Perdas gestacionais depois dos 40 anos - alguém...? | De Mãe para Mãe

Perdas gestacionais depois dos 40 anos - alguém...?

Responda
22 mensagens
Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Olá, mamãs!

Como muitas de vós sabem, tenho 43 anos, um filho muito querido com 3 anos - e um marido maravilhoso, da minha idade.

Adorávamos aumentar a família - temos todas as possibilidades para isso.

Não tive qualquer dificuldade em engravidar da primeira vez. Ao longo do último ano, andámos a tentar uma segunda gravidez - de Janeiro a Novembro, foram vários os períodos férteis em que o papá esteve ausente por razões profissionais. Mas em Novembro, tivemos o nosso desejadíssimo "positivo".

Recentemente. sofri um AE - perdemos a nossa Esperança Grande com 12 semanas e 4 dias.

O sofrimento físico foi muito. O sofrimento psicológico e moral está a ser muito difícil de ultrapassar.

Preciso de testemunhos: anda aqui pelo Fórum alguma mamã com mais de 40 anos, que tenha sofrido uma perda gestacional nesta "idade tardia2 - e que mesmo assim tenha conseguido engravidar normalmente depois...?

Estou em busca de uma réstia de esperança, de um raiozinho de luz, de alguma experiência positiva que me faça acreditar de novo!

As perdas de gravidezes desejadas são sempre horríveis - mas... aos 20 ou 30 anos, há sempre algum tempo pela frente para sarar feridas antes de recomeçar.
Aos 40... haverá??? Triste

Desde já, obrigada.

Beijinhos

Maria do Porto

kikinha_kutxi -
Offline
Desde 27 Out 2010

Maria lamento imenso Triste
Bom posso-te falar da minha cunhada, que engravidou com 43 anos precisamente, sofreu de um AE também, 3 meses depois voltou aos treinos e um mês depois teve o positivo, sem complicações algumas Sorriso Hoje já a pequena tem 3 anos, pensamento positivo e muita força querida

Por ti... tudo Sorriso

E cá estamos a tentar aumentar a família de 2 para 3 desde 01/10/2013

Onde andas estrelinha??? Esperamos ansiosamente por ti <3

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Olá Maria! Não te posso ajudar porque nunca passei por essa situação, mas era só para dar um beijinho e um carinho e dizer-te que a esperança tem de estar no nosso coração - SEMPRE.

bebes especiais -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Compreendo a preocupação. Não tive uma perda gestacional aos 43 mas tive aos 39. Como tinha sido uma gravidez natural também sofri com a ideia de não voltar a conseguir pois anteriormente só tínhamos engravidado com tratamento. Chorei e depois decidi entregar ao destino o que haveria de acontecer... E 8 meses depois engravidei novamente. Parece - me que engravidou facilmente e por isso tem todos os motivos para manter-se esperançosa. Alimente-se de forma saudável, procure viver momentos felizes com o marido, amigos e família. Fico a torcer por si. Na família tenho uma série de casos de mulheres que engravidaram na menopausa.

Desde 13 Set 2012

Olá Maria!

Não sabia que tinhas passado por tal coisa... mas olha, sê tu própria! Sabes bem que há uma parte grande do processo que foge ao nosso controlo; portanto, e como tu bem disseste, não tens tempo para esperar que as lágrimas sequem... mesmo com os olhos ainda a lacrimejar, bola prá frente mulher! Se tens luz verde dos médicos, então esquece tudo, pondera o mínimo possível e, pronto, treina que sem t´reinos é que o positivo não aparece.

Não pensses muito no porquê de teres passado pelo AE. As causas podem ser imensas e a idade irrelevante; se a idade fosse uma premissa, então não existiam abortos espontânios em mães jovens... aconteceu porque aNatureza é sábia e faz a primeira seleção natural... faz o luto, lamenta o quanto puderes até te sentires aliviada, mas não deixes o tempo passar demasiado porque, no que respeita à maternidade, ele é limitado e tu bem sabes disso. Vá lá, queremos um positivo em breve!

Beijinhos e tudo de bom!

SMSantos

SusanaMarta -
Offline
Desde 22 Jun 2013

Olá Maria,

Lamento muito.
Eu tive uma gravidez anembrionária com 39 a fazer os 40, detectada às 8 semanas.
Agora tenho 44, engravidei naturalmente e muuuito facilmente em Janeiro. Fiz uma eco às 6 semanas e até agora está tudo perfeito!
Acredito que nunca é tarde e enquanto a natureza permitir é possível que tudo corra bem!

Boa sorte e felicidades, qualquer que seja a decisão Sorriso

Gravidez anembrionária em Fevereiro de 2011
Aborto Retido às 7 semanas e 3 dias em 10-03-2016

patriciasp -
Offline
Desde 10 Nov 2006

Ola Maria Porto
Seria mae em Agosto tal como tu e tb deveria ter sido mae em dezembro...a verdade é que aqui estou sem bebe nem no colo nem no ventre,o meu filho e o meu marido continuam a ser eles apenas a minha vida

um aborto nao é facil em nenhuma idade, é a mais pura das verdades, sentimo.nos impotentes sem rumo e vazias...por muito que te digam bola para a frente o nosso coraçao retrai...

tb perdi este bebe com 12 semanas e tem sido muito dificil!

relativamente a idade tenho 35 anos ...mas sinceramente nao me parece que tenha sido esse o teu problema...e ainda tens uns 2 ou 3 anos de idade fertil pela frente...acima de td e falo pela minha experiencia recupera a tua cabeça e muita força!!

17-12-2009 Nasceu o meu Tesouro
05-05-2015 10 semanas Aborto espontâneo
25-01-2016 12 semanas aborto retido
05-01-2017 05 semanas Aborto quimico
29-10-2017 Nasceu a princesa

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Olá Maria, há tanto tempo que não nos encontrávamos por cá, e agora ler o teu relato...deixou-me mesmo com vontade de te mandar um grande beijinho de força.

Olha, a idade não tem de ser assim um bicho de sete cabeças, conheço tantos casos de mulheres que tiveram gravidezes de sucesso com 45, por exemplo...claro que o tempo conta, mas não desesperes, acredita que vais conseguir.

Um beijinho enorme Sorriso

Blog Sonho ser Mae -
Offline
Desde 28 Fev 2016

Olá Maria, lamento muito o que aconteceu contigo. Também passei por isto duas vezes, ainda não tive a alegria de carregar meus filhos nos braços, mas sei que o milagre vai chegar.
Resolvi te escrever pois sei que esta situação é muito dificil mesmo e que as vezes queremos desistir dos nossos sonhos quando a caímos pelo caminho, amiga não desista, sei que ainda há uma esperança na sua vida e sei que este dia vai chegar, pois não é a idade que vai impedir a sua alegria novamente. E conte comigo no que precisar.
Resolvi criar um blog para partilhar a alegria e a fé que tenho que um dia também terei uma familia grande. Quem quiser visitar, o endereço está abaixo, ainda estou começando, mas juntas vamos ser mamães lindas....
www.sonhosermae.com.br

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Olá, mamãs lindas!

Muito obrigada pelas vossas respostas, e por todo o vosso apoio.

Kikinha - muito obrigada pela partilha da experiência da sua cunhada. POde ser que eu tenha mesma sorte! Sorriso

Amfr - eu sei, racionalmente, que a Esperança "deve" estar sempre presente. Mas emocionalmente, reconheço que foquei muito abalada. Por isso escrevi este tópico, na expectativa de reconstruir a Esperança a partir de exemplos positivos.. Obrigada pelo carinho!

BebesEspeciais - eu também conheço várias mulheres que engravidaram na menopausa... sem quererem! Sorriso É ironia do destino... Gargalhadas Mas sabe que eu, com esta angústia grande de trazia (trago?...) dentro do peito, até me esqueci dos casos mais próximos e que conheço directamente? Comecei a entrar numa espiral de negativismo, só a ver um imenso "buraco negro" na minha frente. (Creio que sabe como é...) Obrigada pelo apoio.

Sónia Santos - obrigada! Como sempre, palavras certas, as suas. Acho que o que dificultou um pouco o processo de "cura" nas primeiras semanas foi não querer/poder fazer luto (no sentido de chorar tudo o que devia...). "Rolhei" toda a pressão cá dentro: não queria que me vissem dar "parte de fraca". Não queria aumentar a desilusão do F. Não queria que a minha mãe se preocupasse com o meu estado de saúde... Negar o sofrimento só prolonga os problemas. Mas acho que agora isto vai ao sítio... Sorriso

SusanaMarta: obrigada pela partilha! Que tenha uma santa gravidez! E que eu possa vir a dizer o mesmo para mim mesma, aos 44 anos (ou antes, de preferência! Gargalhadas )

Patrícia - lamento muito, muito! Obrigada pelo exemplo de coragem. Vamos continuar a acreditar, certo? E até pode ser que venhamos a partilhar as barriguitas, num futuro próximo. Um beijinho especial para si!...

Kat-Kat - muito obrigada pela força e pelo carinho, Querida. Estou mesmo a tentar continuar a ser Positiva, para ver se consigo o meu "positivo"! Sorriso Na terra da minha mãe, há uma senhora que teve o último dos 8 filhos aos 49 anos. O mais velho é que já tinha 30, e não achou "graça"... Sorriso São todos saudáveis - e o bebé até é um "latagão" enorme e super simpático. Mas eu, na minha angústia, até me esqueci dos exemplos bons que conheço... Sorriso

SonhoSerMãe - que tenha o seu Milagre em breve. Que Deus a abençoe por toda a Esperança que semeia e partilha no seu Blog. Beijinhos lusos... Sorriso

Até breve, queridas!!

Maria do Porto

blue_s -
Offline
Desde 03 Nov 2008

Olá Maria, lamento imenso a tua perda. É sempre muito difícil superar uma situação destas, mesmo quando já temos filhos. Muita força! Eu já tenho dois filhos (fui mãe aos 32 e 34) e há cerca de 2 anos quis tentar ter um 3º Sorriso Engravidei em cerca de 6 meses (com 39 anos quase a fazer 40) mas infelizmente também perdi às 11 semanas (aborto retido). Seis meses depois, voltei a engravidar (já com 40 anos) e, novamente aborto retido (às 8 semanas). Seis meses depois (quase com 41) engravidei novamente e também voltei a ter um AE. Agora, depois de uma bateria de exames que não acusou nada, estou novamente a tentar (terei que fazer alguma medicação se voltar a engravidar) mas, com 40/41 consegui engravidar 3 vezes num ano. Por isso, acho que não te devas preocupar muito, se conseguiste facilmente duas vezes, com certeza irás conseguir uma terceira. Um beijinho grande e muita força para ti, e especialmente, pensamento positivo!

Sobre blue_s

AE Março 2008 (6 semanas), AR Novembro 2014 (9 semanas), AR Abril 2015 (8 semanas), AE Novembro 2015 (6 semanas), AE Janeiro 2016 (5 semanas)

Isabel M. -
Offline
Desde 24 Maio 2013

Olá Maria, lamento imenso pela tua estrelinha. Nunca tive um AE mas imagino que será muito duro emocionalmente. Também estou a ponderar uma segunda gravidez e faço 40 este ano, e entendo que qualquer perca nesta idade é mais desmoralizante se levarmos em conta que temos uma janela temporal mais limitada.

No entanto, sabemos que situaçoes destas são muito frequentes em qualquer idade por isso tenta levantar a cabeça e recomeçar mal possas... Não sei como foi na tua primeira gravidez mas eu não senti nenhuma complicaçao extra pela idade. Já, por exemplo, a minha irmã que tem 30 demorou mais de 1 ano para engravidar, teve um AE, e a seguir é que conseguiu levar a gravidez a bom porto. Claro que a idade traz mais dificuldade em engravidar e mais riscos, mas não deixam de ser apenas probabilidades aumentadas.

Pensamento positivo e, quem sabe, ainda nos encontramos no CMIN para ter os segundos pimpolhos!

Beijinhos

risc -
Offline
Desde 05 Ago 2014

Olá Maria, só para lhe mandar um beijinho e muita força... Tenho 42 anos (a 2 meses dos 43) e tb sofri um AE em Janeiro deste ano (tive outro em Outubro de 2003). Compreendo-a perfeitamente, eu senti que o mundo desaparecia e o chão me fugia debaixo dos pés. Foi uma gravidez não planeada mas MUITO desejada por mim. Infelizmente o meu marido não quer ter mais filhos, portanto não posso voltar a tentar. A gravidez foi um descuido, e pelos vistos bastou apenas um! Nunca pensei que, nesta idade, fosse assim tão fácil. Não desista! Faça o luto, como dizia a Sónia Santos mais acima, mas prá frente é que é o caminho! Ficamos à espera de boas notícias!

Sobre risc

Out. 2004 - Gravidez anembrionária (AR com curetagem)
Jan. 2016 - AE
22 Abril 2019 - Positivo!!
Maio 2019 - Novo AE...
15 Jan 2020 - Como assim, positivo????
Fev 2020 - Gravidez anembrionária (IMG)

luann -
Offline
Desde 11 Mar 2008

Ola a todas!
Primeiro PARABENS às mamãs que conseguiram neste fórum os seus milagres! Ouvi dizer que isto era um forno de positivos, pois também cá venho meter o nariz Sorriso

Cheguei agora aqui, porque, além de ser também Cota, 40 anos, estar a tentar engravidar do segundo milagre, tenho a sensação que se não desabafar com alguém que saiba o que é isto de tentar um sonho, básico, do mais natural que há na natureza e não conseguir, doi.

Então, venho partilhar a minha história.
Tenho uma filha com seis anos, que nasceu quando eu tinha 34, um mês após deixar a pilula.

Agora anos depois, já numa outra relação, eu com 40 e ele com 43, um filha cada um, a minha c 6 e a dele com 13, decidimos tentar a nossa sorte.

É engraçado que ele costumava preocupa-se com a minha contracepção. E eu dizia sempre. "Não te preocupes, na minha idade? seria um milagre".

Um dia, já cansada dos malditos efeitos da pilula, decidi deixar de a tomar. Não ia engravidar,de qualquer forma... Engravidei no segundo ciclo a seguir.
Nem queria acreditar!! Ficámos os dois entusiasmados com a ideia.

Mas infelizmente, o meu milagre não ficou muito tempo e as 6 semanas abortei. A tristeza que ficou foi tão negra, e a forma como me trataram na MAC, como se eu fosse uma velha armada em nova, praticamente me desenganaram e disseram: o seu problema não foi o sangramento ou esforço ou nada disso. O seu problema é a sua idade. De tal forma que, após o aborto, quando la voltei para ver se tinha saído tudo, disseram que so la voltasse SE tivesse uma grande hemorragia, febre ou outra coisa desse género. Caso contrario, estaria tudo bem.
Nos dois meses seguintes, sinto que ainda saem coisas derivadas daí, na altura do período, e tenho esperança que logo que o útero esteja limpo, Deus se lembre de mim Sorriso
Dizem que após um aborto espontâneo o útero esta mais limpo que nnca e mais apto para engravidar.

Pois eu, decidi continuar "à chuva" a ver se me molho lol, (agora já tenho vergonha de dizer que estou a tentar engravidar... tenho medo dos olhares e das opiniões) e queria dizer o seguinte.
Quase todas as meninas que conheço já passaram por um aborto espontâneo e não foi aos 40 nem aos 35. Foi nos vintes e qualquer coisa.
A minha enteada nasceu às 30 semanas, com 900 gramas, de uma mãe jovem com 26 anos, por complicações na gravidez que ninguém sabe explicar. Mas de certo que não foi a idade. Mas se fossemos nos, já levávamos com a talhada da idade.. claro que a única coisa que faz e gerar ansiedade e retirar brilho as pessoas que passam por isto porque se o panorama já era mau... fico o tal buraco negro do Nunca Mais e o Nunca mais é muito tempo..
Mais ainda: Tenho amigas que tentaram engravidar anos, ainda na casa dos 28/30 aninhos. Nem todas conseguiram.
A minha avo foi mae pela ultima vez aos 43 anos. e a minha mae também.
A mae de uma amiga foi duas vezes consecutivas, uma aos 46 e outra aos 47.
E conheço muitos casos e se calhar so não conheço mais, porque houve gravidezes indesejadas e que não vieram avante, porque antigamente era um escândalo e muitas preferiam não ter os bebés.
Agora nas reportagens vêm dizer que esses casos são raridades no meio do comum. Não acredito que sejam raridades, que seja raro se poder engravidar. Pode é ser raro tr filhos nessa idade, pq as mulheres preferem não ter filhos e tomam precauções!

Eu cá prefiro ver de outra forma: se perguntarmos a algum medico o que acontece se deixarmos de tomar a pilula, ele diz logo que podemos engravidar. Entao.. se podemos, podemos e é continuar a acreditar!

Logo, em vez de nos chutarem para um buraco e so nos darem as mas noticias, deviam era estimular-nos ou pelo menos não dar machadadas desta forma.
Eu sou muito enérgica, tenho uma criança, corro com ela, brinco com ela, trabalho muito e sinceramente, não me sinto com 40 anos. Mas depois deste episodio, sinto-me uma velha.

Enfim, continuo na minha luta... e desejo a todas as tentantes muita Luz muita Fé. Deus ou o Universo operam, mas quando tem de ser e não quando Nós queremos. Só pode ser essa a explicação.
Eu vou desistir quando e se sentir que já não tenho energia. Não por me passarem atestado de velhice. Muita esperança e Luz a todas!

Sobre luann

30/05/2010: 1a Filha
06/2016: grav natural
08/2016: AE 6s+3d
07/2018 Inicio proc Ovodoação - IVI LIsboa
12/10/2018 Positivo

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Olá, de novo, Luann!

Adorei a frase - "Eu vou desistir quando e se sentir que já não tenho energia. Não por me passarem atestado de velhice". Sorriso

Eu tenho tido mais sorte - a minha médica de família é um "doce", que sempre que me vê afirma e confirma que posso e devo continuar a tentar uma gravidez, porque se houver algum contratempo, é para isso que a Medicina existe! E que enquanto houver capacidade biológica e vontade psicológica, a idade é factor secundário... Sorriso

E também tive sorte no CMIN. Fiz uma consulta de acompanhamento, cerca de 1 mês após o AE, com uma médica impecável, um bocadinho "séria demais" (creio que é daquelas pessoas que podem facilmente ser classificadas de "antipáticas", ou frias). Mas de um rigor profissional impressionante! Disse-me logo que via centenas de mulheres após AE. Que a esmagadora maioria era jovem. Que a idade era sempre um facto9r a ter em conta - porque a Natureza "é o que é"... mas que enquanto nós desejássemos um Filho, não devíamos desistir. Porque o factor principal seria sempre o Desejo, a Vontade... e que mães mais velhas com gravidezes desejadas são responsáveis, cautelosas, atentas - e mais fáceis de vigiar, aconselhar e acompanhar. Informou-me que seria mais difícil conseguir um positivo, e manter uma gravidez - mas que do "difícil" ao "impossível" vai uma grande distância.

Estas duas médicas serão sempre para mim duas "heroínas" - porque não destroem esperanças, nem nos põe selos na testa de "velha cota e tola" :-).

Continuo a ACREDITAR, Apesar do meu corpo começar agora a dar sinais de que se calhar, enfim, o "tempo passou". Mas eu, pelo menos até aos 45 anos, estou na luta!

Só desisto se a saúde me atraiçoar. Enquanto estiver saudável, vou tentar, tentar, tentar!!! Sorriso

Beijinhos, coragem e obrigada pela partilha...

Maria do Porto

luann -
Offline
Desde 11 Mar 2008

Maria do Porto escreveu:
Olá, de novo, Luann!
Adorei a frase - "Eu vou desistir quando e se sentir que já não tenho energia. Não por me passarem atestado de velhice".
Eu tenho tido mais sorte - a minha médica de família é um "doce", que sempre que me vê afirma e confirma que posso e devo continuar a tentar uma gravidez, porque se houver algum contratempo, é para isso que a Medicina existe! E que enquanto houver capacidade biológica e vontade psicológica, a idade é factor secundário...
E também tive sorte no CMIN. Fiz uma consulta de acompanhamento, cerca de 1 mês após o AE, com uma médica impecável, um bocadinho "séria demais" (creio que é daquelas pessoas que podem facilmente ser classificadas de "antipáticas", ou frias). Mas de um rigor profissional impressionante! Disse-me logo que via centenas de mulheres após AE. Que a esmagadora maioria era jovem. Que a idade era sempre um facto9r a ter em conta - porque a Natureza "é o que é"... mas que enquanto nós desejássemos um Filho, não devíamos desistir. Porque o factor principal seria sempre o Desejo, a Vontade... e que mães mais velhas com gravidezes desejadas são responsáveis, cautelosas, atentas - e mais fáceis de vigiar, aconselhar e acompanhar. Informou-me que seria mais difícil conseguir um positivo, e manter uma gravidez - mas que do "difícil" ao "impossível" vai uma grande distância.
Estas duas médicas serão sempre para mim duas "heroínas" - porque não destroem esperanças, nem nos põe selos na testa de "velha cota e tola" :-).
Continuo a ACREDITAR, Apesar do meu corpo começar agora a dar sinais de que se calhar, enfim, o "tempo passou". Mas eu, pelo menos até aos 45 anos, estou na luta!
Só desisto se a saúde me atraiçoar. Enquanto estiver saudável, vou tentar, tentar, tentar!!!
Beijinhos, coragem e obrigada pela partilha...

Sobre luann

30/05/2010: 1a Filha
06/2016: grav natural
08/2016: AE 6s+3d
07/2018 Inicio proc Ovodoação - IVI LIsboa
12/10/2018 Positivo

luann -
Offline
Desde 11 Mar 2008

Maria do Porto, estou contigo.
Já agora que já vi que os percursos são idênticos, uma pergunta pessoal. Este mês o meu ciclo foi de 20 dias. eu com dores no peito que nunca tenho excepto se estiver gravida, já a pensar se estaria gravida.. e de repente vou a casa de banho e sai um mar de sangue.. literalmente.. Isto e normal? Tera a ver com o aborto espontâneo que sofri em Agosto? sabes que antes de tentar engravidar, tudo era normal. se vinha o período, olha, vinha. Agora presto atenção a tudo e tudo e motivo de alarme. sera que este ciclo curto me diz que acabou a esperança para mim? é que na MAC disseram-me que com o avançar da idade, os ciclos ficariam cada vez mais curtos....

Sobre luann

30/05/2010: 1a Filha
06/2016: grav natural
08/2016: AE 6s+3d
07/2018 Inicio proc Ovodoação - IVI LIsboa
12/10/2018 Positivo

blue_s -
Offline
Desde 03 Nov 2008

Luann, sim com a idade os ciclos ficam mais curtos por causa do deficit de progesterona... Eu estou a fazer progesterona do dia 16 do ciclo até aparecer a menstruação...

Sobre blue_s

AE Março 2008 (6 semanas), AR Novembro 2014 (9 semanas), AR Abril 2015 (8 semanas), AE Novembro 2015 (6 semanas), AE Janeiro 2016 (5 semanas)

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Mamã Luann, com essa duração de ciclo e um "mar de sangue", eu palpita-me que foi uma perda muito precoce.
Isto é, uma situação daquelas em que o óvulo chega a ser fecundado, mas que o corpo rejeita, por alguma razão (quase sempre, por má conjugação cromossomática).
Aconteceria com uma certa frequência ao longo da nossa vida fértil - mas como agora tomamos anticoncepcionais, estamos menos familiarizadas com estes fenómenos. Antigamente, seria interpretado apenas como um período que veio mais cedo... Nós agora sabemos que é provável tratar-se de uma perda muito precoce porque temos mais informação sobre o ciclo reprodutivo.
Não me parece de todo que tenha a ver com o encurtamento de ciclo pré menopausa - porque nesta situação também ocorre uma redução do fluxo menstrual. O período não só acontece com intervalos progressivamente mais curtos, como assume uma certa irregularidade (ás vezes "não vem") - e o fluxo sanguíneo é menor.
Como eu tive uns ciclos mais curtos também, e perdi quase por completo o muco cervical, vou ter consulta em breve e pedir uma análise anti-mulleriana, para tentar perceber se estou ainda a ovular satisfatoriamente.
Penso que deve estar atenta ao próximo ciclo - que provavelmente vai ser irregular/imprevisível, em termos de data.

Boa sorte para si!!! Que Deus nos permita partilhar barriguinhas em breve! Sorriso

Beijinhos

Maria do Porto

luann -
Offline
Desde 11 Mar 2008

Maria do Porto obrigada. já respondi no outro tópico. também estou a pensar que é melhor ter acompanhamento médico... estou muito a toa nesta luta. também acredito no que dizes.

olha.... Perseveremos. Tudo irá terminar bem, porque se não terminar bem, é porque não chegou ao fim.

Sobre luann

30/05/2010: 1a Filha
06/2016: grav natural
08/2016: AE 6s+3d
07/2018 Inicio proc Ovodoação - IVI LIsboa
12/10/2018 Positivo

TANIA PANDOLFO -
Offline
Desde 19 Jul 2019

Olá, voce teve seu bebê com quantos anos? Estou com 43 e perdi com 6 semanas😔

Lua_Sorridente -
Offline
Desde 02 Abr 2022

Olá a todas.
Estou de rastos...
Tenho 40 anos e não tenho tempo para tentar de novo.

Estou grávida de supostamente quase 8 semanas, tudo corria normal. Fiz eco há pouco e não está a evoluir: tamanho do embrião é equivalente a 6 semanas, vesicula vitelina está muito grande em relação ao embrião, ainda há batimentos mas o médico já disse que não vai evoluir, pela sua experiência. Já deveria estar muito maior.

O pior: ter de aguardar até à próxima 4a p confirmar em eco que realmente não evoluiu e ver se até lá perco ou não e depois nem sei quanto tempo terei de esperar.

Eu preferia resolver já....... esta espera de ter um embrião a morrer dentro de mim é absolutamente monstruosa....

Desculpem o desabafo.