Quando começar as sopinhas | De Mãe para Mãe

Quando começar as sopinhas

Responda
6 mensagens
MariaRNeves -
Offline
Desde 11 Mar 2019

Olá meninas ,
A minha bebé daqui a duas semanas já faz 6 meses. Está em exclusivo a leite materno e entretanto vou iniciar a sopinha .
No entanto em tempo de pandemia acabei por ficar sem pediatra que cancelou as consultas para ajudar num outro hospital nesta fase. Também tenho consulta no médico de família só para o mês que vem e nem vai ser no meu centro saúde nem com a minha médica , pois aqui na minha zona distribuíram as pessoas por vários centros de saúde e aquele para onde vou só atende bebés e crianças para as pessoas não estarem todas misturadas . A minha pediatra não me responde as mensagens então terei de iniciar este processo sem aconselhamento médico para já . Também não é nenhum bicho de sete cabeças e sei bem o que tenho de fazer mas é sempre bom o aconselhamento médico não é?mas pronto paciência .
O que vos queria perguntar , a quem começou as sopinhas só aos 6 meses , em que altura mais ou menos começaram ? Estou a pensar começar uma semana antes da minha bebé fazer 6 meses.
Vou começar com a sopa de batata e cenoura ao almoço e passado uma semana meto a fruta a sobremesa .
Sei que muita gente começa com sopa e fruta ao mesmo tempo mas uma amiga minha diz que só deu fruta passado uma semana por causa da mistura de sabores . Uma semaninha para se habituar a sopa e só depois dar a fruta .
Contém - me como fizeram.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Fiz exactamente assim: primeiro sopa e uma semana depois a fruta. Por acaso tive de desistir rapidamente da cenoura pois provocava obstipação e substitui pela abóbora. Foi essa a base : batata, cebola e abóbora. Depois ia juntando outros legumes. Por acaso achei muito interessante estes esquemas, espero que ajude.
https://www.nacadeiradapapa.com/2017/09/sopas-para-o-dia-a-dia.html
https://www.nacadeiradapapa.com/2017/11/primeiras-sopas-do-bebe.html
.
Ah, como disse, a ideia era introduzir a fruta apenas quando ele já aceitasse a sopa mas a verdade é que tipo 5 dias depois ele praticamente ainda não comia nada da sopa (não parecia perceber o conceito de comida á colher 🤣) e então dei uma colher de banana esmagada que ele adorou e depois já engoliu a sopa. Por isso, cada caso é um caso.
.
Tenha só atenção depois não se esquecer de introduzir o glúten, muito importante fazer nestes meses... Ou através de papa ou massinhas na sopa Piscar o olho .

MariaRNeves -
Offline
Desde 11 Mar 2019

CatiaS_S escreveu:
Fiz exactamente assim: primeiro sopa e uma semana depois a fruta. Por acaso tive de desistir rapidamente da cenoura pois provocava obstipação e substitui pela abóbora. Foi essa a base : batata, cebola e abóbora. Depois ia juntando outros legumes. Por acaso achei muito interessante estes esquemas, espero que ajude.https://www.nacadeiradapapa.com/2017/09/sopas-para-o-dia-a-dia.htmlhttps://www.nacadeiradapapa.com/2017/11/primeiras-sopas-do-bebe.html
.
Ah, como disse, a ideia era introduzir a fruta apenas quando ele já aceitasse a sopa mas a verdade é que tipo 5 dias depois ele praticamente ainda não comia nada da sopa (não parecia perceber o conceito de comida á colher 🤣) e então dei uma colher de banana esmagada que ele adorou e depois já engoliu a sopa. Por isso, cada caso é um caso.
.
Tenha só atenção depois não se esquecer de introduzir o glúten, muito importante fazer nestes meses... Ou através de papa ou massinhas na sopa .

Obrigada pelas dicas . Estou a pensar introduzir a papa com glúten 3 semanas depois da sopa .

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Eu fiz como a Cátia tb. Iniciei mesmo no dia em que fez os 6 meses

Desde 24 Maio 2017

Eu iniciei a sopa com a base de 3 legumes (batata, cenoura e abóbora) isto porque a cenoura prende mas a abóbora solta e há um equilíbrio. No final dos legumes cozidos e passados, na hora de servir deitar um fio de azeite e mexer.
A base mantém mas a cada três dias juntar um novo ingrediente (junta um durante 3dias e tira e junta outro). Corgete, cebola, alface, arroz... Eu dava a fruta cozida como sobremesa e não como refeição.
A dica do glúten é muito importante. Aos 6meses deve ser introduzido.

-Agora tens que ver se a tua bebé gosta da sopa cremosa ou mais grossa. Aos poucos vais conhecendo...

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
é indiferente o dia em que começa. Só tem de garantir que só muda ingredientes de 3 em 3 dias e que dá alimentos para a idade (deve encontrar uma tabela algures na net). Confesso que só dei valor a este "pormenor" (não alterar nada durante 3 dias) quando vi o meu segundo filho às manchas (reação à papa lactea, apesar de já ter comido antes). Ainda tentei dar iogurtes, mas coloquei de lado os lacteos até aos 12 meses (aí já sem problemas).
Quanto ao gluten: a primeira papa foi sem gluten (dei umas amostras), só introduzi o gluten na embalagem seguinte. Fiz papas caseiras ao mais novo. Comprava farinha integral (de preferência) e cozia juntamente com fruta. Guardava em frascos de vidro.
Ah... por volta dos 4 meses comecei a dar água com uma colher para se ir habituando.
Felicidades!