Profundamente entristecida... | De Mãe para Mãe

Profundamente entristecida...

Responda
25 mensagens
Rubika -
Offline
Desde 14 Out 2019

Bom dia a todas as guerreiras que estão ou passaram por este cantinho da infertilidade.
.
Peço desde já desculpa pelo testamento que se segue mas sinto a minha vida a desabar-se por uma falésia abaixo...
Estou a ser invadida por uma enorme angustia e uma tristeza que me consomem de dentro para fora.
A minha identidade não existe mais, eu já não sou quem era e cada desilusão em vez de me tornar uma pessoa mais forte, torna mais fraca.
.
Há dias, como o de hoje, que só tenho vontade de desaparecer, se eu desaparecesse esta dor desaparecia comigo... Tenho os olhos tão inchados de chorar, que quando me vejo no espelho, só tenho vontade de chorar mais ainda.
.
Imagino bem que vocês que estão na mesma situação que eu, e se perguntam a vocês mesmas porque é que estão a ser castigadas? Porque é que isto está a acontecer com vocês? O que fizeram de errado para estar a merecer tudo isto? Pois bem, eu também... E não não há resposta para isso, o que me entristece ainda mais.
.
Em 2015 quando parei de tomar a pilula, nunca me passaria pela cabeça que não iria conseguir engravidar.
Já nessa altura me diziam que estava a ficar velha para começar a tentar, mas eu só tinha 29 anos...
Sinto me tão culpada... porque é que me meti em porcaria de erasmus, mestrados, cursos disto e daquilo, tudo porque me queria sentir realizada, e agora... sinto me uma grande bosta.
.
Só em 2018 decidimos procurar ajuda, pois não era normal tanto tempo sem contraceptivo e nada... Foi o inicio do pesadelo que estamos a viver.
.
Entre diagnósticos mal feitos, médicos e enfermeiros que se estão completamente a borrifar para nós, coitos programados que honestamente foram bastante traumáticos, ao final de 3 tentativas lembram-se que afinal o espermograma feito 4 meses antes estava errado, entao de 72 em 72 dias toca a fazer novos espermogramas para nos dizerem que a unica opção seria uma ICSI.
.
Aceitamos sem pensar duas vezes, segui tudo à risca, por mais ortodoxo que me parecesse a metodologia, e como seria de esperar tive uma hiperestimulação severa, estive muito mal mesmo.
.
Quando começa as TEC, começa de novo os problemas, endométrio não responde aos tratamentos.. Quando o endométrio estava a 4mm eles anulavam, mas se tivesse entre 5 e 6 eles transferiam.
Como de esperar a cada transferencia, o resultado era o mesmo... negativo. Nem uma palavra de consolo.. uma pessoa completamente de rastos e eles nem aí para nós... a gota de água foi quando eu decidi cancelar o ciclo de Dezembro por mim própria e pegar nos 3 embriões que me restavam e ir tentar a minha sorte noutro lado... e assim o fiz, mandei marimbar aquela gente toda e procurei ajuda.
.
A nova médica é excelente, super humana, muito preocupada em vê se que quer ajudar. Diagnosticou-me para além do SOP, endométrio atrófico e insuficiência na produção do corpo luteo, e pensou realmente que as falhas precedentes seriam derivadas ao facto de ter sempre um endométrio muito fino e os spottings derivado a insuficiencia do corpo amarelo. Prescreveu-me doses fracas de menopur e funcionou, o endométrio espessa até 8mm.
Fez me um ERA que determinou que tenho uma janela de implantação standard, e seguimos para a TEC respeitando tudo o que foi feito no mês teste.
Ao dia da TEC, surpresa, a antiga clinica onde fiz a ICSI etiquetou mal os embriões e o embrião que descongelaram estava assinalado como 5AA mas em realidade era um 3BA. Eu sentada na cadeira da transferência, ouvia o novo laboratório a queixar-se à médica da antiga clinica, pois trocaram palhetas de zigotos com blastocistos, tudo mal etiquetado etc... tanto que eles deram me uma pen com a foto do embrião a ser transferido e honestamente, super deformado... mas ainda ainda guardei a esperança, nova médica, nova metodologia, o ERA do meu lado...
Lá fizemos a TEC, tive de dar choriomon para apoiar a produção do corpo amarelo duas doses com 48h de intervalo.
.
Durante os 10 dias de espera para o beta, pela primeira vez na vida, tirei dias de férias no trabalho e tive tranquila, quis fazer tudo diferente... mas mais uma vez o resultado foi o mesmo, telefonema da médica, beta a 5.9.. provavelmente restos de choriomon.. pediu me para repetir o beta amanhã por descargo de consciencia, mas não vou criar ilusões.
.
Ao médica deu-nos a entender que basicamente os nossos embriões não são bons apesar de terem chegado a d5, e a probabilidade que os dois que restam tenham o mesmo desfecho é muito grande, contudo, só ao momento da proxima descongelação se saberá... acho que vamos pedir se podemos transferir os dois de uma virada só, evita-nos perder tempo e dinheiro caso sejam os dois maus...
.
A médica disse que vai fazer tudo ao alcance dela para conseguirmos, mas para irmos começando a reflectir sobre uma nova ICSI ou até mesmo um doador de esperma... Ouvir isto foi uma pancada tão grande no nosso ego, ficamos de rastos...
Eu actualmente com 34 ele com 32, a lutar por este sonho... a lutar em silêncio, a ouvir opiniões de quem não lhes perguntou nada... a ultima que me tocou foi dizerem lhe a ele piadas do genero "ah a tua mulher não come carne por isso é que não têm filhos" tipo... nada a ver, a médica sabe que sou vegetariana e as minhas análises tão boas... Triste
.
Sinto um vazio tão grande dentro de mim... Toda a gente aponta-me o dedo a mim de não termos filhos, sem saberem que estamos a passar por tudo isto, e eu... como e calo e depois venho para aqui escrever estes testamentos enquanto tenho as lágrimas a escorrerem me pelo rosto abaixo...
.
A todas as meninas que estão a passar por este pesadelo, muita força e muita coragem.

Sobre Rubika

Eu SOP. Ele Oligo-Asteno-Teratozoospermia
2019: Nov FIV ICSI : 6 blastos;
2020: Jan: TEC Anulada; Fev: TEC (-); Jun: TEC (-); Oct: TEC (-); Nov: TEC Anulada;
2021: Abr: TEC (-); Jun: (-) Oct (-).

Enquanto tiver forças para continuar, vou até ao fim pelo nosso sonho!

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Rubika percebo cada palavra, mas não deixes de te dar valor, não te culpes, pois não tens culpa que o destino te determinou está caminhada... Tbm eu fiz casei, estivemos 2 anos a viver alegria do casamento, tirei a especialidade o mestrado e aos 30 anos decidimos avançar para a maternidade... Já tive esse sentimento,mas hoje acho que 30 anos é uma idade normal para engravidar, nada de tardio. Para além disso acho que do que descreves estás em boas mãos,daí que o teu dia vai chegar, acredita e valoriza-te 😘♥️

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

Muguet -
Offline
Desde 26 Jul 2020

Não desista. Ainda é nova! 😊 Felizmente a medicina permite que sejamos mães até bastante tarde.
É uma caminhada dura de facto. Nunca passei por isso, mas imagino a sua dor e revolta com a falta de organização da 1a clínica. Qualquer um se passava e sabemos que são coisas caríssimas. É inadmissível! Eu como pouco ou nenhuma carne e já ouvi comentários antes mesmo de engravidar que teria de comer mais e comer carne porque depois o bebé vinha com problemas e bla bla. As pessoas não sabem é nada. Se as análises estão boas, a médica não lhe diz nada em contrário, mande essa gente se lixar toda. É muito fácil falar, mas só nos sabemos o que vai cá dentro. Muita força 💪🏻
Se precisar de falar, mande me msg Sorriso

Isabel Marques -
Offline
Desde 23 Out 2006

Olá. Em primeiro lugar não tens culpa de nada. Nem tu, nem eu nem nenhuma de nós que estamos na mesma luta. Quando segues um caminho não sabes para onde te levaria o outro. E tudo o que digam são suposições. Fizeste o que devias fazer naquele momento. Em segundo lugar não admitas sequer que te procurem culpar. Desculpa a honestidade mas se o fazem não interessam. E precisamos de tudo menos de pessoas tóxicas. Depois dizer-te que a minha luta dura há 4 anos. O caminho indicado foi de imediato a Fiv ( tendo em conta a minha idade neste momento a caminho dos 39) ainda nos inscrevemos no público mas resolvemos não perder tempo. A minha mülleriana é baixíssima, poucos ovolus e de graça qualidade. Uma transferência negativo. Segunda fiv nenhum óvulo fecundado. Terceira fiv( em outra clínica) consegui engravidar mas tive aborto retido. Quarta fiv e tudo na mesma. Por isso tenho dias em que dou gargalhadas e a seguir choro. Dias em que me apetece partir tudo outros em que estou mais tolerante. Cada caso é um caso agora lembra-te: tu vales por ti mesma e tens muito valor. Acredita que vai correr bem.

Diri_1979 -
Offline
Desde 18 Set 2016

💓 um abraço apertadinho! Não há palavras que apaziguem a dor... ler te é reviver uma história... os outros são pessoas horríveis e não pensam no peso das palavras... cabe te a ti filtrar o que realmente é importante... que acaba por nós levar sem querer a uma espécie de isolamento social/sentimental, mas necessário nos momentos menos bons da vida. Uma coisa que tens de dizer a ti própria e ao teu marido é que não tem culpa de nada, lutam e seguem o vosso caminho enquanto acreditarem ... e a vida acaba sempre por trazer uma resolução. As vezes não a planeada inicialmente... Um beijinho grande e aqui estás acompanhada nessa vossa jornada.

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Rubika... primeiro que tudo, um abraço. Sei bem onde estás.
E também sei que nós mulheres somos excelentes a bater em nós mesmas com isso da culpa. Temos um crítico interno implacável, que arranja sempre forma de arrasar com tudo o que fazemos. Mas fazemos o melhor possível, a cada instante.
Fizeste Erasmus e fizeste muito bem, juntaste conhecimento e viveste a vida. Não podemos vivê-la com um "e se?" a cada decisão. Isso mata-nos por dentro.
Olha dou-te o meu exemplo dos "e se?". Tenho 45 anos e um filho de quase 2, produto de OD. Senti culpa anos a fio porque tentei naturalmente, depois com terapias alternativas durante tempo "a mais"; depois engravidei e perdi, foi num momento em que a minha relação estava de rastos então culpei-me porque não soube a tempo, não cuidei, blá blá.
Finalmente fui para tratamentos, com resistência, logo ao fim do primeiro falaram-me em OD e nem quis saber, não estava preparada, queria adoptar, blá blá. Resultado, "perdi" 4 anos. Fui lá dar na mesma Espertalhão
E ainda bem que fui, estou super feliz!
Mas o caminho quase nunca é aquele que planeámos. Eu planeei ser mãe antes dos 30, ter um parto na água, não levar epidural, ter 3 filhos, blá blá. A vida planeou outra coisa. E tive de fazer o luto dos meus planos, vezes e vezes sem conta, meses e anos a fio em que o vermelhinho molhava as cuecas e eu me descabelava de choro.
A raiva, o desespero, o porquê eu?, conheço-os de cor. Certamente que muitas meninas aqui podem dizer o mesmo.
Rubika, por isso mesmo, chora, faz o luto, dá-te conforto e mimo. Tu tens que estar bem, por ti e para ti, e depois para quem vier de ti, da maneira que for.
Tudo é escuro quando estamos na dor, eu sei bem. Mas acredita que existe um amanhã para ti.
Recebe mais um imenso abraço de força e carinho.

Rufles -
Offline
Desde 13 Nov 2019

Querida Rubika, um abraço apertado.
Nunca te sintas culpada por viver e ser feliz. Fizeste o que te fazia sentido na altura e foste bem sucedida. Agora estás numa caminhada nova que nem é castigo, nem é reflexo de nada que tenhas feito. Ainda és nova e ainda tens caminho que podes percorrer se quiseres. És uma mulher de força que já passou por muito, não tens nada de vazio. E tenho fé de que vão conseguir um dia. Até lá tratem os dois de ser felizes. Beijinhos

Sus_1 -
Offline
Desde 08 Maio 2019

Percebo cada palavra 😶 mas temos de acreditar, acreditar é o que nos faz viver! Vai tudo correr bem, vais ver 🍀 um abraço um apertadinho ✨

soniamst -
Offline
Desde 22 Dez 2016

Lutem pelo vosso sonho, não desistam, ainda são muito jovens (engravidei com 37 fui mãe aos 38).
Abstenham-se de comentários alheios, que sei bem o que custam (só quando desafabei a minha dificuldade em engravidar é que me (nos) deixaram de perguntar quando tinha (mos) um filho).
Parece-me que sempre foi seguida no privado (embora em locais diferente), sugiro que se inscrevam no publico pelo SNS pois tem médicos fantásticos/excepcionais e com a vossa idade ainda poderão usufruir de todos os tratamentos disponíveis. Existem casos por aqui de quem foi excluída por ter feito 40 anos de idade.
Boa sorte...

Gabri -
Offline
Desde 24 Abr 2010

Não sei o que está a passar mas fico tão triste quando sei destas situações...
Querida não se culpe porque não tem culpa nenhuma, fui mãe pela primeira vez com 29 anos para mim a altura certa , voltei a ser aos 39. Se decidiu tentar aos 30 ainda estava mais do que a tempo, ninguém sabia o que a esperava, foi aos 30, podia ter sido aos 25 e a situação ser a mesma. É o seu corpo (ou Deus, se acredita) que decide e não a Rubika.
Não está a ser castigada, eu também pensei o mesmo quando sofri 2 abortos. Porquê eu que tenho tanto desejo de ser mãe outra vê não consigo? E então nessa altura parece que só apareciam grávidas à minha frente...as que queriam estar, as que não queriam, as que engravidavam por acidente. E eu a perder o que tanto queria. Na altura da minha segunda perda tive que conviver com duas amigas grávidas que trabalhavam comigo e mais uma amiga que também estava grávida (no dia em que vi o filho dela pela primeira vez deveria estar a ter o meu...)
Infelizmente as pessoas gostam de dar opiniões mesmo quando ninguém lhas pede. Tive mesmo quem me dissesse que tinha que abrandar, não podia ir buscar o meu filho à escola na hora de almoço para estar com ele porque tinha pouco tempo (não ia deixar de estar com o meu filho por um bebé que eu ainda não tinha e não sabia se ia ter, o meu filho já cá estava e não tinha de ser penalizado) ou que não engravidava porque andava sempre a correr (chorei tanto nesse dia as pessoas não fazem ideia de como nos magoam as mais pequenas coisas).
Depois há as (principalmente mulheres, as que deviam ser mais solidárias connosco) que acham que é o nosso corpo que não funciona, que somos menos mulheres, com eles nunca há problema. No meu caso como engravidava o problema era meu que não conseguia levar a gravidez para a frente, como se do lado dele não pudesse vir um espermatozóide com algum problema genético...
Minha querida sempre ouvi dizer que a esperança é a última a morrer, agora tem um acompanhamento melhor. Eu sou crente e acho que Deus só nos dá o que conseguimos aguentar. A Rubika está a passar pela sua prova tal como eu passei pela minha. Deus não me deu a minha princesa quando eu quis mas sim quando achou que era altura dela vir e também lhe dará o seu bebé que tanto deseja.
Muita força querida!💕

Tania19 -
Offline
Desde 07 Jun 2014

Um abraço apertadinho.
Não tem culpa nenhuma a vida é mesmo assim infelizmente.
Eu passei 3anos a tentar, com o covid atrasou mais. E quando decidimos ir para uma clínica fertilidade privada. Foi o melhor que fizemos. Ainda nos inscreve mos no público mas demora imenso tempo a ser chamados. Então avançamos para o privado fomos para ivi. O problema no meu caso é do meu marido e tinha os problemas que você tem escrito. Fizemos uma punção.
Fizemos a transferência um mês depois e correu lindamente.graças a Deus. Tenho o meu milagre na barriga.
Em relação ao que os outros pensam, deixe de lado. Eu só contei 2 anos depois e meio depois custava me muito aceitar que não conseguia engravidar.
Tinha os meus pais e sogros e o resto da família sempre perguntar.
Isto para lhe dizer não desista do seu sonho. Chore desabafe e vá a luta.

Isabelsantos1 -
Offline
Desde 05 Jan 2021

Rubika quero enviar-te um abraço muito apertado.
Sabemos bem o que estás a passar.
Não penses no que poderias ter feito em detrimento do que fizeste, tudo acontece por uma razão, apesar de ainda não termos percebido a razão de estarmos a passar por isto, mas o que quero dizer é que fizeste um caminho até aqui porque era para ser feito, que provavelmente se tivesses engravidado mais cedo não seria com o pai que desejas para os teus filhos, etc.
Nós mulheres temos a capacidade de nos culpar por tudo mas também temos a resiliência para lutar por aquilo que desejamos verdadeiramente e este é o nosso caminho, vai chegar o nosso dia.
Estarmos acompanhados de uma boa equipa médica, que nos transmite confiança é meio caminho para a nossa tranquilidade neste processo que de tranquilo não tem nada.
Sabes que não estás sozinha nesta luta, estamos aqui umas para apoiar as outras, não te culpes nem te limites pela idade, eu tenho 37, estou a tentar engravidar apenas há 2 anos porque antes não era o tempo certo, não tinha a pessoa certa ao meu lado, ..., por isso não sinto peso em relação ao achar que devia ter tentado mais cedo porque podia até ser mãe mas estaria a viver uma vida muito triste.
Muita esperança e muita sorte para todas nós.
💚

Olic -
Offline
Desde 27 Fev 2019

Revejo-me nas tuas palavras, também adiamos e só aos 36 anos tentamos engravidar.
Aos 38 anos fomos encaminhados para a infertilidade em Coimbra onde fiz FIV mas com resultado negativo, entretamos fomos para a IVI onde fizemos análise aos embriões mas não transferimos nenhum, todos com anomalia cromossómica!
Depois de ponderar avançamos para ovodoacao pq nos disseram que a qualidade dos meus óculos era baixa devida a idade, já tenho 40 anos!
Enquando aguardava a menstruação para iniciar medicação para a TEC, descubro que estava grávida, ficamos felizes mas a gravidez não evoluiu! Tive aborto retido e tive que fazer medicação para expulsar as 10 semanas!!
Não tem sido um período fácil tb me questiono várias vezes o pq da situação ter acontecido!
Agora e fazer novamente exames aguardar a vinda da menstruação e tentar seguir em frente, ter um objetivo, tentar alcançar o sonho.
Deixo- te um beijinho 😘 não estás sozinha. Somos lutadoras por vezes temos dias menos bons mas temos q levantar a cabeça e seguir em frente e pensar que o nosso dia vai chegar 😘

JB2019 -
Offline
Desde 18 Fev 2015

ola rubika sei o que sentes ,ja ouvi comentarios muito maus nao e facil ,es uma guerreia nunca te desvalorizes um forte abraço nao desistas

Mylittlefairytale -
Offline
Desde 18 Maio 2016

Rubbika as meninas já disseram tudo acima ☺️ Eu também senti muitas culpas nesse processo. Sei exatamente o que estás a passar e a sentir neste momento. Mas ainda tens muito caminho pela frente. Vai correr tudo bem! Não desistas de ti nem do teu relacionamento este processo, e confia que vai acabar pro acontecer. Falta só um bocadinho 😘

Lipintas -
Offline
Desde 07 Set 2020

Nem por um momento te deixes afectar por piadinhas dos outros e sinceramente não tenhas problemas em mandar pastar quem não te compreende.
Esses dois embriões q te faltam que sejam a motivação que precisas para parar com essas lagrimas e tem de haver esperança até à ultima.
Por isso para a frente é q é caminho.
Com isto, não te esqueças que existes. Como mulher. Só tu. Cuida de ti.
Muita força. Um beijinho no coração.

Lipintas -
Offline
Desde 07 Set 2020

Nem por um momento te deixes afectar por piadinhas dos outros e sinceramente não tenhas problemas em mandar pastar quem não te compreende.
Esses dois embriões q te faltam que sejam a motivação que precisas para parar com essas lagrimas e tem de haver esperança até à ultima.
Por isso para a frente é q é caminho.
Com isto, não te esqueças que existes. Como mulher. Só tu. Cuida de ti.
Muita força. Um beijinho no coração.

Lipintas -
Offline
Desde 07 Set 2020

Nem por um momento te deixes afectar por piadinhas dos outros e sinceramente não tenhas problemas em mandar pastar quem não te compreende.
Esses dois embriões q te faltam que sejam a motivação que precisas para parar com essas lagrimas e tem de haver esperança até à ultima.
Por isso para a frente é q é caminho.
Com isto, não te esqueças que existes. Como mulher. Só tu. Cuida de ti.
Muita força. Um beijinho no coração.

Lipintas -
Offline
Desde 07 Set 2020

Nem por um momento te deixes afectar por piadinhas dos outros e sinceramente não tenhas problemas em mandar pastar quem não te compreende.
Esses dois embriões q te faltam que sejam a motivação que precisas para parar com essas lagrimas e tem de haver esperança até à ultima.
Por isso para a frente é q é caminho.
Com isto, não te esqueças que existes. Como mulher. Só tu. Cuida de ti.
Muita força. Um beijinho no coração.

Lipintas -
Offline
Desde 07 Set 2020

Nem por um momento te deixes afectar por piadinhas dos outros e sinceramente não tenhas problemas em mandar pastar quem não te compreende.
Esses dois embriões q te faltam que sejam a motivação que precisas para parar com essas lagrimas e tem de haver esperança até à ultima.
Por isso para a frente é q é caminho.
Com isto, não te esqueças que existes. Como mulher. Só tu. Cuida de ti.
Muita força. Um beijinho no coração.

Lipintas -
Offline
Desde 07 Set 2020

Peço desculpa de tanto comentario repetido mas nao consigo apagar Confuso

Rubika -
Offline
Desde 14 Out 2019

Minhas queridas, obrigada pelas palavras de conforto neste momento tão dificil...
Não consigo ficar indiferente a nenhuma das vossas histórias e escorrem me lágrimas pelo rosto a baixo só de ler as vossas mensagens de carinho.
.
Decidi não ir repetir o beta hoje pois fiz um teste de urina de 10iu e acusou negativo, por isso não vale a pena ir me torturar mais...
.
Um grande beijinho para todas vocês e desejo-vos muita mas mesmo muita sorte.

Sobre Rubika

Eu SOP. Ele Oligo-Asteno-Teratozoospermia
2019: Nov FIV ICSI : 6 blastos;
2020: Jan: TEC Anulada; Fev: TEC (-); Jun: TEC (-); Oct: TEC (-); Nov: TEC Anulada;
2021: Abr: TEC (-); Jun: (-) Oct (-).

Enquanto tiver forças para continuar, vou até ao fim pelo nosso sonho!

MV_gtsprs -
Offline
Desde 08 Ago 2019

Rubika, já tudo foi dito pelas meninas. Não te culpes por nada... Valoriza-te!
Um abraço bem apertadinho! Força querida! Não baixes os braços, não deixes que te magoem com os comentários... sei o quanto custa, mas tenta Triste Um grande beijinho

Sobre MV_gtsprs

Início 2015...
10/18: ICSI Tec (-); Tec cancelada
06/19: ICSI Tec (-); Tec (+) AE 8s
01/20: ICSI Tec (-)
07/20: Tec (DE) (+) 🙏 💚

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Rubika um abraço MT apertadinho e continuamos este caminho certamente juntas.😘

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

Lili_Anna -
Offline
Desde 26 Out 2020

Só para te deixar um abraço apertadinho.
Não estás sozinha nesta luta.
Um grande beijinho 😘