Piolhos - o desespero! | De Mãe para Mãe

Piolhos - o desespero!

Responda
9 mensagens
Susana D R -
Offline
Desde 24 Fev 2013

Praticamente desde que as aulas começaram que a minha filha tem piolhos. Já lhe fiz tratamento não sei quantas vezes, pus o repelente de manhã antes de ir para a escola, uso-lhe ocasionalmente o champô de proteção e voltam sempre. Lêndeas e piolhos. Tenho usado a marca Paranix, que é a que lhe tem resultado melhor em anos anteriores.
A minha filha é mulata e tem carapinha. Eu não lhe consigo passar aquele pente fino na cabeça, mas isso não tem sido problemático em ocasiões anteriores pois eles morrem. Neste momento não estou a perceber se é o tratamento que não é eficaz ou se ela está a apanhar constantemente na escola. É o 1º ano dela na escola (pré).
Vou experimentar outra marca e ver o que acontece. Já não sei o que fazer.

DPP: 20/06/2018
O meu dorminhoco nasceu a 16/06/2018 - 39s+3d com 2,940 Kg e 47cm
**********
DPP: 26/09/2013
DP: 27/09/2013 - 40s+1d
A minha princesa nasceu com 2,955kg e 48 cm.

Isabelamartinho -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Eu já ouvi falar de uns pentes eléctricos na Wells vendem ate, tenho uma colega cujo o filho tem um cabelo enorme e ela usa a ele é logo eficaz segundo ela

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
A minha cunhada fez uma madeixa no cabelo da fila. Já estava por tudo. Há quem diga que os piolhos não gostam de cabelo pintados. Mito ou não ela diz que funcionou.
Felizmente nunca tive problemas com o meu filhote, apesar de haver piolhos numa sala ao lado.
As melhoras!

Desde 13 Set 2012

Bom dia!

Bom, piolhos, aqueles habitantes tão mas tão irritantes das cabeças dos pequenos e não só! É que podem mesmo rir, mas eu mesma peguei uma camada deles este verão no Algarve.

Não ouvia falar de piolhos desde que a minha filha deixou a escola primária. Ora, ela já está no 9º ano. Fomos de férias, voltámos e eu sentia umas comichões na cabeça mas nem dei importância pk pensei, bom, férias, água salgada, champô de marca desconhecida, deve passar. A verdade é que em vez de passar, começou foi a piorar e muito. caiu-me a ficha quando a miúda também me disse que tinha comichões. Ai, credo, nem imaginam! Bom, como muita gente sabe, eu sou cega. Ora, catar piolhos e lêndeas como fazia a minha mãe e avó está fora de questão. Na verdade nem sabia se os tínhamos ou não, mas mesmo assim fui à farmácia, comprei o belo do Paranix que trazia o tal pente de que a Susana falou. Chegámos a casa e toca a pentear o cabelo antes mesmo de lhe passar o champô. Bem, fiquei em choque! Eram às dezenas a cair no lavatório. a Miúda nem os Conseguia contar. Quando deixaram de cair, molhei o cabelo e lá apliquei o champô. Depois a miúda fez o mesmo e, tal como na minha cabeça, na dela existiam tantos ou mais. Bom, foi um filme! ríamos que nem perdidas mas eu é que não achava graça nenhuma. Voltamos a pentear depois do cabelo seco e cairam mais não sei quantos só que devidamente mortos. resolvi então seguir as instruções do paranix e repetir ao fim de 15 dias. Isto é que não está certo! 15 dias é muito tempo e eles voltam porque basta uma única lêndea ficar viável e presa ao cabelo, para que a comunidade volte a crescer! Claro que tanto eu como ela tínhamos novamente companhia. Menos, claro, mas nestes seres, basta um para haver um milhão. Bom voltei a fazer o mesmo tratamento, penteei todos os dias com aquele pente fininho e no meu caso resolveu, sendo que repeti o tratamento ao fim de uma semana e não 15 dias. eu resolvi o meu problema mas a miúda, que teve preguiça de pentear diariamente e de repetir o champô, foi novamente premiada. eu nem dei conta por ela, mas sim porque percebi o meu filho de 5 anos a coçar a cabeça na nuca. Isso fez disparar um alerta em mim. Bolas e ele anda sempre em cima de mim! Disse então à minha filha para se pentear e pentear o irmão também. Bingo! Ambos tinham habitantes na cabeça! Desta vez não dei trégua. Todos os dias durante duas semanas os fiz pentear os cabelos e repeti o chahmpô a cada 8 dias! Pentear é importante porque é o pente que remove os ovos daqueles danadinhos. os ovos (lêndeas) ficam presos ao cabelo por uma substância segregada pelas fêmeas quando os põem. O champô dilui essa substãncia soltando a lêndea do cabelo mas é preciso remover porque, se lá ficar, acaba por eclodir e libertar outro belo piolhinho.

Susana, é bem possível que a sua filha acabe por apanhar os piolhos de terceiros porque, fazendo esse tratamento tão sistemáticamente, não há como os piolhos se estarem a gerar na cabeça dela. Segundo sei, este ano as escolas não podem suspender alunos devido à existência de piolhos, o que faz com que o tratamento acabe por não ser obrigatório. mesmo que 99% dos pais cuidem devidamente dos seus educandos, haverá sempre 1% que não o faz e, para os piolhos, isso é suficiente.

Experimente a eletrocução. É feita com o tal pente de que a mamã acima falou. Aqui não se usam produtos, pois os piolhos morrem por eletrocução. No entanto, se não consegue pentear a sua menina com o pente do paranix, não sei se conseguirá usar o pente de eletrocução. É uma questão de se informar. A boa notícia é que isto acaba por não ser grave e irá passar, mas até lá todo o cuidado é pouco, até pporque em casa vivemos todos!

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Desde 13 Set 2012

janew escreveu:
Olá,
A minha cunhada fez uma madeixa no cabelo da fila. Já estava por tudo. Há quem diga que os piolhos não gostam de cabelo pintados. Mito ou não ela diz que funcionou.
Felizmente nunca tive problemas com o meu filhote, apesar de haver piolhos numa sala ao lado.
As melhoras!

Olá!

Bem se não gostam de cabelos pintados eu não sei, sei é que pinto o cabelo há anos e eles este ano não foram esquisitos e cá andaram. lololol

bj

SMSantos

catmax -
Offline
Desde 18 Mar 2015

Ola... por aqui o que resolveu foi o oleo tea tree... compra.se em qq ervanaria. Faço a diluicao em oleo de coco ou amendoas doces e aplico na nuca do meu filho... o cheiro nao e agradável mas passa...e os piolhos nem vê-los... tem andado na sala dele e ele ainda nao apanhou...ha quem meta umas gotinhas no champô mas eu prefiro aplicar topicamente. Boa sorte na guerra aos piolhos

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

A minha sugestão é comprares um amaciador de cabelo barato, se não quiseres estar a gastar do teu, pois vais precisar de uma grande quantidade, e ires aplicando à medida que vais penteando, pois o pente vai retirando o amaciador do cabelo.
Mas antes de usar o pente dos piolhos, usa primeiro um pente normal ou uma escova para conseguires esticar e desembaraçar o cabelo da menina.
E de preferência, penteia-a na banheira.
Para cabelos extremamente frisados é a solução que me parece mais viável que te permite usar o pente.

Susana D R -
Offline
Desde 24 Fev 2013

Obrigada pela empatia e sugestões. gastámos 1 dia nisto. de manhã lavei-lhe o cabelo com champô e amaciador próprio para o cabelo dela, depois pus ainda máscara com óleo de amêndoas doces, desembaracei-lhe e penteei-lhe o cabelo no banho; deixei secar o cabelo; à tarde fiz o tratamento com o stop piolhos, consegui passar o pente fino e caíram uns quantos piolhos, as lêndias não ficam no pente, passam entre os dentes do mesmo -.-; tirei as roupas da cama, peguei roupas, capas das almofadas do sofá, casacos, até peluches e o meu marido levou à lavandaria, lavou e secou; peguei nas fitas, elásticos, escovas etc e pus em água a ferver; fiz o tratamento no meu cabelo também. Continuo a tirar-lhe lêndeas da cabeça, à mão que é a única maneira. daqui a uns dias repito-lhe o tratamento. isto das lêndeas não está fácil. não sei se vale a pena investir num pente elétrico ou não. vamos ver o que acontece. já gastei um balúrdio em produtos.

DPP: 20/06/2018
O meu dorminhoco nasceu a 16/06/2018 - 39s+3d com 2,940 Kg e 47cm
**********
DPP: 26/09/2013
DP: 27/09/2013 - 40s+1d
A minha princesa nasceu com 2,955kg e 48 cm.

cdsousa -
Offline
Desde 10 Set 2015

Usa o óleo tea tree. Se quiseres tenho a 3€ e se necessário envio po correio. Chega juntares umas gotas ao champô.