Quando um filho é "melhor" que outro | De Mãe para Mãe

Quando um filho é "melhor" que outro

Responda
6 mensagens
Patisa Oliveira -
Offline
Desde 12 Maio 2014

Olá, boa noite mamãs!!
Sou mãe de duas meninas fabulosas, fantásticas! A mais velha, a Sofia, vai fazer 3 anos, a mais nova, a Isabel, fez 1 aninho há dias.
Elas são muito diferentes de aspecto.
A Sofia tem cabelo castanho claro e uns olhos grandes castanhos. Tem um rosto perfeito, um ar muito doce. Claro que sou suspeita mas acho que ela é lindíssima!
A irmã é loira, olhos azuis. Lindíssima também.
O pior é que toda a gente se mete com ela: "Ai, que olhos tão lindos" e outras coisas mais efusivas. Depis olham para a mais velha e saem frases do género: "Ah! Também é bonita."
A Sofia começa a perceber a diferença de tratamento. Já me perguntou, e partiu-me o coração, se era tão bonita como a Isabel.
Como é que lido com esta situação?
Porque é que nós nos babamos por uns olos azuis e menosprezamos os castanhos?

.

Patrícia

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Eu cresci com isso. Tenho um irmão lindíssimo, com uns olhos enormes azul-céu. Toda a vida ouvi que o meu irmão era LINDO e eu...também era bonita Triste Cheguei a ter um avô a dizer-me isto e mesmo a minha mãe nunca fez segredo de que achava que o meu irmão é que era bonito (até porque é parecido com a família materna, ao passo que eu sou mais parecida com o meu pai). O que queres que te diga? Que a tua filha vai perceber? Vai, de certeza e nem é preciso que lhe digam na cara. Mas não vai morrer disso, vai encontrar defesas e é nisso que tens de apostar. No reforço da autoestima, em manifestações de carinho, etc. Boa sorte

Khuya -
Offline
Desde 13 Nov 2016

Olá! Eu muito sinceramente babo-me quando vejo uma criança de olhos azuis.. e muitas pessoas dão elogios porque não diria "raro" mas poucas pessoas o teem. Tente confortar a sua filha mais velha, com coisas do tipo "ah ela é mais bebezinha mas quando tu eras diziam que tinhas um lindo cabelo, uns lindos olhos, estavam-te sempre a elogiar". Ambas elas devem ser lindissimas. Cada uma com a sua qualidade. Sei que para si deve ser um pouco frustante ouvir a sua filha a perguntar-lhe isso, mas acho super normal.. quando nasci o meu irmão também sentiu-se mais "inferior" a mim pois nasci com olhos azuis e era loirinha tambem, mas com o tempo mudaram para verdes e minha mãe sempre diz que o confortava para ele não se sentir assim. Beijinho

Catinha Correia -
Offline
Desde 23 Jul 2013

Eu vivi com isso porque tenho olhos azuis e grandes... Não tenho é irmãos mas eu detestava que me falassem nisso e usei desde miúda óculos de sol até para tapar os olhos... Na adolescência Até tentei usar lentes para ficar de olhos castanhos tal o complexo... as tantas já perguntava a minha mãe se as pessoas só me achavam bonita pelos olhos, se eu mesmo que fosse gorda e burra iam na mesma olhar só para os olhos e dizer que era bonita só por isso... Diz-lhe que ela é linda e boa menina e super inteligente, tal como a mana mas que as pessoas só vêm o exterior da até por ser mais nova...reforça a autoestima dela...
Beijinhos

A tentar desde 2013...
- 18 Janeiro 2016 - ICSI (Hiperestimulaçao) sem transferência
- TEC 16 Maio 2016 - 1 embrião (negativo)
- TEC 12 Julho 2016 - 2 embriões (à espera do beta... vai ser desta!) E foi desta! Beta-290
- Restam 4 congelados
19 MARÇO 2017 NASCEU O AMOR DA MINHA VIDA

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

passei por isso com a minha irmã (que é mais velha).. eu sou loira com olhos verdes e ela tem o cabelo castanho claro e olhos mais castanhos (apesar de terem um pouco de verde).. o resultado? ela tinha baixa auto estima e desde criança q ficou com muitos ciumes... desenhava a família (ela e os meus pais) dentro de casa e eu fora lá num canto.. a minha mae levou a a um psicólogo para ajudar..
o que é certo é que nunca nos demos muito bem (só nos últimos anos é que começamos a dar nos melhor).. eu quando estou com amigos com filhos, eu tento sempre dar mais atenção aos que não têm olhos azuis (temos amigos com filhos loirinhos e olho claro e outros com filhos morenos e olhos castanhos).. não acho correcto pessoas adultas dizerem isso à frente das crianças pq afecta.. eu viro as minhas atenções para os miúdos morenos e com olho castanho para não verem que todos os adultos só elogiam os outros com olhos claros enquanto muitos apenas elogiam os "olhos claros".. cada um pode e tem o direito de pensar o que quiser, mas falta a muita gente saber guardar os seus pensamentos.. não se elogia assim uma criança à frente da outra, muito menos quando são irmãos..

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Concordo com tudo o que as mamãs disseram antes. O importante é reforçar a autoestima, principalmente a elogiar feitos dela e não apenas a imagem. Se ela se transformar numa criança (e depois mulher) divertida, inteligente, amiga do próximo, ninguém vai dar importância nenhuma à cor dos olhos Careta

Já agora, eu tb tenho olhos castanhos, mas tipo um castanho mesmo banal (já a minha irmã tem um castanho muito escuro quase preto que é mais "raro") e nunca achei grande especialidade, mas que o meu namorado pelos vistos ADORA.... pode ter alguma coisa a ver com o facto de toda a família dele ter olhos azuis, então ele dá muita importância aos castanhos Espertalhão ... Who would know?