Prestes a desistir do LM | De Mãe para Mãe

Prestes a desistir do LM

Responda
26 mensagens
Isin -
Offline
Desde 12 Ago 2018

Olá mamãs, venho contar a minha história.

A minha bebé nasceu do dia 21 de Junho deste ano, parto induzido(38s 6d), cesariana, com 3,200kg e 49,5cm.
Passados 5 dias foi pesada e já tinha perdido mais do que os 10%(+50g), foi de imediato lhe dado suplemento de LA(que foi uma bomba para mim, queria dar LM em exclusivo) disseram-me para dar sempre suplemento depois de cada mamada. Até aqui não tinha dado conta da descida do leite, nunca dei. Também não sinto os meus peitos cheios de leite. Decidi dar só 2/3 dias até porque vi que já estava a rejeitar o peito. Fui insistindo na maminha em LD, procurei CAM, fiz pesquisa e ela pegava bem, sempre pegou, mas adormecia e sempre a precisar de ser estimulada para isso não acontecer. Quando fez 15 dias no pediatra foi pesada e estava com 3kg, sendo novamente sugerido o LA depois da mamada (30ml ou 60ml conforme a necessidade com intervalos de 2/2h durante o dia e 3/3h durante a noite). Ignorei mais uma vez até porque as balanças eram todas diferentes e continuei a acreditar nas minhas maminhas, tendo procurado uma pediatra a favor da amamentação. Perto de completar 1 mês fui a consulta com a nova pediatra e só tinha aumentado 90gr em 15 dias, resolvemos dar suplemento de LM (o máximo que tirava era 40ml depois da mamada) durante 4 dias. Ao fim desses 4 dias fomos pesá-la novamente e não tinha engordado nem 1gr. Decidimos então ceder ao LA após as mamadas. Já não havia volta a dar não é.. Passados 4 dias desta decisão, a bebé aumentou 400gr, o que foi um alívio. Foi aumentando normalmente e bebendo sempre entre 30ml e 60ml (ela fazia a sua gestão). Tendo em conta que está com peso saudável, gostava de retirar o LA mas a pediatra disse que só aos 4 meses com a introdução das sopas e papas então recorri a outra CAM que nos recomendou fazer novamente suplemento de LM após a mamada e esquecer o LA, o que acabou por não resultar pois ela chorava após a mamada+suplemento de LM, o que não acontece com o LA.
O culminar de todo este inferno, é que a minha filha chega à mama e adormece passados 5min (se tanto), eu e o pai fazemos 30 por uma linha (despi-la, soprar-lhe, mexer nas orelhas, nas mãos, nós pés, passar uma toalhita, beliscá-la..) De tudo mesmo mas não há forma de ela despertar, estamos horas nisto. Quando a mamada está "a correr bem" ela começa a estrebuchar muito e a tentar pegar no peito e não conseguir. Penso que seja por correr menos leite. Também por adormecer nem chego a perceber quando está satisfeita. Com o biberão acorda mas também é preguiçosa e temos de estar ali a insistir. A isto agrava o facto de eu não dar conta do esvaziamento dos peitos, do enchimento , de estar em stress constante com isto e outras coisas. Estou também a tomar GestaCare lactação e cezarette. Desculpem o testamento e alguma confusão no que escrevi, tentei colocar os pontos essenciais, estou muito cansada, desesperada.. Já não sei o que fazer.. Penso que a minha história deve ser inédita, só me apetece desistir de uma vez por todas dos peitos.

Nessa Santos -
Offline
Desde 30 Set 2014

Olá mamã... Não desista! Tudo o que conseguir tirar do seu peito, para a sua bebé, é ouro! Acredito que seja difícil, mas desejo-lhe muita sorte e sucesso nestes primeiros meses de amamentação. Um beijinho 😊

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Continua a suplementar com LA por enquanto, mas continua a colocá-la ao peito com frequência. Não deixes passar mais de 3 horas sem oferecer o peito.
Sugiro que, tires primeiro algum leite (o “foremilk” que é o mais aquoso), manualmente ou com a bomba, e só então lhe dês a mama, já com o “hindmilk” que é mais rico em nutrientes e gordura.
Com o uso de biberão, pode dar-se a confusão de mamilos, o que torna mais difícil a pega no peito. Tens aqui um link com dicas para contornar o problema da confusão de mamilos:
https://breastfeeding.support/tips-to-bottle-feed-a-breastfed-baby/
E do mesmo website, um outro artigo sobre como suplementar um bebé com pouco peso
https://breastfeeding.support/supplementing-an-underweight-baby/
Outro conselho que te dou é dormires com a bebé, se é que não o fazes, de forma a estimular a produção de prolactina e a frequência das mamadas.

Mamon. -
Offline
Desde 06 Dez 2016

Eu na minha opinião qyue vale o que vale, acho que já teve imensas opiniões de Profissionais formados e decidiu ignorar e insistir por várias vezes no LM ainda assim. Vem pedir opinião, mas dá me a entender que você já tem a sua opinião formada.

Pois eu acho que quando o LM dá, ÓPTIMO! ouro sobre azul!
Quando não dá, porque acontece é sempre aconteceu desde o tempo das minhas avós e antes disso em que as taxas de mortalidade infantil eram bastante altas. Para quando não dá inventaram uma maravilha que é o LA, é um milagre que antigamente não existia, e hoje está ao alcance de qualquer um que precise, e nós temos é de aproveitaram sem peso na consciência e dando graças a Deus de termos essa solução.

Como disse é a minha opinião, e como tive uma amiga que pôs em risco a saúde do bebé com a mesma insistência, e acabou por ficar com uma depressão pós parto por causa disso e a insistência acabou por não dar em nada, apenas num bebé stressado que só acalmou aos 4 meses quando finalmente a mãe cedeu ao LA... Como isso aconteceu ao meu lado tenho a opinião que tenho...

Não é menos mãe por dar LA
Já tentou bastante
Faça o que achar melhor para o seu filho
Muito boa sorte

Sobre Mamon.

Uma filha e um filho lindo, agora em preparações para a terceira viagem <3

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

A sua história não é inédita, há muitas mulheres que não têm leite em quantidade suficiente, seja por que razão for. Eu nunca senti subida de leite, nunca senti o peito cheio, nunca vi leite na boca das minhas bebés e o máximo que consegui tirar com a bomba foram 30ml de um líquido aguado...mas suplementei com LA desde o nascimento e desisti passados quinze dias. O processo estava a desgastante e não conseguia gerir nem o stress nem o cansaço. Tal como a sua bebé, as minhas eram preguiçosas mesmo no biberão e sempre beberam pouco, mas com o LA aumentaram de peso de forma regular, apesar de serem pequeninas.
Se desiste do LM ou não é uma decisão muito pessoal, mas tendo em conta as opiniões médicas e o historial da sua bebé, considero que deve aceitar a indicação de suplementar com LA. Repare que se refere ao que está a viver como 'inferno'... decida o que decidir, que seja para ter paz e aproveitar a maternidade, não para viver nessa angústia...

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Bebés preguiçosos para mamar são uma chatice do caraças....

Eu também tive um que tinha sempre de inventar coisas para o acordar... Fazia intervalos enormes sem mamar... Nunca sentia as mamas vazias... Enfim... Resultado, perdeu peso, pois claro.

Comecei a suplementar com LA, acabou por tirar o stress de cima.... E ele lá foi mamando..... E, por acaso, aos 3 meses apanhou-lhe o jeito e deixámos de precisar de LA e hoje em dia é um mamão de primeira e evoluiu sempre no peso seguindo a sua curva. Mas conheço outros bebés que tiveram de continuar com LA. O que interessa é que sejam alimentados. Dar sempre mama primeiro para estimular e ela ir aprendendo a mamar e depois o leitinho extra para saciar.

Boa sorte, e muita coragem... Ah, e de todo, não é história inédita, infelizmente ainda acontece muito. Só que, é como foi dito, antes estas histórias muitas vezes não tinham um final feliz. Hoje em dia tudo se ultrapassa

Isin -
Offline
Desde 12 Ago 2018

Olá mamãs, obrigada a todas pelas vossas respostas. São as vossas opiniões que como algumas disseram valem o que valem mas acabam por me acalmar um pouquinho. Enganei-me ao dizer que foi parto induzido. Não chegou a ser porque a minha GO não me respeitou (eu queria parto normal), não quis esperar para que a indução fizesse efeito por isso foi uma cesariana sem qualquer tipo de sintomas de trabalho de parto às 38s6d como referi. A justificação foi que a bebé não iria conseguir passar no canal e não valia a pena estar a esperar. Não sei se seria assim.. Acho que o que se passou comigo foi um negócio e que tudo isso, foi o início de todos os problemas, nem eu nem a minha filha estávamos prontas. Não quero pensar muito nisto e tento não pensar mas tenho muito receio de possíveis repercussões disto na minha filha. Um dos problemas já está a ser este.
Estou muito insegura e Mãe "Mamon" infelizmente acho que já estou a passar pelo que a sua amiga passou pelo que pondero em recorrer a ajuda médica.
Mãe Cátia, oxalá a minha filha também lhe apanhe o jeito..
Obrigada a todas 💜
Vou continuar com o suplemento de LA de 3h em 3h. Esqueci também de referir que a minha filha não chora para comer, tenho mesmo de a acordar e depois de ser alimentada para adormecer é um filme.. Parece que o único sítio onde adormece é no peito, em vez de mamar..

Isin -
Offline
Desde 12 Ago 2018

Olá mamãs, obrigada a todas pelas vossas respostas. São as vossas opiniões que como algumas disseram valem o que valem mas acabam por me acalmar um pouquinho. Enganei-me ao dizer que foi parto induzido. Não chegou a ser porque a minha GO não me respeitou (eu queria parto normal), não quis esperar para que a indução fizesse efeito por isso foi uma cesariana sem qualquer tipo de sintomas de trabalho de parto às 38s6d como referi. A justificação foi que a bebé não iria conseguir passar no canal e não valia a pena estar a esperar. Não sei se seria assim.. Acho que o que se passou comigo foi um negócio e que tudo isso, foi o início de todos os problemas, nem eu nem a minha filha estávamos prontas. Não quero pensar muito nisto e tento não pensar mas tenho muito receio de possíveis repercussões disto na minha filha. Um dos problemas já está a ser este.
Estou muito insegura e Mãe "Mamon" infelizmente acho que já estou a passar pelo que a sua amiga passou pelo que pondero em recorrer a ajuda médica.
Mãe Cátia, oxalá a minha filha também lhe apanhe o jeito..
Obrigada a todas 💜
Vou continuar com o suplemento de LA de 3h em 3h. Esqueci também de referir que a minha filha não chora para comer, tenho mesmo de a acordar e depois de ser alimentada para adormecer é um filme.. Parece que o único sítio onde adormece é no peito, em vez de mamar..

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Isin, espero mesmo que tudo se componha, de coração....
(E sim, este tb era um filme para o acordar para mamar- o que se revelou mais eficaz foi mesmo mudar a fralda antes - e depois outro filme para o voltar a adormecer. No meu caso acho que era mesmo fome que assim que introduzi o LA essa parte melhorou)

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Inteiramente de acordo com a Mamon e a Guialmi. Se sente, dentro de si, que o LA é mesmo a melhor opção, que o bebé fica bem e a Isin fica tranquila, força, continue a insistir, que não há nada melhor.
Mas se sente que a criança tem fome, o pediatra fica preocupado e a Isin em stress constante, pense se isso vale a pena. Foi para isto mesmo que foi inventado o LA.
Eu amamentei um filho em exclusivo até aos 5 meses e meio e dei LA como suplemento a outro desde a primeira semana de vida. Em ambos os casos, nunca me arrependi. O que bebeu LA sempre foi muito mais saudável que o outro e aproveitei a maternidade de uma forma que nunca teria conseguido se me tivesse sujeitado ao stress de nos obrigar (a mim e a ele) a mamar em exclusivo.
Conheço muito bem um caso de uma criança que quase entrou em coma hipoglicémico porque o leite da mãe não chegou e esta entrou numa depressão pós parto que lhe arruinou a vida para sempre. Acredite que isto não vale a pena. Boa sorte

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Inteiramente de acordo com a Mamon e a Guialmi. Se sente, dentro de si, que o LA é mesmo a melhor opção, que o bebé fica bem e a Isin fica tranquila, força, continue a insistir, que não há nada melhor.
Mas se sente que a criança tem fome, o pediatra fica preocupado e a Isin em stress constante, pense se isso vale a pena. Foi para isto mesmo que foi inventado o LA.
Eu amamentei um filho em exclusivo até aos 5 meses e meio e dei LA como suplemento a outro desde a primeira semana de vida. Em ambos os casos, nunca me arrependi. O que bebeu LA sempre foi muito mais saudável que o outro e aproveitei a maternidade de uma forma que nunca teria conseguido se me tivesse sujeitado ao stress de nos obrigar (a mim e a ele) a mamar em exclusivo.
Conheço muito bem um caso de uma criança que quase entrou em coma hipoglicémico porque o leite da mãe não chegou e esta entrou numa depressão pós parto que lhe arruinou a vida para sempre. Acredite que isto não vale a pena. Boa sorte

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Descomplique....Não foi o parto que sonhou nem está a ser a amamentação que sonhou, mas a verdade é que tem uma bebé saudável e perfeita... e se é assim calmo tem tem um lado bom! Um bebé em sofrimento não se comporta assim!
As minhas gémeas também nasceram de cesariana, no nosso caso programada, sem qualquer sinal de parto e talvez isso tenha prejudicado a amamentação... Não sei, nem perdi tempo a preoupar me com isso. Cresceram muito saudáveis só com LA, adoeceram pela primeira vez aos dois anos, nunca estiveram internadas, são super resistentes (já são adolescentes), inteligentes... Que repercussões houve do tipo de parto ou do aleitamento? Nenhumas! E também eram como a sua, não acordavam para comer nos primeiros meses, nem bebiam o biberão com apetite. Não se prenda muito às 3horas,as minhas com 2meses já faziam intervalos de 4horas e de noite já não as acordava. Resultava muito melhor não estar sempre a chatear com o biberão. Tinham um percentil baixo, mas o pediatra sempre disse que estava m bem e de facto assim foi.

Mamon. -
Offline
Desde 06 Dez 2016

Mamã Isin, de coração que só vos desejo o melhor a ti e ao teu bebé.
O problema é sempre a nossa espectativa.
Não teve o parto com que tinha sonhado nem a amamentação como tinha imaginado, mas tem a sua filhota com saúde Sorriso
Preocupe-se com as coisas que estão no seu controle.
Primeiro você tem de estar bem, e só depois à sua bebé conseguirá estar bem. Soa um bocado egoísta mas é mesmo assim que funciona.
Uma beijoca para as duas

Sobre Mamon.

Uma filha e um filho lindo, agora em preparações para a terceira viagem <3

Isabelamartinho -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Eu aqui por casa dou leite materno e leite de lata, o meu filho está melhor assim pois ele berrava de fome. Por aqui não lhe dou mama extraio e dou 1h após o leite de lata se ele estiver acordado, era um sofrimento para mim dar mama e ele sentia isso é começou a rejeitar agora bebe leite materno no biberão e não vejo qualquer diferença, deixo após cada biberão deitado sobre mim para estimular o contacto

Cat_ -
Offline
Desde 02 Set 2011

Bom dia Mamã Isin,
Não vou acrescentar, nada ao que já foi dito (em que concordo).
Só para lhe garantir que a sua história é igual a tantas outras, eu própria passei por semelhante.
Tudo se resume às nossas expectativas (como já foi mencionado).
O meu conselho: Simplifique, e viva o momento. Pense em si e nada de extremismos.
Beijinhos

Sobre Cat_

Início de treinos em Agosto 2011
08/06/2012 - POSITIVO!!! DPP 06/02/2013
2014 - E aí vem mais um... (...pilas) DPP 21/08/2015
Junho 2021 - Surpresa das surpresas, vamos a mais uma aventura?

Isin -
Offline
Desde 12 Ago 2018

Obrigada de coração a todas! As vossas palavras e testemunhos reconfortam e tranquilizam.
Guialmi, a sua história é mesmo idêntica à minha e é tão bom ler o que escreve e a sinceridade com que o faz. As minhas inseguranças acalmam e transmite-me muita coragem. Obrigada mais uma vez!
Vamos continuar a fazer suplemento de LA com toda a segurança que vocês me transmitiram e esquecer de uma vez por todas o que ficou lá atrás. Um dos meus problemas é mesmo o matutar nas coisas, penso demasiado no que "devia ter sido" muito também culpa do que leio e da opinião de certas pessoas. Se a minha filha deixar o peito é porque assim tinha de ser, para já muito ou pouco lá vai pegando e a seguir vem o LA. Na consulta dos 2 meses, para a semana, também vou ver o que me diz a pediatra.

Isin -
Offline
Desde 12 Ago 2018

Beijinhos a todas 💜

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Não se martirize pela questão do parto, foi como foi e não quer dizer que tenha tido influência na produção do leite. Eu cheguei às 41 semanas nas duas gravidezes, ambos normais , e só tive subida de leite passado dias.
A minha filha fazia bem a pega, e mesmo com algum stress à mistura ainda amamentei 3 meses em exclusivo.
Com o meu filho foi diferente, era pachorrento e mesmo depois de ensinado a fazer a pega na maternidade, como não saía nada, nem uma pinga de colostro, desinteressou-se completamente da mama. Foi suplementado logo na maternidade. Ao chegar a casa nem podia ver a mama. Ainda insisti, mas não consegui nada, porque era chegar perto da mama que desatava num berreiro total. Comprei uma bomba e durante o primeiro mês dei-lhe no biberon, o que consegui extrair. Não vale a pena stressar, eu costumo dizer e já o disse aqui várias vezes, o leite materno é o mais adequado, mas o melhor é o que resultar para a mãe e bebé.
Não tem de desistir da mama, mas também não tem de querer à força mama em exclusivo se não está claramente a resultar.
Continue a suplementar sem culpas e ofereça na mesma a mama. Vai ver que tudo se começará a compor.
tudo de bom

Mamon. -
Offline
Desde 06 Dez 2016

Força Isin!
Vai correr tudo bem Sorriso
Não ligues a tudo o que se lê na Internet, porque o que resulta para umas pode não resultar para outras.
Acho que fizeste bem em procurar uma segunda opinião a um profissional de saúde e aos especialistas. Demonstra que queres fazer o que está certo sem falhar e eles já te mostraram o caminho.
Se alguém tem vier destabilizar, diz que sabes o que estás a fazer e que já tens profissionais a cuidar da tua situação.

Beijoca

Sobre Mamon.

Uma filha e um filho lindo, agora em preparações para a terceira viagem <3

Isin -
Offline
Desde 12 Ago 2018

Olá mamãs, obrigada mais uma vez pelos vossos testemunhos e apoio, são muito importantes para mim. Isto de ser mãe de primeira viagem não é nada fácil Espertalhão
Como a Guialmi disse, a minha filha é mesmo tranquila.. Não chora, nunca percebo quando tem fome e mesmo quando está a ser alimentada é tranquila, tanto na mama como no biberão. É o oposto de mim, portanto Gargalhadas
Obrigada mais uma vez a todas, beijinhos e felicidades para vcs e o vossos filhotes 💜

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Isin escreveu:
Olá mamãs, obrigada mais uma vez pelos vossos testemunhos e apoio, são muito importantes para mim. Isto de ser mãe de primeira viagem não é nada fácil
Como a Guialmi disse, a minha filha é mesmo tranquila.. Não chora, nunca percebo quando tem fome e mesmo quando está a ser alimentada é tranquila, tanto na mama como no biberão. É o oposto de mim, portanto
Obrigada mais uma vez a todas, beijinhos e felicidades para vcs e o vossos filhotes 💜

De ambos os meus filhos, as recomendações dos pediatras (mais do que um) e enfermeiros foram, sempre, acordá-los apenas no primeiro mês para evitar o risco de hipoglicemia e desidratação em caso de falta de amadurecimento dos mecanismos que desencadeiam fome e sede. A partir daí, salvo indicação médica expressa por um problema concreto (ex. baixo peso, bebés prematuros, etc.) nunca acordar. Eu assim fiz e verifiquei que após os primeiros 30 dias tudo ficou sempre mais fácil, porque eles comiam ao seu ritmo e não quando o relógio apitava.
As dificuldades na alimentação de um bebé também podem ter a ver com o facto de não estares a respeitar o seu ritmo e obrigá-la a comer quando pura e simplesmente não tem fome.

TâniaS Neves -
Offline
Desde 29 Mar 2014

Todo e qualquer problema na amamentação começa nas maternidades .Onde deveriam ajudar, parece que só complicam. Apanham as mães numa altura mais sensível e impõem que o importante é o LM e agem como se quem dá LA estivesse a prejudicar os filhos. Todas as opiniões têm de ser respeitadas e há quem tem muito leite, o queira secar e não iria sequer tentar amamentar. O LM é o melhor sem dúvida para os nossos filhos. Quando é possível, e quando a mãe e o bebê estão bem com isso. Eu do meu filho não amamentei porque ele mal nasceu ficou internado na neonatologia ( e lá dão chupetas e não há ca amamentar quando os bebes querem.) Comem todos á mesma hora, podem até beber leite materno mas suplementam sempre). Mas nem precisei de secar o leite. Da minha filha, dei lhe o pouco que tinha durante 2 meses e meio, já saí da maternidade a dar suplemento. Queria mesmo por tudo amamentar já que do 1o não consegui e não pretendo mais filhos, mas a minha filha ficava com fome, e por mais tempo que a pusesse á mama (e foram horas) nunca produzi mais. Até com as chupetas implicavam. A pediatra quando entrou e viu a minha filha de chupeta na boca quase que enfartava , como se ela mandasse. Cada mãe segue o que é melhor para nós é para os bebes. E as pessoas não se podem esquecer que tudo é um negócio. Uma enfermeira amiga chegou a dizer que a tal pediatra que só queria insistir no LM era a directora do serviço e que quando menos LA gastasse mais ela ganhava.

19.04.2013- começou o nosso sonho, apenas dois meses de tentativas
10.12.2013- nasce o nosso príncipe as 39+4 semanas
08.03.2017- começou mais um sonho, apenas dois meses de tentativas

Isin -
Offline
Desde 12 Ago 2018

KellyPT escreveu:

Isin escreveu:Olá mamãs, obrigada mais uma vez pelos vossos testemunhos e apoio, são muito importantes para mim. Isto de ser mãe de primeira viagem não é nada fácil
Como a Guialmi disse, a minha filha é mesmo tranquila.. Não chora, nunca percebo quando tem fome e mesmo quando está a ser alimentada é tranquila, tanto na mama como no biberão. É o oposto de mim, portanto
Obrigada mais uma vez a todas, beijinhos e felicidades para vcs e o vossos filhotes 💜

De ambos os meus filhos, as recomendações dos pediatras (mais do que um) e enfermeiros foram, sempre, acordá-los apenas no primeiro mês para evitar o risco de hipoglicemia e desidratação em caso de falta de amadurecimento dos mecanismos que desencadeiam fome e sede. A partir daí, salvo indicação médica expressa por um problema concreto (ex. baixo peso, bebés prematuros, etc.) nunca acordar. Eu assim fiz e verifiquei que após os primeiros 30 dias tudo ficou sempre mais fácil, porque eles comiam ao seu ritmo e não quando o relógio apitava.
As dificuldades na alimentação de um bebé também podem ter a ver com o facto de não estares a respeitar o seu ritmo e obrigá-la a comer quando pura e simplesmente não tem fome.

Por indicação da pediatra, ainda a estou a alimentar durante o dia de 3/3h, à noite é que a deixo dormir. Caso não esteja acordada, por acaso é uma coisa que me custa, acordá-la, pois ela não reage nada bem. Mas fico com a sensação que se não a acordar ela vai estar imensas horas sem comer e isso também me assusta. Mesmo de noite, quando acorda por ela está ali bastante tempo para acordar a sério e para perceber bem se tem fome tenho que esperar algum tempo. É mesmo muito tranquila, não chora. Na segunda ela tem a consulta dos 2 meses e eu vou voltar a falar dos horários pois também é uma coisa que me mete confusão.

Isin -
Offline
Desde 12 Ago 2018

TâniaS Neves escreveu:
Todo e qualquer problema na amamentação começa nas maternidades .Onde deveriam ajudar, parece que só complicam. Apanham as mães numa altura mais sensível e impõem que o importante é o LM e agem como se quem dá LA estivesse a prejudicar os filhos. Todas as opiniões têm de ser respeitadas e há quem tem muito leite, o queira secar e não iria sequer tentar amamentar. O LM é o melhor sem dúvida para os nossos filhos. Quando é possível, e quando a mãe e o bebê estão bem com isso. Eu do meu filho não amamentei porque ele mal nasceu ficou internado na neonatologia ( e lá dão chupetas e não há ca amamentar quando os bebes querem.) Comem todos á mesma hora, podem até beber leite materno mas suplementam sempre). Mas nem precisei de secar o leite. Da minha filha, dei lhe o pouco que tinha durante 2 meses e meio, já saí da maternidade a dar suplemento. Queria mesmo por tudo amamentar já que do 1o não consegui e não pretendo mais filhos, mas a minha filha ficava com fome, e por mais tempo que a pusesse á mama (e foram horas) nunca produzi mais. Até com as chupetas implicavam. A pediatra quando entrou e viu a minha filha de chupeta na boca quase que enfartava , como se ela mandasse. Cada mãe segue o que é melhor para nós é para os bebes. E as pessoas não se podem esquecer que tudo é um negócio. Uma enfermeira amiga chegou a dizer que a tal pediatra que só queria insistir no LM era a directora do serviço e que quando menos LA gastasse mais ela ganhava.

De facto na maternidade não fui ajudada na amamentação, desde o momento em que ela nasceu (não a puseram logo ao pé de mim, foram primeiro pesar e vestir e aquelas coisas todas) até aos dias que lá passei que não tive a colaboração de nenhuma enfermeira no processo, fui alimentando a minha filha naturalmente sem saber se estava a fazer bem ou não e como ela pegava bem eu achava que tudo decorria dentro da normalidade. Nunca verificaram se ela estava a fazer bem a pega ou outro tipo de situação. Os problemas também começam, a meu ver, nas aulas de PPP pois a única dificuldade que me foi apresentada sobre a amamentação eram os mamilos gretados, ora eu como nunca tive nada disso pensava que estava tudo no bom caminho.
Na maternidade passava-se o oposto do que aconteceu consigo, queriam a toda a força impingir o LA, talvez por ser privada (foi com a sensação com que fiquei) pois os problemas com o peso só se verificaram já lá não estávamos.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Isin escreveu:

TâniaS Neves escreveu:Todo e qualquer problema na amamentação começa nas maternidades .Onde deveriam ajudar, parece que só complicam. Apanham as mães numa altura mais sensível e impõem que o importante é o LM e agem como se quem dá LA estivesse a prejudicar os filhos. Todas as opiniões têm de ser respeitadas e há quem tem muito leite, o queira secar e não iria sequer tentar amamentar. O LM é o melhor sem dúvida para os nossos filhos. Quando é possível, e quando a mãe e o bebê estão bem com isso. Eu do meu filho não amamentei porque ele mal nasceu ficou internado na neonatologia ( e lá dão chupetas e não há ca amamentar quando os bebes querem.) Comem todos á mesma hora, podem até beber leite materno mas suplementam sempre). Mas nem precisei de secar o leite. Da minha filha, dei lhe o pouco que tinha durante 2 meses e meio, já saí da maternidade a dar suplemento. Queria mesmo por tudo amamentar já que do 1o não consegui e não pretendo mais filhos, mas a minha filha ficava com fome, e por mais tempo que a pusesse á mama (e foram horas) nunca produzi mais. Até com as chupetas implicavam. A pediatra quando entrou e viu a minha filha de chupeta na boca quase que enfartava , como se ela mandasse. Cada mãe segue o que é melhor para nós é para os bebes. E as pessoas não se podem esquecer que tudo é um negócio. Uma enfermeira amiga chegou a dizer que a tal pediatra que só queria insistir no LM era a directora do serviço e que quando menos LA gastasse mais ela ganhava.

De facto na maternidade não fui ajudada na amamentação, desde o momento em que ela nasceu (não a puseram logo ao pé de mim, foram primeiro pesar e vestir e aquelas coisas todas) até aos dias que lá passei que não tive a colaboração de nenhuma enfermeira no processo, fui alimentando a minha filha naturalmente sem saber se estava a fazer bem ou não e como ela pegava bem eu achava que tudo decorria dentro da normalidade. Nunca verificaram se ela estava a fazer bem a pega ou outro tipo de situação. Os problemas também começam, a meu ver, nas aulas de PPP pois a única dificuldade que me foi apresentada sobre a amamentação eram os mamilos gretados, ora eu como nunca tive nada disso pensava que estava tudo no bom caminho.
Na maternidade passava-se o oposto do que aconteceu consigo, queriam a toda a força impingir o LA, talvez por ser privada (foi com a sensação com que fiquei) pois os problemas com o peso só se verificaram já lá não estávamos.


Tb senti isso no hospital da luz. Queriam dar chucha, leite artificial e mamilos de silicone à força. Não cedi, pois estava mt bem informada e orientada e sabia o q queria e as coisas correrem bem.

Isin -
Offline
Desde 12 Ago 2018

Eu também não cedi mas depois cheguei a casa e aconteceu isto. Qual o verdadeiro motivo? Não vou saber e já vi que nem vale a pena estar a matutar sobre isso. Só sei que a ter um próximo filho à partida não irei para o privado.