Refeições bebé 8 meses | De Mãe para Mãe

Refeições bebé 8 meses

Responda
7 mensagens
KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Boas,

Como o meu pequeno vai fazer 8 meses daqui poucos dias segundo o papel que recebi do centro de saúde, está na altura de mudar a alimentação. Ate agora as refeições eram
-papa
-2 sopas, uma de vegetais e uma com carne/peixe +fruta
3-4 refeições de leite.
No papel adiciona agora "pão" e refeição de arroz/massa com carne/peixe em conjunto com as duas sopas mas depois aos 9 meses essa refeição de arroz/massa desaparece... Acho que o papel foi mal feito e está confuso Confuso
Como devo fazer agora com a alimentação?
O meu pequeno até quase aos 6 meses foi alimentado em exclusivo com LM, a papa é feita com LM e de sopa ele come aprox 90-100ml e fruta nem sempre come porque fica cheio com a sopa. Eu tento que ele tenha um espaçamento de 2h entre refeições e às vezes acontece ter 3 horas mas mesmo assim o apetite dele não muda muito. É um bebé que as pessoas dizem ser grande mas que está sempre no percentil 45-50 e acorda 1-2 vezes durante a noite para mamar.
As minhas duvidas no geral é, que refeições devo fazer, o que adicionar novo e, caso seja para lhe aumentar uma refeição, almoço ou jantar com mais arroz/massa e carne/peixe que quantidades devo dar se ele de sopa já nem come assim tanto? Como lhe dar mais essa refeição?
Obrigada

Viajante95 -
Offline
Desde 18 Jul 2015

Colada Espertalhão

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Pessoalmente acho cedo para estar já a introduzir um segundo prato a sério depois das sopas passadas. Eu começaria a juntar à sopa massinhas ou arroz para que ele se habituasse a mastigar e a texturas diferentes, para mais tarde sim introduzir o segundo prato.
Também daria o conselho de lhe dar comida quando ele tem fome e não com intervalos definidos pela mamã, mas sei que isto depende dos bebés e das pessoas. A minha com essa idade fazia 4 refeições por dia (eu sei que normalmente fazem mais Sorriso ), por isso bem vê que entre cada refeição passavam umas boas horas e não comia nada de noite. Embora a indicação do papel fosse dar várias refeições (eu conto o leite, papa e sopa como refeição) ela não tinha fome para isso. Digo isto pelo facto de dizer que o apetite do seu bebé não aumenta muito mesmo quando deixa passar mais tempo. Ele pode de facto não ter fome por comer quase sempre de 2 em 2h. Sorriso

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Obrigada pelos concelhos Sorriso honestamente eu dou mais vezes a comida de 3h em 3h ou até mais do que de 2h em 2h. Normalmente só dou comida depois de 2 horas se a refeição tiver sido leite. Isto porque o meu pequeno, desde que nasceu, nunca teve "vontade" de pedir comida. Se eu deixar passa 5h ou 6h sem comer sem resmungar sequer mas assim que lhe ponho a comida à frente passado esse tempo estica-se e geme para chegar à comida sem paciência que lhe seja servida! isto com maminha ou colher. De noite é que quando tem fome acorda a chorar ou a resmungar e só dorme depois de mamar. De dia acho que tem mais que fazer que pensar na barriguinha :p

E bem, honestamente acho o papel que me deram de alimentação do CS um bocado tipo escrito no joelho ou assim com coisas que não percebo a lógica. Nunca me foi falado que quantidade de sopa fazer por refeição nem que quantidade de cada ingrediente usar. O papel dizia para iniciar a sopa, fruta e papa tudo ao mesmo tempo, diz para iniciar o ovo, primeiro a gema aos 9 meses e a clara aos 10 (aqui no fórum leio sobre o ovo ser só perto dos 12 meses) enfim... Confuso tou perdida.

vsilva0211 -
Offline
Desde 30 Mar 2014

Mamã, o meu bebé mamou em exclusivo até aos 5m, depois iniciou uma refeição de papa e passados 15d uma refeição de sopa.
Aos 6m e meio começou com duas sopas, uma de carne e outra só de legumes e a papa ou iogurte ao lanche.
Aos 7m e meio introduzi o peixe, entao comia duas sopas uma com carne e a outra com peixe.
Aos 9m introduzi a gema de ovo, assim como a massa e o arroz. Então agora nessas duas sopas vou alternando, uma de arroz com peixe, ou de gema de ovo com arroz, etc.
A pediatra o que me disse em relação ao segundo prato (dado sozinho, sem ser dentro da sopa) foi para ir devagar tentando que ele entre os 9m e os 12m fosse experimentando para se habituar para que aos 12m conseguisse comer bem o 2o prato.
Eu tento tentado de vez em quando mas ele ( n sei se é pelo facto de ainda n ter dentes) rejeita completamente comer o 2o prato sozinho, chora chora faz bolas na boca com a comida... enfim!
Meto tudo igual dentro da sopa e é uma maravilha, come tudo! Sinceramente nao tenho stressado mt com isso, acho que ele ainda nao está preparado.
Quanto a quantidades, isso depende mt do apetite do bebé.. o meu sempre comeu muito bem e em quantidades. Ele desde há bastante tempo que come 250 a 300ml de sopa (com o "2o prato la dentro")! Para mtos bebés é muito ele chora sempre por mais. E ainda come 80 a 100ml de fruta a seguir.
Desculpem o testamento, espero ter sido esclarecedora!

*POSITIVO a 12/08... Pequenina/o a caminho =)
**Eco 1º T: 15/10... vem aí um principezinho!
***Eco 2º T 15/12... "Tudo aparentemente normal" 497gr de gente =)
****Eco 3º T 16/02... Guga no percentil 70! 1925gr de gente =)
*****Nasceu o amor da minha vida a 15.04.2016!!!

inesgarrote -
Offline
Desde 03 Jan 2016

Também me parece cedo para o segundo prato, a mim o que me disseram foi para misturar massa ou arroz na sopa e começar a deixar bocadinhos inteiros.

De momento sou sincera, eu nunca medi o que a minha come nem conto refeições, tenho mais ou menos uma rotina que vou tentando perguntar se tem fome e ofereço.

Hoje em dia se estiver a comer sopa e lhe cheirar o segundo não tenho hipótese, já não quer a sopa, mas se for preciso só come 4 ou 5 garfadas e cansa-se.

No entanto fruta vai sempre, há dias que come 3 bananas, há outros que não quer nenhuma. Durante a noite não acorda, mas tento sempre dar cerca de 2 a 3 biberões porque ela gosta muito e faz falta.

De resto é tudo muito relativo...

Filipasno -
Offline
Desde 24 Mar 2014

Bem... Eu fui introduzindo o segundo prato aos 7 meses, depois de introduzir o peixe. O pão e massas tbm foram introduzidos aos 7 meses e c isto eu fiz a passagem para a sopa com massinhas, já com uma textura diferente... Por isso acho que pode faze-lo realmente na sopa ou passar para o segundo prato sim... Há kem nunca passe pela sopa, o famoso BLW Sorriso faça como se sentir bem e da forma que achar que o bebe se vai adaptar melhor!
Em relação ao segundo prato ter desaparecido ao 9 meses no papel, tanto pode ter sido um erro tipografico ou pq simplesmente tbm n se precisa de tar sempre a repetir todos os passos que ja sao usados... Basta ter escrito o que se segue de novo... Não sei...

Sobre Filipasno

Inicio dos treinos: Fev de 2014
Positivo: 29-08-2014 <3
AE - 12 de Setembro (7 semanas)
Positivo: 02-01-2015 <3
Eco 20-04-2015 -> Vem ai a nossa menina Iris <3
Iris nasceu a 9/9/2015 <3