O que fazer?! Extrair ou dar directamente do peito?! | De Mãe para Mãe

O que fazer?! Extrair ou dar directamente do peito?!

Responda
18 mensagens
Maria FRA -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Olá mamãs!!
Estou num dilema 🙄
Quando a minha menina nasceu, como tenho os mamilos invertidos, tive que optar pelos bicos de silicone.
Com o passar dos dias, e depois de voltar para casa, percebemos que ela tinha muitas cólicas, e disseram que poderia ser dos bicos de silicone (dizem os entendidos).
Assim, tivemos que optar por extrair para a máquina o leite e dar no biberão (compramos o da Tommee Tippee). O que é certo é que as cólicas continuam, e nada melhorou...
Como devem de imaginar, toda esta logística é enorme... Tenho que extrair leite o máximo que consiga, e quando não consigo os 240ml (dá para 2 mamadas, porque a minha filha não se fica com pouco) não tenho descanso ... Ora, ela mama de 3/3 horas, tiro o leite, dou o biberão, adormeço-a, e quando dou por mim começo outro ciclo porque está a chegar a hora da próxima mamada!!
Com este testamento todo, apenas queria a vossa opinião...
Pensei em voltar a dar directamente do peito (com bicos de silicone) já que as cólicas continuam e já, mas fico com alguns receios: Será que consigo controlar a quantidade que ela bebe, isto é, não vai ela ingerir menos leite e não engordar?! Essa ideia não agrada muito o pai, porque lá está, não conseguimos controlar quantidades e tal...
O que é certo, é que a logística era outra, e eu sentia-me mais confiante para sair de casa, e qualquer coisa tenho a maminha... Já que neste momento sofro do mal de não querer sair de casa por causa de toda a logística!!

Desculpem o meu texto enormeeeeee... Mas aproveitei agora uns minutos para "deitar cá para fora" tudo 😉😉

Kiss, Kiss 😘

Veronica Valente -
Offline
Desde 21 Jun 2019

Ola mamã quantos meses tem a tua menina? As cólicas são normais, e mesmo a biberao ha a possibilidade de entrar ar e ter cólicas. O meu bebê tem quase dois meses e ha cerca de duas semanas que tiro leite com a bomba mas só do peito esquerdo, e do direito eu coloco o bebe a mamar, isto porque quando ele mama do esquerdo fico com imensas dores porque o bico é mais pequeno.
Realmente não é fácil toda a logística de extrair, dar o biberao, esterilizar tudo... Enfim, compreendo te!
No teu lugar sinceramente eu dava peito com a ajuda dos bicos de silicone, porque não ha nada melhor que aquele contato físico entre mãe e bebê, isto na minha opinião claro! O que podes fazer é se vires que tens muito leite, podes extrair e congelar para mais tarde dar a tua menina.
Se não fosse este problema do meu peito esquerdo eu punha o meu menino a mamar das duas diretamente, é muito mais prático, bonito e único.
Boa sorte mamã.

Veronica Valente -
Offline
Desde 21 Jun 2019

Quanto à quantidade que a tua menina mama ao peito diretamente, se ela largar o bico ao fim de cada mamada e mudares cerca de 6 ou 7 fraldas por dia é porque a tua menina está a alimentar se bem e o que ela ingere é suficiente, contudo podes sempre confirmar com a verificação do peso da menina, se aumenta ou não. Dar mama é de livre demanda, eles mamam sempre que têm fome, tanto seja de 3 em 3 h ou de 2 em 2 horas.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Eu tbm daria com os bicos de silicone. Se está a dar uma trabalheira desgraçada e não vê melhoras para quê o esforço né?
Quanto ao facto de não saberem a quantidade que bebe, o pai que pense assim, o normal é não sabermos mesmo. E os próprios bebés nem sempre têm a mesma fome. Se fizer livre demanda (oferecer quando pedido ao invés de ter um horário), garante que a bebé em princípio não passa fome (a não ser que ela não seja muito boa a mamar, mas isso são outros trezentos). Eu arriscaria á mama sim.

Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

Todas as mães que amamentam não conseguem saber a quantidade de leite que o bébé ingere, é normal, apenas nos guiamos pelo peso, pelas fraldas molhadas e pela boa disposição do bébé... Cólicas é normal, segundo a teoria os bébés a leite materno sofrem menos com cólicas e o meu filhote esteve uma semana a LA porque estive internada e foi nessa semana que teve menos cólicas e fez cócó sozinho, por isso as teorias são lindas mas nisto da maternidade e dos bébés não há fórmulas, cada um é diferente e reage de forma diferente às mesmas coisas... Se não vê melhoras nenhumas nas cólicas para quê esse sacrifício? Volte à maminha, fale com a sua enfermeira, peça para ir pesar a menina antes de voltar à amamentação e pese novamente uns dias depois, assim já fica a saber como está a correr, não fica em stress todo o tempo que espera pela próxima consulta.Foi assim que eu fiz quando vim do hospital e retomei a amamentação, passei a semana no hospital a tirar leite com a bomba mas nunca consegui tirar grande coisa e estava insegura se a produção de leite ia ser suficiente.. Fui ao centro de saúde pesar na 2aF,amamentei nessa semana e voltei para pesar na 6aF,aumentou bem de peso e eu fiquei tranquila!
Quanto ao marido tem de conversar com ele e ele tem que entender que isso das quantidades é transversal a todas as mães que amamentam, enquanto usava os bicos de silicone também não sabia e não havia stress certo? Senão obrigue-o a ficar consigo durante todo esse processo para que ele entenda o quanto é cansativo! Pena não o poder pôr também a experimentar a bomba para ele perceber como é "agradável"... Eu detesto tirar leite com a bomba, e talvez por isso não consigo tirar quase nada, é o psicológico a falar mais alto.
Aqui em casa tudo é conversado e decidido pelos 2 mas se há assunto em que o meu marido deixa as decisões nas minhas mãos é a amamentação, as mamas são minhas, sou eu que fico com os mamilos doridos(o meu filhote já tem 2 dentes e às vezes magoa!), sou eu que me levanto de noite para dar de mamar, e há alturas em que sinto literalmente que passo o dia todo a dar de mamar!

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

de facto, estes tempos são um stress.....passei por isso também, dava com bicos de silicone, ele berrava berrava..mas no meu caso não tirava leite, complementava com suplemento, eu nem à casa de banho conseguia ir porque era dar mama durante um tempo infinito, dar suplemento, limpar cocó, levar com as horas de choro, enfim uma trabalheira.....com o tempo as cólicas vão passando, tudo vai melhorar...força! vem cá gritar quando te apetecer!

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

É a 2a vez que amamento, faço o melhor mas não entro em loucuras e sempre achei que o melhor para eles é a nossa saúde mental. Beber leite materno e ter a mãe "triste, desiludida" não sei o que será melhor. Também não tenho uma relação fácil com a amamentaçao, não tenho muito leite. Para aguentar só a leite materno, tenho de estimular bastante, beber muita água, suplementos.
O que faz, se fosse por muito tempo, para mim seria impossível, é de deixar-nos loucas. Nós nunca sabemos a quantidade que mamam, eu voltava a dar de mamar com os bicos de silicone. Depende muito do bebé, se está habituada à facilidade do biberão na mama pode mamar menos, mas engordar um pouco menos não significa que não seja saudável.
Começar a evitar sair, ir jantar, almoçar, etc, não vai fazer bem. Eu tentava a mama de novo, a não ser possível daria leite artificial na rua, mas fechar-me em casa era para pirar em pouco tempo.

chiclete -
Offline
Desde 23 Jan 2016

Eu voltaria a dar com os bicos de silicone e, tendo possibilidade, falar com uma CAM para verificarem a pega. Dito isto o bebé poderá ter cólicas independentemente do método de aleitamento. Com o meu filho estar no sling na posição vertical ajudava a arrotar correctamente.
Quanto às quantidades, ninguém que amamenta sabe a quantidade que o bebé ingere, as fraldas e a disposição do bebé são suficientes.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Oh coitada, que trabalheira dos diabos! Volta aos bicos de silicone. Ter cólicas é normal, seja com bicos de silicone ou não. Eu amamentei a minha filha e nunca tive bomba, dava apenas mama em livre demanda, parecia ficar satisfeita, aumentava o peso, sujava as fraldas, mãe sossegada. Usei bicos de silicone nas primeiras semanas porque os meus eram rasos e não notei que tivesse cólicas nessa altura, mais para a frente teve algumas vezes e eu já não usava os bicos de silicone.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Olá,
passei exatamente pelo mesmo dilema… Mas como de início não tive logo leite acabei por conciliar com fórmula, como dava a fórmula no beberão a pega no bico de silicone ficou ainda mais difícil, então comecei a extrair… É muito trabalhoso, e eu como digo conciliava com a fórmula, se não tivesse esse bónus acho que dava em doida, é muito exigente alimentar exclusivamente com leite nosso… Portanto é normal tudo o que está a passar… Mas eu voltaria aos bicos de silicone, as cólicas são uma lotaria e já viu que não faz diferença dar no biberão. Boa sorte!

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Olá,
passei exatamente pelo mesmo dilema… Mas como de início não tive logo leite acabei por conciliar com fórmula, como dava a fórmula no beberão a pega no bico de silicone ficou ainda mais difícil, então comecei a extrair… É muito trabalhoso, e eu como digo conciliava com a fórmula, se não tivesse esse bónus acho que dava em doida, é muito exigente alimentar exclusivamente com leite nosso… Portanto é normal tudo o que está a passar… Mas eu voltaria aos bicos de silicone, as cólicas são uma lotaria e já viu que não faz diferença dar no biberão. Boa sorte!

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Os meus mamilos são bem saídos e teve “cólicas” na mesma porque todos os bebés, com mais ou menos intensidade, têm cólicas. Todos os bebés precisam de amadurecer o seu sistema digestivo, e todos têm que fazer força para treinar os músculos. Uns bebés sofrem mais com o desconforto do que outros, mas por regra, apartir dos 3 meses nota-se uma melhoria.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Mamilos invertidos nao obrigam a bicos de silicone. Eu também nao tenho mamilos, na maternidade impinguiram-me os bicos de silicone, que eu detestava, e ao fim de 10 dias estava a amamentar sem bicos e sem mamilo. Os bebés só tem de apanhar o jeito e depois mamam, nao precisam de bicos para nada. Eu daria com o mamilo de silicone e para o fim da mamada, quando estivesse mais saciada, tirava o bico a ver se pegava. Quando estao esganados com fome é que nao comvém fazer alteracoes, só quando já tem a barriga mais cheia e estao menos irritados.
Quanto a nao saber o que ingerem é o mal de todas as maes que amamentam. Tem de confiar que sim, controlar o peso e os xixis. Eu amamentei imenso tempo e era raro ver uma gota de leite, ás vezes até duvidava se existia. Mas ela crescia.

sarapmcosta -
Offline
Desde 08 Fev 2019

Olá mamã, eu uso os bicos de silicone desde que o meu bebé nasceu. Tenho os bicos pequenos e ele não agarrava o peito. Abria a boca à procura e desesperava. Comecei a usar e nunca mais tive problemas com a pega nem ele teve cólicas até agora, vai de cada bebé. E quanto ao peso, na última pesagem ele engordou 650g em 2 semanas.

Maria FRA -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Olá mamãs!!
Antes demais quero agradecer a todas pela vossa ajuda e conselhos!! Para mim, foi bastante valioso 😉
Ontem comecei a dar leite directamente do peito, com os bicos de silicone e quando ela se encontrava mais saciada tirava o bico e dava directamente da mama (assim como a BagaLaranja aconselhou 👍)
Para a noite, ela mamou entre as 21h30 e as 23h, adormeceu e por volta da 1h da manhã acordou com alguns gases e só ficou mais tranquila quando a levei ao peito.
Bem, isso é que foi uma trabalheira... Não largava a minha mama, aterrava e voltava a querer!
Até que às 3h30 manhã, vomitou um pouco, ficamos nervosos e pensei "Talvez seja leite a mais, só depois das 3 horas voltas a mamar", e depois o pai lá conseguiu que ela adormecesse... Isto por volta das 4h manhã. Devo dizer que a minha filha tem muitas vezes aquelas crises para dormir 😬 ...
Adormeceu até às 9h, aliás adormecemos todos de tanto cansaço (já que o dia de ontem foi um pouco complicado para nós, fomos repetir o rastreio auditivo da menina e voltamos em Setembro porque há uma frequência que não está ok do ouvido direito. Ficamos strexados!!)
As minhas mamas estavam muito cheias (tive que ir passar água quente para aliviar), e o que acontece é que ela mamou apenas da mama direita, arrotou, recusou a 2a, e aterrou completamente 🙄
Lamento o meu testamento...
Com isto, o que quero questionar é se não há problema em não lhe dar a 2a mama e ainda se torna complicado perceber quando ela fica saciada de vez com a mamada.
Hoje vou à enfermeira pesar a menina, e vou ver se posso ir lá novamente na 6a para perceber se ela está a engordar ou não!
Mais uma vez obrigada a todas!!

Kiss, Kiss 😘

Maria FRA -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Olá mamãs!!
Antes demais quero agradecer a todas pela vossa ajuda e conselhos!! Para mim, foi bastante valioso 😉
Ontem comecei a dar leite directamente do peito, com os bicos de silicone e quando ela se encontrava mais saciada tirava o bico e dava directamente da mama (assim como a BagaLaranja aconselhou 👍)
Para a noite, ela mamou entre as 21h30 e as 23h, adormeceu e por volta da 1h da manhã acordou com alguns gases e só ficou mais tranquila quando a levei ao peito.
Bem, isso é que foi uma trabalheira... Não largava a minha mama, aterrava e voltava a querer!
Até que às 3h30 manhã, vomitou um pouco, ficamos nervosos e pensei "Talvez seja leite a mais, só depois das 3 horas voltas a mamar", e depois o pai lá conseguiu que ela adormecesse... Isto por volta das 4h manhã. Devo dizer que a minha filha tem muitas vezes aquelas crises para dormir 😬 ...
Adormeceu até às 9h, aliás adormecemos todos de tanto cansaço (já que o dia de ontem foi um pouco complicado para nós, fomos repetir o rastreio auditivo da menina e voltamos em Setembro porque há uma frequência que não está ok do ouvido direito. Ficamos strexados!!)
As minhas mamas estavam muito cheias (tive que ir passar água quente para aliviar), e o que acontece é que ela mamou apenas da mama direita, arrotou, recusou a 2a, e aterrou completamente 🙄
Lamento o meu testamento...
Com isto, o que quero questionar é se não há problema em não lhe dar a 2a mama e ainda se torna complicado perceber quando ela fica saciada de vez com a mamada.
Hoje vou à enfermeira pesar a menina, e vou ver se posso ir lá novamente na 6a para perceber se ela está a engordar ou não!
Mais uma vez obrigada a todas!!

Kiss, Kiss 😘

Maria FRA -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Olá mamãs!!
Antes demais quero agradecer a todas pela vossa ajuda e conselhos!! Para mim, foi bastante valioso 😉
Ontem comecei a dar leite directamente do peito, com os bicos de silicone e quando ela se encontrava mais saciada tirava o bico e dava directamente da mama (assim como a BagaLaranja aconselhou 👍)
Para a noite, ela mamou entre as 21h30 e as 23h, adormeceu e por volta da 1h da manhã acordou com alguns gases e só ficou mais tranquila quando a levei ao peito.
Bem, isso é que foi uma trabalheira... Não largava a minha mama, aterrava e voltava a querer!
Até que às 3h30 manhã, vomitou um pouco, ficamos nervosos e pensei "Talvez seja leite a mais, só depois das 3 horas voltas a mamar", e depois o pai lá conseguiu que ela adormecesse... Isto por volta das 4h manhã. Devo dizer que a minha filha tem muitas vezes aquelas crises para dormir 😬 ...
Adormeceu até às 9h, aliás adormecemos todos de tanto cansaço (já que o dia de ontem foi um pouco complicado para nós, fomos repetir o rastreio auditivo da menina e voltamos em Setembro porque há uma frequência que não está ok do ouvido direito. Ficamos strexados!!)
As minhas mamas estavam muito cheias (tive que ir passar água quente para aliviar), e o que acontece é que ela mamou apenas da mama direita, arrotou, recusou a 2a, e aterrou completamente 🙄
Lamento o meu testamento...
Com isto, o que quero questionar é se não há problema em não lhe dar a 2a mama e ainda se torna complicado perceber quando ela fica saciada de vez com a mamada.
Hoje vou à enfermeira pesar a menina, e vou ver se posso ir lá novamente na 6a para perceber se ela está a engordar ou não!
Mais uma vez obrigada a todas!!

Kiss, Kiss 😘

chiclete -
Offline
Desde 23 Jan 2016

Não há problema em não dar a segunda mama, até há quem defenda que é melhor só dar um lado de cada vez. Acho que não fará sentido pesagens tão próximas num bebé de um mês a menos que indicadas pelo médico assistente.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?