Boa tarde.
Sou um pouco novata nisto. É a segunda vez que escrevo mas depois da eco morfológica hoje, e após 3 semanas de angústia e desespero fiquei ligeiramente mais tranquila. Ainda assim não totalmente.
Às 20 semanas o medico fez ecografia e disse que tinha placenta posterior baixsmente inserida, mas a forma como explicou deu a entender que seria previa. Pelas imagens fiquei com essa certeza. Hoje na eco morfológica o medico, que foi uma joia de pessoa e pelo menos tentou explicar as coisas e tranquilizar-me, disse que de facto é posterior prévia. Cobre parte do colo do útero com uma linguazinha como eu lhe chamei...
Fiz algumas perguntas. Ele disse para não ficar em pânico que a ansiedade e o choro não fazem bem à situação nem ao bebé. Mas também me disse que as posteriores quando são previas sobem em menor número apesar do crescimento do utero. Ainda perguntei se todas as placentas previas sangravam e implicavam parto prematuro e ele disse que não. Não é assim que funciona.
Fiquei preocupada na mesma. Tenho feito repouso relativo, sentada no sofá durante o dia e deitada maioritariamente do tempo para a esquerda pelo menos 10h/12h por dia.. Não pego pesos, nada de esforços nem caminhadas e nada de relações.
Mas há por ai experiências? Toda a placenta previa sangra e implica parto prematuro? O meu colo está fechado e bem, tem cerca de 4cm...mas sei la... confesso que primeira gravidez trás tanta ansiedade e dúvidas e choros..
Queria saber experiências de outras mães. Se de facto alguém c posterior previa subiu ou não. Se foi possível aguentar o bebe no forno até quase ao final...
Desculpem o desabafo e o testamento...