Sempre na mama, mamadas (refeição) desreguladas?? | De Mãe para Mãe

Sempre na mama, mamadas (refeição) desreguladas??

Responda
17 mensagens
koalaMB -
Offline
Desde 02 Set 2020

Olá mamãs .
O meu bebe na mama em exclusivo . No fim de cada mamada dou lhe de 30 a 60 ml.
Durante o dia de estou em casa, não há meio de dormir sozinho. Tem de estar sempre ao colo e também pede muita mama e vê se que é por conforto e nem sempre por forme . Sei que são comportamentos comuns em bebés tão pequeninos. O meu faz daqui a dois dias 1 mês. A minha questão é, se não está tão regulado como há alguns dias atrás, em que mamava entre 3ha 4 h de intervalo e se vai mamando aos poucos por estar sempre mto ao peito , como perceber se está alimentado , se de facto fez “refeição” completa ? Até pq adormece mto na mama.Perco me neste registo dele, a sensação que tenho é que não come o suficiente , que não são mamadas completas . as vezes la pede mama mas rápido adormece . Durante a noite /madrugada a coisa está mais “organizada” nesse sentido .
E será que isto não interfere com a produção de leite?
Obrigadas 🙂

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

O ideal é tirar a associação mama / dormir durante o dia. Depois de mamar, fazer algo para não adormecer logo, mudar a fralda, dar uma volta pela casa, cantar etc..pouco a pouco irá mamar com mais eficácia

Ana1416 (não verificado)

Isso é tudo normal.. O bebé precisa da mama, do colo disso tudo.. Deixo o estar na mama o tempo que ele quiser.
Não pode estar à espera que o bebé com um mês não queira colo e prefira dormir num berço do que bem aconchegado no colo da mãe.
O meu com 12 meses por exemplo ainda dorme no colo e só não fica na mama porque já não mama há um tempo..

koalaMB -
Offline
Desde 02 Set 2020

Mas eu não estou a dizer que quero que ele durma no berço e não ao colo. A questão de estar sempre ou quase sempre ao peito retira me a noção de mamadas completas, quando sao efetivamente as mamadas . Pois vai estando aos bocadinhos .

Ana1416 (não verificado)

koalaMB escreveu:
Mas eu não estou a dizer que quero que ele durma no berço e não ao colo. A questão de estar sempre ou quase sempre ao peito retira me a noção de mamadas completas, quando sao efetivamente as mamadas . Pois vai estando aos bocadinhos .

Não se prenda a essas coisas.. Ele anda bem disposto? Ganha peso, suja fraldas?
Quando lhe dá o suplemento ele bebe todo?
Eles não estão na mama só a mamar.. Um bebé amamentado não temos como saber a quantidade que mama e isso acaba por não ser importante. Há bebés que mamam em 5 minutos outros em menos.. Eles saberão a quantidade que querem.
Ele pega bem? Porque está a suplemento?

Teresa.A -
Offline
Desde 28 Nov 2019

Isso das mamadas completas não interessa.
O bebé deve mamar o que quer e quando quer.
O importante é: está bem disposto? Molha fraldas? A urina não tem odor forte? Está a engordar?
Se sim, então está a comer o que precisa.
.
Além disso, a sucção não nutritiva estimula a produção de leite. Vi no outro tópico que achavas que tinhas pouco leite porque tiras pouco com a bomba.
Isso não tem relação. O bebé estimula de maneira diferente e mama muito mais do que a bomba tira.
Se quiseres ter um exemplo, eu amam3ntei em exclusivo até aos 6 meses e ainda amamento muuuuito. O puto está gordo e anafado. Nunca tirei nada de jeito com a bomba. Tenho que tirar leite 4x para encher 1 biberão que ele bebe num instante 🤷‍♀️

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Ainda é muito pequeno. Mais para a frente as mamadas começam a ficar mais eficientes, o estômago também vai crescendo e subsequentemente ingere mais leite. É possível que depois os intervalos sejam um pouco maiores.
Se aumenta o peso, suja fraldas e está bem disposto, está tudo bem.
Livre demanda é mesmo assim, eu nunca soube o que a minha bebia.

Juliana mids -
Offline
Desde 18 Nov 2020

Esqueça essa ideia de que o "normal" é mamar de 3/4 horas durante 15 minutos para ser uma mamada(ou refeição) decente. Numa perspetiva evolucionária é totalmente comum os bebés mamarem poucos minutos de cada vez mas muito mais frequentemente do que é cultural durante o dia e á noite igualmente. A questão de dar mama em livre demanda é precisamente não haver a noção de refeição, se está preocupada se o bebé bebe o suficiente esteja atenta aos sinais normais se molha as fraldas frequentemente, cor de urina, ganho de peso, se está ativo ou letárgico e por aí fora. Em relação á produção de leite segundo li quanto menos espaçadas as mamadas melhor, não é o tempo que o bebé fica na mama por cada mamada que faz a diferença. O bebé adormecer depois de mamar 1 minuto que seja também não é um problema desde que o leve á mama muitas vezes.

Ás 22h30 com 39 sem nasceu a minha Dalila com 49.8cm e 3390kg ♥️

koalaMB -
Offline
Desde 02 Set 2020

Vocês São umas queridas! Obrigada pela vossa disponibilidade. Pois ele está com suplemento tb porque perdeu mto peso na nascença e não o estava a ganhar , dormia mto ao peito e o pediatra sugeriu dar. Então ao fim de cada mamada bebe entre 30 a 60 ml... isto é o facto de ele dormir tanto no peito, dizerem me que deve mamar bem uns 20 min numa e uns 10 noutra de seguida , faz me pensar que talvez eu não produza assim tanto leite até porque ele no biberão come muito bem e com vontade quase sempre . As vezes la adormece tb. Depôs como vos disse numa meia hora só tiro uns 30 ml após as mamadas, as vezes até um pouco menos. E aqui não acho que tenha a ver com a qualidade da máquina. E confesso que estar 1 hora com a bomba e com o barulhao que ela faz não é algo que me apraz muito 😕
Assim como , e assumo, estar com o meu bebecas ao peito nas suas horas de refeição e ele adormece e não é fluido stressa me e então para garantir que come dou lhe o suplemento. Tenho sempre aquela ideia que ele não chega ao leite gordo por não ser constante nas mamadas. Suga adormece suga adormece e se for preciso adormece durante vários minutos . As vezes la é vigoroso uns 5 a 10 min e pumba pára, mantém se na mama mas para. Outra sai da mama, penso que já mamou mas depois la volta ele 😅
Enfim já pus na cabeça que não sou mto provedora de leite ao meu filho. Isso associado a tantas teorias de terceiros e redes sócias sobre amamentação e qualidade da mesma, assumo que me perco e tenho em mim a sensação de escassez. Só para verem como me sinto, se não tiro leite com a bomba após as mamadas , fico logo com a ideia que vou perder leite. Aliás a tirar tão pouco leite em 30 min nem sei como faria stock de leite , teria de estar horas e horas a bomba para tal. 😏
Por exemplo ele mamou hj as 7h. Aproveitei e vim para a sala tomar o meu peq almoço e ler um pouco. Como não estou a tirar com a bomba, ja estou com a sensação que por isso vou produzir menos. Isto da amamentação para mim é coisa pouco tranquila mesmo 😖
Obrigada mamãs 🙂
🌸

Ana1416 (não verificado)

O não conseguir tirar com a bomba não tem nada a ver.. Eu nunca consegui tirar nada de jeito com a bomba e o bebé sempre engordou bem. Nem consegui fazer stock de leite.
Eu não colocaria tanta pressão na amamentação.
Vá levando.. Ele de certeza já engordou alguma coisa.
Confie em si e no bebê.
A amamentação pode ser muito complicada mas parece me que já passou a fase pior agora é acreditar que está a conseguir.

Teresa.A -
Offline
Desde 28 Nov 2019

O bebé deve mamar 20 min numa e 10 na outra?! 😅
...
Koala, não leves a mal, mas o grande problema com a amamentação está na tua cabeça.
Deves amamentar em livre demanda, e isso significa não ter horário nem duração.
Esquece o relógio e relaxa!!!
...
O meu também era muito preguiçoso e fartava-se de adormecer e dormir na mama. Com essa idade ficava 1hora para  mamar. Mamava 5 min, dormia, mamava mais um bocadinho, dormia... enfim, estás a ver o filme. Sempre o deixei estar no peito o tempo todo que queria. Sempre engordou.
É muito cansativo, mas vai melhorando.
Com 3 meses demorava uns 20-30 min a mamar, agora são 5 min e está despachado.
...
E não é na bomba que vês a produção de leite nem é com a bomba que vais estimular a produção.
É com o bebé na mama. A mamar vigorosamente, a chucar, a dormir, não interessa! 1 min do bebé a dormir na mama estimula mais a produção de leite do que meia hora com a bomba.
...
O teu bebé primeiro perdia pesso, depois rejeitava a mama e agora não a quer largar. Já teve uma evolução ENORME e SUPER POSITIVA!
...
Eu no teu lugar, esquecia a bomba e comecava a dar suplemento só se pedisse.
Põe o bebé na mama. O nosso corpo produz o leite que o bebé pede, na altura em que ele precisa.
...
E muito importante: RELAXA!!!
Está tudo a ir ao sitio e a correr como devia 😘

Juliana mids -
Offline
Desde 18 Nov 2020

Se o objetivo é promover a produção de leite ofereça ao bebé mama (a sucção não nutritiva vai estimular o seu corpo a produzir o suficiente) e ponha de lado a bomba. Para quê passar uma hora com a bomba quando tem o bebé ao seu lado? Passe essa hora com o bebé e não importa se ele mama um bocadinho, dorminhoca uns minutos e volta a procurar a mama novamente. Também não importa se o bebé fez uma mamada considerada decente á pouco tempo para ter esse contacto. A bomba é util se tiver que se afastar do bebé, caso contrário ofereça mama muitas vezes e confie no seu corpo. Essa pessoa que lhe disse que o bebé tem que mamar 20 minutos e 10 minutos simplesmente deu - lhe uma informação incorreta e que provavelmente está a contribuir para o seu estresse. O leite gordo é acessível se oferecer a mama frequentemente e não esperar horas entre mamadas. O suplemento pode ter sido útil quando ele não estava a ganhar peso mas agora que a amamentação está estabelecida é possível que o extra já não seja necessário. A melhor maneira de saber é indo controlando o peso e se está receosa que não beba o suficiente reduzir o suplemento gradualmente. Veja isso com uma CAM. Lá podem agendar visitas para pesar o bebé frequentemente se não tiver uma balança em casa.

Ás 22h30 com 39 sem nasceu a minha Dalila com 49.8cm e 3390kg ♥️

koalaMB -
Offline
Desde 02 Set 2020

Vocês são umas queridas obrigada por terem perdido um pouquinho do vosso tempo a partilhar a vossa visão .
E de facto vou mesmo mais seguir o meu instinto. E esquecer as receitas standard que fui ouvindo .
🌸🌸🌸

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Teresa.A escreveu:
O bebé deve mamar 20 min numa e 10 na outra?! 😅
...
Koala, não leves a mal, mas o grande problema com a amamentação está na tua cabeça.
Deves amamentar em livre demanda, e isso significa não ter horário nem duração.
Esquece o relógio e relaxa!!!
...
O meu também era muito preguiçoso e fartava-se de adormecer e dormir na mama. Com essa idade ficava 1hora para  mamar. Mamava 5 min, dormia, mamava mais um bocadinho, dormia... enfim, estás a ver o filme. Sempre o deixei estar no peito o tempo todo que queria. Sempre engordou.
É muito cansativo, mas vai melhorando.
Com 3 meses demorava uns 20-30 min a mamar, agora são 5 min e está despachado.
...
E não é na bomba que vês a produção de leite nem é com a bomba que vais estimular a produção.
É com o bebé na mama. A mamar vigorosamente, a chucar, a dormir, não interessa! 1 min do bebé a dormir na mama estimula mais a produção de leite do que meia hora com a bomba.
...
O teu bebé primeiro perdia pesso, depois rejeitava a mama e agora não a quer largar. Já teve uma evolução ENORME e SUPER POSITIVA!
...
Eu no teu lugar, esquecia a bomba e comecava a dar suplemento só se pedisse.
Põe o bebé na mama. O nosso corpo produz o leite que o bebé pede, na altura em que ele precisa.
...
E muito importante: RELAXA!!!
Está tudo a ir ao sitio e a correr como devia 😘

É isto

Andreia Filipa ... -
Offline
Desde 07 Set 2020

Koala a coisa não está fácil, mas ja melhorou. Fazes lembrar o meu caso apesar que eu so dei suplemento 2/3 vezes e uma foi de noite para eu poder dormir mais um bocadinho porque estava exausta. Limpa a mente, faz reset aquilo que leste sobre o tempo que tem de estar na mama etc e segue o teu instinto. eu tive alturas em que tinha o moço agarrado 1 hora à mama ou mais, ia trocando de mama para estimular as duas. enquanto ele esta esse tempo todo na mama aproveita para ler ou algo que te relaxe.
parece-me que estas a remoer demasiado no assunto e eu conheço a sensação. imagina que o meu nos primeiros 15 dias nao pegava no meu peito sem bicos de silicone e uma vez ao fazer pele a pele com o pai apanhou o mamilo e começa a mamar, admito fiquei com ciumes, mas la comecei a relaxar e agora ao fim de 5 meses continua a leite materno em exclusivo e quero ver se chego aos 6.
respira, relaxa, pede para te fazerem uma massagem para relaxar
tu consegues

[email protected] -
Offline
Desde 02 Jul 2014

Olá. Por aqui ando com a mesma sensação. Bebé com 7 dias, após mamar bem (acho eu) , se nao adormecer mostra sunais de fome constante.. abocanha as mãos, o meu pescoço, queixo... de noite dou mama deitada, ele adormece e dá-me até boas noites. Ficar num berço ou alcofa sossegado durante o dia também nao dica mas presumo, como já disseram, que é normal ele quer o conforto da mãe. Nao quero cair no erro da bomba pois com o primeiro filho foi meio caminho.para ficar mesmo sem leite.. usei quando ia regressar ao trabalho. Estou a tentar não desesperar mas por vezes é dificil.

nova_aventura_vida -
Offline
Desde 17 Set 2020

o mais importante é relaxares porque se andas stressada só te faz ma o teu bebé sente. o nosso organismo é algo fantástico, criou um SER lindo e maravilhoso dentro de ti.
Para de visitar redes socias/páginas de amigos e conhecidos sobre o assunto muitas vezes não ajudam assim como os conselhos deles também.

Procura uma CAM para te ajudar, existe a linha SOS amamentação elas são fantásticas e podem te ajudar a resolver/esclarecer alguma questão que tenhas.

Boa sorte e não desistas Espertalhão