Parto natural no hsx: nascimento do Miguel. | De Mãe para Mãe

Parto natural no hsx: nascimento do Miguel.

Responda
12 mensagens
Tricen -
Offline
Desde 24 Abr 2016

Criei este tópico para relatar a minha experiência de parto no hospital São Francisco Xavier e também para ajudar mamas que pretendam ter os bebes neste hospital e queiram ouvir alguns relatos. Cada parto é único então aqui vai o meu:
No dia 30 de Dezembro acordei ás 4 da manhã com dores nas costas acompanhadas com cólicas menstruais. Estava com 39 semanas. No inicio não dei muita importância até porque já tinha sentido algumas contrações de treinamento parecidas uns dias antes, entretanto, fui á casa de banho fazer xixi e notei uma coisa gelatinosa com um pouco de sangue na sanita. Fiquei um pouco preocupada mas depois lembrei - me que só podia ser o rolhão mucoso. Fiquei muito feliz porque isso significava que o parto estava para breve. Voltei a deitar - me para tentar voltar a adormecer apesar das contrações que iam ficando cada vez mais frequentes. Aconteciam, em geral, de 30 em 30 min mas, apesar disso, consegui dormir mais um pouco até ás 6:30 h. Ao acordar, notei que as contrações estavam um pouco mais dolorosas e frequentes mas totalmente suportáveis. Consegui perceber que ocorriam entre 10 e 15 min. Fiquei mais um bocadinho na cama a descansar e depois levantei - me ás 7:00h da manhã para tomar o pequeno almoço que já estava com fome. Um pãozinho com queijo e um iogurte com banana. Depois disso voltei para o quarto onde estava o meu namorado a dormir. Aproximei - me dele e percebi que já tinha acordado apesar de estar com aquele ar sonolento. Ele perguntou - me porque é que me levantei tão cedo. Com isto eram umas 8:30h e as contrações estavam a ocorrer de 10 em 10 min. Pronto, eu disse - lhe que estava a sentir contrações e ele ansioso perguntou - me se o Miguel ia nascer hoje o que eu respondi que era provável. Começou logo a dizer para irmos para o hospital mas eu disse -lhe que estava numa fase muito inicial, que tínhamos de esperar em casa. Ele estava muito feliz tal como eu... Verifiquei a malinha do Miguel para a maternidade, estava tudo o que precisava. Entretanto as contrações evoluíram para intervalos de 8/7 minutos. Eram 9:30 h.
Fui tomar um duche para relaxar e soube muito bem a água a cair pelo corpo... Quando saí da banheira, apercebi - me que as contraçoes estavam mais intensas e eu só pensava que o Miguel estava cada vez mais perto de chegar...
Fui dar uma volta a pé lá para as 11h, apesar de ser inverno, o tempo estava bom e não estava aquele sol de assar. O meu namorado ia comigo, assim aproveitávamos e comprávamos logo umas comidinhas para o almoço. Se calhar, nessa altura até já estaria no hospital, mas mesmo assim era melhor ter uns legumes para fazer uma sopa e não ir totalmente um jejum. Na verdade eu não estava com fome nem conseguia pensar em comida mas pronto... Também já tinha comido o lanche da manhã em casa... Cheguei a casa ao 12:30h, as contrações estavam bastante frequentes e mais intensas ao ponto de ter de parar para fazer os exercicios de respiração. Quando a contração parava, bebia uns golinhos de água, andava de um lado para o outro na cozinha e lá vinha a próxima contração em força. O meu namorado que estava na cozinha comigo, começou a cronometrar as contrações, vinham de 5 em 5 min. Eu planeei sair de casa quando as contrações viessem de 3 em 3 min pois sentia - me mais confortável em casa do que no hospital. Continuei com o esquema em cima mais umas quatro vezes até a que a bolsa estourou e começou a vazar liquido. O meu namorado limpou o liquido que ficou na cozinha enquanto eu corri para a casa de banho. As contrações ficaram mais intensas de 4/3 min e eu e o meu namorado decidimos que estava mesmo na altura de irmos para o hospital. Colocamos as malas no carro e lá fomos nós... Continuava a praticar os exercicios de respiração no carro. Eram 1:30h e chegamos ao sfx ás 2:00h, mais ou menos. Ao lá chegar, fui examinada por uma enfermeira que pelo exame de toque disse que estava com 7 cm de dilatação. Mandou - me para um quarto individual acompanhada pelo meu namorado onde iria decorrer o parto. Quando chegava uma contração abraçava o meu namorado com força o que aliviava muito... Estava sentada numa bola de pilates (o hospital dispõem desse equipamento), estava demasiado cansada para andar. O ctg era por telemetria o que permitia livres movimentos e ao mesmo tempo atuar em caso de emergência. Quando uma contração chegava, imaginava o meu bebé a nascer saudável, já faltava pouco, pensava eu. Era muita dor, mas ao mesmo tempo muita felicidade, o grande momento estava a chegar... Abraçava o meu namorado e respirava mais uma vez.
A partir daí, já não me sentia confortável na bola e coloquei - me de gatas na cama, continuei a respirar ritmadamente apesar do cansaço. Chegou um momento que senti vontade de fazer força, eu deitei - me de lado e começou a fase do expulsivo. Entretanto, o meu namorado já tinha chamado uma enfermeira que estava ao meu lado e dizia: "mantenha a respiração, já falta pouco!" Foi muito simpática e acima de tudo, profissional, leu o meu plano de parto e tentou sempre ir ao encontro dos meus desejos. Fiz mais umas 2 forças e quando o bebe estava a coroar, fiz uma força mais controlada para ele nascer mais devagar e diminuir as chances de rasgões. Saiu a cabeça e logo a seguir o corpo... Nao precisei de episiotomia, rasguei um pouquinho superficialmente, nem precisei de levar pontos. O meu Miguel nasceu perfeito e com saude ás 39 semanas. Veio diretamente para o meu colo fazer contato pele com pele e coloquei - o logo na maminha, que ele pegou sem dificuldades. Tal como pedi á enfermeira, ela só cortou o cordão após este deixar de pulsar, mais ou menos 6 minutos após o nascimento. Chegou o pediatra que avaliou o Miguel no meu colo, estava tudo ok. A felicidade minha e do meu namorado era enorme... Ter aquele ser indefeso nos meus braços pela primeira vez foi uma sensação única, muita emoção... A placenta saiu sem dificuldades 5 minutos após o Miguel nascer. Fui levada para o recobro com o meu bebé, sentia - me nas nuvens... Perdi a noção do tempo que lá estive, só pensava no bebé. Um tempinho depois, fui para o internamento onde dei a noticia á minha mãe e parentes próximos. Umas horinhas depois, demos o primeiro banho com a ajuda de uma outra enfermeira também muito simpática... Durante os dias que lá estive, as enfermeiras ajudaram - me imenso com a amamentação e no geral, foram super prestativas. O ano novo não podia começar da melhor forma, mesmo estando no hospital. O único inconveniente é não ter um quarto só para mim no internamento mas também são só uns dias e o tempo passa rápido. Piscar o olho

su1989 -
Offline
Desde 31 Ago 2016

Muitos parabéns!parto lindo!tudo de bom.

Sobre su1989

a vida neste momento não podia fazer mais sentido

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Bem que maravilha
Estive sempre à espera do "e de repente acordei" lol porque de facto isso é um parto de sonho Sorriso parabéns!

Tricen -
Offline
Desde 24 Abr 2016

De facto, considero - me uma sortuda, apesar de não ter tido um parto propriamente rápido(das 4:00h da manhã até ás 4:00h da tarde, foram aproximadamente 12h de muita expectativa) foi um parto muito fácil e bonito. E o mais importante: eu e o meu bebe estamos cheinhos de saude!
Claro que nada disto seria possivel, sem o apoio e profissionalismo das enfermeiras deste hospital, todas 5 estrelas.
Se tiver outros filhos, certamente voltarei a escolher o hospital sao francisco Xavier, é realmente excelente Sorriso

Cathara -
Offline
Desde 13 Set 2016

Eu também tive a Matilde no HSFX e adorei. Estive lá 9 dias. A equipa médica e de enfermagem é espetacular. As auxiliares são muito queridas. Os quartos duplos para mim não foi mau. No dia do parto eu estava de tal modo dorida que foi a minha companheira de quarto que me vestiu a bebé.Eu ajudei outra que esteve internada ao meu lado numa noite em que o bebé chorou toda a noite. Aconselho a maternidade deste hospital a toda gente.

Sobre Cathara

CJ

Janis_ -
Offline
Desde 11 Mar 2016

Obrigada pelos vossos testemunhos. É um descanso ouvir boas indicações do sítio onde vamos ter o nosso bebé Sorriso

Janis_ -
Offline
Desde 11 Mar 2016

Actualmente qual é a marca dos produtos de higiene que o hospital está a utilizar nos bebés?

Mória -
Offline
Desde 25 Nov 2016

Olá, mamã!
Que parto maravilhoso! Desejo muita sorte e tudo de bom para o seu bebé.
Diga-me só uma coisa, é necessário levar produtos de higiene para o bebé? Obrigada

Sobre Mória

💙 O nosso mundo ficou ainda mais azul ás 40s1d.
No dia 30.04.2017, ás 10h51m com 3,045kg e 49cm 💙

Maria Clara 🌸 cefálica 🌸2,275gr 🌸46cm 🌸21h24
Maria Leonor 🌸 pélvica 🌸 2,220gr 🌸45cm 🌸21h30
Às 34+5

Cathara -
Offline
Desde 13 Set 2016

Eles oferecem um kit de amostras da Mustela, uma fralda Dodot, algumas fraldas da Libero, 8 toalhetes da Dodot. Todos os dias dão uma esponja que é só molhar e já tem produto de lavagem, um pack de gazes esterilizadas pequenas, um pack de gazes esterilizadas grandes e um tubo de soro.

Sobre Cathara

CJ

Tricen -
Offline
Desde 24 Abr 2016

O hospital dá produtos de higiene para o bebe, sim. Leva só mesmo o que consta na lista do hospital! Piscar o olho

Mória -
Offline
Desde 25 Nov 2016

Sendo assim é óptimo. A minha sogra também me disse que eles davam produtos mas como a mais nova tem 7 anos, as coisas podiam ter mudado. Obrigada! Apaixonado

Sobre Mória

💙 O nosso mundo ficou ainda mais azul ás 40s1d.
No dia 30.04.2017, ás 10h51m com 3,045kg e 49cm 💙

Maria Clara 🌸 cefálica 🌸2,275gr 🌸46cm 🌸21h24
Maria Leonor 🌸 pélvica 🌸 2,220gr 🌸45cm 🌸21h30
Às 34+5

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Que belissima descrição do seu parto...Eu adorei o meu mas não teve nada a ver com o seu eheh As contrações no meu eram insuportáveis, eram horríveis! não havia cá exercícios que me safassem lol