Rotina das mamãs nos primeiros meses pos-parto | De Mãe para Mãe

Rotina das mamãs nos primeiros meses pos-parto

Responda
11 mensagens
marysusan -
Offline
Desde 05 Set 2012

Ola a todas!

Bem, decidi criar este topico para tentar saber como ficou a vossa vida nos primeiros 3/4 meses depois do nascimento dos vossos bebés. Toda a gente com quem me cruzo me diz que nos primeiros meses não terei tempo para nada a não ser para o bebé. Sera mesmo assim? Sera que nao teremos um tempinho para nos, como ir dar uma caminhada, ir correr e trabalhar (ainda que pouco, claro)? Felizmente nos primeiros meses terei o apoio do marido e da minha mae, mas gostava que partilhassem a vossa rotina nesta primeira etapa. Ainda por cima sou mamã de primeira viagem e ando (completamente) perdida...

vcunha -
Offline
Desde 08 Abr 2010

Olá

Posso dizer que no meu caso o primeiro mê sfoi complicado. Mas tudo depende da maneira de ser dos bébés, se têm muitas cólicas, se comem bem. No meu caso a minha filha comia muito mal e o meu marido é muito stressado e como nasceu m Outubro o tempo tb não ajudou muito.
Mas queres um conselho que me deram a mim e que dou aos outros pois foram do melhor que já me disseram segue sempre o teu instinto e nunca leves muito a sério o que te dizem.

ana cardoso87 -
Offline
Desde 17 Set 2012

é verdade que a vida muda muito... no meu caso so tenho um tempinho para mim so quando a eva esta a dormir ha dias em que consigo arrumar a casa toda pasar a ferro e ainda ter um tempinho para mim mas ha dias em que nao consigo fazer nada pk a eva simplesmente nao dorme ocupando me assim o tempo todo mas em compensaçao dorme a noitinha toda e deixa os papas descansar o k ja nao me faz andar ai pelos cantos a dormir... em relaçao as caminhas ela vem sempre comigo todos os dias la vamos nos das uma voltinha faz bem a ambas... ao fim de semana o marido esta em casa e ele mesmo faz questao de ser ele a tratar dela so lhe dou de mamar e fico com a melhor parte as risadinhas dela lol agora agora o resto é com o marido... assim ja me da tempo para cuidar de mim, coisas que as mulheres tem de fazer, como por exemplo este fim de semana quero ir ao cabeleireiro... agora depende dos bebes e do que eles nos deixam fazer... a hora das refeiçoes se ela nao estiver a dormir temos de comer um de cada vez senao é um berreiro looool
mas que nos ocupam muuuiiito tempo lá isso ocupam e ha coisas que deixam de ter prioridade... mas com o tempo vamos estabelecendo a nosa e a rotina deles...:)

Andreia.Carvalho. -
Offline
Desde 12 Jun 2012

Eu continuei a ter o meu tempinho de vir à net por ex,mas pk tenho ajuda da minha mãe e a minha filha nunca me deu uma noite em branco. Se irás ou não ter tempo depende do bebé e de ti,se ele/a descansar,tu tb descansas e já terás vontade de dar um passeio por ex,não ligues ao que os outros dizem,tu é que sabes como gerir o teu tempo Piscar o olho

Susana Isabel F... -
Offline
Desde 08 Mar 2010
I Love DMPM

oi
A minha filha não foi nada fácil nos primeiros tempos, desde sonos trocados a birras de não querer mamar, noites em claro, eu tive disso tudo! as primeiras vezes que sai de casa com ela demorava mais de 1hora a arranjar tudo e no entanto também digo que foram umas grandes férias em família! sinceramente acho que esses primeiros tempos são onde temos mais tempo para nós! porque depois com o trabalho fica mais complicado!
eu nunca deixei de viver a minha vida por causa da minha filha e sou completamente doida por ela! logo desde que nasceu eu adaptei a minha filha ao meu estilo de vida e passeávamos quase todos os dias com ela e íamos aos fins de semana para fora. é claro que nunca mais voltas a estar com a mesma paz e sossego mas não se pode ter tudo!
Se vais ter a ajuda da tua mãe vais ver que te adaptas bem à rotina e depois é na boa!

19-09-2011 - Deixei a minha estrelinha ir...
08-08-2012 - A nossa Marta chegou!
26-08-2018 - Vem ai bebe!

icgggm -
Offline
Desde 26 Nov 2012

Olá mamã
Depende mto de como é o teu bebé...mas aquela história de comer e dormir Sorriso , cá em casa n existiu...a Leonor no primeiro mês foi um bebé que chorou mto...eu n fazia mais nada que cuidar dela...agora com 3 meses já faz umas belas sestas e dorme durante a noite 7h seguidas...mas qdo ta acordada tem que ter a atenção toda para ela, n é uma bebé que fique entretida sozinha...n é fácil mamã mas basta um sorriso e esquecemos tudo Sorriso Sorriso
Beijinhos

Sobre icgggm

Positivo dia 6 de Agosto de 2012
Outubro de 2012 É UMA MENINA e DPP 9 de Abril de 2013
No dia 10 de Abril de 2013 às 19h09m nasceu a princesa Leonor com 3,640 kg e 47cm Sorriso Sorriso

Desde 13 Jan 2009

Se eu fosse a ti, não pensava muito nisso agora, porque tudo depende da personalidade e complicações do teu filho...

A minha filha é uma querida, mas até mais ou menos aos 12 meses, sofreu horrores com cólicas... a minha licença de parto foi praticamente o tempo todo com ela ao colo a chorar desconsolada e eu igual... ansiosa que o meu marido chegasse a casa do trabalho para ma tirar um bocadinho das mãos e eu poder ir lavar os dentes e tomar banho...

Mas tenho sobrinhos que são uns anjos!!! A minha irmã tinha o marido no mar quando o primeiro filho nasceu e como ele dormia bem e não teve cólicas, ela conseguiu cuidar dele sozinha na perfeição e ainda se fartou de passear com ele na rua...

Cada caso é um caso, mas claro que vais ter mais trabalho e menos tempo para ti do que tens agora...

Joaninha_27 -
Offline
Desde 21 Jan 2009

Susana Isabel Ferreira Fernandes escreveu:
oi
A minha filha não foi nada fácil nos primeiros tempos, desde sonos trocados a birras de não querer mamar, noites em claro, eu tive disso tudo! as primeiras vezes que sai de casa com ela demorava mais de 1hora a arranjar tudo e no entanto também digo que foram umas grandes férias em família! sinceramente acho que esses primeiros tempos são onde temos mais tempo para nós! porque depois com o trabalho fica mais complicado!
eu nunca deixei de viver a minha vida por causa da minha filha e sou completamente doida por ela! logo desde que nasceu eu adaptei a minha filha ao meu estilo de vida e passeávamos quase todos os dias com ela e íamos aos fins de semana para fora. é claro que nunca mais voltas a estar com a mesma paz e sossego mas não se pode ter tudo!
Se vais ter a ajuda da tua mãe vais ver que te adaptas bem à rotina e depois é na boa!

oh pa, completamente de acordo,lol! Ao ler as tuas palavras revi-me a mim. Tudo porque me lembro que a 1º vez que tive que ir com ele ao centro de saúde para o pesar atrasei-me 1 hora, e encontrei lá uma Mamã que tinha andado comigo nas aulas DPPe ela que tinha tido a filha um dia antes de mim, ainda estava mais atrasada que eu,lol, vai quase tudo dar ao mesmo!
Depois com o tempo desliga-se o descomplicador e instalam-se novamente rotinas. Praticamente nunca deixei de fazer a minha vida por causa do Bebé, mas evidentemente que tudo muda muito, sobretudo nos primeiros tempos, que é tudo assustadoramente novo. De um dia para o outro,literalmente, passas do estado Não Mãe, para o de Mãe e passam a delegar-te essa posição, depositam em ti as maiores confianças, entregam-te o filho e dizem-te "é para a vida toda", e uma pessoa que é isso que mais quer na vida, por um bocado grita interiormente e pensa "para a vida toda?! mas vida toda como?! ahhhhh... será que era isto que eu queria mesmo?!" era, depois vais saber que era.

Comigo foi assim, mas todas as Mães têm experiências de vida diferentes, e cada Bebé tem a sua maneira de ser.

Vai correr bem Mamã! Sorriso

Duas partes de mim que me enchem de alegria e felicidade!:)

Mãe e Doula, apaixonada pela Maternidade.

Paulinha B -
Offline
Desde 15 Ago 2012

Olá,
Qd estava gravida tb me diziam para dormir e descansar enquanto podia, diziam-me tb para fazer mts refeições e congelar, etc.
Nunca liguei a nada disto...
O meu pequeno tem quase 4 meses e olha q só agora tem andado mais calmo.
Não me deixava praticamente fazer nada Triste
Ainda hoje qd está acordado, tenho de estar sempre com ele ou ao colo, ou a brincar.
Quase 4 meses após ele nascer, fiz esta semana pela primeira vez as unhas e arranjei os pés.
Claro que por opção tb, podia té-lo deixado com o pai e cuidar mais de mim mas qd somos mães, parece que passamos para segundo plano.
Cada bebé tem um comportamento diferente. Pode ser que tenhas um bebé calminho.Vais ver que sim
Para além disso, tens a sorte de ter a ajuda da tua mamã.
Um beijinho

tanokass -
Offline
Desde 01 Set 2010

Bem é verdade, não vais ter quase tempo nenhum. Há dias, tal como disse uma mamã,consegues fazer alguma coisa, mas de resto.... Cá por casa fazemos assim, acordamos e o pai está um pouco com ela antes de sair para o trabalho, quanto mais não seja dá miminho e fortalece a relação deles e acorda-a para depois eu a amamentar. Durante o dia ficamos as duas e quando ela está mais calma (diga-se sem cólicas) até saimos à rua para ver adultos e damos umas voltinhas ;). À noite quando o pai chega, ela como parece que pressente e fica mais excitada, é o pai que fica com ela (muda fralda, dá banhoca, brinca com ela) enquanto eu faço ou o jantar ou alguma coisa que quero. Se durante o dia preciso de sair e ela está com cólicas ou terrível (o calor irrita-a muito), a minha mãe fica com ela e também têm um tempinho de avó-neta.

Tudo varia de bebé para bebé, mas começa a pensar em estratégias para ires fazendo as tuas coisinhas. E não stresses se tiveres coisas por fazer, se alguém mandar alguma opinião convida essa pessoa a fazer o que há por fazer.

Anita29 -
Offline
Desde 10 Set 2012

é como dizem as outras mamãs: vai depender muito do bebé.

Há bebés que é o " come e dorme" e com esses dá para fazeres a tua vida normal etc...depois há os bebés mais temperamentais Piscar o olho

ou por serem mais espetivados ou por terem colicas, ou por fazerem birras...requerem muito mais tempo por parte da Mamã

Com o nosso foi mais este ultimo caso...mas tambem porque demos mt miminho: ele nao dorme sozinho e faz mt birras para dormir durante o dia.

depois há os bebés que dormem melhor de noite,varias horas, e os que acordam mt para comer,que é o nosso caso,ainda com 3 mesinhos.

Como tudo, ha que ter mt paciencia, não levar muito a serio o que outros possam dizer ( que sim é mt importante), já que nessa altura MUITA GENTE vai aconselhar-te e tentar que faças as coisas à sua maneira.

At+e eu que sou uma pessoa mt tolerante e compreensiva,paciente...me irritei com a quantidade de "deves" " tem de ser assim" que me diziam...chegou uma altura que tive de responder mais rispidamente porque é mt pressão em cima dos Papás e o melhor +é termos tempo de qualidade os três, para conhecermos aquele bebé que vai ser nosso baby para sempre.

Outra coisa que notei foi que embora tenha essa parte mais negativa, ajuda muito teres alguém que te dê a mão durante o dia,enquanto o Pai está a trabalhar....no meu caso foi a minha sogra,que veio para cá e tirou ferias.

vivemos longe das familias e somos só nós.é mt diferente de teres ajuda da tua mãe por exemplo...mas dá-te algum tempo para cuidades da casa, de ti ou de ficares mais descansada.

bj