Proteger recém nascido de irmã com virose: possível?? | De Mãe para Mãe

Proteger recém nascido de irmã com virose: possível??

Responda
13 mensagens
Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Mamãs, estou cá de coração apertado e super insegura.
A minha bebé tem 7 dias e a irmã quase 3 anos. Ora a mais velha passou a noite a vomitar e mais tarde diarreia, foi ao hospital e está medicada para uma virose. A RN bolsa bastante, portanto neste momento fico sempre na dúvida do que é normal e do que não é. Como é que protejo a mais nova?? Ja vos aconteceu? Como gerem estas coisas?
Beijinhos a todas

Happy_Mum -
Offline
Desde 12 Mar 2012

Olha, quando o meu 2º filho nasceu, passado um mês o irmão mais velho (na altura tinha 1 ano e 8 meses) começou com gastroenterite (vómitos e diarreia).
Evitei que eles estivessem no mesmo espaço juntos, mas o pequeno apanhou "ao de leve". Notei que o coco tinha uma cor mais amarelada que o normal, era muito líquido (quase água) e cheirava muito mal. Também deitava muito leite fora. Mas como ele não perdeu o apetite e eu dava leite com frequência, ele não desidratou.
Temos é de estar mais atentas que o costume e ao mínimo sinal, ir ao hospital. Com bebés tão pequenos, não podemos descuidar. Confuso

As melhoras...

Sobre Happy_Mum

Positivo:03/12/2012--05/03/2013-Duarte--03/07/2013 às 17h14,2.660Kg,47cm,com 34+3.
Positivo:04/06/2014--04/10/2014-Dinis--07/02/2015 às 22h21,3.630Kg,50cm,com 38+6.
Positivo:26/10/2016--30/01/2017-Mateus--27/06/2017 às 08h16,3.360Kg,48,5cm,com 39+0.

TâniaS Neves -
Offline
Desde 29 Mar 2014

Eu farto me de pensar isso, como é que se impede de um irmão ou irma mais velhos de estar com os bebés, para não lhes pegar algo que possam ter? Acho tão injusto, estar a pedir para não se chegarem ao bebé, e ao mesmo tempo acho que a criança pensa que está a ser posta de parte. De repente a única ideia "melhor" que tive foi não levar o meu filho para a escola, já que vou ficar com 1 fico com os 2,pois vamos entrar no inverno, e é a altura mais propícia para doenças, constipações, viroses, e nas escolas apanha se tudo. Não sei se a mamã tem a mais velhinha na escola, mas se tem isso agora é um problema que vai surgir mais vezes. Não é que se estiver em casa não apanhe nada, mas em principio será mais difícil.. Resumindo não tenho nenhuma ideia fantástica, só lhe deixei a minha opinião. As melhoras para a pequena e que não pegue nada a bebé Sorriso beijinhos

19.04.2013- começou o nosso sonho, apenas dois meses de tentativas
10.12.2013- nasce o nosso príncipe as 39+4 semanas
08.03.2017- começou mais um sonho, apenas dois meses de tentativas

Desde 05 Ago 2017

Olá! Não vai ser possível impedir o contacto entre os irmãos, o que aconselho é que reforce a higiene das mãos, porque o principal meio de transmissão das viroses são as nossas mãos.

Liliana Miguel Gomes

Psousa1986 -
Offline
Desde 28 Dez 2016

Olá mama,

Entendo perfeitamente a sua preocupação tive numa situação idêntica mas no meu caso fui mesmo eu que estive com uma virose e como tal não houve como evitar o contacto, o meu bebe tinha 2 meses na altura. Notei que ele ficou muito mais aborrecido e os cócós muito mais liquidos e mal cheirosos, foi uma preocupação, ainda para mais bolsava e bolsa muito por isso ficava na duvida se eram vómitos, tinha medo que ele desidrata-se sem eu notar então aquilo que fiz foi dar de mamar o máximo possível estava sempre a oferecer a maminha e estava sempre a tirar a temperatura. E claro que acabei por ir à pediatra por descargo de consciência. Na duvida vá logo às urgencias o seu bebe é muito pequenino não arrisque.
As melhoras para a sua filha.

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Obrigada a todas Sorriso de facto limitar o contacto é quase impossível, a bebé chegou há uma semana, afastar a mais velha passaria uma imagem errada... E a mais velha quer sempre ajudar a dar banho e mudar a fralda... É fofo, mas chato nesta altura, né? Tenho pedido que lave as mãos antes de me ajudar (e eu própria lavo sempre).
Ela começou a pré só este ano, pela primeira vez, e já é a segunda vez que adoece... Nervoso mas prefiro tê-la lá do que ficar em casa com as duas eheh

Obrigada a todas pelas recomendações. Espero que a pequenita seja forte Sorriso

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Liliana Miguel Gomes escreveu:
Olá! Não vai ser possível impedir o contacto entre os irmãos, o que aconselho é que reforce a higiene das mãos, porque o principal meio de transmissão das viroses são as nossas mãos.

Olá,
Foi exatamente isto que a pediatra nos aconselhou. Ah... E beijinhos só na cabeça!
Claro que não vale de nada pois dou com ele a lamber o irmao ("ele gota" diz ele) e a tossir para cima dele. E o bebé ri-se pois adora o irmão.

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

janew escreveu:

Liliana Miguel Gomes escreveu:Olá! Não vai ser possível impedir o contacto entre os irmãos, o que aconselho é que reforce a higiene das mãos, porque o principal meio de transmissão das viroses são as nossas mãos.

Olá,
Foi exatamente isto que a pediatra nos aconselhou. Ah... E beijinhos só na cabeça!
Claro que não vale de nada pois dou com ele a lamber o irmao ("ele gota" diz ele) e a tossir para cima dele. E o bebé ri-se pois adora o irmão.

Ahahahah é tão bom, não é? Espertalhão

Kayapsa -
Offline
Desde 19 Mar 2014

Acho quase impraticável afastar urmaos ainda por cima com essa idade e mesmo que consiga os pais acabam por ser vetores de transmissão. O mau mais novo qdo nasceu o mais velho estava com uma constipação das grandes... O mais novo já saiu da maternidade com ranhuco e no segundo dia em casa começou com a tosse... Foram 2 infecçoes respiratória uma para cada um...andei com o coração nas mãos e o mais novo acabou por ter de ser medicado ainda não tinha feito 15 dias de vida. Mas acabou por passar. Acho que o facto de ser alimentado a lm ajudou bastante no facto de ter apanhado o bicho com menos força do que o irmão por estar a receber os meus anticorpos... Que tb estive doente mas com menos violência que o mais velho e que o pai. E hoje em dia acho que fiz bem em não os ter afastado pois para o mais velho ia ser um choque estar doente com um pequeno a partilhar a atenção e ainda por cima ficar confinado... Acho que ia encrar como se fosse um castigo e podia rejeitar o irmão...
As melhoras e tudo a correr bem!

Sobre Kayapsa

pais de primeira viagem... A viajar pela segunda vez...

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Eu e o marido fomos contagiados... Triste Ele com vómitos, eu com diarreia, ambos com tonturas e sem forças. A bebé até agora é a que está a resistir mais. O cocó está muito amarelo e assa muito o rabito, mas de resto está bem. Isto está a ser duro!!! Chorão

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Mamã,
Lave bem as mãos e proteja-a .
Lembre-se que a bebé ainda tem a imunidade adquirida na gravidez e o leite materno também tem anticorpos.

Quanto ao rabito, os meus também tiveram sem estarem doentes. O mais novo fazia imenso cocó (sempre amarelo tipo diarreia), tinha de estar sempre atenta. Mesmo assim assou e só passou com um antifungico.
As melhoras e cuide de si e dos seus.
Beijinhos!!

Taniapedro0405 -
Offline
Desde 12 Jan 2013

OMG ... é sempre dificil. Mas olha se te serve de consolo tinha o meu pequeno um mês e eu fiquei super doente (com gripe), tive medicada e o que a médica me disse foi para continuar com a mama, porque lhe iria dar imunidade até porque como o meu corpo estava a produzir anti corpos para combater a doença os mesmos tb passariam apra o bebe no leite. Só tinha de ter certos cuidados entre eles lavar bem as mãos, usava mascara, e sabes que mais até hoje, conto pelos dedos de uma mão ( e sobram dedos) as vezes que o catraio ficou doente.
Por isso neste momento o conselho que te dou é protegeres a bebe da melhor forma que conseguires Beijinho

***Mãe de 1ª Viagem***Inicio dos treinos em Janeiro de 2014***Positivo a 24 de Março de 2014*** DPP 27 de Novembro 2014*** O meu Piratinha nasceu a 05 de Dezembro de 2014 Espertalhão
Tania Campos

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Obrigada pelas dicas, mamãs Sorriso
Ontem à noite tive febre alta e que teimava não baixar. Na saúde 24 mandaram ser imediatamente avaliada numa urgência obstétrica por estar no puerpério Nervoso Eu só imaginava a logística de ir ao hospital e deixar as duas meninas com o pai, também doente, coitado... Mas acabei por não ir e safei-me com brufen.
Esta virose é forte!! À espera mas hoje já estamos um bocadinho mais fortes!! Yey!!