Pilates, o que acham? | De Mãe para Mãe

Pilates, o que acham?

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9 mensagens
DyaP -
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Desde 15 Jan 2021

Bom dia meninas,
Eu não sou muito adepta de ioga nem pilates, porque digamos que sou stresssadinha (claro que agora ando a tentar ter mais calma).
A minha dúvida é alguma de vós faz pilates para grávidas ou fez em gestação passada? Acham que ajuda mesmo e também ajuda na hora do parto?

Pergunta extra 😅
Estou para entrar nas 13 semanas é normal ainda ter aquelas dores como se fosse a menstruação, é que a enfermeira disse que por norma quando chegasse a esta altura iria passar e ainda tenho sentido 🙄

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Eu fiz yoga (só quando estive grávida), ajudou-me imenso, na segunda gravidez até ajudou o meu menino a dar a volta, mas não sei se vai conseguir. Neste momento não há e para quem nunca fez, não sei se sozinha será capaz.
Acho que será normal essa dor, eu já não sentia por essa altura, mas não me parece assim estranho, pergunte na próxima consulta.

CSNCosta1 -
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Desde 03 Nov 2016

Eu continuei a fazer yoga na minha primeira gravidez, o pilates parei, foi muito bom para mim, só não fiz até ao fim da gravidez pois tive de fazer repouso mas nada a ver com o yoga. Nao sei se ajuda ou não no parto pois teve de ser cesariana mas acredito que ajude sim.

Muguet -
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Desde 26 Jul 2020

Eu estou de 18s e ainda tenho essas dores de menstruação. É o útero a crescer.
Eu faço caminhadas

Desde 07 Mar 2018

Olá! Eu fiz as aulas de exercício na gravidez no Instituto 4 Life (agora decorrem por videoconferência) e adorei! Também nunca gostei de aulas muito paradinhas, mas esta aula tem o equilíbrio perfeito. A parte inicial é mais activa e depois vai acalmando. Aconselho vivamente! E também já há imensos estudos em como o exercicio ajuda a ter uma gravidez mais saudável (diminui probabilidade de doenças como hipertensão e diabetes gestacional) e diminui o risco de cesariana... Além disso tambem me ajudou a aliviar as queixas nas costas e nas ancas e a conhecer melhor o meu corpo. Portanto só bons motivos (se não tiver nenhuma contraindicação, claro). Um beijinho e tudo a correr bem

MartaSS -
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Desde 17 Nov 2020

Já alguma vez experimentou pilates? Parece uma aula muito paradinha mas garanto-lhe que pode ser muito exigente mesmo, e quando a está a fazer não está ali toda zen. E não tem aquela espiritualidade e componente de meditação do yoga.

Eu com 16 semanas às vezes tenho essas dores, sim.

Eu tenho tendência a ter dores ao fundo das costas, e posso dizer que numa altura em que fiz pilates +- semanal durante cerca de 3 meses fiquei com uma resistência muscular como nunca tive. Fui de férias e fiz caminhadas exigentes, incluindo uma de 24km, com zero dores nas costas, o que seria impossível antes do pilates.

O pilates, desde que adaptado à gravidez, ajudará a fortalecer certos músculos e relaxar outros, que a irão ajudar a carregar melhor o peso extra, para além dos benefícios gerais relacionados com o sono, tensões, glicemia etc. Eu acho boa ideia, desde que faça exercícios adaptados e não haja contraindicação médica. .

Eu agora que entrei no 2º trimestre estou a retomar a atividade física e penso começar brevemente pilates Sorriso

DyaP -
Offline
Desde 15 Jan 2021

MartaSS escreveu:
Já alguma vez experimentou pilates? Parece uma aula muito paradinha mas garanto-lhe que pode ser muito exigente mesmo, e quando a está a fazer não está ali toda zen. E não tem aquela espiritualidade e componente de meditação do yoga.
Eu com 16 semanas às vezes tenho essas dores, sim.
Eu tenho tendência a ter dores ao fundo das costas, e posso dizer que numa altura em que fiz pilates +- semanal durante cerca de 3 meses fiquei com uma resistência muscular como nunca tive. Fui de férias e fiz caminhadas exigentes, incluindo uma de 24km, com zero dores nas costas, o que seria impossível antes do pilates.
O pilates, desde que adaptado à gravidez, ajudará a fortalecer certos músculos e relaxar outros, que a irão ajudar a carregar melhor o peso extra, para além dos benefícios gerais relacionados com o sono, tensões, glicemia etc. Eu acho boa ideia, desde que faça exercícios adaptados e não haja contraindicação médica. .
Eu agora que entrei no 2º trimestre estou a retomar a atividade física e penso começar brevemente pilates

Por acaso pilates não, só experimentei yoga 😅
Vou tentar procurar aqui na minha cidade para quando o confinamento acabar 🙂
Obrigada a todas! 😘

Vera Rita -
Offline
Desde 05 Abr 2019

Olá DyaP!

Eu faço pilates para grávidas, comecei às 14 semanas e posso dizer que me está a fazer muito bem. Como a MartaSS já referiu pilates e yoga são bastante distintos. Também já fui praticante de yoga, muito antes da gravidez, e gostava muito. Agora depende do que procura, se pretende algo mais no sentido de relaxamento para aliviar o stress e com a componente de meditação, diria para experimentar yoga. Se for mais para ter actividade física e fortalecer aí diria o pilates, que consegue ser bastante exigente (apesar de que quem vê de fora achar que estamos muito paradinhas 😅). O meu conselho é procurar por pilates clínico específico para grávidas e dado por fisioterapeutas, para ter um acompanhamento mais cuidado nesta fase. Eu faço aulas presenciais numa clínica de fisioterapia em Lisboa.

Margarida_2017 -
Offline
Desde 31 Jul 2019

Acho que faz muito bem . Deveria de fazer ,.
Eu na altura caminhei muito e piscina ...

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