Pai completamente perdido & desesperado | De Mãe para Mãe

Pai completamente perdido & desesperado

Responda
19 mensagens
Pai2018 -
Offline
Desde 12 Out 2018

Boa noite,

Antes de mais, sou pai e mas no perfil aparece como mãe. Não sei se isto é exclusivo para mães, mas registei-me na mesma porque já não sei o que fazer com a mama do meu filho. Quero evitar ir para tribunal, mas não consigo ver outra solução... mas vou tentar esgotar todas as formas possíveis para entender o motivo, mas o meu cérebro já não apresenta soluções.

Eis o que se passa:

Eu e a mamã temos um bebe de quase dois anos e deste que nasceu a mama ficou fisica e mega agressiva verbalmente para mim. Eu ajudei e ajudo de todas as formas possíveis, organizo a casa, faço o jantar, roupa a lavar na máquina, ponho-a a secar, loiça a lavar, arrumo a casa, dou banho ao nosso bebe, mudo a fralda, visto a roupa, tou com ele todos os dias, ou seja, quando saio do trabalho venho para casa logo. Faço o meu melhor, o que sei, mas nunca foi suficiente para ela. Nem de perto, ela diz que nada faço, que sou mau pai, que nunca tou com ele, que nao ajudo em nada. Isto tem vindo a piorar e agora muitas vezes nas discussões já temos a frente do nosso bebe. Eu fico calado, mas ela fica passada por eu ficar calado. Eu falo, ela ainda fica pior. Já começa a dizer mal de mim a frente do nosso bebe e diz que acha correcto dizer isso. Discutir a frente sem filtros e nao vê problema nisso. Eu tenho aguentado nisto, tb algumas vezes com culpa nas discussões, mas não vejo limites nisto e estou a perder a mimha paciência. Se bem que, acho que tenho imensa pois quando discutimos e eu nao quero discutir eu mudo de quarto e ela vai atras de mim. Mudo de quarto novamente e ela volta a me seguir. Dps fecha a porta e diz: agora nao sais daqui e da dois passes em frente encostado a cara dela a minha e volta a dizer: o que é que vais fazer? Ela sai com o nosso bebe e dps nao atende as chamadas e eu fico sem saber se tao bem. Já fico em pânico do.que ela possa fazer.

Admito que hj em dia tenho medo dela e do que ela possa fazer de cabeça quente.

Se alguém ja passou pelo mesmo, que diga qual foi a solução. Eu só vejo a separação legalmente pois não consigo nem confio em deixar o nosso bebe só com ela...

Obrigado.e bom fim.de.semana.

Se nao como pai este forum nao é o certo, então podem apagar o post que eu vou tentar noutro lado

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Bem, nao sei que diga. Todas as relações passam por dificuldades por vezes. Umas ultrapassam e outras não. Se o problema é entre vocês e a solução é a separação, não são o primeiro casal a passar por isso. Tentem faze lo de maneira à criança nao sofrer e manter contacto com ambos os pais.
Por outro lado, por voces nao se entenderem nao significa que um de vocês nao seja bom pai ou boa mãe.
Tem medo que ela fique sozinha com o bebé porquê? Alguma vez lhe deu razões para isso? Demonstra agressividade com o bebé?

BABY27 -
Offline
Desde 20 Mar 2011

Parece-me realmente que vocês estão com um problema na relação. Pelo que relata a situação piorou depois do nascimento do vosso filho...notou algum comportamento depressivo na sua esposa? Será que ela não sofreu de depressão pós parto e não se tratou? As depressões pós parto são terríveis, talvez ela precise de ser tratada. Nao sei se a vossa relação já estava fragilizada antes, mas se realmente querem salvar a relação isto passará por uma terapia. Primeiro tratar a possivel depressao da esposa e depois uma terapia de casal em que ambos têm de conseguir encontrar um equilibrio. Se acha que isso não irá funcionar , só vejo a separação como solução e aí regulamentar os seus direitos de pai.

Sobre BABY27

Baby27

Pai2018 -
Offline
Desde 12 Out 2018

Ela nao tem limites quando discutimos. São assuntos que nem gosto de falar, mas dizendo de uma forma subtil, ela ja teve vários momentos que pega no obejcto de dar manteiga no pão mas mais afiado e diz que vai fazer mal a mim ou a ela. Isto acaba hoje!! Dps tem momentos de uma aproximação demasiado estranha com o nosso filho. Posso tar errado, mas por vezes parece que ela namora com ele e o faz como homem da sua vida! É um.assunro sensível, pois pode parece ciúmes da minha parte, mas acho simplesmente demasiado, seja nas caricias, no afecto, nas palavras. E então quando eu tou perto, parece pior ou intencional. Eu tenho a certeza que eu fizesse isso caso fosse menina, ela já me.tinha acusado de ser um.tipo de pai daqueles que estão presos. Tenho medo que ela possa fazer num momento de desespero, causado pela propri vida e qje eu nao esteja por perto. E dps isto engloba a familia dela, pois eles nao vao nada com a minha cara e dizem mal do pai de uma neta que separou-se da filha. Dizem a frente dela e para ela. Eu assisti a isto durante anos e agora sou eu. Nao quero que o.meu filho passe por isso! E nao quero deixar o.meu filho. Suportei tanto por ele. Aprendi a ser mãe ao maximo que podemos ser e nao o vou abandonar. Nunca! Se for para o.bem dele, sim faco-o mas legalmente, pk se for acordo verbal amanha serei julgado por ter feito e por nao ter feito

Pai2018 -
Offline
Desde 12 Out 2018

Ela so quer mostrar que esta certa e eu errado. Ela perde 2horas na discussão e 2min em ficarmos bem... ela vive para a discussão e para a vitimização. Fazer o.bem é questionável para ela, pois ela pensa k venho com segundas intenções...nao sei. Ela gosta de discutir e por-me a falar...dps eu falo falo e digo algo menos correcto e o.assunto da discussão já é esquecido e ela foca-se nisso. E isto rende horas pela noite fora que nao imaginam...k tipo de comportamento depressivo é visível?

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

E como é que era e la antes de engravidar? Estava tudo bem convosco? Ela não discutia?

Pai2018 -
Offline
Desde 12 Out 2018

Não era tão intenso, mas havia discussão. Mas bem longe das discussões actuais. Sempre brigamos..a briga sempre foi algo presente..mas dps com o nascimento piorou de uma forma que nem consigo compreender os motivos

BABY27 -
Offline
Desde 20 Mar 2011

Como relata os factos a sua esposa está a precisar de ajuda médica urgente. Se acha que já não há volta a dar deve ponderar a separação como solução. Nao vale a pena estar numa relacao onde nao se sente feliz e que já não confia na sua esposa.
Acho também que deverá também pedir ajuda a um psicólogo, de forma a relatar os factos e ficarem registos daquilo que está a viver, uma vez que num futuro em tribunal esse testemunho lhe poderá ser útil. Uma outra opção que me parece muito viável é procurar a proteção de menores e manifestar junto a eles a sua preocupacao, eles poderão indicar.lhe quais os trâmites legais que deverá seguir.

Sobre BABY27

Baby27

Pai2018 -
Offline
Desde 12 Out 2018

Sempre tive presente na gravidez.. e após a gravidez. Estive sempre presente nas consultas pre parto...pos parto..vacinas...pediatra...

Quanto mais faço mas ela diz k nao faço. E isto magoa pk faco-o com vontade. Deve ser a maneira dela de atingir

Pai2018 -
Offline
Desde 12 Out 2018

Quando volto para casa após o trabalho ja fico com receio pois sei que vem discussão. E dls ela bloquea-me...dps desbloqueia e volta a bloquear..e volta a repetir..isto num.dia ou em horas.

Pai2018 -
Offline
Desde 12 Out 2018

Ja liguei um dia para a policia a pedir ajuda pois a discussão chegou a niveis imagináveis. A resposta deles foi: diga a ela para apanhar ar com tom de gozo. Se fosse o oposto...tinha a BIR e a PJ e todas as polícias existentes e não existentes em casa em 2min.

moomis -
Offline
Desde 01 Out 2017

O seu relato se fosse uma mulher a fazer estavam neste momento a alertar para sinais de violência doméstica e, na minha opinião pelo que relata é o que lhe está a acontecer : violência psicológica.

Se ainda gosta dela e quer tentar fazer algo para melhorar a situação eu propunha terapia conjugal/familiar. Mesmo que termine em divórcio tinha tentado ajudar (independentemente de ser depressão pós parto ou simplesmente uma forma de comportamento dela) é errado e pode ser que ela aprenda a agir de forma correta com a vossa criança porque o que relata é também um enorme desrespeito pela mesma.

Em relação à alienação parental infelizmente é comum e para ser honesta abomino pessoas que a façam. É ilegal e se fizerem isso informe-se com um advogado e faça queixa às respectivas autoridades. Aliás a meu ver devia fazer queixa das atitudes de ameaça e afins porque neste momento sem provas e queixas é a palavra de um contra a do outro.
E sinceramente se o meu marido desaparecesse dessa forma com os meus filhos sem qualquer contacto ou explicação a primeira coisa que eu faria era avisar que numa próxima vez tinha queixa por subtração de menores na polícia.

Guarde todas as provas que tiver, mensagens de ameaça ou outras coisas do género...

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Bom dia, Uma mulher pouco estável quando tem um bebé só piora. E é realmente uma estupidez os polícias gozarem com os homens que se vêm em apuros com mulheres. Mas já nao é o primeiro a relatar isso. Aconselho-o vivamente a procurar ajuda psicológica, porque pelo que relata, a sua esposa não está nada bem. Divorciar não será solução, sinceramente acho que ela ainda se passava e faria algo irremediável. E pior, ainda podia ficar com a guarda do vosso filho porque dão sempre prioridade à mãe, caso nao consiga provar que ela não está bem. Fale com algum psicólogo ou psiquiatra para ver qual a solução. Mas pelos vistos terá de ser internada de forma compulsoria pq nao estou a ver uma pessoa assim aceitar tratar-se voluntariamente. Ela é claramente um perigo para ela e pior, para o vosso filho.

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

A vossa família não percebe o que se está a passar? Não há ninguém com quem ela se dê bem e a quem possa dar ouvidos (os pais, uma irmã uma amiga?) que fale com ela e a convença a procurar ajuda médica?

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Quando uma relacao já nao ia bem, depois do nascimento de um filho normalmente comeca a ir pior. Basta o cansaco e tudo o que ia mal antes e nao se notava comeca a notar-se e bem. E também é comum a mae achar que o pai faz pouco e o pai achar que faz muito. Quanto a uma pessoa nao responder ou sair da sala quando estou a tentar conversar (discutir) com ela eu também ficaria zangada. Porque gostaria de acabar de discutir o assunto.
De qualquer maneira, assim como conta, a relacao está mesmo muito má. Se acha que ainda há alguma coisa a fazer e se ela concordar, poderao tentar terapia de casal. Mas com um mediador/psicólogo como deve de ser, se nao ainda ficam pior. Se nao o melhor será mesmo arranjar provas de tudo. Imagino que a polícia goze quando isto se passa com um homem (e para ser sincera também já vi gozarem com mulheres), mas mesmo assim se calhar o melhor que tem a fazer é apresentar queixa sempre que algo se passar. Tente ter testemunhas de tudo, fazer queixa á polícia de tudo (mesmo que nao levem a sério, para ter tudo por escrito), talvez falar com um médico, relatórios médicos se houver agressao (nem que seja para tomar nota que há nódoas negras), vizinhos, família, sms, tudo. Em caso de divórcio é bom ter isso tudo, porque normalmente a mulher é que fica com os filhos, pelo que tem que ter o máximo a seu favor.
Boa sorte.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Se fosse uma mulher a relatar esse tipo de violência física e psicológica teria sido levado com outro tipo de seriedade. Isto tem que ser levado a sério e apenas consigo imaginar o que pode sentir nesta situação onde a bomba parece poder explodir a qualuer hora, ainda pior porque tem um bebé envolvido.
A sua mulher não está bem, mas isso não é desculpa. Ela alguma vez mostrou remorsos? Intenção de melhorar? Ou pelo menos afirma que tem problema? Se nem isso ela faz então o papá tem que fazer algo. Procurar ajuda profissional.

Não sei como funciona mas penso que existe linha de apoio a violência doméstica?

Outra coisa, a sua mulher pode ter alguma causa para chegar a esse estado? Stress, privação de sono, pressão das outras pessoas... Tente refletir tudo o que possa ter causado esse estado.

A sua forma de responder também pode afetar a forma como ela age. Claro que a responsabilidade da forma como ela reage é inteiramente dela, mas para evitar escalar uma situação tem que tentar perceber o que funciona melhor com a sua mulher. Pelo menos até tiver ajuda de algum profissional para perceber o que fazer.

Ou seja, agora é melhor evitar escalar situações enquanto procura ajuda. Assim está também a proteger o bebé.

Joana vieira de... -
Offline
Desde 05 Fev 2014

O que você esta a passar é sempre dúvida violência doméstica e psicológica, ja se falou sobre isso em programas de televisão, mas mesmo assim a polícia recusam se a aceitar que existem homens a sofrer, como e o seu caso. Como aqui ja foi referido se pedir o divórcio o tribunal da a guarda do bebe à sua esposa, a melhor alternativa era primeiro arranjar provas falar com um psicólogo ver a opinião dele, ou falar com centro de proteção de crianças e as doutoras avaliarem a mãe do bebe e podem dar um parecer ao tribunal para voce ficar com a guarda do menino e pode se divorciar, porque eu acredito que pelo que li voce ja nao sinta muita coisa pela sua esposa,acho que seja só medo do que ela possa ou nao fazer.
Espero que tudo se resolva qualquer coisa estamos aqui para o ajudar.
Boa sorte

Mama_Xana -
Offline
Desde 15 Maio 2012

Pois, eu creio que o que se está a passar é violência domestica, sim porque os homens também podem sofrer da mesma.
Faça apresente queixa na policia, ligue para eles quando vir que as coisas se estão a descontrolar, sempre.
Contacte a APAV e a proteção de crianças, porque acima de tudo tem de proteger a criança que vive convosco, com 2 anos já entende e não pode continuar a crescer nesse ambiente.
Leva-la a um medico poderia atenuar os comportamentos, agora lamento mas penso que estará longe de os resolver, pois isso só mesmo com intervenção a nível psicológico, até porque a situação já decorria antes do nascimento da criança.
Fale com a segurança social, tente ajuda dos organismos.
Relativamente ao medo que diz sentir, use-o para reagir não contra ela, mas a seu favor e do vosso filho.
Ainda reforço que sair sem lhe dizer nada, não atender o telefone isso é terrorismo psicológico, ela sabe exactamente onde o atingir. Saia dessa situação o quando antes, até lá registe queixas, isto lamentavelmente poderá ser um ponto a seu favor, até na atribuição da custodia da criança (pressuponho que a quererá).
Boa sorte!

Mama_Xana -
Offline
Desde 15 Maio 2012

Esqueci-me de referir uma coisa, devia ter ficado com o nome do policia que diz ter lhe respondido mal, dirigia-se à esquadra e fazia queixa do mesmo.
É lamentável que profissionais ajam dessa forma.