Recomeçar a trabalhar | De Mãe para Mãe

Recomeçar a trabalhar

Responda
10 mensagens
Cat martins -
Offline
Desde 11 Nov 2009

Olá,

Vou recomeçar a trabalhar quando a minha filhota fizer 5 meses e estou a começar a ficar preocupada. Confuso
Actualmente estou a amamentar em exclusivo, e gostava de manter a amamentação depois de começar a trabalhar.
Gostava de saber como fizeram.
Conseguiram manter a amamentação exclusiva até aos 6 meses?
Deixaram reservas de leite ou vinham a casa amamentar durante o dia?
Introduziram outros alimentos e só davam LM quando estavam em casa?
É possível manter a amamentação só com 2 ou 3 mamadas por dia?
Preocupa-me porque mesmo com o horário de amamentação, vou estar cerca de 8 horas fora de casa. De noite quando a minha filhota dorme bem, estou sem amamentar 7 ou 8 horas e já fico com as mamas cheias de caroços e a largar leite por todos os lados. É impossível levar a bomba para o meu trabalho Triste
Muita gente diz que fica sem leite depois de começar a trabalhar, que fazer para evitar isso?
Obrigada e beijocas Grande abraço

meninodamama -
Offline
Desde 19 Nov 2010

ola, aconcelho te a tirar o leite na hora das mamadas da tua bebe para poderes amamentar em exclusivo e nao teres dores!

o meu francisco veio para ao pe de mim dia 27 de dezembro de 2010.Momento unico. sou a mama mais feliz do mundo
o meu parto: http://demaeparamae.pt/forum/3-meses-2 madrinhas: Mae.Babada, Quarto crescente e Patricia_Neves! o francisco tambem tem direito!madrinha do meu anjinho Catia G. Madrinha do
Santiago filhote da mamy Catia G e tambem do Santi da Quarto Crescente!!!

estrelinha 1982 -
Offline
Desde 06 Nov 2009

Olá querida, olha eu acho muito cansativo e difícil manter a exclusividade do leite materno quando regressamos ao trabalho, eu falo por mim que regressei á quase 1 mês, a minha menina durante o dia está no berçario e lá faz as refeições sólidas, pois antes de a deixar amamento em casa depois ao almoço come a sopa+fruta ao lanche a papa e ao final da tarde quando já tou com ela come novamente sopa+fruta e só torno a amamentar á noite na hora de ir para a caminha, ou seja só amamento 2 vezes, em relaçao ao facto das mamas ficarem cheias de leite, e encaroçarem isso já não acontece pois o nosso corpo apenas fabrica o leite necessário mediante o número das mamadas.
Espero ter ajudado
Bj

Mamã orgulhosa de duas princesas
1º dia mais felíz dia 16 de Outubro de 2005
2º dia mais felíz dia 17 de Novembro de 2010

Loja Estrelinha 1982

meninodamama -
Offline
Desde 19 Nov 2010

mas voces tem direito a duas horas no trabalho para irem amamentar!

o meu francisco veio para ao pe de mim dia 27 de dezembro de 2010.Momento unico. sou a mama mais feliz do mundo
o meu parto: http://demaeparamae.pt/forum/3-meses-2 madrinhas: Mae.Babada, Quarto crescente e Patricia_Neves! o francisco tambem tem direito!madrinha do meu anjinho Catia G. Madrinha do
Santiago filhote da mamy Catia G e tambem do Santi da Quarto Crescente!!!

lalique -
Offline
Desde 23 Jul 2010

Eu estava como tu, queria amamentar até aos 6 meses apesar de ter voltado ao trabalho tinha ela 5 meses.
15 dias nates de voltar ao trabalho a minha filha foi para a creche para adaptação e fazia 1 refeição lá. Nessa refeição, eu tirava leite e ia congelando para ter um stock.
Depois, quando comecei efectivamente a trabalhar, tirava leite ao acordar depois de ela mamar. Tinha tanto que dava para 1 biberon. Durante o dia tirava mais o equivalente de 1 biberon e à noite antes de me ir deitar tirava outra vez. Assim tinha sempre 3 biberons para levar para a creche, apesar de ela só precisar de 2, mas não me fosse eu atrasar ou ela ter mais fome, tinha sempre mais 1.
Para os dias em que não conseguisse tirar leite para as 3 refeições, tinnha leite congelado na creche caso fosse necessário, mas nunca foi...
Mas olha, acabei por lhe introduzir as sopas aos 5 meses e meio porque infelizmente só tenho tido stresses desde que voltei ao trabalho e acabou por ter influência na produção de leite, tornou-se muito irregular. Eu tinha o suficiente mas com tantas preocupações estava a tornar-se muito cansativo. Por outro lado, reparei que ela mesmo sem nunca ter comido à colher já olhava para nós quando estávemos à mesa com um ar de quem quer experimentar, a lamber os lábios sabes? Então decidi que iria tentar a sopa e ela simplemente adorou!

lalique -
Offline
Desde 23 Jul 2010

Hoje ela tem 6 meses e meio e continuo a amamentar. Continuo a ter muito leite só que as mamas já não rebentam pelas costuras. Vão enchendo durante o dia, quando chego a casa tiro e de manhã tiro também. Levo para a creche 1 biberon para fazerem a papa do lanche com o meu leite + 1 biberon para reforço ao fim da tarde caso ela tenha fome. Ao almoço come sopa + fruta.

Analves -
Offline
Desde 19 Mar 2007

Porque não tiras de manha o excesso e mandas para a creche. Eu comecei a trabalhar há 2 dias e por enquanto tenho tirado no trabalho o suficiente para ela mamar, mas espero q ela comece a mamar mais e para isso tenho um stock de leite congelado para qd não der.
Por exemplo, enquanto não vais trabalhar, podes tirar leite a meio da noite para congelar.

Sobre Analves

Nasceu a 6 de Dezembro de 2010 a nossa estrelinha.

Cat martins -
Offline
Desde 11 Nov 2009

Obrigada a todas pelas respostas!
Infelizmente não consigo tirar leite no meu local de trabalho e mesmo com redução de 2 horas por dia para amamentação, continuo a estar fora de casa 8 horas.
Lalique, já pensei em introduzir as sopas um pouco antes de começar a trabalhar, isto é, antes dos 5 meses, para fazer refeição de sopa quando estou fora, mas tenho medo que seja cedo. Gostava de conseguir manter a amamentação como estás a fazer. Pelo que percebi não tiras quando estás no trabalho, certo?
Qual é a melhor altura para começar a fazer stocks de leite congelado?
Beijocas

lalique -
Offline
Desde 23 Jul 2010

Nas primeiras 2 semanas tirei leite no trabalho porque o meu peito ainda enchia muito e se não tirasse tornava-se muito doloroso. Se o teu também ainda encher muito, aconselho-te a tirar pelo menos o suficiente para aliviar. Nem que seja na casa de banho e mandas fora. Passados uns dias o corpo ajusta a produção e já não precisas de tirar.
Antes de voltar ao trabalho fiz as "contas" da seguinte forma: 9h30 mama, às 10h ficava na creche onde iria comer pelas 12h30 e depois 15h30, às 18h30 já estaria com ela para dar mama. Poderia eventualmente precisar dum 3º biberon caso ela tivesse fome ou eu me atrasasse. 2 por dia eu conseguia tirar de certeza (1 ao acordar outro à noite), quanto ao 3º, comecei a fazer stock de leite congelado 2 semanas antes. 15 doses congeladas já dava para 3 semanas de creche, mais o leite que tirasse ao fim de semana para congelar depois de já estar a trabalhar, até aos 6 meses tinha a amamentação garantida. A verdade é que o leite congelado que foi para a creche nunca saiu do congelador porque consegui sempre tirar leite "fresco" para as 3 refeições, mas pelo menos estava descansada no caso de falhar.
Não te preocupes que vais conseguir com certeza. Eu acabei por introduzir as sopas aos 5 meses e meio mais por conveniencia e porque via que ela estava curiosa, não foi por não conseguir manter a amamentação. Ah! e não ligues se olharem para ti como uma ET por pores o teu bebe na creche com 5 meses e só com o teu leitinho. Manda-os todos à fava.
Outra coisa, nem todos os bebes aceitam leite materno em biberon dado por estranhos. Antes de começares a trabalhar, deixa o teu bebe na creche umas horitas para ver se ele não rejeita o biberon dado pelas educadoras / auxiliares.
Bjs e bom fim de semana

SofiaM. -
Offline
Desde 01 Dez 2010

Meninas a minha cunhada amamentou até o meu sobrinho ter 3 anos.Até teres leite,tens direito ás 2 horas de amamentação.É um direito teu.Quem não gostar,que coma menos!

Sobre SofiaM.

Sofia M

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?