Posso introduzir leite de vaca e ela na crexe continuar com leite de lata sem lhe fazer mal? | De Mãe para Mãe

Posso introduzir leite de vaca e ela na crexe continuar com leite de lata sem lhe fazer mal?

Responda
22 mensagens
Teresaterroa -
Offline
Desde 25 Set 2015

Ola a todas sou nova aqui.ja sigo a algum tempo o vosso site e adoro.tenho uma questao.tenho uma bebe de quase seis meses e nao ando la mt famosa em condicoes financeiras e em breve nao vou ter outro remedio senao passa.la para leite de vaca...obvio que nao vou dizer isso na crexe senao cai.me toda a gente em cima (ainda mais sendo uma crexe da santa casa).por isso elas la vao continuar a dar leite de lata,mas a minha duvida é se nao vai fazer mal a bebe,tar a beber dois tipos de leite...

Sónia MCM -
Offline
Desde 16 Fev 2013

Boa noite!
O que fará mal à sua bebé é introduzir antes de completar um ano o leite de vaca... Mas cada um sabe da sua vida, por isso nada mais tenho dizer, pois efetivamente não está fácil!
Boa sorte

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Não introduza o leite de vaca tão cedo. Peça ajuda a instituições ou então veja onde pode cortar: telemóvel, internet, roupas, calçado...a alimentação é mesmo muito importante.

ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

não te sei dizer por experiência própria, mas conheço imensa gente que começou a dar leite de vaca até antes dos 6 meses.
Pelo que leio não é saudável, também não interessa muito à industria do leite em pó ser, pois é muito caro e dá muito lucro.

Mas como tu, muitas pessoas atravessam dificuldades financeiras e se não tens outra hipótese fome não vai passar. Podes sempre tentar leite de vaca sem lactose, pois normalmente é a lactose do leite de vaca que faz mal ao bebé.

Não te critico e admiro pessoas que têm a coragem de admitir as suas dificuldades, penso que mesmo na creche poderias falar abertamente até pode ser que alguém te ajude...

Para mim é uma vergonha o preço do leite de lata, quando uma mãe não quer ou não pode amamentar tem que ter um bom suporte financeiro, para uma indústria e um país que se preocupa tanto com a saúde dos bebés deveriam repensar o preço dos bens essenciais deles.

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015

Patrícia02 -
Offline
Desde 30 Mar 2014

Eu imagino que a situação financeira não seja boa, mas não é nada aconselhável a introdução do leite de vaca, é muito cedo pelo menos acho que devia esperar por ter um ano!

É muito cedo! No entanto não a censuro de forma alguma espero que consiga resolver a sua situação financeira!

Boa Sorte

Isabel T. Vieira -
Offline
Desde 18 Jul 2015

Olha eu dei de mamar até ao ano mas a partir do momento em que o meu filho começou a comer iogurtes a minha médica disse que podia dar leite de vaca e eu dava, antigamente n havia dinheiro e as mães davam e temos todos aqui agora é que a as chiquezas não tens possibilidades não tens o que interessa é não dares fome a tua filha e se na creche souberem souberam n stresses felicidades

Patrícia02 -
Offline
Desde 30 Mar 2014

Entretanto encontrei uns link´s, dê uma vista de olhos:

http://www.tuasaude.com/leite-de-vaca-para-o-bebe/

http://www.deco.proteste.pt/saude/produtos-alimentares/dicas/leites-enri... (final tem mais a ver com a sua questão)

Olá!

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Boa noite.

Não há problema nenhum em beber 2 leites diferentes mas pode haver ao introduzir o leite de vaca tão cedo.
É verdade que há imeeeeeeeeeeeeeeesos bebés que começam com o leite de vaca cedíssimo sem qualquer problema mas também há muitos que fazem alergia e depois fica ainda mais caro pois nem pode dar leite de vaca nem pode dar o LA normal, tem que ser um específico para alergia à proteína do leite de vaca que é muito mais caro...

Aos 6 meses o bebé já pode comer sopa de legumes ao almoço e ao jantar, pode comer carnes brancas na sopa, pode comer papas, fruta e, depois de introduzir o gluten, pode comer pão e bolacha maria. Tudo isto é bem mais seguro do que leite de vaca e o bebé não passa fome!

npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

Apartir dos 6 meses, os leites descem o preço. E o aptamil e o nan estão muitas vezes em promoção, nos hipers.
Até existe o leite em pó continente 2, apartir dos 6 meses que custa 8 euros e pouco, e é produzido por uma "grande marca".
É preferível do que dar leite de vaca completo, já.
A bebé já pode comer papa, se comprar da que se faz com água já não bebe leite nessa refeição.
Com 6 meses, pode comer a sopinha e a fruta, tanto ao almoço como ao jantar. Logo são menos três biberões. E se receber abono, use-o para comprar logo umas 3 ou 4 latas, para não ter que se preocupar dali a uma semana.

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.

Teresaterroa -
Offline
Desde 25 Set 2015

N e mt facil.tnh de sobreviver com 211e ja com uma filha de 3anos e marido que vai agora para um curso tentar tirar o nono ano e tendo renda agua e luz para pagar.ate agora tem sido a minha sogra sempre a ajudar,mas ate ela ja nao esta a poder.tudo isto pk a assistente social diz k e melhor eu ficar em casa e nao ir ja trabalhar para acompanhar as miudas na escola e na creche.na creche sabem de tudo e da ultima vez que lhes pedi ajuda n ajudaram e ainda disseram k se eu nao tinha como dar de comer elas iam pensar em meter a cpcj n assunto.
Tipo ha ai tanta mae k nem devia ser mae e os filhos sofrem nas maos delas e eu k n faço mais pk n posso começam logo com ameaças.so pararam com as ameaças quando fiz queixa ao provedor da sta casa

Teresaterroa -
Offline
Desde 25 Set 2015

Ela ja come de td na creche assim k entrou comecaram logo a introduzir alimentos que eu nao tinha dado autorizacao.agora ja começaram a dar.lhe pao tambem e bolachas,quando entrou aos quatro meses meteram.na logo a comer iogurtes da danone de aromas...disseram logo k eu tinha muita sorte que ela nao fazia alergia a alimentos novos.ja tive muita chatisse com elas

Teresaterroa -
Offline
Desde 25 Set 2015

Obrigada a todas,eu vou ver como vou fazer

Patrícia02 -
Offline
Desde 30 Mar 2014

Pois a sua situação não é mesmo nada fácil, tem mesmo de ter muita força! Mas eu no seu caso tentava arranjar trabalho! Mas faça como achar e se sentir melhor!!!! Muita força!!!!

Peça ajuda a instituições Sorriso

É de louvar pessoas com a sua coragem!

bjinhos

Teresaterroa -
Offline
Desde 25 Set 2015

Eu tenho o meu trabalho,a assistente social e k nao me deixa voltar a ele Preocupado

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Teresaterroa escreveu:
Eu tenho o meu trabalho,a assistente social e k nao me deixa voltar a ele

Desculpe mas isso não faz qualquer sentido. Se tem os seus filhos na creche por alma de que santo é que a assistente social não a deixa voltar ao trabalho? Quer dizer que elas preferem que passe fome a trabalhar?
E a creche ameaça-a com a cpcj porque não tem dinheiro para comprar leite?
Bem a ser assim anda qualquer coisa muito mal com o sistema.
Peça ajuda a instituições mas não se leite de vaca, como disse a mama Sandraalmeida, pode correr muito mal.

npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

Situação esquisita essa.
Na creche da santa casa, uma ipss a introduzir logo assim alimentos? Normalmente, pelo que conheço em bebes assim pequenos os pais levam o plano alimentar para se introduzirem as coisas em consenso. É a primeira vez que vejo alguém relatar que na creche da santa casa, dão iogurtes antes dos 6 meses. Pelo menos na do meu conselho, têm sempre as ementas no exterior e nos lanches, dos 4 aos 8 meses de idade nunca lá vi iogurte. E a sopa, tem sempre Base (Abóbora, batata, cebola ou cenoura, batata,cebola) + legume referenciado.

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.

npp93 -
Offline
Desde 16 Ago 2015

Agora que li os comentários, a eito... Sobreviver com 211 euros? A pagar renda? Creche? Tão baixos rendimentos, dão acesso ao rsi e para tal agregado, não são apenas 211 euros e ainda terá os abonos. E ainda consegue vir à net? Que seja no telemóvel, não é de graça também. Mas será certamente um local público, com wi-fi. E uma assistente social, que não a deixa voltar ao seu trabalho? Possa. Normalmente, as pessoas queixam-se é delas arranjarem logo emprego, agora não deixar trabalhar, é nova.
Vou poupar-me com os meus comentários, porque sou recente aqui também e não sei bem como funcionam as coisas, aqui. Espero que a sua situação se resolva.

Sobre npp93

minha metade, abril2011.
príncipe, maio2012.
união, outubro2013.
anjinhos ×, janeiro2014.
princesa, novembro2015.

Teresaterroa -
Offline
Desde 25 Set 2015

Eu ha um ano atras meti o rsi pk tava desempregada e nc veio resposta e agora a assistente contatou a seg social e o processo estava la perdido e ela diz k e para eu esperar ate as miudas ja tarem habituadas a rotina da crexe e da escola e k se eu for ja trabalhar entao ela diz k teve trabalho para nada.

Na crexe eles apenas vao pergntando p k a crianxa ja come ou o k vamos introduzindo,mas depois por exempli quando la xego ou ta a miuda c uma bolaxa ou com pao na mao

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Vou abster-me de comentar o estranho da situação e responder acreditando que é tudo verdade.

Primeiro ponto não acredito nas teorias do "antigamente" pois antigamente muita criança morria e ninguém sabia porquê, muita criança tinha problemas sérios de saúde, sofriam imenso e a resposta médica existente era "tem o malzinho ruim" e depois outras tantas morriam por simplesmente não se saber o que tinham e ficava-se na ignorância. Se a medicina não tivesse evoluído provavelmente o meu filho nem estaria aqui, assim como os filhos de muita gente. O "antigamente não fazia mal" só serve para teoria se nos lembrarmos que muitos filhos de muitas pessoas morriam e a mortalidade infantil era mais que o triplo da actual.

sandraalmeida1 escreveu:
Boa noite.
Não há problema nenhum em beber 2 leites diferentes mas pode haver ao introduzir o leite de vaca tão cedo.
É verdade que há imeeeeeeeeeeeeeeesos bebés que começam com o leite de vaca cedíssimo sem qualquer problema mas também há muitos que fazem alergia e depois fica ainda mais caro pois nem pode dar leite de vaca nem pode dar o LA normal, tem que ser um específico para alergia à proteína do leite de vaca que é muito mais caro...
Aos 6 meses o bebé já pode comer sopa de legumes ao almoço e ao jantar, pode comer carnes brancas na sopa, pode comer papas, fruta e, depois de introduzir o gluten, pode comer pão e bolacha maria. Tudo isto é bem mais seguro do que leite de vaca e o bebé não passa fome!

Acho que o ideal seria ir por aqui, na completa impossibilidade de conseguir comprar mesmo LA.

Introduzir alimentos antes do tempo pode potenciar problemas e causar intolerâncias. Se acha complicado comprar leite agora certamente que se o seu filho ficar mesmo intolerante depois sairá muito mais caro (nada de iogurtes, queijos, leite, manteiga, nada de bolachas maria normais, nada de pão de forma, nada de inúmeras coisas que nem sonha que levam leite na sua composição).
Acho que deveria pelo menos falar com o médico de familia (que é gratuito para a bebé) para lhe falar sobre isso, pelo menos para questionar se pode dar leite de vaca sem lactose (encontra-se a 0,89 centimos e a 99 cent/litros de marcas brancas do Lidl, Jumbo, Continente e afins). No entanto eu não introduziria nada sem falar primeiro com alguém da área da saúde.
Alguns Centros de Saúde chegavam a ter amostras de LA (não sei se ainda têm), além disso, existem várias instituições de apoio a mães com dificuldades, assim como de apoio a mães jovens e eu duvido que recusem dar LA para um bebé que esteja prestes a passar fome.

Ps: Em relação ao julgamento das mães que merecem ou não ter filhos e questões como a cpcj e afins, dependendo da situação não me parece estranho que sejam chamados. Afinal se o leite faz mal ao bebé mas considera dar sem se informar bem e tentar de tudo para poder dar, é estranho. Se tem 2 crianças a cargo e não tem forma de as alimentar acha estranho que se informe a cpcj? Uma criança que viva numa casa onde os pais não têm condições financeiras para as alimentar, não acha que são crianças em risco?
Ser boa mãe pressupõe dar amor, carinho e colo mas também não ser negligente e dar os bens essenciais às crianças, colocando sempre em primeiro lugar a sua saúde física e psicológica também é essencial.

Ps2: pese bem a balança entre ter trabalho e acompanhar as suas crianças, afinal já teve o tempo inicial com o bebé em casa (importante para o vínculo) e o facto de ir trabalhar não faz com que nunca esteja com elas. Não duvido que existam inúmeras mães que aqui comentaram que foram trabalhar ainda antes dos seus bebés terem 6 meses...
Além disso, o seu marido não quer repensar esse curso agora? Não será melhor pensar nos bens essenciais para os filhos em vez de tirar um curso para ter equivalências?
Apesar do ideal ser estar em casa com as crianças até aos 3 anos, isso é quando as mesmas têm todas as condições asseguradas e a alimentação é algo que influencia e muito a saúde das crianças a longo prazo.
O dinheiro que vai receber se trabalhar pressuponho que lhes faça falta para ter coisas fundamentais como o LA, peixe, fruta, carne, etc...

matossilvia15 -
Offline
Desde 19 Mar 2015

Hoje, na sic, às 11:30, um pediatra falou sobre este tema. Vejam que é interessante.
Um dos comentários é que desenganem-se as mamãs que o leite de vaca é mais barato que o leite artifical para o bebecas. A lata de leite em termos de quantidade/preço, é mais barato. A diferença é o facto de dispendermos mais dinheiro logo à cabeça.
O que o pediatra falou, foi o que as mamãs já comentaram: não se deve introduzir o leite de vaca antes dos 12 meses. Possíveis consequências: porque tem pouco ferro, e o bebé pode desenvolver anemia e pode ter influência no desenvolvimento cognitivo. Além disso, tem excesso de proteínas.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

A questão aqui até será saber como esta mãe, se não pode comprar latas de leite, consegue comprar carne, peixe, fruta, legumes...para a outra filha.

ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

guialmi escreveu:
A questão aqui até será saber como esta mãe, se não pode comprar latas de leite, consegue comprar carne, peixe, fruta, legumes...para a outra filha.

Boa questão!

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015