Pouco aumento de peso | De Mãe para Mãe

Pouco aumento de peso

Responda
10 mensagens
caty_silva -
Offline
Desde 22 Set 2008

Olá mamãs

Hoje fui ao peso com o bebé de 3 semanas...

Já na semana passada tinha aumentado pouco (110 g), mas disseram-me que não iam mandar dar já suplemento, iamos aguardar mais 1 semana para ver.
Então esta semana ainda aumentou menos... só aumentou 80 g... Mandaram então iniciar o suplemento...

Estou muito triste... acho que fiz tudo o que podia para estimular a amamentação... dou mama sempre que ele pede, o tempo que ele quer... mas ele é muito preguiçoso para mamar e está sempre a adormecer...

Não sei o que mais posso fazer... Queria tanto dar só maminha e não ter que dar suplemento... Chorão

Cathy

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

Costumas tirar-lhe a roupinha? Eu fazia isso à minha para a despertar, também lhe fazia cócegas nos pés, nas primeiras semanas dormem muito é normal que adormeçam na mama.
Actualmente ela tem 3 meses e também estou a ter problemas para ela aumentar de peso o que estou a fazer é a suplementar com biberão em cada mamada mas com o meu leite na mesma, hoje vou pesá-la a ver se resultou.

caty_silva -
Offline
Desde 22 Set 2008

sim, dispo-o, faço cócigas, coloco para arrotar, as vezes até o salpico com água... Chorão

Cathy

solzito -
Offline
Desde 10 Abr 2009

Olá mamã não desesperes. A minha princesa nasceu com 2875gr e com 4 semanas tinham 2800gr... Da 2ª para a 3ª semana não ganhou peso e da 3ª para a 4ª perdeu... Comecei então com suplemento tinha ela 4 semanas e consegui dar mama até quase aos 8 meses. Houve muitas vezes que de manhã só precisava de dar mama tal era a concentração. O meu "problema" foi que ela, à semelhança do teu principe, dormia muito e não estimulava e o meu leite começou a secar e já não era suficiente para ela. Usei todos os truques que me ensinaram para mantê-la acordada durante as mamadas, desde dar mama na sala com luz acessa e televisão ligada, despi-la até ficar só de body interior (uma vez que nasceu em Março), molhar a cara dela com compressas embebidas em água fria, fazer-lhe cocigas nos pés, apertar-lhe os pés, enfim... Ela refilava mas assim que agarrava a mama já estava a dormir... Mas olha a parte boa da situação é que ela sempre foi dorminhoca e até hoje com quase 19 meses continua dorminhoca.
Não fiques triste, tenta continuar a dar do teu leitinho em 1º lugar e depois das do de lata para aconchegar. O que importa é que ele comece a ganhar peso.

Beijos e força!
Solzito.

Sobre solzito

19/03/2010 nasceu a minha flor, a Princesa Margarida.
20/03/2013 2ª tentativa falhada, uma estrelinha no céu com 8 semanas... Triste
23/04/2014 chegou a Princesa Mafalda ao reino da felicidade!!!

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

Bolas Preocupado grande chatice, percebo o que estás a passar, ainda por cima ainda tem tão poucas semanas.
Já procuraste ajuda no SOS amamentação?
E já agora andas a tirar leite? Convém começares a tirar com bomba.
Outra coisa ela quanto tempo faz de mamada? O ideal seria 10 minutos em cada mama.

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

Esqueci-me de fazer outra pergunta que intervalo fazes entre mamadas?
Podes experimentar fazer só duas horas para recuperar.

caty_silva -
Offline
Desde 22 Set 2008

No inicio eu tirava com a bomba, mas deixei de tirar porque eu tenho bastante leite e não quero estimular mais...

Os intervalos entre as mamadas são de 3 horas, a não ser que ele peça antes, aí dou quando ele pede.
Hoje fiz intervalos de 2horas/2horas e meia.

Em relação ao tempo das mamadas, como ele é preguiçoso, já cheguei a tar 2 horas como ele à mama porque quero que ele mame e que ganhe peso...

O que me stressa, é que a maior parte das vezes quando chega as 3 horas, ele não acorda para mamar, sou eu que tenho que o ir acordar... Ele não acorda com fome... não percebo!!!

Cathy

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

A minha também não acordava, custava muito ter de andar sempre acordá-la, mas com o tempo deixou de ser preciso e mesmo de noite passou a ser ela o meu despertador, verás que isso modifica.
Pesei a minha hoje à tarde, 150 gramas numa semana, tem sido sempre pouquinho, na anterior foram apenas 120. Entendo o que estás a passar.

C L P -
Offline
Desde 08 Out 2011

Eu também entendo bem o que estás a passar pois passou-se o mesmo com a minha filha, que tem agora sete meses e meio. Nasceu muito gordinha (4,045Kg) mas depois nunca aumentou o que o pediatra achava normal - sempre 100-120g por semana ou menos, e baixando sempre de percentil. Andei numa aflição terrível. Quando fez 6 semanas o pediatra receitou suplemento e eu até tentei dar-lho, mas ela felizmente recusou. Continuámos só com mama e sempre com o mesmo aumento baixinho... até aos 6 meses em exclusivo! Costumo dizer que a minha filha soube bem o que era melhor para ela e foi graças à teimosia dela (e não à minha) que a continuo a amamentar! Hoje é uma bebé magrinha mas cheia de energia!

O pediatra, que acabou por recomendar o aleitamento exclusivo até aos 6 meses, reconheceu no fim que o baixo aumento de peso afinal não era motivo de preocupação; "é a curva dela que é assim, mas no início não podíamos saber". Ou seja, se tivéssemos dado suplemento tinha sido uma grande asneira desnecessária. Repara que nada mudou pois ela não começou a ganhar mais peso. A única coisa que aconteceu foi o tempo passar e ela continuar saudável e feliz.

Não sou pediatra, mas acho que é perfeitamente normal a tua filha aumentar pouco de peso. Há bebés e bebés, e cada um segue a sua curva! Se a tua bebé não mama mais é porque não tem fome. Tenta dar-lhe mama sempre que ela quiser e não impor um horário rígido.

E eu sei que nós nesta fase estamos completamente vulneráveis e fazemos tudo o que os pediatras nos dizem (eu fiz, ou melhor tentei), mas já tentaste pedir uma segunda opinião? Talvez valha a pena...

Beijinhos e não desanimes! Eu passei pelo mesmo e agora, à distância de uns mesitos apenas, tenho pena de me ter afligido tanto em vez de ter aproveitado ao máximo as primeiras semanas da minha filhota...

caty_silva -
Offline
Desde 22 Set 2008

C L P

Quer no centro de saúde, quer o pediatra particular mandaram dar suplemento.

No entanto, no centro de saude mandaram dar uma pequena quantidade e apenas 1 vez por dia, para continuar a estimular a mama.
O pediatra, quer que dê mais quantidade e mais vezes ao dia, mas como tenho consulta na 4a feira, vou esperar e não vou dar nada até esse dia para falar com ele antes.

Muito obrigada pelo teu testemunho, foi muito importante para mim,era mesmo o que estava a precisar de ler!

Cathy