Pedido de ajuda | De Mãe para Mãe

Pedido de ajuda

Responda
17 mensagens
GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

Ola mamãs…
Já há algum tempo que não escrevo no fórum, mas agora venho em busca de auxílio. Mais que não seja preciso de desabafar pois ás vezes sinto que estou a chegar a um limite e tenho medo de não conseguir preservar a minha sanidade mental…
Pois bem, tenho uma menina linda com 12 meses que é a luz dos meus olhos. É tudo que eu sempre quis ter é uma autêntica princesa de dia, porque à noite tudo muda. Dorme cada vez pior.
Até aos 4 meses era um anjinho. Dormia até as 4/5 h da manha, mamava e ficava a dormir até ás 7h30. Achava que me tinha saído a sorte grande. Mas de repente tudo mudou. Sempre adormeceu muito facilmente à noite mas começou a acordar cada vez mais durante a noite. 1,2,3,4,5… vezes numa só noite. Acordava, chorava e só se acalmava se mamasse. Ficava estoirada pois além de dormir mal estava a ser muito desgastante amamentar tantas vezes de noite. Cheguei a ter 6 quilos a menos que o meu peso normal antes de engravidar.
Comecei então a tentar não dar mama de cada vez que ela acordasse para que se fosse perdendo esse hábito. Resultou, continuava a acordar várias vezes mas só mamava 1 no máximo 2 vezes pois bastava colocar a chupeta e ela ficava a dormir.
Neste entretanto, aos 9 meses passou a dormir no quarto dela e nada mudou. Não notei que dormisse pior por causa desta mudança.
Tem sido difícil andar de um lado para o outro de noite mas tenho me mantido firme e não dei o passo atrás e ela continua a dormir no quarto dela. Pessimamente mal, mas no quarto dela.
Agora desde há uma semana para cá voltou a só sossegar quando mama.
Tenho tentado de tudo. Tem hora certa de ir dormir, evito que fique muito chata com o sono antes de por a dormir, tem sempre a mesma rotina na hora de dormir, etc… Só não adormece sozinha. Sempre foi habituada (mal e a culpa é minha) a adormecer no colo, ultimamente tenho tentado mudar isso e coloco-a na cama antes de estar totalmente a dormir, fico ali ao pé dela a sossega-la e acaba por adormecer sem grandes festivais. Mas passado 1h no máximo 2h já está a despertar e é isto a noite toda. Acorda sempre perto das 23h, 1h, 3h e 5h nas noites boas, porque nas noites más é de hora a hora a acordar. E não volta a dormir sozinha. Perde a chupeta e não atina a colocar novamente na boca.
Estão sempre a dizer-me que não lhe devo dar mama sempre que pede de noite, que não devo ir logo que ela chora, etc, etc… Mas para além de não conseguir deixá-la chorar também acabo por lhe dar mama por o cansaço já se reflete e entre passar meia hora a pô-la a dormir e passado meia hora estará outra vez acordada e dar mama 5 minutos ele ficar a dormir e dormir mais 2 horas, prefiro esta 2ª opção. Sei que é o caminho mais fácil, mas no dia seguinte tenho de me levantar para trabalhar e quero descansar o máximo possível.
E ando nisto há 8 meses…
Sei que cada bebé é um bebé mas como foi com vocês, quando começaram a dormir melhor? Na vossa opinião o que estou a fazer mal?
Desculpem o testamento, mas tenho esperança que me ajudem a encontrar a pólvora…

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Lamento, mas não tenho nenhuma solução para lhe indicar. A Alice sempre foi má de dormir (tanto de noite como de dia). Tem uma aversão enorme a dormir, mas com o pai é menos problemático (e houve uma altura que era até bastante fácil para ele adormecê-la). Se tiverem oportunidade, experimentem que seja o pai a ir quando ela acorda durante a noite (o pai não tem mamas e torna a coisa mais simples).

MMPR -
Offline
Desde 02 Ago 2016

Olá mamã. O meu passou uma fase assim por volta dos 10 meses, então deixei de ir eu lá (eu dava o peito mas ele já não mamava, era o vício) acordava ia o pai por a chupeta, foram 4 noites assim e passou a dormir a noite toda. Tente e depois diga como correu

RitaVPD -
Offline
Desde 06 Mar 2013

17 meses assim! A sua história foi a minha, tirando a questão da chucha que o meu não usa. Da minha experiência, sempre que há dentes a nascer as noites pioram. Ultimamente, só acordava 1 a 2 vezes nas à coisa de dias tudo piorou porque tem dentes a nascer. Ainda lhe dou mana quando acorda, também porque se não o fizer chora e leva 1 h para adormecer para a seguir acordar 2h depois. Coragem Sorriso

Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

Eu passei por isso durante 2 anos... E o meu já não mamava, só mamou até aos 8 meses e mesmo com leite adaptado acordava na mesma... Tentei tudo o que possam imaginar menos deixá-lo chorar e faltava também o adormecer sozinho! E connosco foi o que resultou! Na altura que ele fez os 2 aninhos tirei uma semana de férias e disse ao meu marido, vai ter de ser, vamos ter de o deixar chorar um pouco.. Se as noites assim durassem muito mais tempo acho que enlouquecia, ainda por cima mesmo sem mamar ele só sossegava comigo, por muito boa vontade que o pai tivesse não adiantava, só aumentava a intensidade do choro, ele acabava por despertar e depois era muito mais difícil para voltar a adormecer! Normalmente ele adormecia na cama dele, já na cama grande, comigo deitada com ele, então na primeira noite deitei-o e sentei-me no chão ao lado dele, ele chorava e eu falava com ele para o acalmar, estivemos nisto uma meia hora e acabou por adormecer. Na segunda noite igual mas adormeceu em menos tempo, na terceira já não me sentei no chão ao lado dele, fui para uma poltrona que tenho no quarto, na quarta noite saí do quarto e falava com ele da porta, na quinta noite adormeceu sem reclamar e voilá, passámos a ter noites descansadas, dorme a noite toda desde então, a menos que tenha um pesadelo ou que esteja mais adoentado mas isso é normal! Agora deito-o, aconchego, rezamos ao anjinho da guarda, dou beijinho, até amanhã e venho embora e ele fica tranquilo e adormece sozinho! Mas mamã, isso foi o que resultou connosco, não quer dizer que resulte com a sua menina, se houve coisa que aprendi nesta jornada de 2 anos de noites mal dormidas é que os bébés são todos diferentes e o que resulta com uns não resulta com outros! É difícil mas chegou a um ponto que eu me mentalizei que o meu filho era assim e que havia de chegar o dia em que também ele ia dormir a noite toda, e tentar relativizar essa questão não ajudou no cansaço físico mas ajudou muito no desgaste psicológico. Força mamã, só quem passou por isso é que consegue dar valor e é que sabe o quanto a privação do sono interfere em todos os aspectos da nossa vida, profissional, pessoal e mesmo no nosso dia a dia enquanto mães... Tentem levar as coisas com a calma possível, eles também sentem a nossa ansiedade quando se aproxima a hora de ir dormir e também não ajuda, e pense que um dia vai passar!

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Bom... compreendo como se sente, apesar de nao ter uma solucao magica.
Faça como sugeriram em ir o pai. Por aqui também fazemos isso. Põe so a chucha e ele fica a dormir.
Ele ja nao mama, mas quando mamava, ser eu a embalar/acalmar so piorava porque eles cheiram o nosso leite e so querem a mama. So se acalmam com mama.
Passe a princesa para o pai e afaste-se uns metros. Alias, va espairecer a cabeça e deixe o pai fazer o seu papel tambem. Vai resultar de certeza. Nao digo imediatamente, mas vai fazer com que ela peça menos o peito.
Se ela tiver mesmo fome, o pai que lhe dê um biberao. Com o seu leite ou com o leite de formula.
Força! Por aqui o henrique tem 7 meses. De vez em quando - raramente - faz uma noite completa. Mas a regra é acordar uma vez por noite para beber leite.
Claro que uma vez é muito melhor que toda a hora! Mas tambem ando de rastos. As vezes parece que vou cair para o lado ou que nao chego ao final do dia!

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Junto-me ao clube. A minha filha acorda de hora a hora e só quer mama Que raivaaa!!!
Andamos nisto desde que voltei ao trabalho

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

Skillerific escreveu:
Lamento, mas não tenho nenhuma solução para lhe indicar. A Alice sempre foi má de dormir (tanto de noite como de dia). Tem uma aversão enorme a dormir, mas com o pai é menos problemático (e houve uma altura que era até bastante fácil para ele adormecê-la). Se tiverem oportunidade, experimentem que seja o pai a ir quando ela acorda durante a noite (o pai não tem mamas e torna a coisa mais simples).

Skillerific obrigada pela sua resposta. A minha houve uma fase que de dia só dormia meia hora por cada sesta e ficava fresca que nem uma alface, mas fomos insistindo e sempre que acordava após a sua meia hora voltávamos a adormecer e agora dorme 1 hora de manha e 1h30 de tarde. E já tentamos isso, mas o pai não a consegue adormecer. Ela adora o pai mas para dormir manda-o ir dar uma volta, se acorda e é ele que vai la e ela vê que é ele chora ainda mais, começa a espernear e depois já só a consigo acalmar no colo. Fica mesmo a olhar para ele com uma cara do tipo: “O que é que tu queres? Podes ir que não tens maminhas!”

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

MMPR escreveu:
Olá mamã. O meu passou uma fase assim por volta dos 10 meses, então deixei de ir eu lá (eu dava o peito mas ele já não mamava, era o vício) acordava ia o pai por a chupeta, foram 4 noites assim e passou a dormir a noite toda. Tente e depois diga como correu

Obrigada MMPR. Já tentamos isso. Se o pai vai e ela ainda está de olhos fechados, põe a chupeta e ela fica, mas se abrir os olhos e vir que é ele, chora ainda mais e faz birra e já só acalma no meu colo. Foi um erro que cometemos os dois. Quando nasceu como de noite mamava uma vez e o pai não podia dar mama e como ele ia trabalhar e eu estava de licença era só eu que a acudia de noite e foi ao que ela se habitou.

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

RitaVPD escreveu:
17 meses assim! A sua história foi a minha, tirando a questão da chucha que o meu não usa. Da minha experiência, sempre que há dentes a nascer as noites pioram. Ultimamente, só acordava 1 a 2 vezes nas à coisa de dias tudo piorou porque tem dentes a nascer. Ainda lhe dou mana quando acorda, também porque se não o fizer chora e leva 1 h para adormecer para a seguir acordar 2h depois. Coragem

Obrigada Rita. 17 meses? Não sei se aguento mais 5 meses assim. Eu penso que poderá estar algum dente em cima a tentar romper (ela não deixa ver), por isso se calhar é que tem acordado de hora a hora, mas nas noites boas ainda acorda 3 a 4 vezes, é o normal dela. E eu considero que é muito para a idade dela. Já devia dormir melhor. Mas está visto que cada bébé tem o seu ritmo.

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

Ifam escreveu:
Eu passei por isso durante 2 anos... E o meu já não mamava, só mamou até aos 8 meses e mesmo com leite adaptado acordava na mesma... Tentei tudo o que possam imaginar menos deixá-lo chorar e faltava também o adormecer sozinho! E connosco foi o que resultou! Na altura que ele fez os 2 aninhos tirei uma semana de férias e disse ao meu marido, vai ter de ser, vamos ter de o deixar chorar um pouco.. Se as noites assim durassem muito mais tempo acho que enlouquecia, ainda por cima mesmo sem mamar ele só sossegava comigo, por muito boa vontade que o pai tivesse não adiantava, só aumentava a intensidade do choro, ele acabava por despertar e depois era muito mais difícil para voltar a adormecer! Normalmente ele adormecia na cama dele, já na cama grande, comigo deitada com ele, então na primeira noite deitei-o e sentei-me no chão ao lado dele, ele chorava e eu falava com ele para o acalmar, estivemos nisto uma meia hora e acabou por adormecer. Na segunda noite igual mas adormeceu em menos tempo, na terceira já não me sentei no chão ao lado dele, fui para uma poltrona que tenho no quarto, na quarta noite saí do quarto e falava com ele da porta, na quinta noite adormeceu sem reclamar e voilá, passámos a ter noites descansadas, dorme a noite toda desde então, a menos que tenha um pesadelo ou que esteja mais adoentado mas isso é normal! Agora deito-o, aconchego, rezamos ao anjinho da guarda, dou beijinho, até amanhã e venho embora e ele fica tranquilo e adormece sozinho! Mas mamã, isso foi o que resultou connosco, não quer dizer que resulte com a sua menina, se houve coisa que aprendi nesta jornada de 2 anos de noites mal dormidas é que os bébés são todos diferentes e o que resulta com uns não resulta com outros! É difícil mas chegou a um ponto que eu me mentalizei que o meu filho era assim e que havia de chegar o dia em que também ele ia dormir a noite toda, e tentar relativizar essa questão não ajudou no cansaço físico mas ajudou muito no desgaste psicológico. Força mamã, só quem passou por isso é que consegue dar valor e é que sabe o quanto a privação do sono interfere em todos os aspectos da nossa vida, profissional, pessoal e mesmo no nosso dia a dia enquanto mães... Tentem levar as coisas com a calma possível, eles também sentem a nossa ansiedade quando se aproxima a hora de ir dormir e também não ajuda, e pense que um dia vai passar!

Obrigada Ifam. Dois anos é muito tempo. My god!!! Pois no nosso caso o pai bem tenta, mas também não resulta, chora mais, fica mais desperta e depois é o cabo dos trabalhos para ela adormecer porque fica mesmo chateada. Nós também não a conseguimos deixar chorar e neste momento não me posso dar ao luxo de perder noites completas pois não posso tirar férias ( a empresa fecha o mês todo de agosto para férias e o resto do ano não há férias para ninguém), por isso para tentar algo do gênero so daqui a 8 meses. Mas agora já não a adormeço no colo, ou pelo menos até ao fim. Embalo um pouco só até acalmar, deito na caminha e digo que é de noite e vamos dormir para podermos todos descansar amanhã a mamã vai brincar contigo, mas agora vamos nanar. Fico a fazer festinhas e a pouco e pouco vou reduzindo. Até ficar só ali a olhar para ela e se ela abrir os olhos digo: “shhhh nana a mamã está aqui”. Quando vejo que pegou no sono saio do quarto. Foi o máximo que consegui fazer até aqui.
Todos os dias quando me deito tenho fé que é desta que ela vai dormir a noite toda ou grande parte dela. Mas ainda não chegou o dia. Parece que acorda a cada ciclo de sono e não consegue retomar sozinha.
Tem sido difícil. O meu marido diz que não sabe como ainda ando de pé que se fosse ele já tinha ficado maluco. Eu repondo que a amamos tanto que sacrificamos o nosso corpo até onde der, custa muito, mas parece que a cada dia tenho conseguido ir buscar forças para aguentar. O sorriso rasgado dela de manhã quando a vou buscar a cama ou ouvi-la a chamar: “mamããã” logo de manhã quando acorda vale por tudo.

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

carlabrito escreveu:
Bom... compreendo como se sente, apesar de nao ter uma solucao magica.
Faça como sugeriram em ir o pai. Por aqui também fazemos isso. Põe so a chucha e ele fica a dormir.
Ele ja nao mama, mas quando mamava, ser eu a embalar/acalmar so piorava porque eles cheiram o nosso leite e so querem a mama. So se acalmam com mama.
Passe a princesa para o pai e afaste-se uns metros. Alias, va espairecer a cabeça e deixe o pai fazer o seu papel tambem. Vai resultar de certeza. Nao digo imediatamente, mas vai fazer com que ela peça menos o peito.
Se ela tiver mesmo fome, o pai que lhe dê um biberao. Com o seu leite ou com o leite de formula.
Força! Por aqui o henrique tem 7 meses. De vez em quando - raramente - faz uma noite completa. Mas a regra é acordar uma vez por noite para beber leite.
Claro que uma vez é muito melhor que toda a hora! Mas tambem ando de rastos. As vezes parece que vou cair para o lado ou que nao chego ao final do dia!

Obrigada Carlabrito. Já tentamos… O pai vai tenta acalmar mas ela se vir que é ele não fica. Só se estiver ainda com os olhos fechados é que resulta. Todas as noites fazemos isso. Vai lá o pai e eu só vou se ele não conseguir. Claro que não prolongamos a situação por muito tempo porque se não é que a noite fica estragada. Se calhar devíamos insistir mais nesse aspeto, mas terá que ser numa altura de férias.

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

Lucicris escreveu:
Junto-me ao clube. A minha filha acorda de hora a hora e só quer mama
Andamos nisto desde que voltei ao trabalho

Obrigada Lucicris. Pois, eu também notei que começou a mudar quando comecei a trabalhar, aos 4 meses. E agora que deixei de ter horário de amamentação voltou a descambar. Provavelmente apenas uma infeliz coincidência.

No outro dia estive adoentada e um pouco febril e não me sentia em condições de passar a noite toda de um lado para o outro. Como ela fica com a minha mãe durante o dia, pedimos se ela ia passar a noite com ela...

Esqueçam! Ela ficava a olhar para ela com uma cara do gênero: “És tu que estás aqui? O que é que fizeram a minha mãe?” Ela adora a minha mãe, mas quando a minha mãe me chamou porque não se calava haviam de ver a cara de assustada dela. Quando me viu esticou os bracinhos para mim aconchegou-se e acalmou. Vi o medo e o alivio nos olhinhos dela.

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olá Gabriela
Eu sou mais uma mãe que sempre sofreu com o sono do seu bébé , no nosso caso foi desde que nasceu q chorava e berrava com sono e não adormecia
Tive 4 meses ( dos 4 aos 8 meses dele) a acordar de hora a hora literalmente tipo relógio . Depois passou para 2h. Hoje em dia já só acorda 1 a 2x o q para mim já tá bom
Deixei de lhe dar mama aos 13 meses e meio. E melhorou um pouco.
E desde os 12 meses q adormece na cama dele ( cmg ao lado) e notei uma diferença mt grande qd isso aconteceu pq qd era ao colo acordava mais vezes
O nosso corpo é fantástico e habitua-se a tudo nunca pensei aguentar
Se me permite dar a minha opinião acho q a sua bébé já pode começar a fazer só uma sesta mais centrada no dia tipo das 14h às 16h. Acho muito 2 sestas já com um ano. Ou melhor, não é muito, está é na altura de fazer a transição para uma sesta e talvez assim tenha um sono mais profundo durante a noite
Força! Não está sozinha Sorriso

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu tinha essa situação com o meu filho, mas ele nunca deu boas noites, nem no início, e eu não o mudei para o quarto dele, nem sequer o mudei para a cama dele. Eled ormiu na minha cama com livre acesso à mama até aos 2 anos e pouco. Aos 2 anos o padrão de sono começou a melhorar, eu dava mama em livre demanda ainda mas como engravidei e tive um descolamento, por descargo de consciência decidi reduzir as mamadas diárias dele e isso, por algum motivo, fez com que o desmame noturno acontecesse naturalmente e sem esforço nenhum da minha parte. Ele desmamou de noite com 2 anos e 3 meses, sensivelmente. Nesta altura começou também a dormir na caminha dele, no meu quarto. Agora em outubro/novembro, comecei a deixá-lo no quarto dele, no final de novembro renovamos as mobílias do quarto dele e arranjamos o auqrto de forma a ele não querer sair de lá e agora ele dorme lá! O sono em si melhorou muito, sozinho, depois dos 2 anos, ele deixou de acordar constantemente. No entanto até hoje ainda não adormece sozinho, adormece rápido uma de nós vai pô-lo na cama e tem de ficar lá com ele durante uns mintuos (geralmente 5-10 minutos) tipo a fazer conchinha com ele para ele dormir. Mas depois fica. E às vezes acorda a meio da noite e quer companhia, embora não seja preciso adormecê-lo outra vez (nunca acorda totalmente), outras noites dorme a noite seguida. Ou seja, não forcei nada, fui deixando seguir, nos momentos de desespero repsirava fundo e pensava que ia passar e melhorar, coloquei-me em causa muitas muitas vezes, mas afinal tudo correu bem. Se calhar demorou mais do que outros métodos, mas foi aquele que consegui seguir e continuar em paz com a minha consciência. Há fases horríveis, tem toda a minha solidariedade nisso, mas tudo passa Sorriso boa sorte com tudo.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

Ansha escreveu:
Olá Gabriela
Eu sou mais uma mãe que sempre sofreu com o sono do seu bébé , no nosso caso foi desde que nasceu q chorava e berrava com sono e não adormecia
Tive 4 meses ( dos 4 aos 8 meses dele) a acordar de hora a hora literalmente tipo relógio . Depois passou para 2h. Hoje em dia já só acorda 1 a 2x o q para mim já tá bom
Deixei de lhe dar mama aos 13 meses e meio. E melhorou um pouco.
E desde os 12 meses q adormece na cama dele ( cmg ao lado) e notei uma diferença mt grande qd isso aconteceu pq qd era ao colo acordava mais vezes
O nosso corpo é fantástico e habitua-se a tudo nunca pensei aguentar
Se me permite dar a minha opinião acho q a sua bébé já pode começar a fazer só uma sesta mais centrada no dia tipo das 14h às 16h. Acho muito 2 sestas já com um ano. Ou melhor, não é muito, está é na altura de fazer a transição para uma sesta e talvez assim tenha um sono mais profundo durante a noite
Força! Não está sozinha

Obrigada Ansha. È realmente muito complicado, mas concordo consigo, o nosso corpo tem uma capacidade de se regenerar em poucas horas. Com as noites que temos tido, o trabalho durante o dia e tudo em casa não m sobra tempo para descansar. Mas la vou aguentando nem sei como. Na questão das 2 sestas p0ara já ainda sinto que lhe fazem falta. Ela acorda muito cedo, 7-7h30 e se não dormir um pouco a meio da manha fica insuportável e depois já nem come. Mas também não é aqui que dorme muito. O normal é uma soneca de 1 hora, mas tem dias que só dorme meia hora. Agora está doentita, pela 1ª vez desde sábado está a fazer febre com alguns picos elevados e tem dormido melhor, pois fica mais mole com o febre.

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

GabrielaMenezes. -
Offline
Desde 19 Jan 2015

Videl86 escreveu:
Eu tinha essa situação com o meu filho, mas ele nunca deu boas noites, nem no início, e eu não o mudei para o quarto dele, nem sequer o mudei para a cama dele. Eled ormiu na minha cama com livre acesso à mama até aos 2 anos e pouco. Aos 2 anos o padrão de sono começou a melhorar, eu dava mama em livre demanda ainda mas como engravidei e tive um descolamento, por descargo de consciência decidi reduzir as mamadas diárias dele e isso, por algum motivo, fez com que o desmame noturno acontecesse naturalmente e sem esforço nenhum da minha parte. Ele desmamou de noite com 2 anos e 3 meses, sensivelmente. Nesta altura começou também a dormir na caminha dele, no meu quarto. Agora em outubro/novembro, comecei a deixá-lo no quarto dele, no final de novembro renovamos as mobílias do quarto dele e arranjamos o auqrto de forma a ele não querer sair de lá e agora ele dorme lá! O sono em si melhorou muito, sozinho, depois dos 2 anos, ele deixou de acordar constantemente. No entanto até hoje ainda não adormece sozinho, adormece rápido uma de nós vai pô-lo na cama e tem de ficar lá com ele durante uns mintuos (geralmente 5-10 minutos) tipo a fazer conchinha com ele para ele dormir. Mas depois fica. E às vezes acorda a meio da noite e quer companhia, embora não seja preciso adormecê-lo outra vez (nunca acorda totalmente), outras noites dorme a noite seguida. Ou seja, não forcei nada, fui deixando seguir, nos momentos de desespero repsirava fundo e pensava que ia passar e melhorar, coloquei-me em causa muitas muitas vezes, mas afinal tudo correu bem. Se calhar demorou mais do que outros métodos, mas foi aquele que consegui seguir e continuar em paz com a minha consciência. Há fases horríveis, tem toda a minha solidariedade nisso, mas tudo passa boa sorte com tudo.

Obrigada Videl86. Também já me conformei que ela tem o seu ritmo e que irá começara a dormir melhor quando estiver preparada. Na sexta feira aconteceu algo que não acontecia à meses. Tivemos um casamento ao fim do dia, mas para não quebrar a rotina da hora de dormir levamo-la à avó as 8h30. Adormeceu pelo caminho, fomos buscar à meia noite sem ela ter acordado, e dormiu até as 5 da manhã. Foi uma noite santa. Desde sábado que anda com febre e está mais dominhoca. Tenho dormido com ela para conseguir vigiar as febres durante a noite e ela até tem dormido razoavelmente bem. Agora espero que volte a querer ficar no quarto dela sozinha.

Positivo 18/12/2015; 11/01/2016 - AE 8 semanas;
Positivo 01/04/2016; DUM 05/03/2016 - DPP 10/12/2016

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?