padrão de sono bebé de 3 meses | De Mãe para Mãe

padrão de sono bebé de 3 meses

Responda
5 mensagens
happydream007 -
Offline
Desde 28 Jun 2013

Olá mamãs,
Cá estou eu com mais perguntas.
Digam me mais ou menos quantas horas dormem os vossos bebés entre mamadas e à noite.
O meu filhote ainda não é muito certo nos seus soninhos, ontem por exemplo quase não dormiu nada durante o dia e à noite foi um 31 para o adormecer. Mas tem dias que se estiver acordado 1h entre mamadas é muito senão fica rabugento. Mas dorme à noite.
Dizem que por esta altura começam a reduzir as horas de sono, mas no caso do meu tem sido o oposto, mas ele sofreu imenso de cólicas como já comentei noutros posts.
O meu filho se não dormir fica insuportável. Tenho medo é que com o tempo ele troque o dia pela noite porque só o consigo coloca-lo a dormir no escuro, já fiz de tudo para o habituar à claridade mas não consigo, se alguém tiver ideias diga sff.
Também gostava de o conseguir adormecer depois das 19h30 mas está difícil e em breve regresso ao trabalho.
Obrigada

Susana Isabel F... -
Offline
Desde 08 Mar 2010
I Love DMPM

Oi
Foi por altura dos 3 meses que eu percebi que a minha gostava de dormir no escurinho durante o dia.
Ela acordava sempre por volta das 9h da manhã bebia o leitinho e depois estava ali 1h e pouco acordada pegava outra vez no sono até à hora de almoço, depois comia a sopinha e a fruta e por volta das 15h já estava a dormir outra vez até às 17h! Depois acordava e ai ficava completamente acordada até ir para a cama por volta das 22h.
Quando comecei a trabalhar os horários mudaram um bocado mas nada de drástico.
O que é certo é que ainda hoje mantém-se o gosto em dormir durante a manhã e a tarde! Agora acorda às 7.20h e come, depois chega à avó às 8.30h e volta a comer mais alguma coisa, às 10h já está a pedir a cama e é até à hora de almoço, depois almoça e por volta das 14.30h quer ir dormir outra vez e à noite às 21.30h já está a arranjar se na cama!
eles ganham hábitos de dormir diferentes uns dos outros, a minha sempre dormiu 2h seguidas à vontade mas já o meu sobrinho de 5 meses se dormir 40min é uma festa! e vais perceber que ele vai mostrando como é que gosta de dormir e onde! a minha durante meses dormia as sestas na minha cama e ainda hoje se formos dormir com ela à tarde adora ficar na nossa cama (por norma até dorme lá mais tempo) mas há bebes que só querem a cama deles.
Agora é uma questão de ires experimentando até perceberes o que o deixa calminho e relaxado!
Bjs
Su

19-09-2011 - Deixei a minha estrelinha ir...
08-08-2012 - A nossa Marta chegou!
26-08-2018 - Vem ai bebe!

IIsabelSantos -
Offline
Desde 28 Out 2013

Eu ainda hoje só durmo no escuro, e até pelo que sei os bebés desenvolvem muito mais a dormir no escuro do que com luz! E mesmo em relação aos adultos está provado que com luz estamos sempre a dormir num estado de vigilância que não nos deixa ter um sono descansado! Pelo que tenho lido os bebés devem ter uma luz de presença ou a porta entreaberta ou umas tiras da persiana aberta para entrar alguma luz, mas não completamente dia!
Beijinhos

Kayapsa -
Offline
Desde 19 Mar 2014

Olá mamã!
Em relação ao meu tesourinho acho que tive sorte pois é um verdadeiro come e dorme.
Podem dizer que sou tonta mas desde que vim da maternidade sempre fiz questão de que ele não se desabituasse de dormir com barulho ou luz.
Ele come de 4 em 4 horas durante o dia. Costuma dormir um bocadito logo a seguir a comer e depois acorda fica cerca de uma ou e horas acordado e depois volta a pegar no sono até à hora de mamar.
Não o deito sempre no mesmo sitio ás vezes dorme as sestas na espreguiçadeira outras no sofá e outras no parque, outras vezes reclama que quer ir mm para a caminha dele (ele não fala né?! mas como reclama em todos os lados e o ponho no berço e ele deixa-se ficar é porque deve ser ali que ele quer estar :-).
Mas há dias em que de uma mamada à outra fica acordado a brincar e a palrar coisa que eu adoro!
À noite costumo deitar na caminha dele (a não ser que ele reclame que quer ir para ao pé de nós) mas a hora depende às vezes come por volta das 19h e fica a dormir até por volta das 3/4 da manha mas como acorda de noite é so mudar a fralda dar biberão e voltar a por na cama que ele fica (tem um boneco que toca e dá musica costuma demorar no max 20 min a voltar a adormecer). Qdo acorda a esta hora depois costuma a ficar a dormir até por volta das 8/9h.
Há dias em que não adormece depois da mamada do fim da tarde ou que acorda para comer por volta das 11/meia-noite, nesses dias depois de comer fica a dormir directo até por volta das 9 da manhã.
A maioria das vezes mesmo à noite adormece ao pe de nós na sala depois é só transferir para o berço.
E ele sabe a diferença entre dia e noite, porque se quisermos dormir mais umas horitas de manha é fechar as janelas para ele não ver luz, porque no momento em que vir que há luz lá fora já não quer estar no quarto... muitas vezes levamos para a sala e adormece em menos de nada mas é na sala que o quarto na opinião dele é só para quando está escuro!
Não sou rigida com nada muito menos com horários de sono ou comida. S ele tiver fome acorda para comer e se tiver sono ha-de dormir so temos de ter atençao e ver como ele quer dormir... E digo já que é muito raro adormece-lo ao colo. Muitas vezes o que faço e ficar só ao pe dele a dar conforto e a por a chucha qdo ele faz questão de a cuspir
Eu sou adulta e custa-me comer a determinadas horas nem sempre tenho fome e nem sempre consigo adormecer a mm hora que nem sempre tenho sono! Não serão os bebés assim tb?
No primeiro mês tinha de o acordar se não ele esquecia-se de comer mas desde que passou a barreira dos 4 kg deixei de o fazer.
Já basta qdo tiver de ir para a escola e ai vai ter de começar a cumprir horários não lhe vou impor horários rigidos com meses é deixa-lo aproveitar o ser bébé!!!
Vou começar a trabalhar em breve ainda não sei se fica com o pai (caso não arranje emprego até lá), com o avô num berçario ou numa ama, mas vou fazer questõ de garantir que o deixam dormir e comer sempre que ele queira muito ou pouco vai sempre variar, não somos máquinas e os bebecas tb não!
A calma é o mais fundamental se começas a stressar por ele não querer dormir ele vai sentir esse stress e ficar tb stressado e ai é que não dorme mesmo!
Da mesma maneira que sentiam os nossos nervos na barriga os bebes conseguem senti-los cá fora... Mas é mais dificil para nos disfarçar. :-)
Por isso o que te recomendo é calma se ele gosta de dormir no escuro deixa-o dormir no escuro se ele quiser luz e barulho para dormir deixa! Ele deve dormir como se sentir mais confortavel!

Sobre Kayapsa

pais de primeira viagem... A viajar pela segunda vez...

happydream007 -
Offline
Desde 28 Jun 2013

Mamã kayapsa quem me dera que o meu filhote adormece - se assim, lol.
Ando a ver se o a costumo à cama, mas sem grande rigidez, tem tempo ;)
Concordo plenamente consigo em relação a horários, também não sou rígida, apenas tenho medo que ele troque o dia pela noite.
Em relação ao escuro 4o meu problema é quando tenho que sair de casa, ele não consegue dormir e chora muito.
Uma mamã aqui do fórum deu a dicas de uma capa para o ovo que ainda vou experimentar.
Editei para acrescentar que as minha questão é porque a pedi do meu filho disse para manter o puto acordado durante o dia para ele dormir à noite.
E que agora ele passaria a dormir menos horas, mas acontece o contrario...