Segurança social - baixa risco | De Mãe para Mãe

Segurança social - baixa risco

Responda
5 mensagens
taniassg -
Offline
Desde 13 Out 2019

Olá a todas,

Tenho uma dúvida: ontem o médico de família passou-me baixa por gravidez de risco, entregou-me dois papéis, um para a entidade patronal e outro para mim. Segundo o mesmo, não é preciso entregar nada para a segurança social pois vai automaticamente do centro de saúde. Já fui ao site da segurança social direta e ainda não vi lá nada. Sabem quanto tempo mais ou menos demora até ficar disponível? Estas coisas automáticas deixam-me sempre com medo xD

Sobre o mesmo assunto, sabem quanto tempo demora até receber o subsídio? Eu tinha trabalhado até ontem por isso este mês devo receber esses dias ainda pela empresa e o resto pela segurança social, certo?

Obrigada (futuras) mamãs Apaixonado

Marina Tavares1 -
Offline
Desde 16 Out 2018

Demorará cerca de 1 semana ou até mais um bocadinho até aparecer na segurança social direta, pelo menos comigo foi assim. Tem de entregar o papel da baixa à sua entidade patronal (veja qual deles é para entregar) e a cópia fica para si. A sua entidade patronal vai-lhe pagar até ao dia anterior a ter começado a sua baixa, a partir daí é a segurança social que lhe faz o pagamento até ao fim da gravidez. No site da segurança social vai conseguir ver todos os pagamentos e o valor dos mesmos. O pagamento é processado no início de cada mês e recebemos a partir do dia 16 se não estou em erro.
Tudo a correr bem mamã 😊

Lucia Mota -
Offline
Desde 06 Maio 2019

Olá taniassg, efectivamente não precisas entregar nada na segurança social e aparece no site no separador "Doença » Consultar prestação de doença" passado 1 ou 2 dias, no entanto no separador "Conta-Corrente » Posição atual » Valores a receber » Próximos valores a receber e quando" deve demorar mais uns dias a aparecer o montante a receber. Existem 2 datas no mês para receber as prestações devidas pela SS, que variam todos os meses, estas datas são publicadas logo nos primeiros dias do mês no site, as deste mês podes ver aqui : http://www.seg-social.pt/noticias/-/asset_publisher/9N8j/content/datas-d...
Igualmente importante é validares se já tens o teu IBAN registado no site, porque assim recebes por transferência bancária e é mais rápido, este mês as datas para recebimento são os dias 16 e 28 Outubro, por transferência recebes mesmo logo nesses dias. Para veres se já tens a conta no site vais a "Conta-Corrente » Alterar conta bancária" e segues os passos para adicionar ou alterar a conta. Não sei se no caso das baixas de risco também existe a regra de que os primeiros 2 dias não contam, só a partir do 3º dia, se assim for, amanhã (dia 16) não deves receber ainda nenhum valor e mesmo que conte duvido muito que amanhã já recebesses alguma coisa, mas de certeza que no próximo dia 28 já vais receber o numero de dias de baixa desde ontem até ao dia 28 (ou dependendo do numero de dias que o teu médico te passou na baixa).
Outra coisa, não deites fora os papeis da baixa que dizem cá em baixo que são para entregar na entidade patronal, saiu há uns dias a noticia de que as baixas podem ser entregues por via electrónica à entidade patronal mas quando voltares ao trabalho tens de entregar os papeis na mesma, por isso não os deites fora.
Espero ter ajudado Sorriso

Arevonline -
Offline
Desde 16 Ago 2017

A minha apareceu 2 ou 3 dias depois. Estava no separador "parentalidade", e não nos subsídios de doença. Fiquei de baixa a 31 de Julho e recebi logo os valores respectivos em Agosto. Beijinhos e tudo a correr bem.

17 Janeiro: IIU Lusíadas (-) 2 Fevereiro
9 Abril: IIU Lusíadas (+) 20 Abril; AR 4 Junho
24 Agosto: IIU Lusíadas (-) 10 de Setembro
23 Janeiro 2019: IIU Lusíadas (-) 8 Fevereiro
12 Julho: FIV Lusiadas (+) 25 Julho: 150/ 2 Beta 27 Julho: 362 ❤❤❤❤❤

taniassg -
Offline
Desde 13 Out 2019

Agradeço imenso as respostas, fiquei bem esclarecida Sorriso

Obrigada e desejo que tudo corra bem para vocês também Grande abraço Grande abraço