Quando um filho é mais bonito do que o outro | De Mãe para Mãe

Está aqui

Quando um filho é mais bonito do que o outro

Responda
6 mensagens
mafalda7785 -
Offline
Desde 08 Dez 2017

Tenho 2 filhas. A Maria Rita com 8 anos, tem o cabelo castanho bastante encaracolado, muito difícil de domar, e uns olhos escuros e aida tem o azar de usar óculos. A Ana Carolina com 5 anos tem um cabelo liso e forte num loiro bem bonito e uns olhos grandes azuis acinzentados. Claro está que sempre que estamos com alguém ou mesmo as pessoas na rua elogiam a beleza da pequena com comentários como "que olhos lindos" "parece um anjinho/ uma princesa" "quem me dera ter esse cabelo" "podia fazer catálogos" e depois limitam-se a dizer que a outra "também é bonita" ou também "não é feia" ou até nem dizem nada. A minha filha agora começa a reparar muito nisso e já me tem perguntado a chorar se é assim tão mais feia do que a mana ou porque é que não pode ser bonita como ela. Eu tento sempre dizer-lhe que também é bonita mas à sua maneira e que as pessoas só comentam mais a mana porque é mais pequenina e explico-lhe que também tem outras características que a mana não tem e que são muito poisitivas. Só que ela cada vez fica menos convencida com isso e e diz que não é só o que as pessoas dizem porque ela também tem olhos e consegue ver que é mais feia e agora até já trata mal a mana e isso parte-me o coração. É verdade que não tem todas aquelas características que as revistas, a televisão e os anúncios tanto nos impingem como o padrão de beleza e também é verdade que a pequena dá muito mais nas vistas, mas isso não quer dizer que não seja também bonita e não quero que cresça com esses complexos ou que ganhe algum sentimento negativo em relação à mana que não tem culpa nenhuma de ser como é. Mães que têm um filho claramente mais bonito aos olhos dos outros do que o outro, como reagem a estas questões? O que fazem para que se sintam confiantes com eles mesmos e não fiquem com uma auto-estima baixa?

Desde 19 Set 2017

É um assunto delicado visto que se trata de uma criança. Claro que ha muita falta de bom senso por parte dos adultos que nao deveriam diferenciar e privilegiar dessa maneira uma das irmãs, claro que isso afeta a auto estima principalmente dos mais novos. Faça o que puder para chamar à atençao pelo menos dos mais próximos para não o fazer. E se calhar tente perceber se ha alguma forma de melhorar os aspectos que ela nao gosta nela, por exemplo o estilo de oculos, esticar de vez em quando o cabelo, ou o tipo de roupa, claro que isso não é solução mas talvez ela goste mais de se ver e sinta melhor com ela própria, isto tudo acompanhado de muita conversa e apoio. A beleza é muito relativa, ja diz o dito popular "coitado do amerelo se toda a gente gostasse do verde" , a beleza está nos olhos de quem a vê. Claro que ao longo da nossa vida vamos sempre cruzar com pessoas mais ou menos "vistosas" que nós, faz parte, sendo irmão ou não mas todos somos bonitos à nossa maneira e beleza não é sinónimo de felicidade. De qualquer forma com 8 anos ainda vai passar por muitas transformações. Se ainda assim nao resultar se calhar um psicólogo pode ajudar. É preciso ter muita paciência e compreensão, acima de tudo nao desvalorizar de nenhuma forma o assunto.

Submetido por Cláudia Rodrigues1 em Sáb, 09/12/2017 - 11:45
Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

atenção. a mãe que postou tem um nick identificável, tem os nomes das filhas na assinatura. é muito fácil de reconhecer, a filha mais velha, dentro de alguns anos, andará pela internet, e poderá ler que a mãe não a acha bonita....anonimato please!

Submetido por Marina4 em Qua, 13/12/2017 - 10:08
Brunafmc -
Offline
Desde 15 Set 2017

Marina4 escreveu:
atenção. a mãe que postou tem um nick identificável, tem os nomes das filhas na assinatura. é muito fácil de reconhecer, a filha mais velha, dentro de alguns anos, andará pela internet, e poderá ler que a mãe não a acha bonita....anonimato please!

Em lado algum li que a mamã não acha a filha bonita! A mãe pergunta como acontece com outras mães nestas situações "aos olhos dos outros"...

Submetido por Brunafmc em Sex, 15/12/2017 - 03:18
Sobre Brunafmc

Mãe do Francisco (08/02/2012)
à espera da Lara DPP 26/10/2017
Amor para a vida toda!

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Brunafmc escreveu:

Marina4 escreveu:atenção. a mãe que postou tem um nick identificável, tem os nomes das filhas na assinatura. é muito fácil de reconhecer, a filha mais velha, dentro de alguns anos, andará pela internet, e poderá ler que a mãe não a acha bonita....anonimato please!

Em lado algum li que a mamã não acha a filha bonita! A mãe pergunta como acontece com outras mães nestas situações "aos olhos dos outros"...

Yep.
Claramente a outra mamã leu coisas que não foram ditas/escritas.

Submetido por carlabrito em Sex, 15/12/2017 - 08:48
LiLino -
Offline
Desde 13 Ago 2007

Eu tenho duas filhas bastante diferentes, uma loira de olhos claros e uma morena de olhos escuros. Por natureza as pessoas acham a mais nova (olhos claros) muito bonita e por vezes dizem, da mesma forma que outras vezes acontece o contrário. Aquilo que eu lhes tento mostrar é que o conceito de beleza é relativo. Não gostamos todos do mesmo, por isso naturalmente não temos a mesma opinião sobre tudo. Acho que é isso que pode incutir À sua filha.

Submetido por LiLino em Sex, 15/12/2017 - 15:15
Sobre LiLino

Mãe das duas princesas mais lindas do universo.

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?