Secar o leite | De Mãe para Mãe

Secar o leite

Responda
4 mensagens
Liliana1983 -
Offline
Desde 07 Set 2017

Olá a todas.

Tive a minha princesa há pouco mais de três semanas e desde o início que dar de mamar tem sido muito complicado. Após duas mastites e mamilos gretados e a sangrar decidimos secar o leite. Tal tem sido o meu cansaço que já nem consigo pensar, entre tirar o leite com a bomba e mudar a fralda e dar lhe o leite quando acabava de dar biberon tinha de começar tudo de novo.
A minha questão é a seguinte: eu tiro o leite com a bomba e para secar o leite tenho de ter a certeza que o peito está vazio. Como é que eu posso ter a certeza que o peito está vazio? A mama realmente está mais mole... Sinto uma zona mais rija mas penso ser da própria mama. Alguém já passou pelo mesmo que me possa dar umas dicas?

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu sequei o leite e o passo importante do processo era não tirar leite nenhum porque se o fizer o corpo continua a produzir pois acha que continua a ser preciso para alimentar o bebé. Por isso, o que na maternidade me disseram para fazer foi: não tirar leite nem para aliviar, usar um soutien de desporto bem justo/apertado dia e noite e ir colocando compressas de água fria para inibir a produção de leite. O peito fica enorme e em pedra durante uns 3 dias, depois passa.

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Olá! Lamento que a amamentação não esteja a correr bem. Suponho que seja a primeira experiência e é verdade que pode ser uma coisa avassaladora. É muita coisa que muda na nossa vida e de repente, e por vezes, com as nossas emoções ainda alteradas e todos os sentimentos muito frescos, tudo toma dimensões que nos fazem sentir muitas dificuldades.

Eu também tive uma primeira experiência de amamentação com o meu filho que foi tudo menos fácil, aprendi muita coisa sozinha e por experiência própria e posso dizer que tinha sido tudo mais fácil se tivesse tido ajuda de quem sabe.

Não lhe vou dizer isto para a fazer mudar de ideias, porque cada um sabe de si, e mais à frente já lhe vou falar sobre a seca do leite, mas não leve a mal se eu lhe disser que seria talvez boa ideia consultar uma CAM - Conselheira de Amamentação. Se entrar em contacto com a SOS Amamentação/Vamos dar de Mamar e peça para falar e ser visitada por uma CAM. O serviço é gratuito e funciona em todo o território nacional. Mastites e mamilos gretados são sinónimos de má pega e elas podem ajudá-la com as melhores posições para si e para a sua princesa. Isto é um processo de aprendizagem para mães e bebés, leva tempo e pode ser difícil, mas tem imensas vantagens. Eu recorri a conselheiras várias vezes e posso dizer-lhe que depois da primeira experiência horrível que tive, a segunda correu bastante melhor.

Quando a mamã fala na bomba, suponho que esteja a usá-la para minorar o desconforto, mas ainda é cedo para o fazer. O seu corpo a esta altura ainda está em modo de ajustamento da produção do leite, é normal que se o bebé está a fazer má pega então não está a esvaziar bem a mama e se está a estimulá-la com a bomba ainda por cima, é meio caminho andado para tudo isso que refere. Não sei se a sua bomba é manual ou eléctrica, mas o próprio uso da bomba pode ajudar a lacerar os mamilos. Idealmente, a bomba deveria começar a ser usada entre as 6 e as 8 semanas do bebé, quando o corpo já se ajustou.

Dito isto, em relação à seca do leite: concordo apenas em parte com o que a mamã acima disse. Se tem tendência para mastites, não é de todo aconselhável não fazer extração do leite com a bomba. Retire apenas o suficiente para deixar de sentir desconforto, e apenas isso, para inibir a produção do leite. Com o tempo, o seu corpo vai perceber que está a produzir leite a mais do que aquele que é necessário e essa sensação de peito inchado e dorido vai desaparecendo, até que o corpo entende que está na altura de deixar de produzir porque não há bebé a mamar. Se deixar o leite acumular ao ponto de ficar com o peito duro e dorido, poderá fazer então mastite e ter de tomar antibióticos.

Beijinhos e, seja qual fôr a sua decisão, felicidades e saúde para todos. Se mudar de ideias, além das CAMs, estamos por cá também para vos dar força Grande abraço

Sarita A -
Offline
Desde 09 Out 2017

Olá mamã
Com o meu primeiro filho, também extraia o leite e dava por biberão, logo desde os primeiros dias, de forma que sei que é um cansaço que a maioria das pessoas não compreende, pois nas alturas em que devíamos descansar (quando o bebé dorme), extraimos leite, quando acabamos já o bebé quer mamar outra vez...
Mas... as coisas melhoram e tornam-se mais fáceis. Se o pai, avó, avô, puderem dar o biberão algumas vezes enquanto extrais o leite, e depois puderes descansar, ajuda muito.
As primeiras semanas são complicadas até quando tudo corre bem, quanto mais com mastites, extrações de leite e peito ferido, mas melhoram, o bebé vai mamar menos vezes, vais habituar-te a ele, as rotinas vão surgindo, e a extração de leite vai ser mais fácil, em 15 minutos e ficas despachada.
Com os peitos feridos eu usei discos de hidrogel da Chico, e ajudaram imenso. São caros, mas compensam.
Na altura, e por estar cansada, optei por extrair o leite e dar por biberão, não equacionar secar o leite, mas não tive mastites, e o meu marido ajudou muito, dava-lhe muitas vezes o biberão e adormecia o bebé para poder descansar. Os 2 primeiros meses foram cansativos, mas depois as coisas melhoraram e consegui extrair o meu leite ate aos 10 meses.
Se fosse hoje tentaria, mesmo,a amamentação, pelo que sugeria que pedisses ajuda a sosamamentacao, como sugerido noutra opinião, e tentasses mais um pouquinho.
De qualquer forma, é a tua decisão que importa....
Felicidades