Quando começar as sopinhas | De Mãe para Mãe

Quando começar as sopinhas

Responda
6 mensagens
MariaRNeves -
Offline
Desde 11 Mar 2019

Olá meninas ,
A minha bebé daqui a duas semanas já faz 6 meses. Está em exclusivo a leite materno e entretanto vou iniciar a sopinha .
No entanto em tempo de pandemia acabei por ficar sem pediatra que cancelou as consultas para ajudar num outro hospital nesta fase. Também tenho consulta no médico de família só para o mês que vem e nem vai ser no meu centro saúde nem com a minha médica , pois aqui na minha zona distribuíram as pessoas por vários centros de saúde e aquele para onde vou só atende bebés e crianças para as pessoas não estarem todas misturadas . A minha pediatra não me responde as mensagens então terei de iniciar este processo sem aconselhamento médico para já . Também não é nenhum bicho de sete cabeças e sei bem o que tenho de fazer mas é sempre bom o aconselhamento médico não é?mas pronto paciência .
O que vos queria perguntar , a quem começou as sopinhas só aos 6 meses , em que altura mais ou menos começaram ? Estou a pensar começar uma semana antes da minha bebé fazer 6 meses.
Vou começar com a sopa de batata e cenoura ao almoço e passado uma semana meto a fruta a sobremesa .
Sei que muita gente começa com sopa e fruta ao mesmo tempo mas uma amiga minha diz que só deu fruta passado uma semana por causa da mistura de sabores . Uma semaninha para se habituar a sopa e só depois dar a fruta .
Contém - me como fizeram.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Fiz exactamente assim: primeiro sopa e uma semana depois a fruta. Por acaso tive de desistir rapidamente da cenoura pois provocava obstipação e substitui pela abóbora. Foi essa a base : batata, cebola e abóbora. Depois ia juntando outros legumes. Por acaso achei muito interessante estes esquemas, espero que ajude.
https://www.nacadeiradapapa.com/2017/09/sopas-para-o-dia-a-dia.html
https://www.nacadeiradapapa.com/2017/11/primeiras-sopas-do-bebe.html
.
Ah, como disse, a ideia era introduzir a fruta apenas quando ele já aceitasse a sopa mas a verdade é que tipo 5 dias depois ele praticamente ainda não comia nada da sopa (não parecia perceber o conceito de comida á colher 🤣) e então dei uma colher de banana esmagada que ele adorou e depois já engoliu a sopa. Por isso, cada caso é um caso.
.
Tenha só atenção depois não se esquecer de introduzir o glúten, muito importante fazer nestes meses... Ou através de papa ou massinhas na sopa Piscar o olho .

Sobre CatiaS_S

Agosto 2016: Vamos tentar ter um filhote!
Set-Out 2016: Consultas, exames, análises; Folicil e Yodafar
Novembro 2016: Começam os treinos
10 Maio 2017: Positivo ao 5º ciclo Espertalhão
DPP: 11 Janeiro.....e se não quiser nascer, indução marcada para dia 17...
http://outroblogsobrematernidade.blogspot.pt/

MariaRNeves -
Offline
Desde 11 Mar 2019

CatiaS_S escreveu:
Fiz exactamente assim: primeiro sopa e uma semana depois a fruta. Por acaso tive de desistir rapidamente da cenoura pois provocava obstipação e substitui pela abóbora. Foi essa a base : batata, cebola e abóbora. Depois ia juntando outros legumes. Por acaso achei muito interessante estes esquemas, espero que ajude.https://www.nacadeiradapapa.com/2017/09/sopas-para-o-dia-a-dia.htmlhttps://www.nacadeiradapapa.com/2017/11/primeiras-sopas-do-bebe.html
.
Ah, como disse, a ideia era introduzir a fruta apenas quando ele já aceitasse a sopa mas a verdade é que tipo 5 dias depois ele praticamente ainda não comia nada da sopa (não parecia perceber o conceito de comida á colher 🤣) e então dei uma colher de banana esmagada que ele adorou e depois já engoliu a sopa. Por isso, cada caso é um caso.
.
Tenha só atenção depois não se esquecer de introduzir o glúten, muito importante fazer nestes meses... Ou através de papa ou massinhas na sopa .

Obrigada pelas dicas . Estou a pensar introduzir a papa com glúten 3 semanas depois da sopa .

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Eu fiz como a Cátia tb. Iniciei mesmo no dia em que fez os 6 meses

Desde 24 Maio 2017

Eu iniciei a sopa com a base de 3 legumes (batata, cenoura e abóbora) isto porque a cenoura prende mas a abóbora solta e há um equilíbrio. No final dos legumes cozidos e passados, na hora de servir deitar um fio de azeite e mexer.
A base mantém mas a cada três dias juntar um novo ingrediente (junta um durante 3dias e tira e junta outro). Corgete, cebola, alface, arroz... Eu dava a fruta cozida como sobremesa e não como refeição.
A dica do glúten é muito importante. Aos 6meses deve ser introduzido.

-Agora tens que ver se a tua bebé gosta da sopa cremosa ou mais grossa. Aos poucos vais conhecendo...

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
é indiferente o dia em que começa. Só tem de garantir que só muda ingredientes de 3 em 3 dias e que dá alimentos para a idade (deve encontrar uma tabela algures na net). Confesso que só dei valor a este "pormenor" (não alterar nada durante 3 dias) quando vi o meu segundo filho às manchas (reação à papa lactea, apesar de já ter comido antes). Ainda tentei dar iogurtes, mas coloquei de lado os lacteos até aos 12 meses (aí já sem problemas).
Quanto ao gluten: a primeira papa foi sem gluten (dei umas amostras), só introduzi o gluten na embalagem seguinte. Fiz papas caseiras ao mais novo. Comprava farinha integral (de preferência) e cozia juntamente com fruta. Guardava em frascos de vidro.
Ah... por volta dos 4 meses comecei a dar água com uma colher para se ir habituando.
Felicidades!

Outros tópicos relacionados

Espasmos
O meu bebé com 5 semanas costuma ter uns espasmos num pé, numa mão e tremeliques no lábio de baixo. Será normal??
Quem já ouviu falar e resultados
Boa tarde alguém já ouviu falar do chá uxi amarelo e unha de gato+?? Resultoi
Dor nas pernas frequentes com 5 anos
Ola mamas. Queria uma opiniao a minha princesa esta com 5 anos e ja alguns meses eque se queixa com dores nas pernas. Sera normal ? Alguem ja passou pelo mesmo? E que ela chora mesmo com as dores e ultimamente tem se agravado
Clinica iera, alguém já ouviu falar?
Ola meninas, em janeiro quero começar o novo tratamento então estava a pesquisar as clinicas no privado e encontrei esta da iera lisboa, alguém sabe me diz alguma coisa sobre essa clinica, as taxas de sucesso ,o atendimento, os tratamentos.....
Alternativa para casais com baixa reserva ovariana... Armazenamento de embriões?! Já alguém ouviu falar ou fez?
“Armazenamento” ou coleta de embriões: Como alternativa, as induções podem ser repetidas, isto é, os óvulos são coletados em duas ou três induções diferentes ( em meses seguidos ou não), fertilizados, congelados (vitrificados) e transferidos, de uma...
mamilo comprido
Ola meninas Estou a começar a tentar amamentar o meu menino e não esta a ser nada fácil. Tenho os mamilos muito grandes e ele não consegue fazer uma boa pega. Fica só a chuchar no mamilo em vez de abocanhar a aureola tb. Resultado em 5 mamadas tenho...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?