Qual é a vossa ementa para a consoada? | De Mãe para Mãe

Qual é a vossa ementa para a consoada?

Responda
34 mensagens
Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Sou uma cusca!
O que é que vai haver na vossa mesa da consoada? E o que fazem para ir petiscando?
E os doces? Não se esqueçam dos doces!

MaedeMVC -
Offline
Desde 22 Ago 2014

Também me vou colar porque este ano o Natal será na minha casa e confesso que ainda não sei o que vou fazer de ementa Nervoso
Alguém com ideias? Coisas que sejam fáceis e rápidas de fazer? No meu caso será para 10 pessoas mais ou menos...
Obrigada

Sobre MaedeMVC

Princesa M com 2770 gr 46 cm
Princesa C com 3360 gr e 47 cm

Desde 24 Maio 2017

Eu como passo o Natal sempre com os meus avós (80 anos) não dá para inovar nas ementas pois eles gostam do que é tradicional. No dia 24, o jantar é o típico bacalhau cozido com batata e penca. Mas por mim, mantinha a tradição do bacalhau mas de forma diferente, ou um bacalhau com natas, ou um bacalhau com broa... Por exemplo. No dia 25, o almoço é lombo e cabrito assado no forno a lenha. (aqui mantinha a tradição porque adoro)
Em relação aos doces, são as rabanadas (que eu faço com leite condensado), o pudim com vinho do Porto, o pão de ló húmido e um bolo de noz coberto de doce de ovos... (tudo light) 😬
Em tópicos onde se fala em comida, eu apareço. 😂

MariaSofia60 -
Offline
Desde 18 Out 2018

O almoço do 25 será cabrito assado em casa dos pais...e oa doces habituais da época, eu só gosto de formigos quentinhos😜🤗
A vespera será em casa da família do namorido com a abertura das prendas às 12 badaladas e bacalhau...mas fazem em regra um pouco de polvo ou peixe, porque não vou muito em bacalhau cozido.
As sobremesas são bolos caseiros e doces da época.

PatL -
Offline
Desde 18 Mar 2015

Tanto a época natalícia como ano novo são em minha casa. Sou eu que preparo as coisas, mas a ementa tem pouco de original, para minha tristeza. Pelos meus sogros seria bacalhau cozido com batatas, pencas e grelos SEMPRE, à exceção do almoço do dia de Ano Novo. Tive de mostrar ao meu marido quão disparatado é comer aquilo na ceia de Natal, no almoço do dia seguinte e uma semana depois na passagem de ano. É de uma falta de originalidade (para além da trabalheira que dá para gerir os discos todos da placa e manter tudo quente na hora de servir). Se repetiam sempre o mesmo prato em casa deles, não me interessa. Para mim cozo polvo, porque não gosto de bacalhau às postas. A minha relação com o bacalhau ainda não é muito próxima e já consigo comê-lo disfarçado no meio de outras coisas. Como o raio do animal tem também de estar presente no dia de Natal, ficou acordado que cozinho bacalhau com natas. Ninguém se sente ofendido e até gosto muito da forma como o preparo.
.
Para conseguir dar um cunho pessoal e eu também sair minimamente satisfeita com o que é servido, gosto de caprichar nas entradas no dia de Natal. No dia de Ano Novo a família do meu marido não concorda que eu cozinhe, para ter algum descanso. Para remediar a situação reservamos comida antecipadamente num restaurante para trazer para casa.
.
De entradas já preparei umas chalotas caramelizadas no forno. As chalotas dão muito trabalho para descascar. Não tornei a repetir pelo tempo que gasto, apesar de serem boas.
Como a minha irmã não gosta de condimentos de qualquer espécie, descasco e limpo uns camarões crus e salteio-os em manteiga, vertendo permanentemente a manteiga derretida por cima deles, com uma colher, até mudarem de cor. Para o restante pessoal preparo um molho com cerveja, mostarda em grão, molho de soja, umas gotas de tabasco, alho em pó e outras coisas que me vá lembrando. Deixo apurar e quando fica um pouco mais espesso, coloco os camarões. Mal fiquem completamente rosados, tiro-os do calor.
.
Compro uns mexilhões gigantes em meia concha e cozinho-os ao vapor. Ponho também na mesa salmão fumado fatiado. Costumo ter um prato com sumo de lima ou limão para quem quiser molhar os mexilhões e/ou o salmão.
A minha mãe traz uns salpicões maravilhosos da terrinha que fatiamos muito finos, sirvo também presunto igualmente fino e tenho comprado uns queijos no Lidl que gosto muito, recheados com uma pasta de salmão fumado. São pequenos e têm uma forma parecida com um baú.
Preparo cogumelos frescos salteados apenas com um pouco de azeite.
.
Faço um folhado de atum da seguinte forma: refogo uma cebola grande num pouco de azeite e quando se apresentar translúcida adiciono atum ao natural bem escorrido (duas ou três latas das pequenas). Deixo evaporar bem a água que ainda possa conter, adiciono vinho branco (pouco, para não ensopar o atum), sal, polpa de tomate a gosto e cebolinho picado. O objetivo é não adicionar líquidos que encharquem o atum, porque o preparado deve ficar quase seco. Deve deixar-se arrefecer um pouco depois de se considerar cozinhado. Num tabuleiro de ir ao forno coloca-se uma massa folhada retangular. Põe-se o forno a aquecer de acordo com a temperatura indicada na embalagem da massa folhada. Dispõe-se o preparado numa metade, deixando uma margem livre à volta com uns 2 cm e fecha-se o folhado com a outra parte da massa, como um livro. Com um garfo calca-se as laterais para selar a massa, pincela-se o folhado com gema de ovo batida e fazem-se uns cortes leves na diagonal, na superfície. Vai ao forno até ficar bem dourado. Corto o folhado em pequenas porções mas é melhor fazê-lo quando já tiver arrefecido.
.
Tenho sempre à disposição várias taças com frutos secos que compro numa feira de Natal que começa agora e se estende até ao dia 23 de dezembro.
.
De sobremesas há um prato de queijo, pão de ló de Margaride, bolo rei.
Coisas que preparo: rabanadas poveiras, Galette des Rois (porque nasci e vivi em França), sonhos, aletria. Em relação à aletria não faço com a receita da minha terrinha que é praticamente massa cozida em água doce, que depois solidifica. A receita que sigo tem uma base parecida com a de um leite creme em que depois de adicionar a aletria juntam-se as gemas temperadas e o líquido engrossa passados alguns segundos.
.
Como sou minhota preparo uns mexidos com a minha mãe (há também quem lhe chame formigos).
.
Estou indecisa se este ano me aventuro na realização de uma Bûche de Noël. Há versão apenas de bolo, mista (bolo com gelado no interior) e só gelado. Vai depender da minha disposição.
.
Preparo pudim clássico ou opto por alterar a receita e uso creme de coco (não o leite de coco, que é mais insípido).
.
Há tanta coisa que gostava de experimentar mas quando existem hábitos enraizados é difícil desbravar terreno. Adorava poder inovar e, pelo menos, abolir o bacalhau cozido e os amigos da véspera de ano novo. Tenho esperança que um dia isso aconteça.
.
Não sei se ficaste inspirada com alguma coisa. O mais trabalhoso mesmo é a gestão das cozeduras daquele entulho tradicional.

Sobre PatL

Início-11/11 inexpl. 6 IO 2013/14 cancel
IIU-05/15 cancel; 08/15 cancel
FIV-02/16(SHO) 12 embr; 04/18(SHO) 4 embr
PGT-A-09/19(SHO) 3 eupl
TEC-05/16(-); 09/16(+) grav BQ; 01/17(-); 05/17(+) AE; 10/17(+) AE; 06/18(-); 11/18(+) grav BQ; 02/20(-); 07/20(-) Basta!
http://seiquechegaras.blogspot.com

Kathy86 -
Offline
Desde 19 Mar 2019

Normalmente dia 24 à noite é o bacalhau, vamos variando todos os anos, ora assado ora grelhado ora com natas ora cozido com legumes.. Dia 25 a minha família é alentejana então é o borrego.
De doces, normalmente é bolo rei, troco natal, bolo de nozes, arroz doce, filhoses, fatias douradas, frutos secos, Bolachas de manteiga feitas todos os anos por mim e pelo meu filho mais velho, enfim.. Mas este ano com bebé de 1mes ainda nem pensei em nada.. Por esta altura já custumava andar todas as semanas a comprar aos poucos os frutos secos, chocolates, ver as promo do bacalhau e do borrego.. Mas não tou com cabeça para nada, nem sei se este ano farei as Bolachas pois estou mesmo exausta acho que este ano vou deixar para os outros tratarem de tudo...

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Na casa dos meus sogros é uma desgraça das boas, como somos à volta de 20, na ceia temos como pratos principais:
- bacalhau cozido
- bacalhau com natas
- polvo
Entradas:
- tábuas de queijos e enchidos
- crepes de fiambre e bechamel
- cogumelos recheados
- muuuuito marisco
- pão e patês diversos
- fruta
Sobremesas:
- filhoses
- fatias paridas (as minhas favoritas, como tantas nestes dias)
- bolo rei
- bolo rainha
- mousse de chocolate
- mousse de limão
- tarte de maçã
E mais umas quantas coisas que as minhas primas se lembram de fazer.

No dia de Natal o almoço é sempre cabrito assado e durante a tarde é tentar acabar os restos e terminamos o dia com um caldo verde

MaedeMVC -
Offline
Desde 22 Ago 2014

Eu terei de fazer bacalhau cozido com couve, mas estou na dúvida se existe algum segredo na preparação do bacalhau.
Que bacalhau comprar? Da noruega ou um qql? Compro às postas? Ou lombo? E cozo as couves com o bacalhau ou à parte?

Sobre MaedeMVC

Princesa M com 2770 gr 46 cm
Princesa C com 3360 gr e 47 cm

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Eu gosto muito de bacalhau cozido com as batatas e a couve, mas infelizmente fica muito caro comprar bacalhau aqui na Holanda. Mas nem é pelo preço em si, porque um dia não são dias, mas é estar a pagar caro por um prato que sei que não vai ser apreciado. Peixe e couves cozinhados dessa forma e temperados apenas com azeite, não cabe na cabeça dos holandeses 😋
No ano passado comprámos porchetta (lombo de porco enrolado e recheado com ervas) e gostei muito, de maneira que será para repetir este ano.
Num dos dias vamos fazer um brunch, e terei de pensar no que levar, sendo que uma das minhas cunhadas é vegetariana.
Também vou fazer fatias douradas e gostaria de fazer sonhos de abóbora, mas preciso de uma boa receita.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Tenho q me lembrar de te dar a receita dos sonhos da minha mãe
Se gostas de doces de ovos conventuais , tens a sopa dourada! Amooooo
Se quiseres foi receita

PatL -
Offline
Desde 18 Mar 2015

Quando vivia em França (há trinta e tal anos) comer bacalhau cozido com batatas e couve era motivo de chacota. Associavam aos parolos dos portugueses de mala de cartão que gostavam de comer coisas com mau odor.
Como não tínhamos mais familiares a passar o Natal connosco, experimentávamos coisas diferentes das habituais em Portugal. A vinda para cá mudou a minha forma de viver a época natalícia (para pior, por razões familiares). Só recentemente comecei a fazer as pazes com essa altura do ano, embora a imposição do bacalhau por ser tradição, pois depende da zona em que se vive, me causa um certo incómodo. Mais uma vez questiono se é normal comer bacalhau cozido na ceia, no dia de Natal e novamente na véspera de Ano Novo. Não acho lógico, sem querer melindrar quem pense que faz todo o sentido.

Sansa escreveu:
Eu gosto muito de bacalhau cozido com as batatas e a couve, mas infelizmente fica muito caro comprar bacalhau aqui na Holanda. Mas nem é pelo preço em si, porque um dia não são dias, mas é estar a pagar caro por um prato que sei que não vai ser apreciado. Peixe e couves cozinhados dessa forma e temperados apenas com azeite, não cabe na cabeça dos holandeses 😋
No ano passado comprámos porchetta (lombo de porco enrolado e recheado com ervas) e gostei muito, de maneira que será para repetir este ano.
Num dos dias vamos fazer um brunch, e terei de pensar no que levar, sendo que uma das minhas cunhadas é vegetariana.
Também vou fazer fatias douradas e gostaria de fazer sonhos de abóbora, mas preciso de uma boa receita.

Sobre PatL

Início-11/11 inexpl. 6 IO 2013/14 cancel
IIU-05/15 cancel; 08/15 cancel
FIV-02/16(SHO) 12 embr; 04/18(SHO) 4 embr
PGT-A-09/19(SHO) 3 eupl
TEC-05/16(-); 09/16(+) grav BQ; 01/17(-); 05/17(+) AE; 10/17(+) AE; 06/18(-); 11/18(+) grav BQ; 02/20(-); 07/20(-) Basta!
http://seiquechegaras.blogspot.com

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

PatL escreveu:
Quando vivia em França (há trinta e tal anos) comer bacalhau cozido com batatas e couve era motivo de chacota. Associavam aos parolos dos portugueses de mala de cartão que gostavam de comer coisas com mau odor.
Como não tínhamos mais familiares a passar o Natal connosco, experimentávamos coisas diferentes das habituais em Portugal. A vinda para cá mudou a minha forma de viver a época natalícia (para pior, por razões familiares). Só recentemente comecei a fazer as pazes com essa altura do ano, embora a imposição do bacalhau por ser tradição, pois depende da zona em que se vive, me causa um certo incómodo. Mais uma vez questiono se é normal comer bacalhau cozido na ceia, no dia de Natal e novamente na véspera de Ano Novo. Não acho lógico, sem querer melindrar quem pense que faz todo o sentido.

Sansa escreveu:Eu gosto muito de bacalhau cozido com as batatas e a couve, mas infelizmente fica muito caro comprar bacalhau aqui na Holanda. Mas nem é pelo preço em si, porque um dia não são dias, mas é estar a pagar caro por um prato que sei que não vai ser apreciado. Peixe e couves cozinhados dessa forma e temperados apenas com azeite, não cabe na cabeça dos holandeses 😋
No ano passado comprámos porchetta (lombo de porco enrolado e recheado com ervas) e gostei muito, de maneira que será para repetir este ano.
Num dos dias vamos fazer um brunch, e terei de pensar no que levar, sendo que uma das minhas cunhadas é vegetariana.
Também vou fazer fatias douradas e gostaria de fazer sonhos de abóbora, mas preciso de uma boa receita.


Ai credo! Isso já é bacalhau a mais! Na consoada basta. Ui, a comer tantas vezes seguidas ia enjoar o raio do bacalhau. Nem pensar...

PatL -
Offline
Desde 18 Mar 2015

Pois, também acho e todos os anos comento isso com o meu marido. Tendo cá os meus sogros nas quatro refeições, não consigo restringir o bacalhau a uma ou duas. Cozido é nas vésperas e considero uma vitória que no dia de Natal seja bacalhau com natas.

Sansa escreveu:
Ai credo! Isso já é bacalhau a mais! Na consoada basta. Ui, a comer tantas vezes seguidas ia enjoar o raio do bacalhau. Nem pensar...

Sobre PatL

Início-11/11 inexpl. 6 IO 2013/14 cancel
IIU-05/15 cancel; 08/15 cancel
FIV-02/16(SHO) 12 embr; 04/18(SHO) 4 embr
PGT-A-09/19(SHO) 3 eupl
TEC-05/16(-); 09/16(+) grav BQ; 01/17(-); 05/17(+) AE; 10/17(+) AE; 06/18(-); 11/18(+) grav BQ; 02/20(-); 07/20(-) Basta!
http://seiquechegaras.blogspot.com

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Tb não acho normal e tb iria reclamar 🤪

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Lá em casa fazemos o tradicional para os meus velhos, e para nós fazemos a roupa velha que sempre é mais saborosa 😋 e depois já sempre um rolo de carne ou arroz de pato. No dia a seguir é q é o peru e borrego com batatinhas no forno. Mas essas coisas são todas com a minha mãe e irmã, eu fico com os doces 🥳

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

A minha mãe tb faz polvo frigo ( ótimo)

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Frito

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Frito

Ana Maria Costa1 -
Offline
Desde 01 Fev 2019

Eu acho que nessas coisas há uma regra muito importante, se eu vou comer a casa de alguém são as pessoas da casa que escolhem a ementa, é claro que eles podem por gentileza servirem um prato que sabem que agrada aos convidados mas daí a ser bacalhau as 4 refeições é um abuso!

TA2020 -
Offline
Desde 23 Set 2019

Para a consoada do dia 24 eu faço bacalhau com broa.
Uma camada de batata frita às rodelas (cortadas grossas), uma camada de bacalhau cozido e lascado, uma camada de cebolada com alho (bem apurada, até a cebola estar mole), uma camada de couve portuguesa cozida e, por cima, uma camada generosa de broa picada grosseiramente com salsa e alho.
Rego com azeite e vai ao forno até dourar. Fica delicioso (mesmo nos dias seguintes).
Este ano o almoço de 25 vai ser em minha casa e vou fazer vitela assada no forno com arroz e batatinhas assadas e um arroz de marisco.

helg@ -
Offline
Desde 28 Dez 2013

Lá por casa com a minha família a ementa continua a ser mesma desde sempre... nem aceitam mudanças!!!
No dia 24 ao jantar, a sopa é canja, e depois o tradicional bacalhau com batatas e couves tudo cozido , de entrada costuma ser salada de polvo, e depois há a mesa dos doces e sobremesas.
No dia 25 ao almoço fazem a roupa velha com as sobras do dia anterior e há cabrito + vitela assada com batatas e arroz, a sopa normalmente é de agrião. Depois o resto do dia vai-se comendo o que há para tentar evitar sobras.
Quanto aos salgados, costuma haver folhados de salsicha e mistos, empadinhas e pasteis de carne, e frutos secos.
Relativamente aos doces, há salada de fruta, arroz doce, papas, baba de camelo, doce de maçã, filhoses, lampreia de fios de ovos e tronco de natal, pão de ló húmido, bolo de laranja e queques de cenoura (a pensar nas crianças).
Penso que é basicamente é "só" isto...

Sobre helg@

Minha pipoquinha linda, amor maior da minha vida ♡ ♡ ♡ primeiro dia do resto das nossas vidas 26/09/2013
A minha 2ª estrelinha ♡ ♡ ♡ aceitar que está fora do meu alcance...

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

TA2020 escreveu:
Para a consoada do dia 24 eu faço bacalhau com broa.
Uma camada de batata frita às rodelas (cortadas grossas), uma camada de bacalhau cozido e lascado, uma camada de cebolada com alho (bem apurada, até a cebola estar mole), uma camada de couve portuguesa cozida e, por cima, uma camada generosa de broa picada grosseiramente com salsa e alho.
Rego com azeite e vai ao forno até dourar. Fica delicioso (mesmo nos dias seguintes).
Este ano o almoço de 25 vai ser em minha casa e vou fazer vitela assada no forno com arroz e batatinhas assadas e um arroz de marisco.

Vou roubar esta receita de bacalhau.... apesar de comermos o tradicional bacalhau cozido tenho a certeza q o meu marido vai adorar esta receita

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Ansha escreveu:
Tenho q me lembrar de te dar a receita dos sonhos da minha mãe
Se gostas de doces de ovos conventuais , tens a sopa dourada! Amooooo
Se quiseres foi receita

Acho que seria uma boa ideia para levar para o brunch. 😁
Então dá lá a receita se faz favor 😊

Rubika -
Offline
Desde 14 Out 2019

Olá!

Falam em comida, eu incrusto-me ehehe

As vossas sugestões dão me àgua na boca 😋

Este ano a consoada é na nossa casa e eu nem sei o que fazer...
Sou a única Portuguesa à mesa e bacalhau não agrada aos outros, tou à nora com o que hei de fazer para comer.... Choramingas
Para entrada pensei nuns camarões cozidos e umas vieiras salteadas. Também foie gras salteado porque eles todos comem isso nas festas apesar de não ser grande apreciadora...

Prato principal... epá a mim apetecia me um bacalhau com natas ou à gomes de sá... mas todos dizem que bacalhau cheira e sabe mal (Não sabem eles o que perdem ehehe), arroz de pato há um que não gosta de chouriço e o chouriço tostadinho em cima para mim é crucial... hmmm... pensei num lombinho no forno com batata, vamos lá se agrada a todo o mundo senão tou bem tramada.
Para doces, ninguém é esquesito ehehe mas tava a pensar fazer torta de laranja, tarte de natas e uma aletria doce.

Sobre Rubika

Eu SOP. Ele Oligo-Asteno-Teratozoospermia
2019: Nov FIV ICSI : 6 blastos;
2020: Jan: TEC Anulada; Fev: TEC (-); Jun: TEC (-); Oct: TEC (-); Nov: TEC Anulada;
2021: Abr: TEC (-); Jun: (-) Oct (-).

Enquanto tiver forças para continuar, vou até ao fim pelo nosso sonho!

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Rubika escreveu:
Olá!
Falam em comida, eu incrusto-me ehehe
As vossas sugestões dão me àgua na boca 😋
Este ano a consoada é na nossa casa e eu nem sei o que fazer...
Sou a única Portuguesa à mesa e bacalhau não agrada aos outros, tou à nora com o que hei de fazer para comer....
Para entrada pensei nuns camarões cozidos e umas vieiras salteadas. Também foie gras salteado porque eles todos comem isso nas festas apesar de não ser grande apreciadora...
Prato principal... epá a mim apetecia me um bacalhau com natas ou à gomes de sá... mas todos dizem que bacalhau cheira e sabe mal (Não sabem eles o que perdem ehehe), arroz de pato há um que não gosta de chouriço e o chouriço tostadinho em cima para mim é crucial... hmmm... pensei num lombinho no forno com batata, vamos lá se agrada a todo o mundo senão tou bem tramada.
Para doces, ninguém é esquesito ehehe mas tava a pensar fazer torta de laranja, tarte de natas e uma aletria doce.

Pelo foie gras deduzo que estejas em França? Há dois anos fiz vol-au-vent de camarão e todos gostaram. Tirei a receita daqui https://saboreiaavida.nestle.pt/cozinhar/receita/vol-au-vents-de-camarao/

Rubika -
Offline
Desde 14 Out 2019

Olá Sansa,

Não é na frança mas é na Suíça.
Tirando que aqui comem queijo com tudo, acho que não deve mudar muito (não conheço as tradições francesas).

Mas obrigada pela receita, já provei vol-au-vent de cogumelos, mas olha que não é nada má ideia com camarões 😊😊
Já me tiraste um peso de cima 😁 Beijinho

Sobre Rubika

Eu SOP. Ele Oligo-Asteno-Teratozoospermia
2019: Nov FIV ICSI : 6 blastos;
2020: Jan: TEC Anulada; Fev: TEC (-); Jun: TEC (-); Oct: TEC (-); Nov: TEC Anulada;
2021: Abr: TEC (-); Jun: (-) Oct (-).

Enquanto tiver forças para continuar, vou até ao fim pelo nosso sonho!

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Quem estiver por Coimbra, recomendo o bolo rei escangalhado da pastelaria Batikano’s, é ao lado da loja do cidadão. É o meu preferido!

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

TA2020 escreveu:
Para a consoada do dia 24 eu faço bacalhau com broa.
Uma camada de batata frita às rodelas (cortadas grossas), uma camada de bacalhau cozido e lascado, uma camada de cebolada com alho (bem apurada, até a cebola estar mole), uma camada de couve portuguesa cozida e, por cima, uma camada generosa de broa picada grosseiramente com salsa e alho.
Rego com azeite e vai ao forno até dourar. Fica delicioso (mesmo nos dias seguintes).
Este ano o almoço de 25 vai ser em minha casa e vou fazer vitela assada no forno com arroz e batatinhas assadas e um arroz de marisco.

Ja agora uma duvida.. da para montar antecipadamente e por no forno na hora de servir certo???

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

TA2020 -
Offline
Desde 23 Set 2019

mamagemelar escreveu:

TA2020 escreveu:Para a consoada do dia 24 eu faço bacalhau com broa.
Uma camada de batata frita às rodelas (cortadas grossas), uma camada de bacalhau cozido e lascado, uma camada de cebolada com alho (bem apurada, até a cebola estar mole), uma camada de couve portuguesa cozida e, por cima, uma camada generosa de broa picada grosseiramente com salsa e alho.
Rego com azeite e vai ao forno até dourar. Fica delicioso (mesmo nos dias seguintes).
Este ano o almoço de 25 vai ser em minha casa e vou fazer vitela assada no forno com arroz e batatinhas assadas e um arroz de marisco.

Ja agora uma duvida.. da para montar antecipadamente e por no forno na hora de servir certo???

Sim, já servi este prato noutras épocas sem ser no Natal e preparei tudo (até de véspera), cobri com película aderente, pus no frigorífico e, na hora de jantar, levei ao forno para aquecer e dourar a broa.
Faça, fica mesmo delicioso. Na minha primeira versão, coloquei uma camada fina de lascas de presunto, para mim ficou muito gostoso mas o marido não adorou, então passei a fazer sem o presunto. Também há quem ponha farinheira.
É tão bom que faço sempre a mais, para depois andar a comer nos dias seguintes. Espertalhão

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Sansa:
100gr de pão de forma cortado aos bocadinhos e frito em manteiga ( reservar)
30gr de amêndoa sem pele triturada ( reservar)
Água a ferver (1l) com 500gr de açúcar até atingir o ponto pérola
No fim, pôr a amêndoa no tacho, envolver e deixar arrefecer.
Separar 16 gemas. Costumo congelar as claras e fazer tarte de claras , farófias, bolo de noz e claras , omeletes etc, há várias receitas para aproveitar claras)
Pôr novamente o tacho ao lume e ir pondo as gemas , sempre a mexer. Acrescentar tb o pão previamente frito. Qd começar a borbulhar , apagar o lume . Colocar numa taça e pulvilhar com canela

Desde 24 Maio 2017

Ansha escreveu:
Sansa:
100gr de pão de forma cortado aos bocadinhos e frito em manteiga ( reservar)
30gr de amêndoa sem pele triturada ( reservar)
Água a ferver (1l) com 500gr de açúcar até atingir o ponto pérola
No fim, pôr a amêndoa no tacho, envolver e deixar arrefecer.
Separar 16 gemas. Costumo congelar as claras e fazer tarte de claras , farófias, bolo de noz e claras , omeletes etc, há várias receitas para aproveitar claras)
Pôr novamente o tacho ao lume e ir pondo as gemas , sempre a mexer. Acrescentar tb o pão previamente frito. Qd começar a borbulhar , apagar o lume . Colocar numa taça e pulvilhar com canela

Até salivei a ler. Vou fazer esta receita., 😉