Preocupada | De Mãe para Mãe

Preocupada

Responda
62 mensagens
Veronica Valente -
Offline
Desde 21 Jun 2019

Olá a todas. Então é o seguinte, comecei a trabalhar à 3 dias, e ainda estou no período experimental, ou seja não me é possível estar a ficar em casa com os meus filhos e o meu marido também não. Os meus pais ficam com eles, mas o que implica que quando vou trabalhar tenho que os tirar de casa e levá-los, são cerca de 8 km de minha casa a casa dos meus pais. A minha mãe tem tido imenso cuidado em tudo, e não há sequer visitas de ninguém, quer em minha casa, quer em casa dos meus pais, o meu receio é se há algum problema eu ter que tirar os meus filhos de casa nos dias que vou trabalhar, que são cerca de 3 a 4 dias por semana.
Ainda por cima estou numa cidade em que há imensos casos de pessoas infetadas 😔
Obrigada a todas que me possam ajudar neste sentido. 🙏

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Mas não andam em transporte particular? Eu não tenho medo de andar no meu carro.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Mas não andam em transporte particular? Eu não tenho medo de andar no meu carro.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Desculpe mas acho que em vez de pensar nisso deveria pensar que até a Ministra veio dizer para os pais não deixarem os filhos com os avós porque os avós são grupo de risco, não deveria deixar os seus filhos com os seus pais. Pode estar no período experimental mas a saúde da sua família e do país tem de ser mais importante, ou a senhora ou o seu marido deveriam ficar com as crianças, não havendo essa possibilidade elas deveriam ficar com alguém que não seja idoso.
Quanto à questão em específico, se os leva numa viatura particular e eles não tocam em nada, não vejo grande perigo para eles. O perigo é mesmo para os seus pais!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Ana Maria Costa1 -
Offline
Desde 01 Fev 2019

Eu acho que pandemia e quarentena não se compadecem com períodos experimentais, informe-se bem dos seus direitos, esta é uma situação extrema! O ideal será ficar em casa com os filhos e não andar a ir e a vir e provavelmente contactar com outras pessoas.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Eu concordo que não deviam ficar com os avós, mas no limite máximo e se eles fossem para os avós fazer a quarentena? Ou seja não tinham de andar no vai e vem que é o verdadeiro perigo.
Eu sei que é uma situação económica complicada, mas pense que neste momento o importante é continuarmos cá.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Eu também não deixaria nos avós

Veronica Valente -
Offline
Desde 21 Jun 2019

Marina4 escreveu:
Mas não andam em transporte particular? Eu não tenho medo de andar no meu carro.

Sim vão no meu carro.

Veronica Valente -
Offline
Desde 21 Jun 2019

Videl86 escreveu:
Desculpe mas acho que em vez de pensar nisso deveria pensar que até a Ministra veio dizer para os pais não deixarem os filhos com os avós porque os avós são grupo de risco, não deveria deixar os seus filhos com os seus pais. Pode estar no período experimental mas a saúde da sua família e do país tem de ser mais importante, ou a senhora ou o seu marido deveriam ficar com as crianças, não havendo essa possibilidade elas deveriam ficar com alguém que não seja idoso.
Quanto à questão em específico, se os leva numa viatura particular e eles não tocam em nada, não vejo grande perigo para eles. O perigo é mesmo para os seus pais!

Os meus pais são relativamente novos, têm 58 anos, e a Ministra diz, eu sei, também ouvi, a questão é que de momento não tenho mesmo outra solução.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Se a questão é se vai ter problemas? Neste momento não, porque ainda não foi declarada a quarentena obrigatória, ainda.

Ana Maria Costa1 -
Offline
Desde 01 Fev 2019

O pai também está em período experimental? Acho que ainda muita gente não percebeu que nada é mais importante que a nossa vida e saúde! E não tenhamos ilusões, nada lhe garante que no fim desse período não a mandam embora por um motivo qualquer e podem fazê-lo e depois? Aprendem ninguém leva a taça e ninguém é insubstituível, raramente os sacrifícios são valorizados e num momento como este....

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

Se calhar deviam telefonar para a segurança social ou até mesmo para a ACT (autoridade para as condições de trabalho). Não acho que o fato de estar em período experimental tenha algum peso tendo em conta a situação em que estamos, e mesmo que aja problema, talvez o seu marido possa ficar em casa. Informem-se bem.

Gabri -
Offline
Desde 24 Abr 2010

Mamã eu sei que os empregos não andam por aí aos pontapés mas pense bem está em período experimental mas também não me parece que a empresa nesta altura do campeonato vá contratar alguém para a substituir. Depois há o risco de você ficar contaminada (não sei qual é o trabalho em questão) ao contactar com outras pessoas, a trabalhar à 3 dias não sabe sequer com que tipo de pessoas trabalha se são das certinhas que cumprem a quarenta ou não, com que tipo de pessoas contactam etc... Também não sei se a sua entidade patronal a pode mandar embora assim, ficar em casa a dar assistência aos seus filhos num período de quarentena é um direito seu, pode sempre falar com eles e com o seu consentimento alargarem o seu período experimental dada esta situação excepcional. (Eu por exemplo como quando for trabalhar ainda estou em período de amamentação tenho que dar o meu consentimento à empresa para me reduzir o horário senão não o podem fazer mas pronto eu já estou na empresa há muitos anos). Por fim caso fique contaminada pode passar o vírus aos seus filhos que embora não estejam no grupo de risco o podem passar aos seus pais que, esses sim, são um grupo de risco... Como disse no início trabalhos não há por aí aos pontapés mas, na minha opinião, a saúde primeiro...

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

58 anos não são idosos, o meu marido é mais velho e eu só tenho menos 8 anos. Com os cuidados que refere, não me parece problemático.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Para explicar melhor, não é a situação ideal mas os pais da Verónica não são grupo de risco, a menos que tenham patologias crónicas.

Veronica Valente -
Offline
Desde 21 Jun 2019

guialmi escreveu:
Para explicar melhor, não é a situação ideal mas os pais da Verónica não são grupo de risco, a menos que tenham patologias crónicas.

Sim Guialmi, são pessoas novas, e pra já não são conhecidas patologias crónicas a nenhum deles, graças a Deus 🙏, são o meu braço direito e o braço esquerdo em relação a tudo principalmente nesta fase crítica que o nosso país apresenta, e ficam com os meninos quando estamos a trabalhar uma vez que o infantário e a escola fecharam e bem, porque mesmo que continuassem abertos os meus filhos não iriam.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Não diria que a questão é serem ou não grupo de risco, mas o circular de pessoas. Quando podia só circular uma, vão circular 4. Mesmo que eles nunca saiam do carro, podem levar dos pais aos avós que por sua vez vão à rua comprar o jornal, ao supermercado, tomar um café com o vizinho... Ainda para mais está em zona crítica.
Eu sei que nem sempre são questões fáceis e vai debilitar economicamente muitas pessoas, mas uma coisa é certa, se não abrandar agora, vai levar muitos meses e muitos meses vai levar muito dinheiro e muitos empregos.
Neste momento ainda há o apoio aos pais por terem fechado as escolas, mas nada nos garante que não decretem o encerramento de tudo o que não é essencial e não há ordenados para ninguém.
Há menos de um mês era só uma viagemzinha, um fim de semana, umas férias, a comunicado social a empolar o assunto, agora estamos assim num país parado que a maioria de nós nunca viveu (se é que já houve igual).

ritinhamag -
Offline
Desde 03 Fev 2010

Ora bem...
Não querem ferir susceptibilidades e pedindo desculpa se ainda assim o fizer :
Nada me parece mais importante nesta altura do que a saúde de todos. Esta deve ser a nossa prioridade. Os seus filhos não deviam estar com os seus pais. Ponto. Os seus filhos pertencem a um grupo de muita transmissão e os seus pais são grupo de risco.
Depois, pra mim não estaria em questão estar ou não em período experimental, na minha vida nenhuns valores se elevam mais aos valores da família e da proteção. Compreendo que economicamente não seja possível a toda a gente. Se lhe for possível, ou a senhora ou o seu marido, um de vcs que fique em casa com as crianças. Isto é sério. É grave. E enquanto não nos mentalizarmos do que se está a passar, não conseguiremos travar o covid19

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

Volto a repetir, ligue para a SS e/ou ACT, se é que já falou no trabalho e lhe recusaram a possibilidade de ficar em casa. Os avós serem novos não interessa, a rapariga de 17 anos que esteve ou está em suporte de vida que o diga.

moomis -
Offline
Desde 01 Out 2017

Em caso de ser completamente impossível um de vocês ficar em casa, se os seus filhos tiverem mesmo de ficar com os avós, é possível não estar com eles durante este período de tempo? Fazer qualquer quarentena deles todos?
É que o mais perigoso será quem anda dentro e fora... Claro que não há ausência de risco porque podem já estar doentes...

Mas além dos pais, não há padrinhos, tios, amigos ou assim sem factores de risco que possam ficar com eles?
E apelar ao bom senso dos vossos empregadores, não será possível?

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Desculpem lá, mas se pessoas de 58 anos são grupo de risco e não podem estar em contacto com crianças , porque é que temos profissionais de saúde com essa idade nos hospitais, funcionários de supermercado, etc, etc. Qual é a lógica de pessoas com 58 anos não poderem tomar conta dos netos (com os cuidados que já foram explicados, nao vão tomar café com os vizinhos, não recebem ninguém em casa, não andam na rua) mas haver pais com 40, 45 ou 50 anos que estão com os filhos e também saem (um deles, pelo menos) todos os dias para trabalhar? A mim parece-me que a Verónica está a ser prudente e a minimizar todos os riscos dentro do possível, não merece a culpabilização que está a haver.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Não é pelo risco da idade, mas pelo movimento de pessoas desnecessário. Eu conheço várias que amanhã vão deixar os filhos aos avós, incluindo primos, isto no Porto e arredores. Para a semana estamos todos de quarentena obrigatória.

.

guialmi escreveu:
Desculpem lá, mas se pessoas de 58 anos são grupo de risco e não podem estar em contacto com crianças , porque é que temos profissionais de saúde com essa idade nos hospitais, funcionários de supermercado, etc, etc. Qual é a lógica de pessoas com 58 anos não poderem tomar conta dos netos (com os cuidados que já foram explicados, nao vão tomar café com os vizinhos, não recebem ninguém em casa, não andam na rua) mas haver pais com 40, 45 ou 50 anos que estão com os filhos e também saem (um deles, pelo menos) todos os dias para trabalhar? A mim parece-me que a Verónica está a ser prudente e a minimizar todos os riscos dentro do possível, não merece a culpabilização que está a haver.

Veronica Valente -
Offline
Desde 21 Jun 2019

guialmi escreveu:
Desculpem lá, mas se pessoas de 58 anos são grupo de risco e não podem estar em contacto com crianças , porque é que temos profissionais de saúde com essa idade nos hospitais, funcionários de supermercado, etc, etc. Qual é a lógica de pessoas com 58 anos não poderem tomar conta dos netos (com os cuidados que já foram explicados, nao vão tomar café com os vizinhos, não recebem ninguém em casa, não andam na rua) mas haver pais com 40, 45 ou 50 anos que estão com os filhos e também saem (um deles, pelo menos) todos os dias para trabalhar? A mim parece-me que a Verónica está a ser prudente e a minimizar todos os riscos dentro do possível, não merece a culpabilização que está a haver.

Obrigada Guialmi.
Realmente é mais fácil atirar pedras mas a verdade é que eu tou a ter muito cuidado com tudo. Os meus pais não são pessoas de andarem a tomar café com vizinhos e muito menos o fariam nesta altura, e para se precaverem com os netos em casa já fizeram as compras necessárias para que pelo menos durante duas semanas não seja necessário saírem de casa. Infelizmente eu e o meu marido não podemos faltar ao trabalho, e mesmo que eu ou o meu marido viessemos para casa um iria continuar a trabalhar, ou seja, iria andar fora e dentro normalmente.

Veronica Valente -
Offline
Desde 21 Jun 2019

moomis escreveu:
Em caso de ser completamente impossível um de vocês ficar em casa, se os seus filhos tiverem mesmo de ficar com os avós, é possível não estar com eles durante este período de tempo? Fazer qualquer quarentena deles todos?
É que o mais perigoso será quem anda dentro e fora... Claro que não há ausência de risco porque podem já estar doentes...
Mas além dos pais, não há padrinhos, tios, amigos ou assim sem factores de risco que possam ficar com eles?
E apelar ao bom senso dos vossos empregadores, não será possível?

Olá moomis, estamos a ponderar fazer isso sim. Os meninos ficarem lá durante duas semanas pelo menos.

Ana Maria Costa1 -
Offline
Desde 01 Fev 2019

Acho que ainda não se definiu bem os trabalhos que são imprescindíveis e os que não são. E esses deviam fechar a porta e ponto! Não faz sentido nenhum começar um período experimental num momento como este! Isto também tem de ser um abre olhos para todos!

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Não é atirar pedras, até sugeri que ponderasse ficarem nos avós visto estarem numa situação complicada. Mas neste "problemão" em que estamos metidos não dá para se ter o melhor dos dois mundos.
A questão é que se decretam quarentena obrigatória vai tudo ao ar, acabasse o: tem mesmo de ser, não cumprimento ninguém, tenho cuidado... vamos todos pagar.
Não é que a culpa seja sua, mas se toda a gente pensa no seu "tem mesmo de ser" vamos todos pagar muito caro.

Veronica Valente -
Offline
Desde 21 Jun 2019

MisaL escreveu:
Não é atirar pedras, até sugeri que ponderasse ficarem nos avós visto estarem numa situação complicada. Mas neste "problemão" em que estamos metidos não dá para se ter o melhor dos dois mundos.
A questão é que se decretam quarentena obrigatória vai tudo ao ar, acabasse o: tem mesmo de ser, não cumprimento ninguém, tenho cuidado... vamos todos pagar.
Não é que a culpa seja sua, mas se toda a gente pensa no seu "tem mesmo de ser" vamos todos pagar muito caro.

Sim Misal, tomei a decisão de os meus filhos ficarem nos meus pais e já vão hoje. Tem mesmo que ser, infelizmente há empresas que não vêm o que está a acontecer, porque os meus superiores estão a fazer teletrabalho mas eu e muitos estamos no terreno, no ativo!!!

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

Veronica Valente escreveu:

guialmi escreveu:Desculpem lá, mas se pessoas de 58 anos são grupo de risco e não podem estar em contacto com crianças , porque é que temos profissionais de saúde com essa idade nos hospitais, funcionários de supermercado, etc, etc. Qual é a lógica de pessoas com 58 anos não poderem tomar conta dos netos (com os cuidados que já foram explicados, nao vão tomar café com os vizinhos, não recebem ninguém em casa, não andam na rua) mas haver pais com 40, 45 ou 50 anos que estão com os filhos e também saem (um deles, pelo menos) todos os dias para trabalhar? A mim parece-me que a Verónica está a ser prudente e a minimizar todos os riscos dentro do possível, não merece a culpabilização que está a haver.

Obrigada Guialmi.
Realmente é mais fácil atirar pedras mas a verdade é que eu tou a ter muito cuidado com tudo. Os meus pais não são pessoas de andarem a tomar café com vizinhos e muito menos o fariam nesta altura, e para se precaverem com os netos em casa já fizeram as compras necessárias para que pelo menos durante duas semanas não seja necessário saírem de casa. Infelizmente eu e o meu marido não podemos faltar ao trabalho, e mesmo que eu ou o meu marido viessemos para casa um iria continuar a trabalhar, ou seja, iria andar fora e dentro normalmente.

Acho que ninguém lhe apontou o dedo. A Verónica veio pedir conselhos por estar preocupada, cada uma respondeu o que, não conhecendo bem a sua situação, achava ser a medida mais prudente. Falei na ACT pois não me parece que as empresas possam dizer-vos que não podem ficar em casa com os filhos, numa altura como esta. A questão nem é tanto se os avós têm contacto com o exterior, mas com o facto de estarem ambos os pais a trabalhar e lidar com pessoas. Até como já foi sugerido, podia não ser má ideia (não sei se é possível) os vossos filhos ficarem em isolamento com os avós, para diminuir as possibilidades de contaminação entre a família.

Gabri -
Offline
Desde 24 Abr 2010

guialmi escreveu:
Desculpem lá, mas se pessoas de 58 anos são grupo de risco e não podem estar em contacto com crianças , porque é que temos profissionais de saúde com essa idade nos hospitais, funcionários de supermercado, etc, etc. Qual é a lógica de pessoas com 58 anos não poderem tomar conta dos netos (com os cuidados que já foram explicados, nao vão tomar café com os vizinhos, não recebem ninguém em casa, não andam na rua) mas haver pais com 40, 45 ou 50 anos que estão com os filhos e também saem (um deles, pelo menos) todos os dias para trabalhar? A mim parece-me que a Verónica está a ser prudente e a minimizar todos os riscos dentro do possível, não merece a culpabilização que está a haver.

O objetivo é circular o mínimo de pessoas possível na rua e a menos que o país pare os profissionais de que fala vão ter sempre que trabalhar porque como deve saber o país não está de quarentena porque as pessoas podem sair de casa para trabalhar, ir ao café e o que lhes der na gana, está na consciência de cada um... Quanto aos profissionais de saúde não sei se viu nas notícias mas todos estão a ser chamados a ajudar mesmo os aposentados independentemente da idade. Toda a ajuda é pouca. Neste momento a definição de grupos de risco acho que é facultativa uma vez que o vírus está a afectar pessoas dos 8 aos 80... e pelo que sabemos não é estático está sempre em mutação.O que é hoje pode não ser amanhã. Hoje não afeta muito as crianças mas amanhã só Deus sabe. Todo o cuidado é pouco.

Veronica Valente -
Offline
Desde 21 Jun 2019

Mamaciita escreveu:

Veronica Valente escreveu:
guialmi escreveu:Desculpem lá, mas se pessoas de 58 anos são grupo de risco e não podem estar em contacto com crianças , porque é que temos profissionais de saúde com essa idade nos hospitais, funcionários de supermercado, etc, etc. Qual é a lógica de pessoas com 58 anos não poderem tomar conta dos netos (com os cuidados que já foram explicados, nao vão tomar café com os vizinhos, não recebem ninguém em casa, não andam na rua) mas haver pais com 40, 45 ou 50 anos que estão com os filhos e também saem (um deles, pelo menos) todos os dias para trabalhar? A mim parece-me que a Verónica está a ser prudente e a minimizar todos os riscos dentro do possível, não merece a culpabilização que está a haver.

Obrigada Guialmi.
Realmente é mais fácil atirar pedras mas a verdade é que eu tou a ter muito cuidado com tudo. Os meus pais não são pessoas de andarem a tomar café com vizinhos e muito menos o fariam nesta altura, e para se precaverem com os netos em casa já fizeram as compras necessárias para que pelo menos durante duas semanas não seja necessário saírem de casa. Infelizmente eu e o meu marido não podemos faltar ao trabalho, e mesmo que eu ou o meu marido viessemos para casa um iria continuar a trabalhar, ou seja, iria andar fora e dentro normalmente.

Acho que ninguém lhe apontou o dedo. A Verónica veio pedir conselhos por estar preocupada, cada uma respondeu o que, não conhecendo bem a sua situação, achava ser a medida mais prudente. Falei na ACT pois não me parece que as empresas possam dizer-vos que não podem ficar em casa com os filhos, numa altura como esta. A questão nem é tanto se os avós têm contacto com o exterior, mas com o facto de estarem ambos os pais a trabalhar e lidar com pessoas. Até como já foi sugerido, podia não ser má ideia (não sei se é possível) os vossos filhos ficarem em isolamento com os avós, para diminuir as possibilidades de contaminação entre a família.

Sim Mamaciita, já vão hoje para os avós e irão ficar lá, é o mais correto e sensato neste momento. Não quero ter o peso da consciência que trouxe o vírus e passei aos meus filhos.
Entretanto amanhã já vou apurar a situação com a ACT e vou ver o que me dizem. Obrigada pelas palavras de ajuda 🙏 isto cada vez tá pior 😔 e como eu disse onde eu moro é uma cidade de risco...

Gabri -
Offline
Desde 24 Abr 2010

E como o que era há 5 minutos pode não ser o que é agora, o meu marido acabou e receber um email de uma colega de trabalho com quem reuniu na 5ª feira a avisar que esteve em contacto com uma pessoa a quem foi diagnosticado Covid-19...