Papéis a tratar aquando do nascimento | De Mãe para Mãe

Papéis a tratar aquando do nascimento

Responda
7 mensagens
gp -
Offline
Desde 08 Mar 2010

Olá mamãs experientes:

Quais são todos os passinhos que temos a dar quando o bebé nasce, em termos de registo, aviso à entidade patronal... onde tratar de tudo e quais os prazos?

Aline Pires -
Offline
Desde 13 Mar 2011

colada!

Ser Mãe: a realização de um sonho!

Cíntia e Márcio -
Offline
Desde 29 Set 2013

Também me vou colar

E foi assim que uma jovem se tornou a mãe mais babada e orgulhosa do mundo...
Amo-te muito filho
Ser mãe é lindo!!

anaibj -
Offline
Desde 24 Ago 2008

O registo é feito logo na maternidade, caso tenha esse serviço. Se os pais são casados basta ir o pai com o cartão de cidadão dos dois e o documento da maternidade com os dados do recém-nascido.
Depois têm de ir à segurança social pedir o subsídio de licença parental e pedir número de ss para o bebé, caso não escolham fazer o cartão de cidadão para o bebé (assim poupam 15 euros).
Têm sete dias a contar do nascimento para comunicar à entidade patronal, juntamente com os dias que vão gozar de licença parental. É importante que no vosso trabalho ao processarem o vencimento não se esqueçam que o agregado familiar tem mais uma criança, o que pode alterar o escalão de desconto para o IRS.
Têm de inscrever o bebé no centro de saúde e fazer-lhe o teste do pezinho até ao sexto dia de vida, se ainda não tiver feito na maternidade.
Se optarem por não fazer cartão de cidadão, têm de ir às finanças pedir o número de contribuinte (nas inscrições nos colégios normalmente pedem).
E pronto, não me lembro de mais nada.

P.R. -
Offline
Desde 05 Ago 2012

Colada

Sobre P.R.

Positivo: 16 Agosto 2013
DPP: 20 Abril 2014 --» Nasceu a 29 Abril de 2014 com 41+2 dias
com 3545gr e 53cm Sorriso
Positivo: 2 Setembro 2018 ---> 5 Setembro Aborto espontâneo Triste
Positivo: 7 Dezembro 2018
DPP: 14 Agosto 2019

amjv77 -
Offline
Desde 12 Mar 2013

Hj em dia já fazem o registo do bebé na maternidade, a técnica irá te visitar no quarto. Pelo menos no hospital público foi assim cmg. Depois é ir à SS com o registo do bebé, dizer que nasceu, atribuem o Numero Identificação SS, actualizam o teu processo de pré-natal para abono da criança e entregas o pedido de licença de maternidade/paternidade que depois de devidamente carimbado cada Pai entrega no seu local de trabalho.
Eu sai a um sábado da maternidade e fui à SS 3 dias depois.Deves ir tb por aí. A entrega à entidade patronal deve ocorrer na 1ª semana depois do nascimento do bebé.

Entretanto tb fiz o NIF para ela. Uma hora bem pequenina e muito bem vivida Piscar o olho

gp -
Offline
Desde 08 Mar 2010

Muito obrigada, estou esclarecida.

Ah, eu estou de baixa por gravidez de risco há qs 2 meses, mesmo assim necessito de avisar a entidade patronal do nascimento?