Percentil 10/25 certo ou errado | De Mãe para Mãe

Percentil 10/25 certo ou errado

Responda
11 mensagens
Cátia CC -
Desde 31 Out 2024

Bom dia meninas,
sou mãe de uma adolescente de 13 anos e um rapaz de 11.
Muito este grupo me ajudou nas minhas inseguranças quando estive grávida, pois também eu era uma mãe muito jovem!

Hoje estou grávida novamente e numa alegria imensa, pois esta criança foi mesmo muito desejada!

No início tive um descolamento de placenta, logo foi considerado uma gravidez de alto risco .
As semanas passaram fiz a ecografia do 1.º trimestre e foi alterada a data estimada do parto.
Antecipou de 14/03/25 para 9/3/25.

Resumindo fiz as 21 a morfológica e tudo óptimo, mas quando estava de saída a Dr chamou-me a mim e ao meu marido ao consultório.
E disse que segundo o cálculo estava num percentil 10/25 que tinha de ligar a minha Obstetra o quanto antes para ter a certeza que era só um bebé pequeno ou alguma restrição de crescimento.

Resumindo : sai de lá em pânico eu e o meu marido, liguei a obstetra e após ver o exame 🧐 me disse que provavelmente a data antecipada estará mal logo o bebé se tornará pequeno para o tempo estimado.

Ainda assim vou fazer um ecocardiograma fetal e vou aos lusíadas e a MAC onde trabalha para fazer uma nova ecografia.
A Drª foi incansável e disse para estar tranquila que os valores estão bem e o ser pequeno não quer dizer nada de errado..

Acabei por comparar com a eco do meu filho com menos 3 dias e os valores são praticamente iguais🥹

Vim desabafar a minha angústia , já li que muitos bebés tem baixo percentil e são crianças perfeitas e com saúde!

Diga-me as vossas experiências e obrigado por partilharem 🫶🏼

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

O percentil baixo não é preocupante. Acho que a questão é ser baixo na morfológica, porque vai tender a baixar no 3o trimestre e já está baixo agora, mas controlando tudo se resolve.
A minha filha mais velha teve sempre um percentil baixo, em bebé nem tinha percentil, nasceu com 2.700kg, perdeu 500g à nascença e foi sempre super saudável e enérgica.

Cátia CC -
Desde 31 Out 2024

Sim daí a médica achar que a data que deu antecipada na primeira ecografia não esteja correta e esteja agora a dar um percentil mais baixo que a realidade.

Mas na próxima semana farei os exames e darei notícias até para que outras mães que passem pelo mesmo tenham a nossa experiência para acalmar o coração.

Por agora o que me vai dando alento é mesmo senti-la dentro da barriga cada vez mais 🙏

Cátia CC -
Desde 31 Out 2024

Obrigado por comentar ♥️ ouvir palavras de outras mães ajuda muito!

cajodi -
Desde 28 Maio 2010

Olá Cátia, eu tive a mesma situação na eco morfológica e na ultima eco do terceiro trimestre fui alertada que o bebé era muito pequeno, as 34 semanas passaria a ser acompanhada semanalmente para se identificar se se tratava de uma restrição. No entanto o meu bebé nasceu as 35 semanas com 2250kg e 45cm era pequenininho, precisou es estar uma semana na UCI porque não tinha os pulmões preparados, mas depois disso correu tudo bem tenho um menino de 24 meses super saudável 😀

Cátia CC -
Desde 31 Out 2024

Fico mesmo muito grata de ouvir as vossas palavras 🥹 da muita força e esperança!
Eu não nasci muito grande na realidade nasci com 44cm e 2,300kg … os meus dois mais velhos nasceram bem maiores!
Mas pronto iremos aguardar e vou dar notícias 🫶🏼

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

Pode ser, alguma medição mal feita. Agora vai ser por essa que vão medir, só quando nascer saberá se de facto é pequenino ou se foi erro.

Cátia CC escreveu:
Sim daí a médica achar que a data que deu antecipada na primeira ecografia não esteja correta e esteja agora a dar um percentil mais baixo que a realidade.
Mas na próxima semana farei os exames e darei notícias até para que outras mães que passem pelo mesmo tenham a nossa experiência para acalmar o coração.
Por agora o que me vai dando alento é mesmo senti-la dentro da barriga cada vez mais 🙏

Anabela17 -
Desde 24 Nov 2011

A minha filha mais velha nasceu às 37s com 2285kg e 42cm; hoje sabemos que teve uma restrição de crescimento desde as 34s.
Continuou sempre pequenina mas saudável. Eu também sou pequena e cá estou.
Estou grávida de novo e não estou á espera de uma bebé grande,só quero que seja saudável e nasça bem!
Coragem e caminho em frente

Sobre Anabela17

A tentar a partir de 24-09-2018... vamos a isto a valer!
Meu coração não pára! ♥️
Positivo - 24/10/2018... "sementinha linda aguenta-te! 🤰💗"

Anabela P.

Cátia CC -
Desde 31 Out 2024

🙏♥️ o importante é vir com saúde o resto faz-se!

Obrigado pela força , tem sido dias de angústia talvez pela forma como me foi transmitido.
Mas eu tenho muita fé que tudo vai correr bem!

Ana Svensson -
Desde 23 Abr 2017

Por aqui também 3 crianças sempre pequeninas e sem problema nenhum. Estar no percentil 10/25 não é pior do que estar no 75/90, 25% dos bebés saudáveis estarão abaixo do percentil 25. A média é apenas a média com sensivelmente metade dos bebés acima e a outra metade abaixo. Estar no percentil médio não é melhor do que não estar 🤷‍♀️ Se tudo parece bem e ainda por cima comparando com os valores do seu outro filho vê que são semelhantes, não haverá grande motivo para preocupações (desde que não haja uma queda constante de percentil ao longo das próximas semanas). Não somos, nem temos de ser, todos grandes. Mesmo que se venha a detectar, mais à frente, uma restrição de crescimento, será acompanhada e o bebé crescerá cá fora se acharem vantajoso antecipar o parto. São situações comuns, nada de alarmante. Não é habitual colocar-se essa hipótese com percentis tão altos e, mesmo em percentis inferiores a 10, a maioria dos bebés é apenas um bebé geneticamente pequeno. Um percentil baixo é apenas isso. As minhas filhas estiveram abaixo de todas as curvas de percentis durante grande parte da vida, sem nunca terem tido qualquer problema. Eu também. A mais velha nasceu com 1,900 kg (agora aos 12 anos está praticamente no percentil 50), a mais nova com 2,500 kg (continua no percentil 3, mas acredito que tal como a irmã e como eu vai dar um salto quando chegar à adolescência e, se não der, também não há nenhum problema). Descanse. Não vai ser nada. Há demasiado alarmismo em torno dos percentis (que, durante a gravidez, são apenas uma estimativa e frequentemente muito ao lado do que se verifica quando nascem).

Cátia CC -
Desde 31 Out 2024

Ana muito obrigado pela sua mensagem 🥹 essas palavras são conforto para este coração apertadinho!
Foi sem dúvida a maneira como nos falaram na ecografia após já ter saído do consultório e estar a pagar … o voltar atrás e falarem do percentil como sendo uma coisa terrível foi simplesmente devastador!
Tem sido uma semana muito difícil, com momentos de angústia e alento ao senti-la mexer muito!
Ouvir isso só me tranquiliza , obrigado 🙏 do fundo do coração!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?