O que oferecer no batizado ao afilhado? | De Mãe para Mãe

O que oferecer no batizado ao afilhado?

Responda
7 mensagens
JellyBean -
Offline
Desde 26 Jan 2017

Bom dia,
Vou ser madrinha dentro de poucas semanas e estou sem ideias sobre o que oferecer. Queria algo único e sentimental, mas que ao mesmo tempo tivesse uso. O que é que se costuma oferecer? Não quero ser materialista, e sei que varia de família para família, mas em termos monetários, qual o valor "normal" de uma prenda para o afilhado no batismo? Nunca fiz isto antes... O Padrinho é do outro lado da família, a prenda será só de mim. Ideias, sugestões?
(edit: Não queria dar dinheiro. Artigos de puericultura em princípio não precisa de nada porque já é o terceiro filho)
Muito obrigada!!!

Sobre JellyBean

✮ O nosso positivo: 27 de Junho 2017 ✮
✮ A maior alegria do mundo: a nossa bebé chegou aos nossos braços a 6 de Março de 2018 ✮
✮ O nosso segundo positivo: 23 de Setembro 2019 ✮

Inesvp -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Segundo sei, de acordo com a tradição a madrinha oferece a roupa mas hoje em dia caiu em desuso essa tradição.

Fale com os pais eles melhor do que ninguém sabem o que precisam. Dinheiro, embora não seja nada original, por norma é o mais comum e sinceramente não vejo mal nenhum em oferecer dinheiro, também tem sempre a opção de oferecer uma peça de ourivesaria (colar, pulseira ou mesmo um porta-retratos em prata..) espero ter ajudado Sorriso

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

Por aqui a madrinha veste o afilhado dos pés à cabeça e compra a vela e a toalha...

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Depende muito dos gostos da família. No meu caso, as madrinhas ofereceram as cadeiras da papa, era o que eu precisava e pedi. Também receberam da família algumas peças em ouro e prata (que nunca usaram). Só mesmo conhecendo os pais...por ex, eu não gosto nada de molduras em prata e as poucas que me deram estão guardadas em gavetas ad eternum, mas há muita gente que gosta.
Se forem pais mais práticos, eu sugeriria um brinquedo de valor mais elevado (por ex. um triciclo ou um cavalinho da chicco) ou até um conjunto de roupa. A parte do simbolismo pode sempre cobrir com um livro, uma foto ou um álbum de fotografias.

soniamst -
Offline
Desde 22 Dez 2016

Acho que isso depende um bocadinho de cada zona do país e do que é usual oferecerem em baptizados, comunhões ou casamentos.
Por aqui, madrinha de dois afilhados com 13 anos de diferença, em ambos os casos ofereci a roupa do baptizado e acessórios e ainda uma peça em ouro a cada um deles, continua a ser o habitual na minha zona.

SK. -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Por aqui o tradicional é a oferta da roupa e alguma peça em ouro/prata. Nós falámos com os padrinhos e pedimos para não oferecerem ouro, ele não iria usar e era um desperdício de dinheiro. Ofereceram uma sessão fotográfica (com pais e padrinhos) e escolheram uma fotografia deles que mandaram imprimir em tela. Eu adorei a ideia, ficámos com fotografias lindas e ele tem uma recordação dos padrinhos que fica bem exposta no quarto dele. O melhor será falar com os pais e tentar saber se há algo que gostariam de ter (ou aquilo que não querem mesmo). Penso que dinheiro seja uma oferta mais comum de convidados, não tanto de padrinhos.