Quinta-feira, dia 7, no Aqui e Agora da Sic : Quero um filho | De Mãe para Mãe

Quinta-feira, dia 7, no Aqui e Agora da Sic : Quero um filho

Responda
12 mensagens
Carla Marques -
Offline
Desde 04 Ago 2008

A infertilidade é a infelicidade de milhares de casais portugueses. Para além das dificuldades psicológicas de procurar uma solução, os tratamentos são caros, invasivos e não garantem resultados. Numa altura em que o Ministério da Saúde procura ajudar a procura crescente com consultas públicas para os mais desfavorecidos, o Aqui e Agora analisa causas e consequências da infertilidade.

Sem esquecer duas questões importantes que se enquadram na temática: a adopção e o número crescente de casais que optam por não ter filhos.

Quinta-feira, dia 7, no Aqui e Agora: Quero um filho

Em estúdio, o médico Alberto Barros, responsável pela primeira clínica de infertilidade certificada no país, Cláudia Vieira, da Associação Portuguesa de Fertilidade, Sandra Moutinho, jornalista e autora do livro “Tudo por um filho”, onde conta a sua experiência pessoal, e a jornalista Laura Alves, autora de “Não quero ser mãe”, um livro que reúne testemunhos de mulheres que não sentem o apelo da maternidade.

Fonte : sic online

Publicação: 04-05-2009 15:00 | Última actualização: 05-05-2009 13:57

http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/aquieagora/Artigos/Quero+u...

Madrinha super babada
Do Martim da Vânia (09/03/2010)
Do Santiago da S-Isabel (22/03/2009)
Do Diogo da Alexandra Vale (07/03/2010)
***O céu ganhou um lindo anjo o Meu querido afilhado Diogo esta nos braços de Deus Nosso senhor olhando pela mãmã e pelo papa ***

inesr -
Offline
Desde 04 Set 2008

Obrigada Espertalhão

Estarei colada ao ecrã... Piscar o olho
1000 Beijinho Beijinho Beijinho nossos!

Ritex -
Offline
Desde 23 Jan 2009

Bom vou ver essa reportagem assim que poder.
Obrigada por avisares aqui... embora ja não tenha ido a tempo Sorriso vou ver no sait da Sic.

uma bejoka

Sobre Ritex

Muitas dicas para engravidar : http://fertilidade.wordpress.com
e ainda aqui http://nailsmobile.blogspot.com

Alexandra Vale -
Offline
Desde 20 Jul 2008

Já vi o video do programa sobre a infertilidade e por coincidência, eu estou a ser acompanhada na clinica do Dr. Alberto Barros, não passei por ele, só fui mesmo consultada pelo seu assistente, o GO Dr, Cristiano Oliveira. E a infertilidade tem de ser mais bem tratada no nosso País, haver/criar condições para os casais que estejam numa situação de infertilidade. Pois no Público, já sabemos que a lista é enorme, daí os casais, recorrerem ao privado, como é o meu caso. E o tempo de espera, não se compara com um público. E ter sempre em atenção, que a infertilidade, não vem só da parte da mulher, mas do homem e cada vez há mais casos assim. Tudo se vira para a mulher, só a mulher é que faz exames, e os homens? Neste programa faltou um homem, para partilhar o seu testemunho, mas sabemos que os homens são mais inibidos que a própria mulher. Mas seria importante ouvir os seus testemunhos, darem a cara. Agora tenho consulta dia 18 de Junho e tenho exames/análises a levar, vamos vêr o que dirá o Go.

Carla Marques -
Offline
Desde 04 Ago 2008

Ola querida de facto quando se fala em casais inferteis as pessoas pensam sempre que a causa esta na mulher e nao no homem ,a semana passada no programa contacto da sic apareceu o caso de um casal que lutava contra a infertilidade ha ja 6 anos e a causa descobriu se que era do marido mas eles se apoiavam muito um no outro ela ate criou um blog que fala do seu problema e relata os tratamentos que ja fizeram como casal .
Realmente tens razao faltou no debate o lado masculino da questao deviam ter colocado casais inferteis e nao apenas mulheres acho que isso so aumenta o estigma que a culpa da infertilidade é sempre da mulher ,eu tive um caso na familia do meu ex marido e a minha ex sogra dizia cada coisa a coitada da minha ex cunhada tipo a colocar as culpas da infertilidade na coitada a verdade era que a causa estava no precioso filhinho dela e so resolveram a questao com fiv acho que é assim que se chama o procedimento e ela ja estava com 40 anos quando foi mae ,correu tudo lindamente apesar das bocas da minha sogra sempre a chamar a coitada de velha imagina so que disparate.
Eu sou uma mae bem mais serena hoje do que fui aos 21 anos a vida da nos uma outra sabedoria e muito mais gostoso ser mae nesta fase da vida quando ja estamos mais tranquilos ,ja vivemos muita coisa e vejo isso no meu marido que se derrete com o filho e diz que viveu mais a minha gravidez e o nascimento do filho agora e ama chegar em casa e acompanhar o crescimeto do nosso rebento.

Acho que a sociadade é muito maxista ,vai ser dificil mudar as mentalidades mas ja esta mais do que na hora.

Beijinhos Beijinho

Madrinha super babada
Do Martim da Vânia (09/03/2010)
Do Santiago da S-Isabel (22/03/2009)
Do Diogo da Alexandra Vale (07/03/2010)
***O céu ganhou um lindo anjo o Meu querido afilhado Diogo esta nos braços de Deus Nosso senhor olhando pela mãmã e pelo papa ***

Carla Marques -
Offline
Desde 04 Ago 2008

ola querida eu tb so assisti a uma parte no dia que passou na sic pois era hora do banho do meu princepe mas depois quando tive um tempinho vi o debate na integra na sic online e como disse a nossa amiga Alexandra deviam ter posto homens que passam pelo problema da infertilidade tb a darem o seu testemunho.

Beijinhos e felicidades Beijinho

Madrinha super babada
Do Martim da Vânia (09/03/2010)
Do Santiago da S-Isabel (22/03/2009)
Do Diogo da Alexandra Vale (07/03/2010)
***O céu ganhou um lindo anjo o Meu querido afilhado Diogo esta nos braços de Deus Nosso senhor olhando pela mãmã e pelo papa ***

Alexandra Vale -
Offline
Desde 20 Jul 2008

Olá linda Sorriso A nossa sociedade tem uma mentalidade que não vai mudar tão cedo, mas já estava bem na hora de a mudar, pois se o casal não tem filhos, viram-se logo para a mulher e então se a mulher já passa dos 30, é porque a mulher tem algum problema.
Já basta a angústia que se está a passa e então há certos comentários, que nos arrasam e falo por experiência própria.
Pois há cerca de 15 dias fomos a um casamento por parte da família do meu marido, que agora é minha, claro, mas sempre que se aproximavam de mim, lá vinham os comentários, mas nós já estamos habituados e a nossa resposta era sempre a mesma.
Mas houve comentários que não gostei, porque há uma prima que casou no ano passado e agora está de bebé e chegaram-se a virar para mim a comentar, como é que nós já tinhamos casado há dois anos e a prima que tinha casado no ano passado, já estava quase no fim do tempo, pois não podia esperar mais, por causa da idade, pois já eram 34 anos...mas depois surgiu um outro comentário que mexeu mesmo comigo e nem reagi a ele, simplesmente, afastei-me, com um nó na garganta, quando me dizem que eu já não estava com idade para ter filhos, a idade para a reprodução já tinha passado e seria mais um casal sem filhos, mas que não era o fim do mundo! Ao ouvir e já tendo engravidado, abortado, tudo o que passei, a minha luta, fiquei mesmo triste e revoltada. Houve uma altura, já era noite, em que sempre que olhava para a barriga da prima do meu marido e todos à volta dela, a fazerem-lhe festinhas na barriga, deu-me uma vontade de chorar e pedi mesmo ao meu marido, para sairmos um pouco para apanhar ar e não consegui resistir, e chorei, pois estava sufocada, por tudo o que já tinha ouvido, sofrendo em silêncio.
O meu marido abraçou-me e confortou-me e sempre a dizer-me que vamos conseguir e que eu vou engravidar e vamos ser muito felizes e que o importante, somos nós, o momento que estamos a viver.
Acalmei e ao mesmo tempo, chorar só me fez bem, limpei as lágrimas e fomos para dentro. Mas eu disse ao meu marido, quando engravidasse, eu aparecia à família, só quando se notasse bem a barriga. Temos mesmo de ser muito fortes para ignorar certos comentários e quando me dizem que as pessoas não o dizem por mal, discordo por vezes, pois depende muito, como somos abordadas e a maneira como o dizem. A situação que mencionaste, vem mesmo contraria mesmo uma situação, ou seja, os comentários, pois às vezes o que parece, não é, e o caso que falaste, é um deles, pois foi uma gravidez aos 40 anos que correu lindamente.
O viver, o passar dos anos, a maturidade, faz-nos reagir de uma outra forma, de vermos as situações, com outra clareza, em que há mais tranquilidade, uma outra forma de estar perante a vida.
E tu, és a prova disso, pois a serenidade com que viveste a tua 2ª gravidez, em que vives o teu papel de mãe é muito diferente da tua 1ª gravidez, de quando tinhas os teus 21 anos, a idade ainda, da descoberta...Agora é olhar sempre em frente... Grande abraço

Carla Marques -
Offline
Desde 04 Ago 2008

Meu Deus que maldade te fizeram amiga ,eu fico espantada com a capacidade que certas pessoas tem para serem inconvenientes ,eu acredito que certas pessoas nao fazem por mal mas tb exitem pessoas muito maldosas digo isto pq as vezes o casal esta a viver esse problema e as pessoas as vezes vem bombardear com perguntas e nao se questionam se esse casal nao estara a querer ter filhos mas a ter dificildades nao sabemos o que se passa na casa de cada um mas acho que deve imperar o bom senso ,a a minha ex sogra é má ela sabia o problema que o filho e a nora tinham pq eles depois de tantas pressoes decidiram contar a familia a sua dificuldade e a sua luta e em vez de seram apoiados foram alvo de mais criticas e julgamentos de quem é a culpa? se calhar devia ter casado com uma pessoa mais jovem ela ja estava com trinta e tal anos ja nao era idade para casar e no casamento? foi de noiva? com a idade dela devia ter ido mais simples afinal ja nao e uma jovem ,olha eu engolia em seco e nao era comigo ela saia a chorar da sala muitas vezes ia ter com ela na casa de banho lavada em lagrimas e eu sempre lhe disse vais conseguir e quando ela ficou gravida fui das primeiras pessoas da familia a quem ela ligou a dar a boa nova.
Para mim isso alem de maldade era ignorancia pura so quem e ignorante fala tanto disparate e hoje o menino deles ja vai fazer 6 anos em outubro e eles ja tem 46 ,a minha ex cunhada ainda queria outro mas a minha ex sogra mais uma vez destilou o seu veneno e o meu ex cunhado nao quiz mais arriscar e eles ficaram se por ai mas sao muito felizes e sei que dentro em breve sera a tua vez querida muito boa sorte com a consulta que tudo corra pelo melhor e que tragas boas noticias .

Beijinhos Beijinho Grande abraço

Madrinha super babada
Do Martim da Vânia (09/03/2010)
Do Santiago da S-Isabel (22/03/2009)
Do Diogo da Alexandra Vale (07/03/2010)
***O céu ganhou um lindo anjo o Meu querido afilhado Diogo esta nos braços de Deus Nosso senhor olhando pela mãmã e pelo papa ***

lucce -
Offline
Desde 15 Maio 2009

linda adicionei-te ao msn pois gosto mt dos teus comentarios se quiseres aceita.
obrigado

Ritex -
Offline
Desde 23 Jan 2009

Ola desde ja Carla Marques, e restantes meninas.

A Ana Sofia que foi entrevistada é uma mulher com um M muito grande , pois ela tem passado muito para ter um filho....
sem desistir mesmo assim e coragem para daqui á frente.

Tenho fé que algum dia esta situação que passamos agora em filas de espera no publico ;( um dia melhorer!

Que as clinicas privadas deixem de ser uns baldes de dinheiro .... pois é mtas vezes inpossivel fazer tratamentos por falta de €€€€€€!

Esta situyação tem que mudar, ate mesmo com os medicamentos!

QUANDO È QUE VÃO PRECEBER QUE NÃO É UM LUXO FAZER ESTES TRATAMENTOS.... NINGUEM QUERIA ESTAR A FAZER ISTO SE NÃO SONHA-SE TANTO TER UM FILHO!!!

Não é por gente conhecida das revistas que tem filhos feitos em laboratorio , que nos , e eu queremos procurar um medico de infertilidade.

Bom vamos ver se chamamos á atenção para esta DOENÇA que é assim que deve ser visto para não termos vergonha é uma doença como outra que deveria ter direito a tratamento pelo estado sem ter poucos profissionais a trabalhar no Hospitais pulicos para tanta gente de tantas localidades .... filas de consultas!!!
... filas para exames....!!!
;(

e o tempo passa e cada vez A NOSSA CHANCE DE TER FILHOS DININUI BRUTALMENTE.

Este é um desabafo meu lindas , sei que me entendem !!! e estou chatiada com o mundo hoje !!!! e que espero que se alguem com poder para fazer alguma coisa por nós leia o que aqui escrevemos possa preceber que estamos milhares de casais a sofrer por falta de acompanhamento e orientação.

Todos descontamos por isso temos direito a não ficar ha espera 3 anos para um diagnostico....que se fores ao particular em 15 dias com exames feitos sabes pq não estas a conseguir ter filhos!!!
Mas que para não esperares individas-te para poderes ter acesso a esta informação ;(

Um abraço muito forte a todos!
E PFF se alguem nos ouvir faça alguma coisa mudar começando tb pelos seguros de saúde.
:************************

Sobre Ritex

Muitas dicas para engravidar : http://fertilidade.wordpress.com
e ainda aqui http://nailsmobile.blogspot.com

Carla Marques -
Offline
Desde 04 Ago 2008

ola querida realmente nao esta certo que os casais tenham que sofrer tanto e gastar o que nao tem num tratamento que nem sempre da garantias de resultados,as seguradoras deviam comparticipar mas ate a data nao se interessaram e com isso muitas clinicas estao a ganhar rios de dinheiro com o drama de quem quer mais que tudo ter um filho.
Apesar de nunca ter passado por isso sei dar valor tenho dois filhos que amo mais que tudo no mundo e nao me consigo imaginar do outro lado a tentar ter um filho e nao ter portas onde bater pq ninguem precisa ser rico para ter um filho basta ter muito amor,e nem quem tem dinheiro consegue temos varios exemplos disso um deles é do presidente da frança e da mulher ,da atriz do sexo e a cidade Sarah jessica parker que vai ter gemeos atravez de uma barriga de aluguer e sao muitas as celebridades que estao a recorrer aos serviços de barrigas de aluguer.

Beijinhos e felicidades Beijinho

Madrinha super babada
Do Martim da Vânia (09/03/2010)
Do Santiago da S-Isabel (22/03/2009)
Do Diogo da Alexandra Vale (07/03/2010)
***O céu ganhou um lindo anjo o Meu querido afilhado Diogo esta nos braços de Deus Nosso senhor olhando pela mãmã e pelo papa ***

Ritex -
Offline
Desde 23 Jan 2009

Ola linda,

Pois que tem uma vida normal !! hehheeh

Se for assombrado por esta doença da infertilidade esta tramada!
è pena que assim seja ! pode ser que algum dia isto mude ;)...

Pois é pena se se veja como um luxo ! enfim...
Pois tb acho que não devia ser assim, entrretanto ha mta gente que eche os bolços por causa do desespero de muitas boas familias!
fico triste !! precebes o desabafo.

bom força nesta grande batalha Beijinho

Sobre Ritex

Muitas dicas para engravidar : http://fertilidade.wordpress.com
e ainda aqui http://nailsmobile.blogspot.com