Peito extremamente pequeno e amamentação | De Mãe para Mãe

Peito extremamente pequeno e amamentação

Responda
10 mensagens
Clarinha__21 -
Offline
Desde 12 Nov 2019

Olá meninas!
É com muita preocupação que faço esta publicação.
Tenho um peito completamente raso, não encho um soutien 32A.
Estou grávida de quase 32 semanas e o meu peito não alterou de tamanho (só tenho sensibilidade nos mamilos e os mesmos estão um pouco maiores), nem sequer vejo o colostro que habitualmente as grávidas começam a ter.
Não tenho esperança nenhuma de vir a ter leite e fico muito triste. Nem comprei sequer biberões porque me sinto tão mal com isto.
Alguém me pode dar uma ajuda de como lidar com esta situação?

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Não sei se o seu é um caso extremo, mas conto-lhe a minha experiência.
Tenho mamas pequenas e amamentei em exclusivo dois bebés (o mais novo tem quase 8 meses e ainda amamento). Durante a primeira gravidez não tive alterações nenhumas nas mamas e na segunda gravidez tive apenas alguma sensibilidade durante umas semanas. Nunca verti colostro antes do parto.
Fale com o seu obstetra e com uma CAM. Esclareça as suas dúvidas. No caso de não produzir leite o seu bebé não irá passar fome.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Olá,
o peito pequeno não quer dizer RIGOROSAMENTE nada. Conheço pessoas que eram mesmo de peito quase raso e amamentaram em exclusivo… E pessoas com peitos grandes que tiveram pouco leite. Digamos que o nosso peito é só a máquina de fazer o leite, pode ser muito boa e potente e para isso não precisa de um grande reservatório… Fiz-me entender? XD
Vai correr bem!

Patriciaa83 -
Offline
Desde 20 Jun 2017

Olá Clarinha.

O tamanho do peito não significa nada. Eu tenho o peito bem grande e nunca consegui amamentar em exclusivo. E tambem nao tive colostro antes dos meus filhos nascerem.

Desde 24 Maio 2017

O tamanho do peito não tem nada a ver com a amamentação.
Falo da minha experiência. Tenho o peito pequeno e das duas vezes que tive grávida o tamanho do meu peito não alterou, não tive colostro durante as gravidezes só depois do parto. Fiquei com as mamas mais quentes e duras na subida do leite mas rapidamente voltaram ao normal. Os meus filhos pegaram bem no peito e sempre os amamentei. O meu filho está com 14 meses e ainda o amamento. Enquanto a maior parte das minhas conhecidas têm um peito grande e muitas delas não conseguiram amamentar. Por aí já vês que o a tamanho do peito não influencia a amamentação.
Eu acho que o mais importante do que o tamanho do peito é ter um bom bico para o bebé puder fazer uma boa pega. (eu acho, não sei se é alguma ciência 😂)

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Sabe a razão? O tamanho não conta, mas o seu tamanho pode advir de alguma má formação. Eu tenho uma e é uma atrofia muscular, não tenho tecido muscular numa mama e não cresce simplesmente, não há como crescer. Ainda assim não me afetou a glândula e eu tenho leite e quase não tenho peito, aliás tenho mais leite na pequenina 😛 Só tive colostro depois do parto, mas foi imediato.
Eu acredito que vai ter leite, mas não pense demasiado, é um aspeto mas não torna a sua maternidade diferente. Nunca vamos ter um mundo perfeito. Eu dei suplemento, mas estive com a minha filha em casa até aos 15 meses.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Se o peito é completamente raso, se não há praticamente tecido mamário (o que é diferente de ter as mamas pequenas), efetivamente pode não conseguir produzir leite em quantidade suficiente para o bebé. Provavelmente só mesmo depois do parto vai conseguir saber se consegue ou não amamentar o seu bebé. Não ter colostro ou não ter aumento do peito na gravidez não significa nada.
O meu conselho é que se prepare para os dois cenários. Se conseguir amamentar, excelente. Se não conseguir, ou não conseguir em exclusivo, concentre-se no que é mais importante: ter um filho/a saudável e feliz. A amamentação não determina a vinculação mãe-bebé, nem o bem estar emocional do bebé, nem sequer a sua saúde. É prudente comprar alguns biberões mas se não quiser fazer isso em 5 minutos alguém passa na farmácia depois do parto (se for preciso) e trata do assunto.

NinaPQ -
Offline
Desde 22 Fev 2010
I Love DMPM

Bom dia!
Prepare-se para os dois cenários, mas não pense demasiado nisso.
Tinha as mamas pequenas na primeira gravidez e amamentei o meu filho mais velho até aos dois anos e 7 meses...
Depois fiz uma mamoplastia de aumento por cima do músculo e voltei a engravidar... Tive receio de não conseguir amamentar, mas não se verificou... Ainda amamento! Sorriso
Nas duas gravidezes, não me lembro de ter colostro.
Relaxe Sorriso
Beijinhos

Sobre NinaPQ

Mãe de dois filhos fantásticos!
22 de Dezembro de 2009 às 0h50, nasceu o meu pinguim com 3,360kg e 48,5cm! Sorriso
20 de Abril de 2016 às 17h14, nasceu o meu pinipom com 3,015kg e 48cm! Sorriso
Amo-vos com toda a minha alma...

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Não pensaria nem sequer ficava triste.

Primeiro que tudo, peito muito pequeno não quer dizer nada. A minha mãe só tinha praticamente mamilos e sempre deu de mamar aos 4 filhos, os últimos gémeos e nunca teve falta de leite.
O colostro na gravidez também não quer dizer nada, eu não tive, também não dei pela subida de leite e amamentei até aos 15 meses.

Lee_hyun_sun -
Offline
Desde 13 Fev 2019

Mama tamanho nao interessa nem o facto de ter ou nao colostro, eu nao tive nem uma pinguinha de colostro ate o dia do parto. Ela nasceu e mamou 1h logo sendo que nao tive nada ate esse momento

Agora pode nao emcherno sutia 32, mas o peito vai encher um pouquinho depois, mas mesmo que no encha nao é problema, o que interessa e ter leite l, o bebe adapta se ao peito pequeno. A mae da minha melhor amiga quase que nao tem peito. E mesmo lisinha e amamentou 3 filhas

Positivo a 29 de Janeiro de 2019 💕
Uma gravidez não planeada mas desejada 🥰
Ameaça de parto prematuro as 28 semanas
A minha bebé nasceu em Setembro às 37 + 3 semanas 💕🥰
2 positivo a 02 de Março 2023 🥰
Gravidez planeada 🙏🏻 bebé nasceu a 01/11/2023, 38 + 5 semanas 🥰💗