Prisão de ventre e cólicas nos bebés | De Mãe para Mãe

Prisão de ventre e cólicas nos bebés

Responda
2 mensagens
NandaRic6 -
Offline
Desde 22 Abr 2013

Olá!

Venho partilhar convosco a minha experiência relativa prisão de ventre/cólicas no meu bebé.

O meu bebé evacuava todos os dias sozinhos quando veio para casa, até sensivelmente 3 semanas. A partir daí, começou a ter imensas cólicas, foi desesperante ouvi-lo chorar tão angustiado com dores!! Nesse mesmo dia fui comprar Microlax e ele aliviou! Mas comecei de imediato a procurar formas de o ajudar o mais natural possível...

Procurei aqui no fórum e devo dizer que alguém (agora já não sei quem é nem em que tópico) salvou a nós e ao nosso bebé nesse campo, com a seguinte recomendação: estimular o recto com a ponta flexível de um termómetro embebida em óleo de amêndoas doces. Foi remédio santo!! Todos os dias, quando o bebé começava a chorar com cólicas, fazíamos isso e ele evacuava muito e ficava tão aliviado e sem dores! Por vezes, duas vezes!

No entanto, apesar desse procedimento, também lhe dávamos colimil, isto porque antes de começarem as malditas dores fortes, ele andava sempre muito desconfortável com algumas dores e choramingava muito. Ajudou imenso!!

Todos os dias lhe dávamos colimil de manhã, ele ficava um pouco desconfortável mas muito aliviado de dores e ao final do dia quando já estava bem preso e começava a chorar com dores relativas à prisão de ventre (já sabíamos distinguir), então íamos ajudá-lo imediatamente com a ponta flexível do termómetro e óleo de amêndoas doces.

Dessa forma, raramente o nosso bebé sofreu tanto com cólicas, que me lembre foi mesmo só o primeiro dia, nunca mais me esqueço da aflição que foi: ele tão desesperado e aflito e nós tão angustiados porque não sabíamos como parar imediatamente com aquelas dores horríveis!

Li também alguns comentários a dizer que depois eles habituam-se ao evacuar com ajuda e não aprendem a fazer sozinhos...
Pela minha experiência, devo dizer que ajudar o meu bebé todos os dias a evacuar foi uma das melhores coisas que fiz por ele! Enquanto eles têm imaturidade nos intestinos devemos, na minha opinião, ajudá-los sempre que for necessário, todas as vezes! Comprar um termómetro só para esse efeito e limpá-lo com álcool em todas as utilizações - não só estamos a dar qualidade de vida aos nossos bebés como também estamos a ajudá-los a diminuir a ansiedade que possam desenvolver.
E sim, ele aprendeu a evacuar sozinho!! Aos 4 meses, começou a fazer completamente sozinho, nos primeiros dias ainda demos colimil para as dores, mas gradualmente começou a deixar de ser necessário, agora faz completamente sozinho, muitas vezes faz 2 vezes por dia! Devo acrescentar que também começou a evacuar sozinho desde que começou as papas (mas fazemos as papas em casa, com farinhas de cereais biológicas e integrais - milho, arroz e quinoa; e fruta - banana, maçã e pera). Por isso, pela minha experiência, o facto de os ajudarmos a evacuar não vai interferir com a evolução natural da evacuação, antes pelo contrário, e dá-lhes qualidade de vida com o mínimo de dor possível.

Felicidades!

Joana123 -
Offline
Desde 31 Maio 2016

Tenho sensivelmente a mesma experiência, com algumas diferenças. Como o meu bebé fez LA desde o quarto dia de vida, a obstipação começou mais cedo. Por outro lado, e tirando algumas situações pontuais, não sofria assim tanto de cólicas. Aliás, nunca pareceu muito incomodado com o assunto. Decidimos respeitar os ritmos dele, e não estimulávamos todos os dias (lá está, não achávamos que ele estivesse incomodado e não estava inchado nem timpanizado). Usávamos o bebégel de três em três ou de quatro em quatro dias e ele só fazia cocó assim. Inicialmente bastava estimular com a cânula, mas depois era mesmo necessário colocar o bebégel inteiro. Aos quatro meses iniciámos as sopas e foi remédio santo Sorriso Quando começámos as papas (aos cinco meses, também caseiras) e as frutas (aos cinco meses e meio) notou-se uma diferença ainda maior, e hoje em dia faz cocó sozinho pelo menos duas vezes por dia e às vezes três ou quatro Sorriso Cada bebé tem o seu ritmo! Sorriso