Pediatra especialista em restrição alimentar PORTO | De Mãe para Mãe

Pediatra especialista em restrição alimentar PORTO

Responda
4 mensagens
Raquel Moreira1 -
Offline
Desde 15 Ago 2017

Boa noite:
O meu bebé tem 15 meses e ja come solidos desde os 7 meses. No entanto, o leque de alimentos que ele aceita comer é bastante restrito e nao aceita introdução de novos alimentos. Necessito de um pediatra especialista em nutrição na zona de Porto/Gaia.. alguém conhece?

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Não se estará a precipitar? O segundo ano de vida é particularmente difícil em termos de alimentação... daí se falar na anorexia fisiológica. Eu tive duas crianças muito difíceis para comer, sei que o desespero às vezes é muito...

Sansa -
Online
Desde 18 Jan 2018

Não vejo necessidade em procurar um especialista para um comportamento que é típico da idade. É natural que apartir dos 13 meses, as crianças rejeitem alimentos, mesmo aqueles que comiam avidamente há apenas uns meses.
Aconselho sim a informar-se sobre a alimentação infantil, pois ajuda a moderar o peso da preocupação.
Pessoalmente recomendo estes dois livros:
“The Gentle Eating Book” da Sarah Ockwell-Smith
“How to Get Your Kid to Eat ... But Not Too Much” da Ellyn Satter, autoridade em alimentação infantil, reconhecida internacionalmente.
O primeiro é particularmente útil para explicar como é que as crianças se comportam em relação à alimentação nas diversas fases. Por exemplo, a rejeição de vegetais de folha verde, ou outros que seja amargos, uma vez que experienciam o sabor amargo muito mais intensamente que os adultos. Isto deve-se a uma característica evolutiva que serve para não ingerirem plantas que possam ser venenosas, já que estas são amargas.
Deve na mesma continuar a oferecer alimentos saudáveis e com valor nutricional, mas sem insistir para que os coma. A decisão de comer, a quantidade e o quê, compete apenas ao seu filho.
Uma criança saudável é activa e bem disposta. Uns comem mais, outros comem menos, e por “menos” refiro-me mesmo a quantidades tão ridículas, que parece que vivem do ar que respiram.
Durante uns tempos a minha filha alimentava-se apenas de bananas, pão e bróculos. Só! Neste momento não come carne nenhuma. Vegetais, apenas bróculos e couve se forem esmagados com batatas. Existem dias em que a alimentação dela consiste em pão, cereais, iogurte e fruta. Depois noutros compensa e lá come alguns vegetais. Tive de abrir mão de determinadas posições que tinha em relação a alguns alimentos, para compensar a falta de ferro - passei a dar-lhe bolachas enriquecidas em ferro (e açucar *suspiro) e chocolate preto.
Também já tive ideias de levar a minha filha a um nutricionista, mas a verdade é que não há mesmo necessidade absolutamente nenhuma. É uma criança saudável, com excesso de energia, e feliz. Confio nela para saber aquilo que precisa.

Raquel Moreira1 -
Offline
Desde 15 Ago 2017

Muito obrigada pelas dicas! Infelizmente só vi agora e, entretanto, já tinha marcado uma consulta com uma pediatra especialista.... ela disse-me exatamente o mesmo!
Muito Obrigada! Sorriso

Outros tópicos relacionados

Será? HELP!!!
olá a Todas, preciso de falar com alguém mesmo que seja alguem desconhecido. Vou contar a historia desde o inicio. Por motivos de saude, tomo a pilula seguida desde à uns 4 anos com apenas duas pausas anuais. Em Maio deixei de tomar a pilula, e o...
limas cartao
olá a todas, eu ando á procura de limas de cartão próprias para bebés mas não encontro em lado nenhum!!! será que alguma de vocês sabe onde encontrar? obrigada
Escova e Pente
Mamãs onde compraram a escova e pente para as vossas meninas? Ainda não encontrei nada que achasse fofinho para a minha Margarida. Ah, e as limas para as unhas são como as que usamos para nós ou compram-se em sitios especificos?
Opinião se faz favor ( de mamãs que já tiveram o bebé)
Boa noite. Acabei agora de terminar a mala de maternidade do bebé. Na lista do hospital está: 5 mudas de roupa interior 5 fatinhos 5 fraldas de pano 1 cobertor ou xaile fraldas descartáveis 2 toalhas de banho Vou acrescentar toalhitas e o kit com...
Duvida
Olá a tds necessitava de saber o q precisava de comprar, para a higiene do bebé. Sei que necessito de comprar: - Alcool mas n me lembro de qts graus - Comprensas esterelizadas - Lima, tesoura ou corta unhas Mas n me lembro de mais nada poderao me...
Kit e Medela
Olá mamas Alguém sabe onde posso comprar o kit com a tesoura, corta-unhas e lima de cartão? É que me ofereceram o pente e a escova em separado e eu só vejo as 5 coisas juntas. E os discos para o peito da Medela? Na maternidade mandaram levar...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?