Boa noite a todas.
Hoje foi fazer uma ecografia, estou com 31 semanas e 3 dias e a minha bebê está com um peso de 1430, sendo o percentil de 23. Fiquei preocupada visto que o obstetra disse que gostaria que tivesse ganho um pouco mais de peso. O que poderei fazer para ajudar a bebê a ganhar peso? Alguém poderia ajudar por favor?
Obrigada
Olá mamã!
O meu bebé também sempre teve um percentil abaixo de 20 e nasceu super saudável com 2,980kg e 48cm. O que me aconselhavam sempre nas ecografias era ingerir muitos líquidos e repousar bastante.
Vai correr tudo bem (:
Obrigada pela partilha, fiquei um pouquinho preocupada, o obstetra disse que não era nada de anormal e que de resto estava tudo bem mas ficamos sempre preocupadas e sendo a primeira gravidez uma pessoa nunca está à espera.
O peso que lhe mencionaram na ecografia é apenas uma estimativa.
É importante saber se o percentil do seu bebé sempre foi assim ou se está a baixar. Se o percentil estiver a baixar pode estar com restrição no crescimento mas só os médicos podem avaliar.
Na anterior estava a 44 e já na altura o obstetra tinha dito que achava que vinha em pack económico como a mãe... Desta vez disse-me que gostava que tivesse aumentado mais um bocadinho que não é nada anormal e que de resto está tudo bem
soniamst escreveu:O peso que lhe mencionaram na ecografia é apenas uma estimativa.
É importante saber se o percentil do seu bebé sempre foi assim ou se está a baixar. Se o percentil estiver a baixar pode estar com restrição no crescimento mas só os médicos podem avaliar.Na anterior estava a 44 e já na altura o obstetra tinha dito que achava que vinha em pack económico como a mãe... Desta vez disse-me que gostava que tivesse aumentado mais um bocadinho que não é nada anormal e que de resto está tudo bem
Então não se preocupe muito. Existem bebés que nascem com menos de 3kg (40 semanas) e outros com mais de 4kg e são ambas situações normais.
Então já é dele. Eles descem de percentil com o avançar da gravidez, o preocupante é quando a queda é muito grande. Se passasse do 80 para o 20 é que podia estar em restrição de crescimento, se já era baixo, está no padrão dele.
MisaL escreveu:Descansar ajuda, mas depende muito da causa. Baixou muito de percentil ou sempre esteve baixo?Pelo que eu entendi, esteve sempre um pouquinho mais baixo, já que na última ecografia tinha-me dito o mesmo
Se não há nada que esteja a impedir o crescimento pouco poderá fazer.
Na minha primeira gravidez, a médica avisou-me que o bebé estava grande e disse para comer menos. Tendo em conta que eu até comia pouco e nem tinha engordado quase nada, caiu mal esse comentário.
Andei uns dias a controlar ainda mais o que comia até que me mentalizei que era algo que eu não conseguia controlar.
Nasceu grande. É genético, o meu filho é mesmo assim (alto para a idade), foi gorducho até aos 3 anos. O mais novo sempre foi ligeiramente mais pequeno,.
Viva a sua gravidez normalmente, se nascer mais pequeno, cresce cá fora.
Felicidades!!!
O meu primeiro filho nasceu com 37 semanas e 1 dia com 2,850kg. Se tivesse chegado às 40 ou às 42 nem quero imaginar o peso que teria. Certamente que quem a acompanha terá todos os cuidados necessários caso detecte algo que seja alvo de maior atenção e acompanhamento.
Tudo a correr bem