Pai Ausente e Inconstante | De Mãe para Mãe

Pai Ausente e Inconstante

Responda
11 mensagens
Cátia dos Santos -
Offline
Desde 02 Jul 2019

Boa tarde meninas,

Hoje trago um tópico um pouco sensível, mas que não sei bem como reagir. A minha gravidez não foi planeada, na altura ponderámos em abortar, mas chegámos à conclusão que não seríamos capazes de fazer tal coisa. Acontece que o meu companheiro têm-se demonstrado instável ao longo dos meus 4 meses de gravidez. Não demonstra interesse em ver as coisas do bebé, não demonstra iniciativa para cuidar de mim e do bebé e não reage às ecografias. Será que cometi um erro ao levar esta gravidez em frente? Tenho feito tudo sozinha, desde os pagamentos das consultas à compra do carrinho e de tudo o que é necessário, recolha de roupinhas em segunda mão, escolha do berçário... entre outras coisas. Ele vai comigo, mas não praticipa, fazendo-me questionar se será por obrigação.

Fico a aguardar as vossas respostas 😔

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Olá,
É difícil saber.
O meu marido também não liga a essas coisas, vai, mas sou eu que decido "oh, sei lá, vê tudo o que entenderes" é o que responde a tudo. Vai às consultas e às ecos, mas não entra em histerismo. Aliás, nem eu, adoro, mas não fico eufórica.
Não vejo que seja diretamente um sinal que não liga ao bebé. Para ele ainda não há bebé, nem todos se agarram logo a essa ideia que são pais.
Tente conversar, perguntar-lhe como se sente, como se vê como pai.

Que_qué -
Offline
Desde 26 Jul 2017

Cátia, é difícil saber, mas posso relatar a minha experiência. O meu marido, por razões profissionais, passa temporadas fora, pelo que vi, escolhi, comprei mts coisas sozinha. Fomos comprar o trio os dois, mas ele não abriu a boca... eu falava com a bebé já na barriga, ele não, dizia que qd ela nascesse falava com ela, que não ia falar com a barriga. Às vezes tb sentia que estava distante, mas conheço-o mt bem, e sei que é apenas uma questão de personalidade. No entanto, fez toda a questão em escolher a 1 roupa da filha, pediu na empresa dispensas e vindas a Portugal para assistir a 2 ecografias. Assistiu ao parto. Tem doses industriais de paciência para a filha, faz-lhe td e ela adora-o. Sinto que para ele (embora deseja-se mt ser pai), ela só foi real qd nasceu.
Tens que ver se essas atitudes são desleixo ou apenas personalidade, mas por norma os homens demoram mais tempo a assimilar a chegada do bebé.

Tita_andrade -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Olá Catia,
É normal que muitos homens não vivam a gravidez como as mulheres vivem, porque não é com o corpo deles nem sequer sentem a mesmas coisas. Nós estamos grávidas, eles não.
Eu estou grávida, foi uma gravidez planeada e muito desejada pelos dois mas não vivemos a gravidez da mesma maneira. Ele não tem qualquer interesse em ver as roupas que compro ou ir às consultas é uma seca.
Portanto calma, pode ser normal, não se esqueça que pode estar mais sensível neste momento.

Lee_hyun_sun -
Offline
Desde 13 Fev 2019

No meu caso a gravidez nao foi planeada e o pai da minha bebe tambem nao estava com grandes vontades da gravidez ir adiante
Vontade de gastar dinheiro com as coisas da bebe ele nunca teve, mas nem c da bebe nem com de ninguem, ele é bastante poupado 😂 Qunto a pagar as coisas para a bebe, devem falar os dois sobre isso e por os pontos nos i's uma vez que o bebe nao foi feito sozinho
Agora nas consultas de gravidez nao vejo obrigação por parte dele a pagar. Isto porque se esta a pagar e porque optou peko servico privado quando a SNS da a insencao a mulheres gravidas fazendo que nao pague por nada. Antes de ter tido optado pelo privado deveria de ter falado com ele para ter a certeza se ele iria ou nao ter interesse em ajudar financeiramente com as mesmas.

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Olá! Cada pessoa é como é e não podemos esperar que todos tenham o mesmo tipo de reacção... sinceramente entendo o teu desalento mas acho que tens que ajustar as tuas expectativas. Temos que não depender a nossa felicidade ou as nossas decisões da reacção dos outros... decidiste levar a gravidez para a frente porque pensavas que o pai ia estar super entusiasmado? Se o fizeste não fizeste bem, porque não controlamos os sentimentos dos outros mas sim os nossos... tens que te concentrar no que tu sentes, no teu entusiasmo, na tua vontade e esperar menos porque podes nunca receber...
Cada pessoa tem a sua forma de reagir e sentir as coisas assim como cada um sente o despertar para a maternidade/paternidade numa dada altura, por exemplo, o meu namorado não sente esse chamamento nem na gravidez nem com recém nascido, já tinha dois filhos e já me tinha avisado que era assim, que durante a gravidez sente uma grande pressão, ansiedade se vai tudo correr bem e não consegue sentir verdadeiramente a chegada de um filho e com recém nascido também é tão inseguro com o pegar, cuidar e fazer coisas que também não lhe dá grande entusiasmo... agora desde que a nossa filha tem para aí 1 ano que é um pai super entusiasmado, então agora que ela fala com imenso com ele é um pai super babado por ela...
Dá tempo ao tempo, não te desiludas já, ele pode despertar para a paternidade mais tarde, tenta inclui-lo em tudo mas não te sintas assim porque ele não tem grande entusiasmado, depende de cada um e também os homens não têm o mesmo entusiasmo com ecografias e comprar coisas que nós temos, é uma coisa hormonal, sentimos uma grande vontade de montar o ninho e sentimos muito o nosso bebé e eles ainda não conseguem sentir da mesma forma. Tem um pouco de paciência, concentra-te em ti e no teu bebé e tudo vai correr bem.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Olha, é dificil saber o que se passa na cabeça dos homens quando eles nao falam.
Pode ser que ele nao viva a gravidez como tu, pode ser que esta a ser criança e nao esta preparado para o que ai vem, pode ser uma data de coisas.
Por exemplo, o meu participou em tudo, deu a sua opiniao, disse que gostava ou nao conforme o que fosse, mas depois quando o bebe nasceu, na fase em que ele era mesmo bebe, nao interagia muito com ele (apesar de ajudar em tudo com ele e em casa).
Penso que ha homens que nao acham os bebes (mesmo bebes) "interessantes".
Agora o filho ja tem 2 anos e fartam-se de brincar. Da gosto ver.
Enfim....
os homens dizem que as mulheres sao complicadas, mas é porque ainda nao olharam bem para eles.
Eu aconselho a fazer uma coisa... sentem-se e pergunte-lhe o porquê. O que pensa, o que sente.
Tentar esclarecer.
Mas outra coisa....
O meu marido passa a vida a viajar, por isso sou eu que me ocupo do nosso filho em todos os aspetos: roupa, brinquedos, produtos higiene, etc.
Mas porque a vida assim o leva, porque ha coisas que nao vale a pena estarem os dois a perder tempo, etc.
Mas claro que na fase da gravidez deveria ser vivida e preparada pelos dois...
Fale com ele!

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Vou partir do princípio que não estará contra a vontade porque tomaram em conjunto a decisão de ter o bebé. Então a ser assim e como se passou ainda pouco tempo se calhar o homem ainda está a assimilar tudo, está com medo… O medo é lixado! Deve estar a pensar no que a vida vai mudar. Enfim, é tudo legítimo. Se quem planeia um filho às vezes entra um bocado em parafuso com o que virá, imagine-se quem não planeou. Se calhar a Cátia já ultrapassou a parte pior e seguiu e ele ainda está um passo atrás. Se vai consigo, diria que é bom… Quanto a não opinar muito, o meu marido também é assim em muitas coisas, diz que não percebe do assunto e fui eu quem escolheu e ainda escolhe tudo para a nossa filha… Mas independentemente disso financeiramente têm que colaborar os dois… Quando for escolher o berço ou algo assim diga que agora é a vez dele pagar.
De qualquer modo, olho para mim na gravidez e acho que sentia tudo elevado ao quadrado, quando não ao cubo… Então se calhar pelo menos um bocadinho a Cátia também pode estar a sentir de modo exagerado esse sentimento de cuidarem pouco de si… Eu daria o beneficio da dúvida ao rapaz, para ir assimilando melhor, ainda falta… Talvez se empolgue quando vir a sua barriga a mexer… Quando vir a eco a 3D… às vezes a ficha só cai quando nasce… Não sofra por antecipação.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Ahhh, e sim, nós estamos grávidas, eles não… Sentimos a gravidez de modo muito diferente. Acho que grávidas já nos sentimos mães, eles normalmente só se sentem pais quando o bebé nasce.

Flávia Pimenta1 -
Offline
Desde 11 Set 2019

Olá!
Passei exactamente pelo mesmo, ainda com o acrescento que o pai da minha filha começou a sair imenso à noite, a estar com amigos que ele anteriormente não se dava e até chegou a comentar maliciosamente sobre alguns. Enfim.
O meu conselho é que fales com ele, uma conversa séria, sem julgamentos ou cobranças. Tenta compreender o porquê de ele estar a agir desta forma mas sem nunca te esqueceres de ti e do vosso filho.
Como já foi abordado aqui eles realmente não sentem o que nós sentimos, contudo tenta que ele veja que te sentes sozinha mesmo estando acompanhada.

micaela lourenco -
Offline
Desde 31 Dez 2015

Olhe o meu também era assim.. E foi uma gravidez bem planeada.. Eu até cheguei a questionar certas cenas.. Lol.. Bom desde que a filha nasceu é um homem espectacular.. Ajuda em tudo muito preocupado.. Escusado será dizer que tem o triplo da minha paciência.. No entanto enquanto tive grávida nunca demonstrou nada.. Em roupas.. Em preparar as cenas.. Até mesmo quando comecei a sentir ela mexer.. Mas é um excelente pai

1°iiu 8/3/2017
20/3/2017 POSITIVO
1º eco+consulta 13 Abril
próxima eco 19/8/2017

Outros tópicos relacionados

Será? HELP!!!
olá a Todas, preciso de falar com alguém mesmo que seja alguem desconhecido. Vou contar a historia desde o inicio. Por motivos de saude, tomo a pilula seguida desde à uns 4 anos com apenas duas pausas anuais. Em Maio deixei de tomar a pilula, e o...
limas cartao
olá a todas, eu ando á procura de limas de cartão próprias para bebés mas não encontro em lado nenhum!!! será que alguma de vocês sabe onde encontrar? obrigada
Escova e Pente
Mamãs onde compraram a escova e pente para as vossas meninas? Ainda não encontrei nada que achasse fofinho para a minha Margarida. Ah, e as limas para as unhas são como as que usamos para nós ou compram-se em sitios especificos?
Opinião se faz favor ( de mamãs que já tiveram o bebé)
Boa noite. Acabei agora de terminar a mala de maternidade do bebé. Na lista do hospital está: 5 mudas de roupa interior 5 fatinhos 5 fraldas de pano 1 cobertor ou xaile fraldas descartáveis 2 toalhas de banho Vou acrescentar toalhitas e o kit com...
Duvida
Olá a tds necessitava de saber o q precisava de comprar, para a higiene do bebé. Sei que necessito de comprar: - Alcool mas n me lembro de qts graus - Comprensas esterelizadas - Lima, tesoura ou corta unhas Mas n me lembro de mais nada poderao me...
Kit e Medela
Olá mamas Alguém sabe onde posso comprar o kit com a tesoura, corta-unhas e lima de cartão? É que me ofereceram o pente e a escova em separado e eu só vejo as 5 coisas juntas. E os discos para o peito da Medela? Na maternidade mandaram levar...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?