qual é a vossa opiniao | De Mãe para Mãe

qual é a vossa opiniao

Responda
8 mensagens
sonia R B -
Offline
Desde 06 Out 2017

Ola a todas eu tenho duas sobrinhas que tem apenas dois anos de diferença e sempre que uma fas anos à prenda para as duas a mesma coisa. Foram asim abituadas desde pequenas a minha opiniao em relacao á minha filha, já disse as pessoas que fazem isso. Nao quero que comprem prendas para a minha filha quando as primas fazem anos porque é o dia delas. E mesmo que a minha filha tivesse irmaos nao ia querer que acontecesse essa situaçao qual é a vossa opiniao o que acham melhor obrigada.

Ana Svensson -
Online
Desde 23 Abr 2017

Também conheço casos em que quando um irmão faz anos, há prendas para os dois. A mim isso parece-me absurdo. Nunca foi assim comigo e com a minha irmã e também não é com os meus filhos. Cada um recebe prendas no seu dia de anos.

sphiren -
Offline
Desde 04 Set 2011

A minha opinião é que depende do que se celebrar e como se entende fazer isso. Tem tanta lógica darem prendas aos dois filhos como dar á própria mãe, pai ou avós. Já vai de como entenderem celebrar, que sentido dão aquela data e como a querem vivenciar, que valores pretendem passar.
Porquê que damos prendas ao aniversariante? O que significa isso para nós? Temos que desconstruir um pouco estes conceitos.
No meu caso, quando há algum aniversariante no meu meio eu opto por presentear, é uma forma de recompensar aquela pessoa pelo valor que tem para nós, mais um ano, mais um marco. Mas não condeno outros métodos de forma alguma. E se no nosso aniversário fosse normal presentear a nossa mãe por nos ter dado vida? Tudo depende do que se quiser celebrar ao fim de um marco de mais um ano de vida.

jkel -
Offline
Desde 29 Abr 2012

Eu discordo.
Quando oferecemos uma prenda a um aniversariante estamos a presenteá-lo por mais um ano de vida. O irmão ou irmã deverá ser presenteado no seu dia. Oferecer um presente aos dois é dar menos importancia ao aniversariante e ao mesmo tempo a sobrevalorizar o irmão(ã) sem motivo.
As crianças devem ser ensinadas desde pequenas a saber partilhar e a saber aceitar que os outros recebam presentes sem que isso os afecte.
Eu nunca invejei os presentes do meu irmão nem ele os meus. Os meus sobrinhos tambem não se invejam nos presentes e a minha filha não se importa nada quando os primos fazem anos.
Por essa lógica cada vez que a minha filha fosse a um aniversario dos amiguinhos da escola tinha que levar presentes para todas as crianças convidadas Espertalhão Agora a sério, quando faz o que acha melhor e se os pais querem dar presentes aos dois filhos ao mesmo tempo é com eles, agora não podem é impor que o resto da familia faça o mesmo Sorriso

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

Não concordo. Aliás, acho mesmo um grand erro. As crianças vão ser habituadas a que sempre que uma tem algo a outra também tem se ter independentemente de ser meritório ou não. Para mim não faz sentido. O dia de aniversário é o dia especial aquela criança e só dela. Se se dá prendas a ambas deixa de ser o dia especial.
Na minha família nunca houve isso nem quero que haja. Aliás, eu tento incutir que se um tem uma coisa o outro não precisa de ter. Por exemplo, fomos às compras de roupa para o meu filho um dia destes. Muitas pessoas comprariam qualquer coisa para a filha também. Nós não. Ela já tem muita coisa, não havia necessidade de comprar nada só porque sim. Foi um momento de incutir que desta vez tinha sido a vez do mano e para a próxima era a dela. Super pacífica e serena, não se importou nadinha. E acredito que a continuarmos assim vai ser assim pelo resto da vida.
A questão das prendas no aniversário é igual. Desta vez é a vez de um da próxima é a vez do outro. Não tem de ser sempre dias de todos.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Pessoalmente não concordo com essas práticas. Nada como aprendermos de pequeninos que não temos que ser sempre o centro das atenções, que no nosso dia recebemos prendas, no dia dos outros eles recebem… Na minha perspetiva devemos preparar as crianças para saberem lidar com o protagonismo de outros e com o facto de haver alturas em que apenas os outros são presenteados.

lilifaria -
Offline
Desde 28 Jan 2018

Também não concordo! Cada um recebe no seu dia (no meu caso duas no mesmo dia) e tem que se habituar a que nos dias dos outros são os outros que recebem.

sonia R B -
Offline
Desde 06 Out 2017

Obrigada a todas eu também sou da opinião de presentear apenas quem faz anos no meu caso com as minhas sobrinhas temos de andar sempre as duas com a mesma prenda enfim já estavam asim abituadas.