Opiniões Creches Valongo | De Mãe para Mãe

Opiniões Creches Valongo

Responda
5 mensagens
MulherImpaciente -
Offline
Desde 07 Set 2023

Olá
Estou actualmente de quase 15 semanas e pelo que percebo nunca é cedo para começar a ver creches, uma vez que há muito poucas vagas.
Gostaria de conseguir uma creche em Ermesinde (concelho de Valongo, Porto), mas sei que tenho de estar aberta a outras possibilidades.

Queria saber se alguém aqui tem alguma opinião sobre as creches. Sei que há 4 sítios com creche:
- Centro Social de Ermesinde (IPSS, eu pagaria a mensalidade maior, não tem essa vantagem)
- Academia Particular de Ensino (privado)
- Externato Santa Joana
- Externato Maria Droste

Pessoalmente gostaria de fugir aos últimos dois porque gostava de não estar a contribuir financeiramente para a Igreja Católica, mas claro que se forem as melhores opções lá terei de engolir o sapo lol

Alguém tem opiniões que possa dar?
Já agora, se alguém já pôs um filho em algum destes sítios, com que antecedência falou com a instituição?

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Eu estou ao lado e acho cedo, mas também não perde nada. A questão é mesmo os locais específicos que possam interessar, porque se for mesmo só ter vaga, terá.
Se é para entrar em bebé, mais do que creche tem de ter berçário. Faça uma lista de tudo o que existe e que lhe possa interessar, depois telefone a ver a hipótese de ter vaga ou não. Nos sítios que à partida terá vaga, marque visita. Não há melhor opinião do que sua, acredite. Conheça as pessoas, fale, faça perguntas, será assim que vai sentir qual será o melhor.
O centro social de Ermesinde está na creche feliz, acredito que ou não pagaria nada ou não teria vaga, acho que não têm vagas para pagar.
Tenho uma amiga que teve as filhas no Santa Joana e gostou muito, eu já trabalhei com a santa casa da misericórdia de Valongo e na altura era muito bom. Não tenho a certeza se têm berçário, nem como está atualmente. A não ser que tenha uma opinião direta, que conheça uma criança em algum desses sítios, não ligue muito a opiniões, vá ver e decida por si.
Há 9 anos só tratei do assunto quando a minha filha tinha 2 meses, há 5 quase no fim da gravidez, mas tinha a vaga de irmão. Agora estou com 30 semanas e ainda não pensei muito a sério, tenho alguma ideia, mas queria ver alguns sítios pessoalmente e ainda não o fiz e ainda tenho para mim que ele vai comigo ver 😄

Maltigar -
Offline
Desde 05 Jul 2023

Olá não tenho opinião sobre as creches que sobrou mas não é cedo demais ; tenho colegas de trabalho que até na gravidez já procuravam vaga para depois dos 6 meses de nascido e já não tinham vaga ; anda caótico arranjar creche com vaga seja a pagar ou não.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Não é necessariamente um indicativo, há quem tenha feito inscrições grávida no mesmo sítio onde outros inscreveram 2 meses antes da entrada. Claro que se uma pessoa quer um sítio específico ou se fica muito ansiosa, não pode arriscar muito e convém ter os assuntos arrumados, mas se tiver um leque mais largo, consegue.
Há vagas para entrada, gratuito, na próxima semana, porque razão daqui a 8 meses não existiria vaga nenhuma em lado nenhum, nem a pagar, nem gratuito, nem nada?!
Dá tempo, o importante é manter a calma e não se entrar em desespero. Estou a pensar nos concelhos à volta do Porto, não sei como são os outros.

Maltigar escreveu:
Olá não tenho opinião sobre as creches que sobrou mas não é cedo demais ; tenho colegas de trabalho que até na gravidez já procuravam vaga para depois dos 6 meses de nascido e já não tinham vaga ; anda caótico arranjar creche com vaga seja a pagar ou não.

Desalinhada -
Offline
Desde 13 Set 2018

Eu tive a minha filha mais nova inscrita em 12 instituições durante 12 meses e mesmo assim só consegui vaga 1 ano depois num sítio, e só porque a irmã mais velha já lá andava.
Tudo o resto ligou ou mandou email 2x (nos dois anos lectivos que apanhou a inscrição) a dizer que não tinha vaga.
Inscrevi a criança em Maio tinha ela 2 meses no sítio que ela está agora, mas só entrou a irmã para o pre escolar e as outras 11 instituições e quando ela tinha 4 meses e a verdade é que só entrou com 15 meses, por isso sim, está caótico. (Sou de Paredes, ao lado de Valongo)
Em Ermesinde, já lá morei e ouvia muito bem (familiares) da Santa Joana.
Mas não conheço nada pessoalmente.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?