Permítro Cefálico Percentil 90/95 | De Mãe para Mãe

Permítro Cefálico Percentil 90/95

Responda
15 mensagens
Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Olá meninas,

O Vicente desde que nasceu que tinha um percentil cefálico acima da média, mas hoje na consulta ds 6 meses o percentl é de 90/95!
Fiquei preocupada... Alguma mamã na mesma posiçao?

petr@ -
Offline
Desde 11 Jun 2010

Olá! Aconteceu o mesmo com o meu Duarte e chegou mesmo a passar o percentil 100.
Não fiques alarmada... o fundamental é ires avaliando a evolução dele em termos cognitivos e motores.
Aos 14 meses fizemos uma consulta de avaliação para verificar se depois dos 12 meses o crescimento do perimetro cefalico tinha estabilizado (manter a linha paralela ao percentil mais proximo) e repetimos aos 18 meses... Até para avaliar a fala, percepção dele... etc.
Tudo normal até agora Sorriso entretanto o PC também estabilizou.
Fala com o pediatra mas não fiques preocupada!
Beijinho

Sobre petr@

Tenho o melhor marido do mundo desde 2003 Espertalhão hehehe!
Treinante desde 28/02/2010 | Positivo em 03/11/2010 | DDP 15/07/2011 | O nosso principe nasceu em 28/05/2011 de cesariana com 2.190 kg às 33 semanas e 1 dia
Novo positivo em 20/08/2012 | DDP 25/04/2013 | O nosso bonequinho nasceu de cesariana a 04/04/2013 às 37 semanas e 1 dia com 2.900gr

NANASOUSA -
Offline
Desde 15 Jan 2013

Olá!

O meu filho aos 6 meses, passou para o percentil 95 de perímetro cefálico, a nossa Pediatra aconselhou fazer uma ecografia, quando a fizemos estava tudo normalissimo:)
entretanto continuou sempre com um perímetro cefálico acima da média, mas agora com 2 anos está completamente estável e dentro dos valores!
Existem crianças, com a cabeça maior:)
Tudo vai correr bem!!

Sobre NANASOUSA

Visite a minha loja
Crocs Menina 30-31 mudam de cor NOVAS!!

http://demaeparamae.pt/vendo/produto/450403-crocs-mudam-cor-31-32

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Na consulta a médica não valorizou pelo facto de o Vicente estar a fazer tudo o que é suposto um bebé com 6 meses fazer, até já tenta gatinhar, pobrezinho.
Disse que numa proxima consulta se continuar a evoluir, tomamos providências.
Não satisfeita, para a semana vou ao pediatra com ele.
O coraçao fica apertadinho, apertadinho, do tamanho de uma ervilha!

yolandaM -
Offline
Desde 30 Dez 2010

o meu sempre teve esse percentil nunca me disseram nada ...como ele tem percentil 97 no peso e no tamanho penso que acompanha

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

Eu também tenho uma cabeçudinha em casa Gargalhadas

A partir dos 6 meses ultrapassou a curva e a partir daí esteve sempre acima do percentil 95.

Na altura a pedi não se preocupou porque como eu tive de fazer amniocentese durante a gestação, depois de ela nascer a pedi pediu para fazer uma eco transfontanelar e essa eco revelou que estava tudo bem com a cabecita dela. Assim, quando ela ultrapassou o percentil não houve preocupação adicional por três motivos:
1º Tinha feito a eco transfontanelar uns meses antes e estava tudo bem;
2º Ela fazia tudo o que era normal para a idade;
3º Mediu a minha cabeça e a do pai e somos os dois CABEÇUDOS no percentil 95 Careta Careta

Mas se te deixar mais descansada quando falares com o pedi fala-lhe na possibilidade de fazeres essa eco transfontanelar e assim retiras todas as dúvidas.

mas não vai ser nada vais ver....

Bjnhs

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Obrigada pelos comentários!
A minha preocupação vem também pelo facto de que, quando ainda estava grávida, o Vicente tinha uma ligeira dilatação no ventriculo direito, 9.3 se não estou em erro.
Depois desceu, para 8 e qualquer coisa...Mas mesmo assim...
Os médicos na altura não mostraram preocupação nem deram relevância, deixem ver...
A única coisa que o meu Vicente ainda não faz é apoiar-se nos bracinhos quando está de barriga para baixo. Mas por outro lado, já movimenta mt bem as pernas fazendo o movimento de gatinhar.
Enfim, fico a pensar se será motivo de preocupaçao o facto de ainda não se apoiar.

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

A minha com 6 meses começou a sentar-se sozinha mas só começou a apoiar-se nos braços, de barriga para baixo, já depois dos 7 meses e então o rolar foi só já tinha mais de 8 meses.

A pediatra disse-me na altura que era normal porque como ela não gostava de estar deitada quando estava acordada então também não tinha necessidade de "aprender" a apoiar-se nos braços ou a rolar na cama. No fundo não tinha necessidade de se desenrascar nesse sentido.

Em contrapartida como ela gostava de estar sempre de pé no nosso colo e apoiada nas pernocas, tenho vídeos dela com 5 meses em que já a agarravamos pelos bracinhos e ela ficava de pé. Ou seja desenvolveu mais depressa o apoio de pernas (porque era o que ela gostava) do que o apoio de braços ou o rolar.

oroupeirocadecasa -
Offline
Desde 10 Out 2012

Os meus filhos tiveram sempre acima do percentil 100, nem tinham medida em cima da curva! Mas aparentemente não pareciam ter a cabeça grande, o formato disfarçava ;-). Dessa idade os outros percentis (peso, altura) eram 50 (Agora já estão em 90 de altura).
Não tem importância nenhuma, o pediatra disse-me que era genético, que tinham saído cabeçudos como os pais

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Mariola Guimaraes escreveu:
A minha com 6 meses começou a sentar-se sozinha mas só começou a apoiar-se nos braços, de barriga para baixo, já depois dos 7 meses e então o rolar foi só já tinha mais de 8 meses.

A pediatra disse-me na altura que era normal porque como ela não gostava de estar deitada quando estava acordada então também não tinha necessidade de "aprender" a apoiar-se nos braços ou a rolar na cama. No fundo não tinha necessidade de se desenrascar nesse sentido.

Em contrapartida como ela gostava de estar sempre de pé no nosso colo e apoiada nas pernocas, tenho vídeos dela com 5 meses em que já a agarravamos pelos bracinhos e ela ficava de pé. Ou seja desenvolveu mais depressa o apoio de pernas (porque era o que ela gostava) do que o apoio de braços ou o rolar.


O meu Vicente tb faz isso! seguramos nos bracinhos e ele fica de pé...sentar-se sozinho não senta, nós sentamo-lo e ele apoia-se nos bracinhos para não cair. Às vezes lá tomba para o lado eheh a posiçao mais segura pra ele é sentar-se à sapinho:)

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Olha linda o Gabriel a nivel de altura vs peso andou sempre com o mesmo percentil, o p. cef. sempre acima dos 75, cheguei a falar com a pedi que me respondeu é sinal de intelegencia, para não me preocupar.

Hoje o Gabriel tem peso e altura percentil 50 e p. cef. 90 e se vieres pela foto nem parece.

bjs

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

Cláudia Sobral escreveu:

O meu Vicente tb faz isso! seguramos nos bracinhos e ele fica de pé...sentar-se sozinho não senta, nós sentamo-lo e ele apoia-se nos bracinhos para não cair. Às vezes lá tomba para o lado eheh a posiçao mais segura pra ele é sentar-se à sapinho:)

Vais ver que não é nada. Eles são espertos. Só se desenrascam naquilo que lhes interessa Piscar o olho

Quando o deitas de barriga para baixo ele não levanta a cabeça para olhar em frente? A minha fazia isso. Agora por os braços para se apoiar nem vê-la!

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Mariola Guimaraes escreveu:
Cláudia Sobral escreveu:

O meu Vicente tb faz isso! seguramos nos bracinhos e ele fica de pé...sentar-se sozinho não senta, nós sentamo-lo e ele apoia-se nos bracinhos para não cair. Às vezes lá tomba para o lado eheh a posiçao mais segura pra ele é sentar-se à sapinho:)

Vais ver que não é nada. Eles são espertos. Só se desenrascam naquilo que lhes interessa Piscar o olho

Quando o deitas de barriga para baixo ele não levanta a cabeça para olhar em frente? A minha fazia isso. Agora por os braços para se apoiar nem vê-la!


Levanta muito bem a cabecinha, e puxa os cobertores para se movimentar, mexe as perninhas tb para se arrastar.

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

Eu acho que ele vai ser um cabeçudinho lindo!

Mas tal como te disse, caso não te sintas completamente segura fala ao pedi acerca da eco transfontanelar. Assim, ficarás mais descansada!

Bjns

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Muito obrigada a todas pelas mensagens de apoio.
Só vocês sabem como uma mãe se sente:)