Primeiras semanas | De Mãe para Mãe

Primeiras semanas

Responda
5 mensagens
AaRibeiro -
Offline
Desde 12 Maio 2022

Bom dia!!
Tive ontem o meu teste positivo (7 dia de atraso)! Estava a tentar desde início de 2021 e tinha começado em abril as consultas de infertilidade. Ainda sem iniciar nenhum tratamento, o mês passado descobri que estava grávida, mas infelizmente foi uma gravidez química.
Desta vez estou mais esperançosa, mas ainda assim com muito medo que não corra bem.
Apesar de ainda ser cedo, por indicações da minha ob vou a uma consulta na próxima semana.
Até la, que dicas têm para este início? Alguma coisa que deva ter cuidado? Refiro me a alimentação, café… essas coisas que são “fáceis” de estar atenta…

Desde 23 Ago 2020

Nao comer carne mal passada nem fruta/legumes mal lavados pelo risco de toxoplasmose

Desde 23 Ago 2020

Dizem para evitar marisco pelo risco de intoxicação , se fizer em casa com eles previamente congelados tudo bem

Daniela Faria -
Offline
Desde 14 Mar 2022

Olá! Parabéns pelo positivo.
Algumas dicas importantes:
- Não comer carne mal passada ou crua. Isto aplica-se a coisas que às vezes nos esquecemos, como o presunto, enchidos crus, etc. Coisas como fiambre e mortandela dividem opiniões. Há quem diga que é seguro porque é cozido, outros dizem que é uma cozedura suave e não é seguro. Não sei, por segurança não costumo comer. Se quiseres andar descansada, compra do embalado e não daquele que se corta na hora (porque nunca sabes quando foi limpa e pode ter havido contaminação). Truque: eu adoro presunto por isso tenho congelado durante 48h e depois descongelo e já é seguro!
- Lavar os vegetais que vais comer crus muito bem (para ficares segura podes colocar em agua com umas gotas de vinagre!
- Ter também o mesmo cuidado com algumas frutas, especialmente as que não têm casca que possas tirar ou que sejam de difícil lavagem, como os morangos, as amoras, as framboesas, etc.;
- O marisco e o sushi têm diversos perigos por causa das intoxicações alimentares, mas o meu médico diz que se soubermos que é algo de qualidade não há problema :). Note que a questão do congelamento só evita a toxoplasmose (que não está no marisco) e não evita as intoxicações.
- A toxoplasmose está mais presente nos gatos (e consequentemente na terra porque nada asseguram que não fizeram lá as necessidades). É completamente seguro estares com gatos, dar festas, tudo normal, mas se puderes pede a alguém para trocar a caixa de areia ou usa sempre luvas. O mesmo com mexer na terra (jardinagem, etc). Ou evitar ou usar sempre luvar e evitar tocar na boca e nos olhos.

DanFaria

Daniela Faria -
Offline
Desde 14 Mar 2022

Continuação:
- A toxoplasmose não sobrevive sob altas ou baixas temperaturas por isso depois de cozido ou congelado, já foi.
- Cuidado com os ovos crus por causa da salmonela. Isto aplica-se por exemplo a maioneses caseiras (nas de compra, normalmente os ovos têm um tratamento). E mousse de chocolate por exemplo, tem ovos crus.
- Queijo tens de garantir que é pasteurizado.
- Não tens de evitar o café, mas convém reduzir a não mais do que 2 chávenas por dia.
- Habitua a dormir de lado, de preferência para o lado esquerdo para não fazeres pressão sob a tua veia cava.
De momento não me lembro de mais nada mas aproveita a gravidez. Isto parece muita coisa mas daqui a uns tempos tens tudo interiorizado e é uma rotina. Aconselho-te também a tentares não fazer muitos esforços e a manter a calma, em especial, no 1.º trimestre. é um período muito sensível e inseguro para a gravidez por isso é tempo de evitar grandes coisas.
As maiores felicidades!

DanFaria

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?