Segundo filho | De Mãe para Mãe

Segundo filho

Responda
15 mensagens
AnaBorges37 -
Offline
Desde 08 Jan 2016

Estou grávida do segundo filho e estou completamente apavorada e triste..não consigo dormir e só me apetece mimar a minha filha porque parece que a vou perder..não sei que fazer..foi planeado e queria muito mas agora que estou acho que o melhor era ter adiado..só que tenho 37 anos e não queria adiar..tenho uma vida profissional muito intensa e tenho medo que a minha filha sinta muitos ciúmes e não a queria por triste..tou muito triste..mas não queria dizer isto ao meu marido porque quem queria mais este segundo filho era eu..alguém que me possa dar uma luz? Estou mesmo com remorsos de não ir dar a atenção que a minha filha tem e de perder o companheirismo e amor que temos Triste tento pensar positivo mas não tem sido fácil..vai ser tão complicado..

CatarinaSa26 -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Tenha calma mamã. Eu por agora ainda só tenho um mas os meus receios com um segundo são exactamente os mesmos que os seus, não dar a devida atenção ao mais velho, a atenção que ele precisa. Mas a verdade é que se pensarmos bem e de forma racional (o que nestes assuntos não é fácil), o natural é ter mais do que um filho, é dar aos nossos filhos um ou mais irmãos que tanta importância vão ter na vida deles e tal como todas as mães que amam os seus filhos, seremos capazes de gerir as coisas, até porque o amor de mãe não se divide pelos filhos, multiplica-se!
Se não é indiscrição que idade tem a mais velha? Já é crescida? Seja como for pense que para ela é óptimo ter um irmão /irmã, está a ganhar um companheiro, um cúmplice para a vida!
Ela vai adorar fazer parte da vida deste novo bebé, vai ver! E pense que não a vai descurar a ela, vai é criar momentos fantásticos com os dois.
Vai correr bem mamã, relaxe. Com as hormonas não é fácil, mas tente, é importante que ande calma pelo bebé e para poder desfrutar da menina, se andar a pensar nisso nem aproveita um nem outro! Sorriso
Um beijinho e muitas felicidades.

Mother of two ❤
6-4-2014 # Positivo
9-12-2014 | 11:05h
13-10-2016 # Positivo
10-6-2017 | 6:30h

AnaBorges37 -
Offline
Desde 08 Jan 2016

Sim, tem razão..mas não tem sido fácil..esta noite nem estou a conseguir dormir só a pensar também no pouco tempo que tenho e a pensar como vou organizar tudo. A minha filha tem 3 anos e acho que a mimo muito mesmo..tenho mesmo muito receio..muito obrigada pela sua resposta que sempre me deu um pouco de ânimo Sorriso é que eu queria tanto, tanto e agora penso..tenho uma vida tão feliz e a minha filha também..vou meter-nos a todos numa bela alhada..enfim..desculpem estas palavras e obrigada pelo apoio Sorriso

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Mamã, antes de mais, Parabéns! Compreendo que esteja a stressar, acho normalíssmo, mas tenha calma. Afinal de contas, vai dar à sua filha a maior prenda de todas - um companheiro para vida, um irmão. Pense assim. E ela vai adorar, vai ver. Vai ser um 'bonequinho' nas suas mãos Sorriso
Eu não desejo ter mais filhos, estamos muito bem assim, mas - para ser sincera - às vezes olho para a minha filha e entristece-me pensar que não terá irmãos... bom, é o reverso da moeda. E confesso que lhe faria bem, pois a minha 'pipoca' é mimadinhaaaaaaa Sorriso
Um grande abraço e força - vai correr tudo bem! Sorriso

katkosta -
Offline
Desde 08 Jan 2016

Bom dia! Eu senti essa angústia na 2ª gravidez. De facto ter o 1º filho é super romântico e pacífico, eu diria quase perfeito. Mas a melhor prenda que lhe podemos dar é um mano/ mana. A vida vai ser mais caótica, sim, e temos a sensação que não temos tempo para tudo.... mas não há recompensa melhor do que ver o amor de irmãos nascer e a cumplicidade crescer entre eles! Uma dica: os 2 manos juntos são sempre umas feras, mas se guardares um tempinho para estares sozinha com cada um deles (nem que seja ir comprar pão), é excelente para ti e para os teus filhinhos! Eu estou a caminho do 3º filho e desta vez, estou feliz e pronto, já não antecipo as coisas, tudo se vai resolver e ajustar!! Muitos parabéns!

Desde 13 Set 2012

Olá ana!

Ai ai ai, que confusão! então queria tanto e agora reage como se não gostasse do que tanto queria?

Ó ana, você encomendou um bebé e não uma camisola; a camisola poderia ser alvo de troca; um bebé espera de si dedicação, amor e tudo mais que você tem e que tão bem soube dar à sua filha...

Será que são os ciúmes da sua filha que a preocupam realmente? ela tem 3 anos e é normal que sinta algum ciuminho, mas se a envolver no processo, em vez de ´ciúmes doentios ela vai é sentir-se a mais importante irmã mais velha do mundo!

Não será que está com medo de não dar conta do recado? É que ser mulher, trabalhadora, mãe e esposa não é fácil e pode, de facto, gerar medos e receios.

Sentir que está a trair a sua filha é um perfeito disparate do ponto de vista racional, mas isso não interessa nada; o importante é o que você está a sentir e precisa realmente de alguém que desmistifique um bocadinho o que povoa a sua mente. Você vai dar um irmão à sua filhota e não um vilão que vem para lhe tirar o lugar! O expectável é que eles partilhem sonhos e conquistas e não que andem a ver quem recebe mais atenção. Cabe-lhe a si gerir tudo isto. Muito do sucesso das relações entre irmãos depende da forma como os pais gerem as emoções ao longo do crescimento. Em vez de sentir que a está a perder, comece a pensar que vai ter dois a quem mimar e não apenas um!

Ana, não esconda do seu marido o que a está a afetar. Se tem uma boa relação com ele, se são companheiros, partilhe os seus medos. Não é vergonha nenhuma admitir que se tem medo; pelo contrário, o medo é um sintoma de humanidade. Por outro lado, não deixe que esse estado de tristeza e depressão se prolongue. Fale com o seu médico e peça ajuda. Por vezes a gestação tem umas manhas que nos deixam meio doidas. O sistema hormonal fica muito desconpensado, o que pode desencadear fases depressivas devido à produção insuficiente de algumas hormonas responsáveis pelo nosso bem-estar.

Se vai ter tempo para tudo? Ah não vai mesmo! Mas olhe, defina prioridades e se tiver que optar entre limpar a cozinha ou ir passear ao fim de semana, fique com a 2ª opção! E não, não os vai meter a todos numa "alhada", mas vão viver momentos de caos muito felizes!

Não exija demasiado de si; se não conseguir manter tudo na mais perfeita ordem, temos pena, valores mais altos se levantam! Se tiver possibilidades financeiras, ccontrate alguém para lhe executar algumas das tarefas que consomem mais tempo, tipo roupa, limpeza da casa e até algumas refeições. Se conseguir livrar-se pelo menos de uma destas coisas, já será muito bom! Mas também se não conseguir não será nenhum drama; opte sempre pelo essencial e o resto vá adiando! LOL

Falando de mim.... eu tenho 2 filhos com 9 anos de diferença. Nunca senti que eles iríam competir pela minha atenção; pelo contrário, agora em vez de uma grande, tenho uma grande e um pequenino. sim, ela já tem 11 anos e por vezes fica sentada no meu colo da mesma forma que o irmão. apesar da diferença de idades e da óbvia incompatibilidade dos interesses gerais de cada um, eles adoram-se literalmente. Ela é muito protetora do mano e tem muita paciência com ele, e ele, por sua vez, quando vê a mana parece que vê Deus nosso senhor a chegar. É uma relação muito bonita que vai sendo construída e, acredite, jamais me arrependi de ter avançado para a segunda viagem já com 40 anos feitos.

Ana, como já li por aqui, o amor de mãe não se divide; multiplica-se a cada filho que nasce.

Levante a cabeça, arrange-se, fique bonita por fora que isso vai melhorar o seu estado interior, pegue a filhota e vão passear! Faça-me o favor de ser feliz, pois na verdade não tem nenhum motivo real para se sentir assim; tem saúde, emprego, uma família funcional, aparentemente nada lhe falta... procure ajuda para o que não consegue gerir sozinha!

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

mamã Sónia Maria Santos: pôs (mas uma vez... Sorriso ) em palavras, tudo aquilo que me apeteceu dizer à mamã que postou este tópico!

OBRIGADA pelo seu bom senso... Sorriso

Mamã Ana Borges: deixe-me só sublinhar que me parecer haver muita verdade na opinião da mamã Sónia Santos, quando esta diz que os seus receios não são sobre os sentimentos da sua filha - mas sim fundamentalmente sobre a sua tripla condição pessoal (esposa - mãe-profissional...)
É muita exigência - sobretudo se tiver para si paradigmas de "perfeição".
Relaxe! Para os que a amam, será sempre a melhor do mundo! Para os outros... bom, na verdade, o que interessa os outros???? Sorriso

Beijinhos e Felicidades!

Maria do Porto

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Minha querida, acho isso normal. Eu, agora que estou mesmo no fim do tempo não consigo me desligar e entrar em modo parto pois, sinto que ainda tenho algumas coisas a fazer antes de deixar a minha menina aos cuidados dos meus pais - em quem tenho plena confiança mas, a piolha esteve até Agosto comigo e, só em Setembro foi para o infantário e, isso ainda me faz sentir mais receosa pois, a maior parte do tempo ela esteve comigo - como ir a uma actividade na escola dela na próxima 5ª feira e, ir à reunião da escola na próxima 6ª feira.
Claro que também tem a ver com o facto de querer ter as coisas em ordem cá em casa pois, com o temporal que tem estado temos roupas acumuladas e, com as festas, temos coisas na casa para organizar mas, não podemos fazer tudo.
O essencial é que estou a tentar fazer o melhor e, por muito que me custe, acabo por fazer um esforço extra por ambos os filhos. Claro que tenho medo, medo de não conseguir dar conta de tudo, especialmente de dar o que os meus filhos precisam de mim que, é especialmente a minha atenção mas, estou esperançada. Se vou conseguir? Ao menos tento. Beijinhos e, muita calma Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

AnaBorges37 -
Offline
Desde 08 Jan 2016

Obrigada pela resposta e carinho..

AnaBorges37 -
Offline
Desde 08 Jan 2016

Obrigadas a todas pelas palavras..eu não estou a pensar com o coração..hoje só pensava que idade terão eles quando eu tiver 60 por exemplo..e como o mundo anda complicado e tendo só um seria mais fácil ajudar do que tendo 2..se algo me acontece e eles? Estou a pensar em tudo de mal que possa acontecer..enfim..já pensei em arranjar uma ama porque eu não posso ficar de licença (motivos profissionais) e com a minha filha não foi fácil..então com ela e mais um bébé..só eu e o meu marido que chegamos muitas vezes tarde do trabalho..com uma pessoa de confiança era mais fácil..n sei..estou a tentar deixar de pensar negativamente..a minha filha todos os dias quer trazer um amiguinho para casa e à pouco perguntei porquê e disse "quem me dera que a Maria fosse minha irmã" e eu "e um bébé não querias?", ela:" um bébé não!"...tenho mesmo medo de não dar conta do recado..mas tenho que pensar que um bébé é uma benção de Deus..quando fiquei grávida da minha princesa também andei depressiva..tenho pavor de mudanças..muito medo e fico muito angustiada..obrigada a todas..embora não me conhecendo estão a ajudar uma pessoa:) obrigadas do fundo do coração..a ver se hoje durmo

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Mamã Ana Borges,
o Mundo não está fácil - mas é muito bonito! Sorriso
Desde sempre que as Mulheres geraram e deram á luz em tempos difíceis. Em ambientes de guerra, de fome e de doença. Muito piores do que os nossos dias!
Não antecipe desgraças: onde vai estar quando tiver 60 anos? A probabilidade de estar em paz, na segurança da sua casa, com os seus filhos já crescidos a partilharem consigo uma vida normal e feliz, é muito MAIOR do que a probabilidade de uma tragédia ou catástrofe.
Muito do que sente é resultado da tempestade hormonal da gravidez, aliada a traços depressivos da sua personalidade: não são receios que resultem de dados concretos e objectivos!
Se a sua situação financeira lhe permitir, comece desde já a procurar uma pessoa de confiança que possa fazer um apoio diário nos finais de tarde ( ex: ir buscar as crianças à creche/escolinha).
Por muito complicada que seja a situação profissional, veja se consegue ficar em casa pelo menos as 6 semanas de puerpério - são fundamentais, para recuperar do choque físico, mental e emocional do parto.
Eu sei que é fácil falar... mas "deixe-se ir na onda". Deixe a Vida fluir, deixe os dias correr... Não queira antecipar, calcular, controlar, prever, ... tudo e mais alguma coisa (até aos 60 anos!).
É nestas coisas que ter Fé em Deus ajuda muito: eu pessoalmente, que fui abençoada com o Dom da Fé, quando me sinto assim dominada pelos receios e medos, limito-me a rezar: "Nas Tuas mãos, Senhor! Está tudo nas Tuas mãos..." Sorriso
E resulta... Sorriso

Beijinhos

Maria do Porto

Mae do tomas -
Offline
Desde 16 Maio 2014

Ana Borges, quantos anos tem a mais velha?
Eu estou gravida de 19 semanas e tenho um filhote de 18 meses.
Esses receios também me passam pela cabeça, mas neste momento vou aproveitar o filho ao máximo e quando o outro nascer sei que coisas vão mudar mas pretendo manter as rotinas com o primeiro e envolve-lo em tudo

há espera

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Correu tudo bem mamã? Como foi após o nascimento com a mana? Como reagiu?

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Minha querida, ter mais do que um filho não significa que se dê menos amor a um do que a outro: pudemos dar menos tempo mas, desde que seja de qualidade, é sempre bom e, tempo é diferente de amor.
Quando engravidei da 2ª vez, foi planeado, foi depois de saber que a menina tinha vaga na escolinha - até aí tinha estado comigo e, quando ela foi já estava grávida de mais de 20 semanas.
Se foi difícil? Em alguns aspectos sim mas, não podia estar mais feliz com a decisão.

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Nós grávidas temos tendência a ser um bocado sismentinhas e fazer um drama em torno de pouca coisa. Eu acho que o que sente é normal. Resumindo tem receio de que a decisão que tomou venha "prejudicar" a sua filha de alguma maneira. Não vem. Pelo contrário, ter irmãos, ter de partilhar, dividir as atenções, apenas a tornarão mais preparada para a vida. Todas as situações têm coisas boas e más… Foque-se nas coisas boas.