Parar a faculdade por um ano? | De Mãe para Mãe

Parar a faculdade por um ano?

Responda
11 mensagens
Rafaela Cor -
Offline
Desde 11 Nov 2014

Olá mães!

Sou nova no forum, mas já venho a acompanhar.
Estou com alguns problemas em me organizar. Sou estudante de arquitectura e sinto o curso a fugir-me pelas mãos! Estou a repetir o 3º ano pois anulei o 1º semestre quando descobri que estava gravida porém fiz o 2º semestre depois de tudo o que estava a acontecer de novo na minha vida. Agora, pensei que teria energia suficiente para continuar, dou mama livre e não estou a conseguir acompanhar as aulas!

Gostava de saber algumas opiniões sobre o assunto, parar por um ano é a melhor solução? ou devo continuar visto ser um curso tão pratico e demorado?!

Gostava de saber o que pensam as mamãs aqui do forum e saber algumas das vossas experiências!

Amando cada suspiro do meu pinguço!

F06 -
Offline
Desde 27 Jun 2014

Olá mamã, ´podes pedir o estatuto de mãe-estudante. Talvez ajude.

ShineLove16 -
Offline
Desde 13 Nov 2014

Olá e muitos parabéns pelo teu baby =)

Se te sentes com dificuldades em organizares-te, penso que será melhor fazeres uma pausa.
Deves sentir-te cansada fisicamente e psicologicamente não?! (pergunto-me apenas)

Assim descansas e ao mesmo tempo curtes o teu bebé...

Não será propriamente a resposta que estás a espera, mas espero ter ajudado.

Beijinho Beijinho

NMFC -
Offline
Desde 27 Jan 2014

Olá ! Eu fiz o primeiro semestre do mestrado e decidi parar por um tempo indeterminado. O meu coração não estava lá e para fazer mal feito ou a sentir-me mal prefiro adiar. Os nossos bebés só são bebés uma vez... O curso está sempre lá à nossa espera, podemos retomar a qualquer altura e a qualquer idade. O meu conselho é aproveitar o seu bebé com calma e paz, usufruir deste tempo único que vai passar rápido e vai deixar saudades!

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Olá, bom dia. Compreendo a dificuldade de conciliar a maternidade com a faculdade, mas, se parares um ano, não será mais difícil retomar depois? É que, apesar de tudo, à medida que eles vão crescendo vão exigindo mais de nós e cada vez temos menos tempo (digo da minha experiência).

Será que o tal estatuto 'mãe-estudante' não ajudaria a conciliar as duas coisas?
Fiz uma pesquisa rápida na net e realmente existe esse estatuto... e tem bastante regalias... Vê com a tua faculdade!
Um abraço.

margarid.a -
Offline
Desde 22 Jan 2012

Olá!
Gostava de te dar a minha opinião porque sei a exigência que um curso de arquitectura tem.
As noitadas, o trabalho, o estudo... Não menosprezando, obviamente os restantes cursos, mas o de arquitectura é de facto muitissimo exigente, isto claro, se a ideia for tirar boas notas e não "ir passando".

Aconselho-te a para por um ano. Para que te possas focar a 100% na tua bebé e depois voltar cheia de força e garra.

Acredito que te sintas cansada, não só fisicamente e sendo o curso que é, não o vais aproveitar de forma ideal.

❤ 10.04.14 - o início da aventura | 15.12.14 - nasceu o nosso tesouro! ❤

Rafaela Cor -
Offline
Desde 11 Nov 2014

Eu já pedi estatuto especial, estou a espera de resposta, são sempre muito demorados! O problema são os professores que não são flexiveis com a situação e exigem de mim o mesmo tempo que ao outros. Sinto-me pressionada com tudo a minha volta. :s

Amando cada suspiro do meu pinguço!

Rafaela Cor -
Offline
Desde 11 Nov 2014

Olá Shine! e obrigada, é muito bom ser mãe.

Na verdade é exatamente assim que me sinto, cansada física e emocionalmente para assim dizer. Como disse, dou peito e o Rodrigo não aceita o biberon quando vou às aulas, é capaz de ficar 2 a 3 horas depois de acordar a espera de mim para mamar o que me preocupa e não me deixa concentrar enquanto estou nas aulas.

Não estava a espera dessa resposta, mas são todas bem vindas. Já li historias aqui no forum e cada um tem a sua vivência e condições. Eu é que não estou a saber gerir a situação, tenho 21 anos, e é tudo muito novo. Tudo.

Obrigada a mesma.
Beijinho

Amando cada suspiro do meu pinguço!

Rafaela Cor -
Offline
Desde 11 Nov 2014

Olá, @Margarid.A!

Tu estas a fazer o curso? ou já é uma meta comprida? (cuiorsidade)

Pois era extamente isso que procurava, alguém que tivesse passado pelo mesmo curso, sendo assim mais facil perceber a situação! É um curso presencial, tenho que dar tudo de mim, mas quando há um filho, a história muda!

Penso muito ultimamente, espero tomar a decisão correta.

Contudo um muito obrigada pelo apoio!! Sorriso

Beijinho

Amando cada suspiro do meu pinguço!

margarid.a -
Offline
Desde 22 Jan 2012

Mamã Rafaela eu já terminei.

Sei bem como é exigente o curso. Inclusivamente, na altura, os professores não faziam distinção entre alunos estudantes trabalhadores e os estudantes a tempo inteiro (digamos assim).
Para eles era tudo a mesma coisa e a exigência tida era exactamente a mesma.

Não é um curso de estudo.. não é um curso prático... é as duas coisas e exige muito de nós. Tens disciplinas teoricas e dissciplinas práticas.. e depois, claro! As famosas entregas com maquetes, paineis de apresentação, peças desenhadas, peças escritas...

É também um curso muito dispendioso. Não te "desenrascas" com gastos equivalentes a cópias de livros e sebentas. Uma entrega chega facilmente aos 50/60/80/100 euros (!!) e para isso é necessário alguma disponibilidade mental para que tenhas a certeza que, aquilo que estás a investir é bom e vale apena (daí ter referido a diferença entre fazer o curso com boas notas, ou "ir fazendo" com notas assim a assim).

Não tem mal nenhum parares por um ano. Não tem mal nenhum quereres fazer as coisas com tempo e calma. Para fazer as coisas bem feitas, por vezes é necessário saber parar, mesmo que nos custe um pouco.

Dou-te o meu exemplo: estou actualmente a tirar um doutoramento (e trabalho ao mesmo tempo) e no final do 1º ano fiquei grávida. Terminei o 1º ano e decidi suspender por um ano os estudos para que pudesse dedicar-me à minha gravidez, a mim, ao meu marido (que também é importante), nesta altura tão importante (e claro, ao trabalho).

Claro que custou, mas foi o melhor que fiz. Não me arrependo nada. Para o ano haverá mais e a minha filhota certamente que vai beneficiar (e muito) pelo facto de ter a mamã com ela este periodo.

Força Sorriso

❤ 10.04.14 - o início da aventura | 15.12.14 - nasceu o nosso tesouro! ❤

Rafaela Cor -
Offline
Desde 11 Nov 2014

Obrigada!! =)

Amando cada suspiro do meu pinguço!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?