Preciso mesmo de ajuda | De Mãe para Mãe

Preciso mesmo de ajuda

Responda
9 mensagens
S1993 -
Offline
Desde 12 Set 2016

Desde já quero pedir desculpa pelo testamento que se segue mas estou muito preocupada!
A minha bebé nasceu no passado dia 8, e assim que nasceu colocaram na para mamar, ela não conseguia fazer a pega mas mesmo assim fui insistindo. No 2' dia de vida pedi ajuda às enfermeiras pois ela já nem pegava nem um bocadinho, assim que aproximava a mamã era um berreiro certo. A enfermeira teve a tentar ajudar me a fazer a pega mas chegou a conclusão que ela não queria mesmo. Então disse para lhe dar suplemento (30ml) para essa noite de 3h em 3h mas continuar a insistir com a mama. Assim fiz, nada de mama! No dia a seguinte tive alta e ela continuava sem pegar na mama, e o leite sem descer! comprei o suplemento igual ao da maternidade nan1 Confort para fazer o que a enfermeira me tinha aconselhado. Acontece que a minha bebé não pegou na mama e com 30ml ficava cheia de fome, aumentei para 60 ml. Ontem quinta feira dia 12 o leite desceu e mesmo assim com a mama a pingar de leite ela não lhe pegou. Fui obrigada a comprar uma bomba para extrair. Tirei 60ml e dei lhe no biberão mas parece que mesmo assim não ficou satisfeita. E agora o que faço?? Sinto Me perdida na alimentação da minha filha, ela as vezes parece ter muitas cólicas e desde terça feira que não faz coco. Preciso mesmo de conselhos! A minha filha tem 5 dias e ainda não tem uma alimentação normal, sinto me terrível!! 😢😢

AnaRitaND -
Offline
Desde 10 Jan 2018

Olá querida! Procura a ajuda de uma CAM é a melhor pessoa para te ajudar!
Tudo a correr bem
Beijinhos

Telma Isabel -
Offline
Desde 04 Maio 2010
I Love DMPM

Olá mamã.
Antes de mais parabéns. É calma, k a tua menina sente o teu nervosismo. Porque achas k ela fica com fome? Continua a chorar? Procura a mama?Pode não ser fome mas cólicas. Se já não faz cocó desde terça pode estar com dores, nem sei se tão pequenos devem estar 3 dias sem fazer.
Já tentaste massagens? Há tb uma posição k costuma aliviar, se forem cólicas :colocá-la sentada, da costas para ti e com as perninhas encolhidas o mais possível.E andar assim com ela.
A minha filha na 2 noite chorou imenso e foi assim k a enfermeira me ensinou e ajudava muito. Isto se de facto forem cólicas.

7-3-2010 e 12-7-2019...os dias mais felizes da minha vida!
Os meus tesouros nasceram!

DGordo -
Offline
Desde 16 Jun 2019

Olá desde já parabéns :).. pq n procura no posto médico ajuda? Eu tmb tive alguns problemas quando o Bernardo nasceu e elas ajudaram.. falei com a enfermeira q me deu as aulas de preparação e com a enfermeira da mf..

Telma Isabel -
Offline
Desde 04 Maio 2010
I Love DMPM

Em relação a pegar na mama a enfermeira no CS deu-me a dica de espremer um pouco de leite e encostar no narizinho p ela sentir o cheiro e abrir a boca para mamar. Eles têm o olfato apurado e reagem logo. Com a minha resultava. Tb não custa tentar(se ainda não o fizeste).

7-3-2010 e 12-7-2019...os dias mais felizes da minha vida!
Os meus tesouros nasceram!

Kathy86 -
Offline
Desde 19 Mar 2019

Olá o meu quando nasceu também não pegava, só dormia e as enfermeiras tentavam ajudar mas era muito difícil, quando tivemos alta ele tinha perdido peso, também fiquei preocupada, mas após insistência lá foi ganhando força e até que aprendeu a mamar.
Tens de manter a calma e insistir, ver as posições, por exemplo de uma mama minha tenho de colocar posição invertida pois ele pega melhor e não encarosa, a enfermeira disse me na altura para dar de 2h em 2h para insistir, e disse me que eles nem sempre têm fome ou seja se tiverem cólicas, desconforto, é a mamã, no teu caso biberão, que procuram para se reconfortar, por isso podem sim ser cólicas e tu estando a aumentar a dose de leite não estás a ajudar.. Procura a enfermeira do teu centro de saúde ou fala com o pediatra, para te ajudarem mas lembra manter a calma.

CSNCosta1 -
Offline
Desde 03 Nov 2016

Parabéns pelo bebe. Se o bebé não faz coco estimule para ajudar oufaça um bebegel, e quando for ao médico fale sobre isso, é muito pequeno para ficar tanto tempo sem fazer. Quanto às amamentação não se sinta culpada por estar a dar biberão e não stress muito com isso o bebé sente, procure ajuda profissional, se não conseguir ir hoje ao médico ou centro de saúde falar com uma enfermeira pode procurar (não se de que zona é) mas por exemplo na maternidade Alfredo da costa, eles têm sempre enfermeiras disponíveis para ajudar ou mesmo num hospital privado. Deixo contato de uma clínica em que pode marcar consulta para ajudar na amamentação (em Lisboa) e da rede amamenta que dão ajuda em todo o país. Faz muito bem em pedir ajuda para tentar resolver a situação. Que tudo corra bem.

https://amamentos.pt/consultas/amamentacao/consulta-amamentacao

https://amamenta.net/

S1993 -
Offline
Desde 12 Set 2016

*ATUALIZAÇÃO*
finalmente fez coco!
Obrigada a todas pelas respostas, sou do Alentejo por aqui que eu tenha conhecimento não existem CAM's.
A minha dúvida agora é, visto que consigo tirar com a bomba dou lhe apenas em exclusivo do meu leite ou vou intercalando com o suplemento? É que só consigo tirar 30ml de uma vez. Não posso tirar 30 e depois quando tiver mais juntar outros 30?
Isto é tudo muito novo para mim!

Telma Isabel -
Offline
Desde 04 Maio 2010
I Love DMPM

Que bom!
Sim, podes juntar. Qd tiras guardas no frigorífico, qd tirares a segunda vez não juntas logo com o primeiro. Colocas no frigorífico, separado e qg estiverem à mm temperatura podes juntar. Pelo menos na altura foi assim k o pediatra explicou.
O ideal é tentares dar LM exclusivo e vai insistindo sempre c a mama. O biberão é menos cansativo e eles preferem, mas vai tentando.
Qd puderes vai ao teu CS e pede ajuda às enfermeiras, elas normalmente dão bons conselhos.
Td de bom

7-3-2010 e 12-7-2019...os dias mais felizes da minha vida!
Os meus tesouros nasceram!