PMA - MAC | De Mãe para Mãe

PMA - MAC

Responda
15 mensagens
Lua_29 -
Offline
Desde 29 Maio 2020

Olá, alguém tem informação actualizada sobre quantos tratamentos é que podemos fazer pelo sistema público?
Estou a ser acompanhada na MAC e lá sempre ouvi falar de 3 IIU e 1 FVI, ainda não voltei a questionar depois da informação que fui lendo da internet. Em vários sites que abordam o tema lê-se que pelo SNS o beneficiário tem direito a 3 IIU e 3 FVI.
Terá mudado alguma coisa? Alguém que tenha experiência ou que saiba em concreto como funciona.
Estou a tentar engravidar à 20 meses, 23 ciclos em sucesso algum, 1 IIU, a caminho da segunda.
Obrigada a todas <3

Filipa2014 -
Offline
Desde 06 Fev 2014

Olá, tem direito a 3 iiu’s e 3 FIV’s, sendo que o tempo de espera entre FIV’s é de um ano +/-.
Boa sorte 🍀

Em busca do sonho desde Julho/2018
Mar 2019 (+) - gravidez anembrionária
Set 2020 - IIU (-) Jan 2021 - IIU (-)
Mar 2021 - IIU (-) Jul 2021 - FIV (+) 🙏🏻🙏🏻
08/04/2022 chegada da minha bebé. Melhor dia da minha vida❤️

Date1982 -
Offline
Desde 14 Abr 2015

Olá, tal como indicou a Filipa há distinção entre os tratamentos de primeira linha (IIU) e 2a linha (FIV e ICSI) com um máximo de 3 ciclos por cada casal. A coisa muda, se, por exemplo, na última estimulação de ovários conseguires, por exemplo, 6 embriões viáveis. Não há limite para as transferências enquanto tiverem embriões. Outro limite que se tem que ter em atenção é a idade: não podem as mulheres utrapassar os 40 anos.

Sobre Date1982

Treinos desde 2015- Infertilidade desconhecida
E à 4ª tentativa + 3 embriões
TEC 25/10 Bhcg 3/11 359 Bhcg 5/11 856
1ª eco dia 30/11 2 feijõezinhos
Eco na MAC dia 9/12 1 feijãozinho e 1 estrelinha Triste

Andy9888 -
Offline
Desde 04 Nov 2021

Olá, Aproveito para perguntar qual foi o tempo de espera para a 1ª consulta na MAC e, depois, qual o tempo de espera para o 1º tratamento?
Estou desde o início de Setembro à espera de ser chamada para a 1ª consulta...
Obrigada e boa sorte!

Lua_29 -
Offline
Desde 29 Maio 2020

Olá! Obrigada por terem respondido.
Vou vos dizer como foi comigo.
Em Setembro de 2020 fui ao médico de família dizer que estava a tentar engravidar desde o início do ano, tinha 29 anos. Não fui mais cedo fazer consulta com ele porque Covid... então continuamos a tentar mesmo sem acompanhamento médico.
Em Setembro 2020 o médico de família passou-nos uns exames muito básicos, voltámos para os mostrar e ele próprio nos fez a inscrição no centro de saúde para PMA na MAC.
Ficamos a aguardar, a tentar a gravidez por conta própria à mesma.
Em Fevereiro de 2021 tivemos a primeira consulta por telefone com médica da MAC.
Em Março, fizemos os dois exames na MAC, sangue e espermograma.
Em Maio tivemos a consulta por telefone para apresentação dos resultados dos exames de Março e para saber o que íamos fazer a nível de tratamento.
A médica mandou-me fazer uma histerossalpingografia.
Foi-nos diagnosticado infertilidade primária, sem causa aparente, então íamos iniciar o processo: 3 IIU e FIV (daí a minha dúvida quando ao nº de FIV que iniciei neste post).
Em Maio, nesta consulta, já ficamos em lista de espera para FIV, ou seja, para Maio de 2022. Até lá vamos fazer 3 IIU.
Em Junho fiz a histerossalpingografia, e tudo bem como disse, trompas permeáveis para IIU.
Em Julho e Agosto e Setembro, tentamos novamente por conta própria a gravidez e nada.
Em Outubro iniciamos a 1ª IIU com 50 de puregon por 9 dias, 250 de Ovitrelle no dia a seguir 36 horas antes da IIU (fiquei desconfiada destas 36 antes da IIU porque tomei à hora que me indicaram, tinha IIU marcada para as 11h da manhã e só a fiz às 13h30, mas.......) e 1 comprimido Projeffik até a menstruação aparecer e não tivemos sucesso.
E Novembro (agora) fizemos um ciclo natural, sem ajuda e julgo que também não resultou este mês, pelo que estou à espera para voltar à MAC, sobre instrução da enfermeira assim, que aparecer a menstruação que não deve tardar.

Andy9888 -
Offline
Desde 04 Nov 2021

Olá, e obrigada pela tua resposta! Estes processos são tão demorados, que é um desespero!
No meu caso é infertilidade secundária (já tenho um filho de 3 anos, que concebi facilmente!), sendo que a explicação parece estar na qualidade dos meus óvulos, apesar de ter 33 anos...
Enquanto espero para ser atendida na MAC, avancei com tratamento na Ginemed. Já fiz uma FIV, mas com resultado negativo.
Desejo muito boa sorte!

Lua_29 -
Offline
Desde 29 Maio 2020

Andy9888, boa sorte nesta caminhada.
Os tempos de espera parecem uma eternidade! Vale-nos a esperança!
Posso-te perguntar se estás a gostar de se acompanhada da Ginemed?
Gostava muito que resultasse para nós no sistema público, mas ando a ver também no privado como poderia fazer.. É muito dispendioso não é? Triste

Andy9888 -
Offline
Desde 04 Nov 2021

Olá Lua!
Apesar do resultado ter sido negativo, gostei bastante do acompanhamento na Ginemed. O tratamento é dispendioso (cerca de 3400€ pela FIV + uns 400€ medicação).
Aproveito para te perguntar o que achaste do atendimento na MAC? Em Setembro, pedi à médica de família que me colocasse em lista de espera lá, e ela viu no sistema que a espera para a 1ª consulta era de 90 dias. Mas até agora não me chamaram e estou a ficar preocupada. Fui à minha área do Portal SNS e também não vejo lá nenhuma referência a estar em espera para a MAC...

Lua_29 -
Offline
Desde 29 Maio 2020

Andy, de atendimento do geral não tenho razão de queixa do atendimento, de ninguém!
Como disse o médico de família inscreveu-nos em setembro 2020 e fomos chamados a 1.ª vez em fevereiro 2021. Eu nem sequer sabia qual seria o tempo de espera e demorou apenas 5 meses até à primeira consulta.
Fiz a 1.ª iiu em agora em outubro, praticamente 1 ano de estar inscrita para seguir o protocolo até à FIV em Maio 2022.
Não tenho razão de queixa do atendimento, já no seguimento como não tenho experiência de outro lado mas por ir lendo experiências de outras mulheres aqui que são seguidas no privado por exemplo, existem coisas que para mim ficam a desejar.
Dou-te alguns exemplos.
Eu sei que não tenho nenhuma disfunção ovárica, pelas análises que faço lá, e até que tenho reserva ovárica “acima da média” (comparando claro com mulheres da minha vida, com a mesma saúde reprodutiva que eu).
Então fiz puregon 50 pois não podia abusar muito da medicação para não hiper estimular. Em 9 dias de toma de puregon fiz entrecalado apenas 3 ecos de monitorização, estava tudo ok, a folículos a crescer dentro da média, nunca soube realmente o tamanho que atingiram os bons, apenas que no final tinha 1 em cada lado, dominantes.
Depois num domingo mandaram-me administrar ovitrelle 250 para ovular, 36 horas antes da iiu. No dia que fui fazer a iiu não tive ecografia, não se certificaram se estava realmente a ovular, se já tinha ovulado, pediram-me para ter extremamente atenção à hora do ovitrelle para contar 36h até à hora da iiu e depois fiz o procedimento com 2h30m de “atraso”.. Não fui recebida à hora marcada, embora estivesse lá..
São 20 meses de tentativas e eu conheço o meu ciclo, embora não tenha sintomas de nada! Nada mesmo! Não sinto ovulação, não sinto a menstruação a chegar, nada de nada.. no ciclo que fiz estimulação para ovular também não senti rigorosamente nada de nada! Sei que tenho ciclos de 25 ou 27 dias, é isso é certinho como o destino.. já passei por 23 ciclos todos eles iguais! Muco Clara de ovo evidente desde o 8.º dia até ao 13.º do ciclo, e a partir daí é contar 13 a 15 dias de fase lútea.. todos os meses, sem falha..
Então quando comecei o procedimento na MAC julguei que ia verdadeiramente acompanhar o que acontecia no meu ciclo mesmo neste embora induzido, mas não.. Eu sei que lá é muita gente, são muitas mulheres a serem acompanhadas, e umas com verdadeiros problemas que merecem provavelmente maior atenção neste sentido. Mas lá não aprendi nada, tudo o sei é de ler, acompanhar experiência de outras mulheres aqui no grupo. Resumindo, não existe muita atenção do lado deles para connosco, e sinceramente sinto-me um pouco perdida porque não sei onde estou a falhar para nunca ter resultado!

Andy9888 -
Offline
Desde 04 Nov 2021

Olá Lua,
Percebo perfeitamente esse sentimento de simplesmente não se perceber o que está a falhar. Agora a tentar ter o segundo filho, tive 2 gravidezes quimicas, 1 gravidez ectopica, e depois 1 ano sem conseguir engravidar. Já fui a vários médicos em que disseram "Você ainda é nova, precisa de descontrair para engravidar". Também tenho ciclos em torno dos 26 dias, sem dores, nem nenhuma patologia que tenha sido identificada.
Dos vários médicos que consultei à procura de resposta, onde senti que olharam profundamente foi:
- Fertilitycare, olham cuidadosamente para o ciclo menstrual da mulher, para o estilo de vida e pedem mesmo imensas análises (inclusivamente, análises hormonais em várias fases do ciclo). As minhas consultas com a médica demoravam cerca de 1h30! Convém é ter um bom seguro de saúde, que permita comparticipar as várias consultas e muitos exames.
- na Ginemed, a primeira consulta é grátis. Olham para os exames que já fizeste e passam-te outros que consideram convenientes. Inclusivamente, fizeram uma eco lá. E não senti nenhum tipo de pressão comercial...

Contudo, como o problema parece estar mesmo nos meus óvulos, só se detecta com FIV e vendo a evolução dos embriões em laboratório.

Espero que ajude a encontrares respostas e a conseguires o tão desejado positivo Sorriso

Carla_P -
Offline
Desde 20 Ago 2013

Quero só deixar o meu testemunho: fiz uma fiv icsi na MAC em 2015 e engravidei. Nasceu o meu filhote nesse ano. Ficaram dois embriões congelados e em 2020 transferi-os e nasceu a minha filhota, tendo eu já 45 anos. Ou seja, duas tentativas e duas gravidezes. A minha infertilidade era inexplicada. Adorei a mac, achei-os muitooo organizados. Adorei mesmo, boa sorte!

Date1982 -
Offline
Desde 14 Abr 2015

Lua_29 escreveu:
Andy, de atendimento do geral não tenho razão de queixa do atendimento, de ninguém!
Como disse o médico de família inscreveu-nos em setembro 2020 e fomos chamados a 1.ª vez em fevereiro 2021. Eu nem sequer sabia qual seria o tempo de espera e demorou apenas 5 meses até à primeira consulta.
Fiz a 1.ª iiu em agora em outubro, praticamente 1 ano de estar inscrita para seguir o protocolo até à FIV em Maio 2022.
Não tenho razão de queixa do atendimento, já no seguimento como não tenho experiência de outro lado mas por ir lendo experiências de outras mulheres aqui que são seguidas no privado por exemplo, existem coisas que para mim ficam a desejar.
Dou-te alguns exemplos.
Eu sei que não tenho nenhuma disfunção ovárica, pelas análises que faço lá, e até que tenho reserva ovárica “acima da média” (comparando claro com mulheres da minha vida, com a mesma saúde reprodutiva que eu).
Então fiz puregon 50 pois não podia abusar muito da medicação para não hiper estimular. Em 9 dias de toma de puregon fiz entrecalado apenas 3 ecos de monitorização, estava tudo ok, a folículos a crescer dentro da média, nunca soube realmente o tamanho que atingiram os bons, apenas que no final tinha 1 em cada lado, dominantes.
Depois num domingo mandaram-me administrar ovitrelle 250 para ovular, 36 horas antes da iiu. No dia que fui fazer a iiu não tive ecografia, não se certificaram se estava realmente a ovular, se já tinha ovulado, pediram-me para ter extremamente atenção à hora do ovitrelle para contar 36h até à hora da iiu e depois fiz o procedimento com 2h30m de “atraso”.. Não fui recebida à hora marcada, embora estivesse lá..
São 20 meses de tentativas e eu conheço o meu ciclo, embora não tenha sintomas de nada! Nada mesmo! Não sinto ovulação, não sinto a menstruação a chegar, nada de nada.. no ciclo que fiz estimulação para ovular também não senti rigorosamente nada de nada! Sei que tenho ciclos de 25 ou 27 dias, é isso é certinho como o destino.. já passei por 23 ciclos todos eles iguais! Muco Clara de ovo evidente desde o 8.º dia até ao 13.º do ciclo, e a partir daí é contar 13 a 15 dias de fase lútea.. todos os meses, sem falha..
Então quando comecei o procedimento na MAC julguei que ia verdadeiramente acompanhar o que acontecia no meu ciclo mesmo neste embora induzido, mas não.. Eu sei que lá é muita gente, são muitas mulheres a serem acompanhadas, e umas com verdadeiros problemas que merecem provavelmente maior atenção neste sentido. Mas lá não aprendi nada, tudo o sei é de ler, acompanhar experiência de outras mulheres aqui no grupo. Resumindo, não existe muita atenção do lado deles para connosco, e sinceramente sinto-me um pouco perdida porque não sei onde estou a falhar para nunca ter resultado!

Na altura em que me inscrevi foi tudo diferente. Tinha uma carta da médica de família com a indicação de inscrição e fui ao CIRMA, no Hospital Garcia de Orta, ao Santa Maria e à MAC. A consulta realmente foi a 1ª a ser marcada e a mais breve pelo que continuámos a ser seguidos lá mas da consulta ao início do ciclo foi seguramente + de um ano.
Tal como dizes foi explicado muito muito pouco, estava sempre tudo bem, boa reserva ovárica, endométrio lindo (palavras delas, não minhas) mas nunca recuperei bem das punções e nunca consegui mais que 2 embriões (até este último tratamento).
Em 2018 perante a espera na MAC para o próximo ciclo (nunca menos que 1 ano, avisaram logo) fomos aos Lusíadas e o atendimento, a atenção, a explicação, a personalização é a diferença do dia para a noite. É verdade que estamos a pagar mas mesmo depois do tratamento ter resultado em gravides bioquímica, também com 2 embriões, tenho trocado emails com a médica, e isso não tem preço.
Entretanto o 2º tratamento na MAC correu muito mal, sempre tudo a correr, e compreendo que sejamos mais que as mães, como se costuma dizer, mas não há humanização. Desta vez para a transferência quase que me puseram a fazer o pino. Claro que saímos de lá já sem fé...
Neste último a médica resolveu seguir o protocolo dos Lusíadas visto ter sido o único que se aproximou de uma gravides mas possivelmente fruto do Covid foi tudo a correr e demasiado espaçado. Creio que fiz duas ecos durante a estimulação, quando anteriormente era dia sim, dia não, salvo erro. A nossa salvação foi termos apanhado a Dr.ª Teresinha, que me fez a última eco antes da punção e que graças a Deus resolveu não se fazer a transferência a fresco porque ía extrair muitos óócitos e o útero ía demorar a recuperar. Assim conseguimos 2 embriões de D5 e 1 de D6, que obviamente melhora muito as probabilidades. E meninas, li muito durante estes anos e há estudos que de facto demonstram que tudo sarado após punção dá melhores resultados numa TEC.
Nunca antes tinha feito TEC e quando vejo o primeiro vermelho, menos de 21 dias depois da punção, liguei para a MAC, porque me tinham dito que podia ter hemorragias da punção, e atender o telefone? E alguém responder a algum email? Isso não acontece.
Felizmente a TEC correu bem, fomos mais tranquilos e finalmente conseguimos o positivo, mas aqui entra a espera n.º 2. Depois dos betas há que esperar pela 1ª eco e no papel diz que é mais ou menos às 7 semanas- cerca de 1 mês após transferência, e às 8 semanas nada de ligarem, eu a ficar sem medicação e ninguém me passava... tive de ir ao privado e no dia da eco no privado lá ligam a marcar a eco para a semana seguinte. Entretanto foi no privado que passaram a medicação que vou precisar até completar as 12 semanas pelo menos.
Na eco fiz uma data de questões, nomeadamente o "E agora?" levo papeis para o centro de saúde? Enviam o processo? Como é que funciona? Resposta da médica "Não faço ideia. Aqui só engravidamos senhoras. Da nossa parte está feito. Tudo a correr bem."
Perguntei na recepção, que me perguntam se a médica não explicou, explico que não e ah e tal aguardem aqui que já falam com uma enfermeira.
Conclusão: sei que têm uma data de casos, sei que são poucos, e que as enfermeiras e auxiliares correm de um lado para o outro, mas nós utentes também não podemos consentir ser simplesmente uma peça na engrenagem, na minha opinião. Especialmente porque estes assuntos são sensíveis, nem todos compreendem.
Se me perguntarem entre a MAC e os Lusíadas? Lusíadas, sem dúvida, com todo o respeito que tenho para com os profissionais de saúde na MAC, e muito embora não saiba como estão agora em tempos de Covid, mas usei a MAC em 2017 e em 2018 e até a diferença no tratamento ao meu marido foi do dia para a noite.
Desejo que vos corra tudo bem e nunca deixem de acreditar!!! Torço por todas vocês porque esta gravidez foi uma guerra, mas nunca baixámos os braços!

Sobre Date1982

Treinos desde 2015- Infertilidade desconhecida
E à 4ª tentativa + 3 embriões
TEC 25/10 Bhcg 3/11 359 Bhcg 5/11 856
1ª eco dia 30/11 2 feijõezinhos
Eco na MAC dia 9/12 1 feijãozinho e 1 estrelinha Triste

Filipa2014 -
Offline
Desde 06 Fev 2014

Carla_P escreveu:
Quero só deixar o meu testemunho: fiz uma fiv icsi na MAC em 2015 e engravidei. Nasceu o meu filhote nesse ano. Ficaram dois embriões congelados e em 2020 transferi-os e nasceu a minha filhota, tendo eu já 45 anos. Ou seja, duas tentativas e duas gravidezes. A minha infertilidade era inexplicada. Adorei a mac, achei-os muitooo organizados. Adorei mesmo, boa sorte!

Pensei que só guardavam os embriões 3 anos! Pediu para prolongar o tempo?

Em busca do sonho desde Julho/2018
Mar 2019 (+) - gravidez anembrionária
Set 2020 - IIU (-) Jan 2021 - IIU (-)
Mar 2021 - IIU (-) Jul 2021 - FIV (+) 🙏🏻🙏🏻
08/04/2022 chegada da minha bebé. Melhor dia da minha vida❤️

Date1982 -
Offline
Desde 14 Abr 2015

Filipa2014 escreveu:

Carla_P escreveu:Quero só deixar o meu testemunho: fiz uma fiv icsi na MAC em 2015 e engravidei. Nasceu o meu filhote nesse ano. Ficaram dois embriões congelados e em 2020 transferi-os e nasceu a minha filhota, tendo eu já 45 anos. Ou seja, duas tentativas e duas gravidezes. A minha infertilidade era inexplicada. Adorei a mac, achei-os muitooo organizados. Adorei mesmo, boa sorte!

Pensei que só guardavam os embriões 3 anos! Pediu para prolongar o tempo?

Tive eco e consulta dia 9/12 e perguntei até quando podia transferir até porque estou com 39 anos. Responderam que daqui a 3 anos temos que decidir o que fazer e que não há limite de idade. Só falaram mesmo nesses 3 anos

Sobre Date1982

Treinos desde 2015- Infertilidade desconhecida
E à 4ª tentativa + 3 embriões
TEC 25/10 Bhcg 3/11 359 Bhcg 5/11 856
1ª eco dia 30/11 2 feijõezinhos
Eco na MAC dia 9/12 1 feijãozinho e 1 estrelinha Triste

Carla_P -
Offline
Desde 20 Ago 2013

Não pedi, não. Eu achava que já não tinha lá os dois embriões que tinham sobrado porque tinha mais de 40 anos. Fui a uma clínica privada e foi aí que me disseram que de certeza que ainda tinha os embriões na MAC, pois não se podiam desfazer deles sem o meu consentimento por escrito. Também fiquei a saber que podia fazer transferência depois dos 40 anos. Foi uma sorte, sobretudo porque a transferência foi no mês antes do início do pesadelo covid. Dia 17 de marco, um dia antes de fechR tudo, foi qdo fiz a minha primeira ecografia Sorriso

Filipa2014 escreveu:

Carla_P escreveu:Quero só deixar o meu testemunho: fiz uma fiv icsi na MAC em 2015 e engravidei. Nasceu o meu filhote nesse ano. Ficaram dois embriões congelados e em 2020 transferi-os e nasceu a minha filhota, tendo eu já 45 anos. Ou seja, duas tentativas e duas gravidezes. A minha infertilidade era inexplicada. Adorei a mac, achei-os muitooo organizados. Adorei mesmo, boa sorte!

Pensei que só guardavam os embriões 3 anos! Pediu para prolongar o tempo?