Ossos longos P5-10/Repetir ecocardiograma - alguém passou por isto? | De Mãe para Mãe

Ossos longos P5-10/Repetir ecocardiograma - alguém passou por isto?

Responda
9 mensagens
ICF -
Offline
Desde 26 Fev 2016

Olá mamãs!

Esta é a minha 2ª gravidez e tem sido vivida de uma forma que não esperava, uma vez que a 1ª foi tão tranquila. Na ecografia do 1º trimestre estava tudo bem, deu baixo risco para as trissomias, no entanto não fiz o rastreio bioquímico pois nunca me falaram disso na 1ª gravidez nem agora (estou a ser seguida apenas no público).
Acontece que na morfológica verificaram que o bebé tem os ossos longos no percentil mínimo (uns no P5 e outros no P10). Repeti a ecografia passadas duas semanas e verificou-se o mesmo padrão (o que até é bom porque significa que pode ser apenas uma característica da estatura do bebé e que ele continua a crescer). Tudo o resto aparentemente bem mas acharam melhor pedir uma 2ª opinião e mandaram-me para a maternidade. Lá a opinião foi a mesma, que estava tudo bem e à partida seria constitucional, até porque o pai tem precisamente essa característica, pernas e braços mais curtos e já vem de família. No entanto, para despiste de qualquer problema, pediram para fazer ecocardiograma e nova ecografia PASSADAS 2/3 semanas para verificar a evolução e avaliar o risco de T21.
Entretanto fiz o ecocardiograma e a médica disse que está tudo bem com o coração mas que pareceu que uma das artérias estreitava a dada altura, no entanto não tinha a certeza pois podia ser da posição em que estava o bebé. Resultado, pediu para repetir o exame passadas 4 semanas.
Dia 22 temos novamente a ecografia na maternidade e andamos nisto, sempre a repetir os exames e na expectativa da próxima consulta... Tem sido muito desgastante e por mais que tente pensar positivo e manter-me tranquila tem sido difícil de gerir e de desfrutar da gravidez.

Desculpem o desabafo.

Beijinhos

babylove -
Offline
Desde 22 Set 2009
I Love DMPM

Passei só para deixar uma força, não passei pela mesma situação, mas eu fiz o rastreio bioquímico que deu risco baixo, mas como já tinha 38 anos preferia ter feito a amniocentese. Como fui seguida no particular o médico não concordou e não fiz, e mandou fazer ecocardiograma às 22 semanas com a morfológica.

Achei isso mto angustiante, pq se algo viesse mal no ecocardiograma como é que uma pessoa faz? Já se sente o bebé, já se apegou a ele Triste

De qq modo, parece-me q sendo os ossos longos curtos uma característica familiar, e estando tudo o resto ok, que os exames virão todos bem e são só por descargo de consciência.

Força, vai correr bem!

Sobre babylove

Madrinha dos rebentos das minhas queridas gémeas de Outubro 2008.
Madrinha da Celi82 Espertalhão (Parabéns pela Inês!!!)

ICF -
Offline
Desde 26 Fev 2016

Obrigada pelo apoio mamã.

Também acho que estão a fazer isto por uma questão de precaução porque na verdade dizem sempre que está tudo bem e que não encontram nenhuma malformação. Mas esta repetição de exames nesta fase é muito desgastante.

Ontem estava a fazer o ecocardiograma e ao mesmo tempo sentia o bebé mexer, foi muito doloroso emocionalmente pensar se algo não estivesse bem. Foram minutos terríveis.

O problema é que cada vez que faço um exame/eco saímos de lá na mesma, está tudo bem MAS... é melhor repetir daqui a umas semanas. Gostava de estar a viver esta fase de outra forma mas pronto, tenho que ir tentando levar da melhor forma.

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Passei pelo mesmo na segunda gravidez e correu tudo bem, era apenas um bebé pequenino. Para ter uma ideia ambos os meus filhos mais novos nasceram as 35semanas, ele com 43cm e ela com 46,5cm.
Até a data de hoje temas sido um menino super saudável e inteligente, apenas é baixinho (o que o torna ainda mais fofo )

ICF -
Offline
Desde 26 Fev 2016

Que bom Mama do Martim, esses testemunhos dão-me tanto alento Sorriso
Não me importo nada que seja baixinho, só quero que tenha saúde.

Andreia_F_R -
Offline
Desde 14 Mar 2016

Olá mamã

Vim aqui para lhe desejar muita força.
Também me encontro a passar por uma situação difícil, estou de 21 semanas e à espera do resultado da amniocentese. Não tem sido fácil mas temos que acreditar que os nossos bebés estão bem.
Beijinhos

DPP 19/12/2016

ICF -
Offline
Desde 26 Fev 2016

Olá mamã Andreia.

Se não for indiscrição porque fizeram a amniocentese?

Sim temos que acreditar. <3

Andreia_F_R -
Offline
Desde 14 Mar 2016

Porque quando fui fazer a morfológica viram dois quistos do plexo coróide no cérebro. Normalmente são reabsorvidos ao longo da gravidez e isoladamente não representam nenhum problema, no entanto, quando associado a outros fatores pode significar trissomia 18. Não é o caso mas serve para tirarmos as dúvidas.
Acredito que vai ficar tudo bem, pensamento positivo OK?
Um beijinho

DPP 19/12/2016

Savedra -
Offline
Desde 17 Maio 2016

Olá ICF,

Venho perguntar como correu com a repetição dos exames?
Na eco das 28 semanas foi.me diagnosticado fémur curto abaixo do percentil 5, penso que não foi medido o úmero pois não encontro nenhuma medida relativamente a isso.
As restantes medidas estão todas próximas do percentil 50.
Na eco das 21 semanas estava tudo normal.
Só tenho consulta com o obstetra dia 15 de Setembro o que me deixa um pouco angustiada pois não sei o que pode significar!

Sobre Savedra

DPP 30/11/2018 (gravidez espontánea)
1ª IIU Março/2015 (-)
2ª IIU Maio/2015 (-)
1ª FIV Setembro/2015 (-)
1ª TEC Novembro/2015 (-)
2ª FIV Fevereiro/2016 (+)