Risco de trissomia-resultado errado? | De Mãe para Mãe

Risco de trissomia-resultado errado?

Responda
4 mensagens
Liliana Pipokita -
Offline
Desde 23 Fev 2011

Olá!
Tenho 31 anos e estou de quase 14 semanas.
Hoje caiu-me tudo quando recebi o telefonema da minha medica a dar-me o resultado do rastreio bioquímico. Tem risco alto de o meu baby ter alguma trissomia.
Quando fiz a ecografia a medica dize que o osso nassal tava no tamanho normal, ja se viam os dedinhos todos formadinhos e que lhe parecia estar tudo bem. E eu confio no que ela dize porque ele é a médica chefe da casa parte de genecologia do hospital. As medidas da translucencia nucal deram entre 2,5 e 2,7 ( plo que soube são valores normais). Só que agora junto com o exame de sangue o resultado deu alto. Valor de 1/147.
Ou seja na ecografia estava tudo normal mas agora o resultado final já não está bom.
Já aconteceu a alguém assim uma situação? Há possibilidade de ser só um risco falso e afinal estar tudo bem? Já fiz um novo exame ao sangue que consegue dar mais certezas mas ainda tenho que esperar 10 dias. Queria saber se com estes valores posso ainda ter alguma esperança. Contem me os vossos casos.

Treinante desde Novembro de 2012.
23 de Novembro 2013 Sorriso A minha estrelinha vem a caminho, custou mas conseguimos! Aguenta firme feijaozinho Sorriso

Nasceu o meu Gu ?

De novo em treinos desde Janeiro de 2017

MiniMe84 -
Offline
Desde 18 Out 2016

De alguém que saiu do consultório com uma estimativa de 1/7 (sim, sete!), aconselho-a a não entrar em stress. Os factores verdadeiramente importantes (os da eco) estavam ok e, portanto, é a isso que se deve agarrar. Normalmente os maus resultados reais têm repercursões na ecografia. Os resultados bioquímicos são meramente estatísticos.
No entanto, compreendo perfeitamente a ansiedade por respostas. Com 14 semanas pode já fazer a biópsia coriónica ou pode aguardar até às 16 pela amniocentese. Ambos os exames têm resultados bastante rápidos e são os únicos que lhe dão diagnósticos e não (mais) estimativas. Depois tem os exames de pesquisa fetal que não são invasivos mas são muito caros e são mais estatísticas (com boas bases mas ainda assim estatisticas|)

No meu caso, o tal 1/7 contribuiu para muita ansiedade, muitas lágrimas mas felizmente foi só um susto. Os exames genéticos (biópsia, array e ecocardiograma) deram todos bons resultados para um bebé com cariótipo normal.

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Há muitos casos de falsos positivos, aliás são muito mais os falsos positivos do que os positivos reais. Há quem defenda que nem se devia fazer o rastreio bioquímico, porque a imagem ecográfica é mais importante, já que mostra se está tudo formado, e no seu caso mostrou que estava tudo dentro do normal. Claro que ficamos sempre com o coração nas mãos, e só queremos que o rastreio dê negativo, mas tenha calma, espere pelo resultado da próxima análise. Não vale a pena sofrer por antecedência. Havia aqui uma mãe que teve um resultado de 1/2 para T21, fez a amninocentese e o bebé era saudável 😉 por isso calma, pode não ser nada 🙂

MartaSofia83 -
Offline
Desde 11 Set 2017

Se tem uma probabilidade de 1/147 claro que pode e deve ter esperança. Apenas 1 em cada 147 bebés nas mesmas condições têm um problema sendo os outros 146 saudáveis. Nada de desesperar até se confirmar o que quer que seja! É muito mais provável que o baby esteja bem do que não esteja!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?