É preocupante ou não? | De Mãe para Mãe

É preocupante ou não?

Responda
4 mensagens
Isabellitas -
Offline
Desde 03 Abr 2017

Olá mamãs. Gostaria de conhecer as vossas experiências. O meu filho tem 4 anos e meio e noto que ao longo da sua vida as suas fezes eram claras (castanho amarelado) e o seu intestino solta com facilidade. Após viroses, a situação intensificou-se e ficou muito intolerante ao leite principalmente (não lhe posso dar leite de vaca ou iogurtes e até mesmo as bolachas existentes no mercado, quase tudo contêm leite)...tem sido acompanhado pelo gastroentereologista pediátrico e estamos a tentar descartar a doença celíaca. O médico aponta para dificuldade em digerir carboidratos. Conhecem alguma situação assim?

CSNCosta1 -
Offline
Desde 03 Nov 2016

Conheço duas situações de intolerância à lactose, ao ponto na creche terem tabua de cortar alimentos e facas só para não estrem em contacto com as substâncias alergeneas. E sim nada de bolachas de supermercado ou que seja processado. O meu mais novo assim que bebeu o primeiro copo de leite de vaca fez reação, mas a médica viu que não era nada extremo e iamos dando Iogurtes queijo e leite sem lactose. Entretanto na terceira vez que introduzimos já não fez. Eu não bebo leite porque não gosto mas os meus também nao bebem muito, o mais velho gosta nos cereais de manha e o mais novo não gosta de cereais só bebe à noite antes de deitar e nem é todos os dias. Doença celiaca só tenho conhecimento mas em adultos, não conheço nenhuma criança.

Margarida_2017 -
Offline
Desde 31 Jul 2019

Conheço várias crianças com intolerâncias e alegrias a vários alimentos, umas mais fáceis outras nem por isso..

Na minha opinião estamos a cair num extremismo contra a lactose… tem noção que se deixar de dar lactose ao sei filho ele nunca mais vai produzir as enzimas necessárias para combater a lactose .

Já pensaram que pode ser a proteína do leite de vaca e não há lactose??? Atenção eu não estou a dizer que não é a lactose, só estou a por mais opções em cima da mesa . Até porque como já referi aqui anteriormente tenho várias intolerâncias/ alergias e uma delas é a lactose e sei como agora é fácil viver com isso , mas a 4/5 anos atrás não era assim …

Outra situação já pensaram em retirar os 2 maiores venenos da nossa alimentação “normal” ou “vulgar “ que estão presentes em todos /case todos os alimentos. Açúcar branco e sal refinado . Posso dizer que faz toda a diferença, no nosso dia a dia. Quem já passou por isso .

A lactose está presente nos várias alimentos em graus diferentes.
Por exemplo na matinal tem um leite leve . Que tem uma percentagem muito, mas muito baixa de lactose.. eu esse leite consigo aguentar, sem problema nenhum ( não estando grávida) , o queijo fresco magro, também aguento . Mas leite , iogurtes ou queijo flamengo, não aguento de maneira nenhuma .. cada alimento é único e a marca também. Por isso tem que experimentar isoladamente e quantidades pequenas , como estivesse a fazer a introdução alimentar novamente.

Espero ter ajudado

Isabellitas -
Offline
Desde 03 Abr 2017

Antes de mais, obrigada pelos vossos comentários. Relativamente aos extremismos relativamente à lactose, os factos falam por si...cada vez mais observamos intolerância à lactose pois o leite de vaca é uma indústria de milhões estando presente em tudo o que é alimento. Também são estas fortes economias que financiam estudos científicos no sentido de provar os benefícios para a saúde, induzindo ao consumo. Contudo, são imensas as pessoas que apresentam intolerâncias ou mesmo alergia e também se sabe que o leite nos traz muitos malefícios, não sendo mais que um engodo do mundo ocidental. Somos os únicos seres vivos que continuamos a consumir leite de outros seres após o desmame do leite materno, sabendo-se que o nosso organismo não está biológicamente “preparado” para digerir determinados componentes presentes neste leite. Se tenho “noção” que o meu filho pode deixar de produzir enzimas para digerir a lactose? Não sei onde leu essa informação mas com certeza não foi em nenhum artigo científico, informe-se bem pois essa informação não passa de um mito! Quando digo que não posso dar-lhe alimentos com leite, guio-me pelos factos pois quando lhe dou ele fica com muitas abdominais, cólicas e imensos gases. Não sei como costuma fazer com os seus filhos, mas com certeza não lhes dá alimentos que constantemente lhes faz mal sempre que consumidos! Desculpe cara Margarida, mas eu não pedi que me viessem dar uma “aula de medicina” pois sou uma pessoa muito bem informado para além de estar a ser guiado por médicos especialistas no assunto, apenas pedi uma partilha de experiências.