorme com mais facilidade

Ser mãe não tem de ser viver nessa culpa e nessa angústia constante. Nunca senti essa pressão para ser perfeita e não me considero pior mãe por isso. A sua bebé ainda é muito pequenina, mas se não alivia essa exigência excessiva sobre si mesma isso não será benéfico para ninguém.

MariaRNeves -
Offline
Desde 11 Mar 2019

Anotski85 escreveu:
A Sansa deixou bons artigos. Eu aprendo imenso com as sugestões de leitura da Sansa!
Ia só acrescentar, a propósito da manter a escuridão em todas as horas de sono, que talvez seja melhor pesquisar sobre isso, por causa do respeito pelo ciclo circadiano, e experimentar o que funciona melhor com a sua pequenina. Com 8 meses, o ciclo circadiano da bebé já está mais ajustado, pelo que introduzir escuridão total a meio da manhã ou da tarde, nas sestas, pode confundir a bebé e deixá-la agitada e ansiosa. Eventualmente, poderá tentar reduzir a luz até que fique apenas um só feixe de luz, não direto para a bebé, para que ela aprenda a diferenciar as sestas do sono noturno. As mamãs poderão dar a sua opinião sobre isso, mas tenho lido que respeitar o ciclo circadiano introduzindo diferenciação no ambiente de dormir de maneira a que os bebés distingam o dia da noite, é importante. Isto pode ser feito, por exemplo, permitindo que as sestas sejam noutro lugar que não seja o berço. Mas julgo que deixar abertas duas tirinhas de um estore perfurado pode ser o bastante para que alguma luz entre e a bebé perceba ser dia. Apesar de tudo, a sua bebé começa a definir traços seus, especificidades, e pode preferir a escuridão total, ou sentir-se perdida nela e precisar de pouca luz para se sentir mais segura, especialmente durante o dia, em que a passagem do dia para a escuridão pode deixá-la confusa.
Um beijinho e que corra tudo bem!

É um assunto interessante este. Eu nunca a meto a dormir na escuridão total . De noite dorme com uma luz de presença mínima mesmo, e de dia com as frinchas do estore aberto . Vou ler os artigos da Sansa pode ser que ajude. Obrigada

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Eu notei que a minha dormia melhor no escuro.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

momytobe2020 escreveu:
Eu também me sinto uma péssima mãe por tudo e por nada.
Primeiro pela falta do leite, depois porque a deixo na avó, depois porque ela dorme demais e eu devia brincar com ela, depois porque em vez de música ou livros fico com ela no colo a ver tv, depois porque adormeceu na espreguiçadeira e devia era pegar nela ao colo, depois porque dou pouco colo, depois porque a deixei sozinha com o pai (q loucura), Acho que não existe um único dia sequer que não sinta que devia ter feito melhor.
Mas compreendo que isso é que é ser mãe! Estar sempre à procura da perfeição, do melhor para os nossos filhos, mas como somos simples mulheres, não podemos ser perfeitas, mas somos as melhores mães do mundo quando desejamos a perfeição para os nossos filhos.
E agora em relação ao sono, eu não sei bem como explicar, mas a minha bebe só gosta de dormir na cama dela, se fico com ela no colo ela demora para dormir e fica a chorar.
Experimente para ver se a sua bebe também gosta. Mas ainda é pequenina por isso que dorme com mais facilidade

Isso é tudo extrapolado pelas hormonas, daqui por uns meses verá que deu sempre o seu melhor e que nada disso era realmente importante. Com 3 meses as crianças necessitam apenas de comida, higiene, cuidados e carinho... A atenção propriamente dita, as brincadeiras, isso é só mais tarde.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

RLL78 escreveu:

Anotski85 escreveu:Sim, como disse, eu não sei de experiência própria, Ansha. Mas acredito que os bebés reajam de maneira diferente a fatores distintos, tal como na comida (há bebés que enjoam o leite e acabam por nunca mais lhe tocar ao longo da vida, e afligem as mamãs precocemente com esse problema).
A minha melhor amiga, que é como se fosse uma irmã para mim, somos muito próximas, habituou as suas meninas (uma de 4 e outra de 2, neste momento) a rotinas de dormir que incluem ter o quarto completamente escuro, escovar os dentinhos e vestir o pijama, mesmo nas sestas, o que é muito bom porque lhes normaliza os hábitos de sono. Mas na mais nova foi mais difícil, porque durante algum tempo precisava de sentir os pais perto (e portanto passou mais tarde para o seu quarto do que a primeira) e não lidava bem com a escuridão total, pelo que o truque era deixar-lhe a porta entreaberta para sentir a luz da casa e ouvir os adultos.
Mas tenho alguns amigos, menos chegados, que habituam os seus bebés a fazer a sesta na sala, por exemplo, com os estores semi-fechados. E os bebés dormem consolados depois de pegar no sono.
Julgo que o importante é a Maria avaliar esses fatores de perturbação para encontrar o que é mais confortável para a sua menina e para si. Como vocês, mamãs experientes, assinalaram. O importante é ver o que funciona para a bebé e para a mãe.
Também conheço um casal que nunca criou rotinas de sono, e vi o seu bebé a dormir várias vezes no ovo em casa dos avós, em restaurantes, enfim... sem qualquer cuidado com fatores como luz, ruídos, conforto térmico (o ovo deve aquecer imenso e não é nada ergonómico para dormir...), e o menino, tadinho, dormia de exaustão em qualquer lado (às vezes eram duas da manhã nas jantaradas e lá estava o menino no ovo a dormir). Este é claramente um caso em que o conforto dos pais prevalecia sobre o do bebé, e incomodava-me bastante observar isto (mas não metia demasiado a colher). E o menino habituou-se àquilo, pois a verdade é que nunca o via a fazer berreiro. Tinha sono, adormecia onde quer que estivesse, com a luz e o barulho que houvesse. Mas aquilo fazia-me cá uma impressão, nem vos conto!

Ansha escreveu:Com 8 meses já distingue bem o do da noite.
Eu gosto sempre de dormir no escuro e noto que os meus filhos adormecem mt mais dificilmente se não estiver escuro pq simplesmente se distraem a olhar para algo. Além disso, num despertar , que acontece durante o sono, se estiver escuro, tb ficam mais facilmente, enquanto q se estiver luz, plim! Lá estão eles para a vida ! 💡

Que horror!!! A mim até durante ao almoço faz impressão ver os bebés nos restaurantes postos de parte num ovo porque os papás têm de conviver com os amigos, o que dirá de noite!
O pai do meu filho partilha desta teoria que os interesses dos pais, neste caso, dele, devem se sobrepor ao da criança e quantas vezes quando estávamos juntos tivemod brigas horrendas porque eu não queria submeter o pequeno à um restaurante enquanto ele bebia e conversava. Mais que muitas!!


Fui muitas vezes almoçar e a minha filha ao meu lado dormiu no ovo... mesmo que acordasse se não chorasse estava ali bastante entretida com os sons e o movimento no restaurante, levantava a capota e via-se que estava a absorver a novidade toda... Nunca eram periodos acima de 2 horas pelas questões que sabemos... E habituei sempre a minha filha a dormir sestas na sala com barulho de fundo e estoros levantados... Os bebés pequenos dormem sempre por exaustão e em qualquer lado não é por estarem fora de casa. Acho bem que se aproveite esta altura porque as rotinas deles ainda não influenciam a nossa, quando tiverem 1 ano aí sim os pais têm que vir para casa cedo porque se nota que estão desconfortáveis, até lá é aproveitar.

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Bem, talvez eu não devesse ter trazido esse último exemplo, pois creio que dá azo a más interpretações. Mas já que o fiz gostava de esclarecer que o fiz para salientar que as rotinas se criam mesmo quando não se o faz com consciência disso. Eu não estava a julgar negativamente as pessoas que colocam os seus bebés no escuro, nem aquelas que os põem a dormir com luz, nem os pais que saem com os seus bebés para fazer uma refeição num restaurante, ou um pic-nic, ou em casa de da família. Estava só a salientar, por um lado, que os bebés têm relações diferentes com certos fatores como luz, silêncio, distância física dos pais/adultos, etc, e, por outro, que criam rotinas que são ajustadas pelos hábitos dos pais e as preferências que os próprios bebés vão mostrando com o passar do tempo. E, portanto, se o escuro pode funcionar bens para uns, pode não funcionar para outros, o mesmo para o silêncio absoluto, sentir a presença de adultos, temperatura, etc.

De qualquer modo, no último caso que referi, não se tratava de levar o bebé a jantar esporadicamente e deixá-lo duas horas no ovo ocasionalmente. Tratava-se de os pais não abdicarem de modo nenhum dos seus hábitos de sociabilidade para zelar um bocadinho mais por rotinas mais saudáveis para o menino (de ir jantar fora até altas horas da noite, de ir beber minis para o café, passar o dia todo fora de casa - e a criança sempre no ovo). A mim fazia-me confusão, porque era uma prática rotineira, de fim de semana e não só. Se estou a fazer um juízo de valor? Estou, mas sobre aquilo que eu observei de muito perto durante os primeiros anos de vida daquele menino. Não estou a fazê-lo quanto ao que as mães que participam neste fórum fazem. Portanto, não se confundam, por favor, que eu não estou a generalizar.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Anotski85 escreveu:
Bem, talvez eu não devesse ter trazido esse último exemplo, pois creio que dá azo a más interpretações. Mas já que o fiz gostava de esclarecer que o fiz para salientar que as rotinas se criam mesmo quando não se o faz com consciência disso. Eu não estava a julgar negativamente as pessoas que colocam os seus bebés no escuro, nem aquelas que os põem a dormir com luz, nem os pais que saem com os seus bebés para fazer uma refeição num restaurante, ou um pic-nic, ou em casa de da família. Estava só a salientar, por um lado, que os bebés têm relações diferentes com certos fatores como luz, silêncio, distância física dos pais/adultos, etc, e, por outro, que criam rotinas que são ajustadas pelos hábitos dos pais e as preferências que os próprios bebés vão mostrando com o passar do tempo. E, portanto, se o escuro pode funcionar bens para uns, pode não funcionar para outros, o mesmo para o silêncio absoluto, sentir a presença de adultos, temperatura, etc.
De qualquer modo, no último caso que referi, não se tratava de levar o bebé a jantar esporadicamente e deixá-lo duas horas no ovo ocasionalmente. Tratava-se de os pais não abdicarem de modo nenhum dos seus hábitos de sociabilidade para zelar um bocadinho mais por rotinas mais saudáveis para o menino (de ir jantar fora até altas horas da noite, de ir beber minis para o café, passar o dia todo fora de casa - e a criança sempre no ovo). A mim fazia-me confusão, porque era uma prática rotineira, de fim de semana e não só. Se estou a fazer um juízo de valor? Estou, mas sobre aquilo que eu observei de muito perto durante os primeiros anos de vida daquele menino. Não estou a fazê-lo quanto ao que as mães que participam neste fórum fazem. Portanto, não se confundam, por favor, que eu não estou a generalizar.

Eu não estou a criticar, só quis salientar que podemos ir mantendo o estilo de vida mas com adaptações.
Realmente não se deve forçar as coisas como no exemplo desse menino... Eu antes de ter filhos saía à noite com amigos todos os fins de semana até às 2 e 3h, e depois mudei porque de facto além de passar a ser só às vezes ficava bem menos tempo... Uma coisa que fizemos até foi fazer alguns ajuntamentos em minha casa porque assim estava mais à vontade. Também concordo que achar que se tem filhos e se pode ficar exatamente como era é surreal... O que quis dizer é que podemos adaptar as coisas de ambas as partes. Vejo muito isso nas viagens ao estrangeiro, há quem de facto pare de as fazer com os filhos e eu acho que basta adptação, fui na mesma com a mesma frequência só que o mood é diferente e as prioridades são outras...

MariaRNeves -
Offline
Desde 11 Mar 2019

fmmartins escreveu:
Eu notei que a minha dormia melhor no escuro.

Eu já experimentei varias vezes o escuro total e é igual, até acaba por chorar mais pois abre os olhos e não vê nada e fica mais aflita , por isso acabo por deixar a luz de presença ligada até porque a ir a meio da noite ter com ela não tenho de acender nada para a ver. A luz é mesmo mínima, o suficiente para eu a ver quando la vou . E de manhã quando ela desperta mesmo sem chorar eu não a vou buscar logo e ela fica na cama a brincar com os dudus por isso a luz a mim dá-me muito mais jeito neste aspecto .

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

MariaRNeves escreveu:

fmmartins escreveu:Eu notei que a minha dormia melhor no escuro.

Eu já experimentei varias vezes o escuro total e é igual, até acaba por chorar mais pois abre os olhos e não vê nada e fica mais aflita , por isso acabo por deixar a luz de presença ligada até porque a ir a meio da noite ter com ela não tenho de acender nada para a ver. A luz é mesmo mínima, o suficiente para eu a ver quando la vou . E de manhã quando ela desperta mesmo sem chorar eu não a vou buscar logo e ela fica na cama a brincar com os dudus por isso a luz a mim dá-me muito mais jeito neste aspecto .

Ah ok, entendo. Provavelmente já o fez ou faz mas não custa partilhar experiências, pode ser que alguma resulte. Nos dias que a minha filha estava mais chatinha para dormir, quando a embalava cantava suavemente, às vezes deitava-me um pouco na minha cama e dava-lhe a mão (tinha o berço ao lado da minha cama), quando percebia que adormecia profundamente vinha embora.

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Sim, Diana, eu percebi, e concordo com a Diana. Eu senti ao ler o seu comentário anterior que algumas mães poderiam sentir-se criticadas por mim, e não era a essa a minha intenção de modo algum. Senti necessidade de me explicar.

Bom, quanto a manter hábitos de sociabilidade após o nascimento dos filhos, é fundamental. Palavra de socióloga. É fundamental até como forma de garantir uma boa socialização primária, para que seja mais rica para a criança. Mas como diz a Diana, com as adaptações necessárias, e respeitando os tempos e espaços dos bebés/crianças.

Eu cá tenciono levar os meus (oxalá tudo corra bem e eu os tenha) a muitas passeatas e convívios. Sorriso

Um abraço!

quote=DianaES]

Anotski85 escreveu:Bem, talvez eu não devesse ter trazido esse último exemplo, pois creio que dá azo a más interpretações. Mas já que o fiz gostava de esclarecer que o fiz para salientar que as rotinas se criam mesmo quando não se o faz com consciência disso. Eu não estava a julgar negativamente as pessoas que colocam os seus bebés no escuro, nem aquelas que os põem a dormir com luz, nem os pais que saem com os seus bebés para fazer uma refeição num restaurante, ou um pic-nic, ou em casa de da família. Estava só a salientar, por um lado, que os bebés têm relações diferentes com certos fatores como luz, silêncio, distância física dos pais/adultos, etc, e, por outro, que criam rotinas que são ajustadas pelos hábitos dos pais e as preferências que os próprios bebés vão mostrando com o passar do tempo. E, portanto, se o escuro pode funcionar bens para uns, pode não funcionar para outros, o mesmo para o silêncio absoluto, sentir a presença de adultos, temperatura, etc.
De qualquer modo, no último caso que referi, não se tratava de levar o bebé a jantar esporadicamente e deixá-lo duas horas no ovo ocasionalmente. Tratava-se de os pais não abdicarem de modo nenhum dos seus hábitos de sociabilidade para zelar um bocadinho mais por rotinas mais saudáveis para o menino (de ir jantar fora até altas horas da noite, de ir beber minis para o café, passar o dia todo fora de casa - e a criança sempre no ovo). A mim fazia-me confusão, porque era uma prática rotineira, de fim de semana e não só. Se estou a fazer um juízo de valor? Estou, mas sobre aquilo que eu observei de muito perto durante os primeiros anos de vida daquele menino. Não estou a fazê-lo quanto ao que as mães que participam neste fórum fazem. Portanto, não se confundam, por favor, que eu não estou a generalizar.

Eu não estou a criticar, só quis salientar que podemos ir mantendo o estilo de vida mas com adaptações.
Realmente não se deve forçar as coisas como no exemplo desse menino... Eu antes de ter filhos saía à noite com amigos todos os fins de semana até às 2 e 3h, e depois mudei porque de facto além de passar a ser só às vezes ficava bem menos tempo... Uma coisa que fizemos até foi fazer alguns ajuntamentos em minha casa porque assim estava mais à vontade. Também concordo que achar que se tem filhos e se pode ficar exatamente como era é surreal... O que quis dizer é que podemos adaptar as coisas de ambas as partes. Vejo muito isso nas viagens ao estrangeiro, há quem de facto pare de as fazer com os filhos e eu acho que basta adptação, fui na mesma com a mesma frequência só que o mood é diferente e as prioridades são outras...[/quote]

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Não sei se já sugeriram, mas deixá-lo dormir ao colo neste período em que parece precisar de mais contacto, ou deitares-te ao lado dele e aproveitares para descansar também não é opção?

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea