Pensão de aliemntos - ajuda | De Mãe para Mãe

Pensão de aliemntos - ajuda

Responda
10 mensagens
AmarPerdidamente -
Offline
Desde 19 Out 2008

Ola. Sou uma mãe divorciada e posteriormente "ajuntada". Tenho uma filha do meu 1º casamento e o meu marido também tem um filho do 1º casamento dele. Apesar de vivermos juntos entregamos o IRS separados.
O meu marido quando se separou acordou uma pensão de alimentos de 400,00 Euros de comum acordo. Na altura ele ganhava bem (uma média de 2.000,00 Euros por mes ou até mais) e também não tinha mais filhos. além disso, de livre vontade, também colaborava em algumas despesas de ATL nas férias entre outras coisas.
Actualmente ele está no fundo de desemprego, com cerca de 412,00 Euros por mês. Além disso tem mais dois filhos (um nascido e outro para nascer daqui a dois meses). Como é óbvio deixou de conseguir dar os 400,00 Euros. Está a dar 100,00 Euros com um sacrificio enorme. A Ex reclama que não chega, porque tem despesas fenomenais com o filho. O filho estuda artes e ocasionalmente é convidado para representar a escola fora do país, em concursos internacionais. Por um lado compreendo-a, sei bem que 100,00 Euros não chegam para as despesas, principalmente quando há estes extras. Por outro sinto-me revoltada porque considero que o desequilibrio é enorme. Calculamos que ela ganhe para cima de 1.200,00 Euros mensais e só tem aquele filho.
Em casa entrega 150,00 Euros (ou seja para o sustento dele, do 2º filho e do filho que está prestes a nascer, mas que já dá despesas). O resto fica com ele (para cigarros e cafés, nem vale a pena comentar).
Sinto-me magoada, injustiçada, e tudo o mais. Queria a vossa opinião.
Queria também saber mais uma coisa. Atendendo a que existem duas crianças, quase 3, há algum tipo de apoio para estes casos?
Sabem se há algum apoio para ajudar a mãe do menino que tem que se deslocar fora do país para representar a escola e o nosso país lá fora? Alguma instituição, tipo Ministério da Educação ou de apoio às Artes?

Esqueci-me de referir um pormenor importante: O meu ex, quando saiu de casa deixou-lhe TUDO, casa, carro, mobilias, tudo mesmo. A única coisa que trouxe com ele foram as roupas dele, os livros e os cds. Nada mais...
Até a conta bancária ficou com ela...
..Top Comentário

Mãe de 3.

AmarPerdidamente -
Offline
Desde 19 Out 2008

Ah, e perdoem-me a franqueza, mas dispenso comentários do tipo: "Ah e tal, se já tinham dificuldades porque é que foram ter mais filhos???"
Porque a esses eu respondo, 1º há uns tempos atrás ele tinha rendimentos muito, muito bons, quase que dava para ter meia dúzia de filhos, além disso, nem sempre os filhos surgem quando esperamos, por vezes surgem, quando menos esperamos, OK?
Por isso poupem-me os comentários de condenação nessa vertente.

Aguardo as vossas opiniões...

Mãe de 3.

Carla Marques -
Offline
Desde 04 Ago 2008

Olá eu tenho umn filho do meu primeiro casamento e pelo que sei os filhos de outras relaçoes nao contam para as contas la da regulaçao pq a essa regulaçao custuma ser feita aquando do divorcio pelo menos comigo foi assim o que o teu marido pode e deve fazer é visto estar desempregado pedir uma alteraçao do valor a pagar pq no papel ainda consta os 400 euros que eu sinceramente acho um absurdo atençao sou mae de uma criança e acho que 400 euros de pensao para apenas uma criança é muito.

Beijinhos e boa sorte e felicidades para os bebés e uma hora pequenina Beijinho

Madrinha super babada
Do Martim da Vânia (09/03/2010)
Do Santiago da S-Isabel (22/03/2009)
Do Diogo da Alexandra Vale (07/03/2010)
***O céu ganhou um lindo anjo o Meu querido afilhado Diogo esta nos braços de Deus Nosso senhor olhando pela mãmã e pelo papa ***

Carla Marques -
Offline
Desde 04 Ago 2008

querida aqui ninguem tem que condenar seja quem for o teu marido tem todo o direito de refazer a vida dele e ter os filhos que deseje ,eu tb refiz a minha vida e tenho um bebe de 13 meses .

Olha acho que 400 euros e muito considerando que um salario minimo sao 450 euros é demais para qualquer pessoa quanto mais para quem esta desempregado portanto estas coberta de razao na tua revolta.

Beijinhos

Madrinha super babada
Do Martim da Vânia (09/03/2010)
Do Santiago da S-Isabel (22/03/2009)
Do Diogo da Alexandra Vale (07/03/2010)
***O céu ganhou um lindo anjo o Meu querido afilhado Diogo esta nos braços de Deus Nosso senhor olhando pela mãmã e pelo papa ***

caralinda -
Offline
Desde 27 Jun 2009

ola, sei que a sua situação não e a melhor. Existe algo que pode imediatamente fazer, deslocar-se a seg social da sua zona, pedindo o REQUERIMENTO DE PROTECÇÃO JURÍDICA -PESSOA SINGULAR. 2ºPONTO-NO MESMO DOCUMENTO PEDIR DISPENSA DE TAXA DE JUSTIÇA E DEMAIS ENCARGOS COM O PROCESSO. 3ºPONTO- ESCREVER QUE A FINALIDADE DO PEDIDO É DECLARAR INSOLVÊNCIA.....ENTRETANTO FALE COM UM ADVOGADO E DIGA QUE QUER DECLARAR INSOLVÊNCIA SINGULAR, POIS AS DÍVIDAS SÃO MAIORES QUE O PATRIMÓNIO. A SEG.SOCIAL, NORMALMT DEMORA 30 DIAS A DAR DEFERIMENTO, CONTUDO APOS OS 30 DIAS TENTE SABER. APOS ISSO O ADVOGADO QUE SE MEXA. MAS EXISTEM PRÓS!!! DURANTE 5 ANOS UM GESTOR NOMEADO PELO TRIBUNAL VAI PAGAR AOS CREDORES, A QUEM DE DIREITO, NUM ENTANTO APOS ESSES 5 ANOS AS DITAS DÍVIDAS QUE EXISTAM SÃO PERDOADAS PODENDO A FAMILIA TER "UM NOVO COMEÇO"...ESPERO TER AJUDADO

Sobre caralinda

ana rita caralinda silva

AmarPerdidamente -
Offline
Desde 19 Out 2008

Pois Carla, até pode ser, mas custa-me a acreditar que aplicando a regra dos 30%, que seja 30% para o filho unico do 1º casamento, e outros 30% para os restantes (sejam 3 ou 4) ou seja na prática isso significaria que o 1º filho viveria à grande e à francesa e outros viveriam a pão e água não?
Não pnho em causa se os 400 eram muito ou não, ele podia pagá-los na altura, ponto final.
MAS actualmente, além de terem aumentado as responsabilidades, também decresceu, em mais de 70% os rendimentos...
Volto a frisar que ele deixou TUDO, tudo mesmo à ex... na verdade ele nunca pensou que viria a ter mais filhos e que estes poderiam a vir a ser prejudicados por essa decisão.
E, volto a perguntar, se alguém sabe de alguma entidade de apoio às artes, para que o garoto possa frequentar os concursos internacionais, sem pesarem forte e feio no orçamento dos pais. Como devem calcular é angustiante ter um filho/enteado com um forte potencial para fazer carreira internacional mas que está condicionado pela capacidade financeira... Ou alguém sabe onde me devo dirigir para procurar mais informação sobre este assunto?

Mãe de 3.

Carla Marques -
Offline
Desde 04 Ago 2008

olha precisamente por ter alterado a situação financeira e tudo mais que o teu marido deve se dirigir ao tribunal de familia e menores da vossa area de residencia em relaçao aos 30% nao é assim que se calcula a pensao de alimentos em portugal no brasil sim sao 30% o meu ex marido ganhava mil euros so queria dar cem euros mas a minha advogada conseguiu aumentar para 150 euros valor que ele so pagou durante 3 meses pq não trabalha pois esta desempregado desde que nos divorciamos ele foi aconselhado a despedir se para nao ter de pagar pensao neste momento sei pela propria mãe dele que passa fome e o meu filho come do bom e do melhor e a pensao esta a ser paga pela segurança social no valor de 182 euros ou seja ainda ganho mais 32 euros é as voltas que a vida dá Cair ao chão de tanto rir .

Em relaçao a ele ter deixado os bens todos a ex mulher se ele os deu de papel passado nao ha nada a fazer se nada foi escrito no papel ele ainda pode reaver alguns dos bens basta para isso que contacte o tribunal de familia e menores é la que se tratam todos esses assuntos relacionados com divorcios,pensoes de alimentos ,divorcios litigiosos etc...

Boa sorte Beijinho

Madrinha super babada
Do Martim da Vânia (09/03/2010)
Do Santiago da S-Isabel (22/03/2009)
Do Diogo da Alexandra Vale (07/03/2010)
***O céu ganhou um lindo anjo o Meu querido afilhado Diogo esta nos braços de Deus Nosso senhor olhando pela mãmã e pelo papa ***

AmarPerdidamente -
Offline
Desde 19 Out 2008

Ola Carla, mais uma vez...
relativamente aos bens ele não os pretende de volta, a casa foi de papel passado, o resto foi de boca, mas isso não é relevante.
O único motivo porque os referi na verdade é por achar que ele deu tudo o que tinha e porque mesmo vivendo a situação horrivel presente continua a ser pressionado... a ex chegou a dizer-lhe que ele não era pai porque não pagava a pensao de 400,00 Euros, era apenas um amigo dos fins de semana quinzenais, enfim, desabafos
Na verdade o que eu queria mesmo era que a ex percebesse que não é má vontade da parte dele mas sim, incapacidade mesmo, e que ele tudo fez para preservar a estabilidade financeira deles, incluindo abdicar da casa de forma a que a mãe não ficasse sufocada por mais um emprestimo... e custa-me que ninguem valorize isso minimamente... enfim, foi mais um desabafo...

Mãe de 3.

Carla Marques -
Offline
Desde 04 Ago 2008

Eu compreendo as pessoas tb tem que ser um pouco compreensivas ela talvez se tivesse um ex marido como o meu via as coisas de outra forma ou seja o teu marido deu lhe o braço e ela quer o braço e a perna tb nao pode ser assim as pessoas tem o direito de refazer a sua vida e ninguem esta livre de perder o emprego ficar doente essas situaçoes acontecem o meu ex nao da pq nao quer outra coisa e uma pessoa que tem boa vontade mas nao tem os meios ,eu tb tenho um enteado e ate hoje nunca tivemos problemas fazemos 3 anos de casados em setembro e a ex dele nunca nos chateou ou pediu fosse o que fosse o meu marido comprou lhe um telemovel e carrega o dito telemovel para nao estar a ligar para a casa dela ela tb voltou a casar e acho que devemos dar o espaço as pessoas e o meu marido quando tem que falar fala ou com o meu enteado mesmo ou com o meu sogro que mora perto mas tudo que ele precisar estamos disponiveis ele sabe tb ja e um homenzinho faz em setembro 18 anos.
Eu acho que o teu marido teve um gesto bonito em se preocupar com o bem estar do filho quem dera muitos pensarem como o teu marido .

Beijinhos espero mesmo que consigam alterar isso agora face a situaçao de desemprego e mais dois filhos nao e facil eu tenho um bebe bem sei o que gasto com ele .

Madrinha super babada
Do Martim da Vânia (09/03/2010)
Do Santiago da S-Isabel (22/03/2009)
Do Diogo da Alexandra Vale (07/03/2010)
***O céu ganhou um lindo anjo o Meu querido afilhado Diogo esta nos braços de Deus Nosso senhor olhando pela mãmã e pelo papa ***

AmarPerdidamente -
Offline
Desde 19 Out 2008

Tens razão Carla, tomara muitos, ou melhor tomara que o meu ex pensasse da mesma forma...

Mãe de 3.