Uma opinião | De Mãe para Mãe

Uma opinião

Responda
16 mensagens
Desde 19 Set 2017

Olá mamãs, bom dia. Gostava de desabafar um pouquinho convosco e com sorte de ter algumas opiniões vossas. Quando engravidei eu e o meu namorado estávamos juntos há 1 ano e pouco, não foi programado, aliás nunca tínhamos falado de filhos ainda, aconteceu, mas como nos amamos decidimos seguir em frente e receber de braços abertos a boa nova. Desde que ele nasceu lidei muito bem com tudo mesmo, estou com ele quase há uma ano e adoro... Vem agora a parte que eu não sei lidar e que nunca estando grávida pensei que fosse preocupação, a restante família... Passo a explicar, toda a gente quer estar com o pequenino, é normal, eu entendo, só que tem os avós paternos e os meus pais que por sua vez são divorciados e voltaram a casar ou seja 3 casas a visitar... Fora tios avós e assim que meia volta também requerem visitas... Todos reclamam pouco tempo com ele e eu começo a ficar ansiosa sempre que chega um dia de ir visitar alguém porque já sei que vou "ouvir o que não quero"... Eu sempre fui uma pessoa muito na minha, fazia o que bem entendia, ia para onde queria, nunca gostei muito de serões dentro de alguma casa e isso não mudaria com o pequeno visto que vem comigo para todo o lado só que agora com os constantes convites da família vejo-me com duas opções ou os desagrado e faço o que bem entendo com o meu tempo ou vivo uma vida enfiada sempre dentro da casa dos outros ou na companhia dos outros... Não me entendam mal não é por não gostar deles só que eu quero viver a minha vida...mesmo que faça uma visita semanal a cada um já são 3 dias por semana em visitas... E claro como querem aproveitar para estar com o pequeno querem sempre combinar almoçaradas e assim que ocupa o dia todo e depois já não posso fazer praticamente mais nada com o resto do dia... Estou com o meu namorado há dois anos e pouco e sinto que saltei a parte da "lua-de-mel" à frente de fazermos viagens ir passear ao fim de semana essas coisas que os casais por norma fazem antes de decidirem ter um filho, não que o filho me atrapalhe minimamente vem connosco e com muita alegria minha, o problema é mesmo a família que tenta "cortar as asas" e acabo por ou não fazer nada dessas coisas ou arranjar "chatisses"... Vou este ano recomeçar a trabalhar e é num negócio próprio que me vai ocupar imenso tempo e estou com muito receio de o pouco tempo que me vai sobrar de andar de capelinha em capelinha em que todos ficam contentes menos eu Triste eu já tentei arranjar uma ou outra alternativa por exemplo digo ao meu namorado para levar o menino a casa dos pais enquanto me arranjo ou trato de umas coisas em casa ou assim para "poupar tempo" mas ele acha de mau tom, acha que temos de ir todos senão da mau aspecto e os pais dele também não vêm isso com bons olhos...acabo por cortar principalmente com as visitas ao meu pai mas também não acho justo uns terem mais do que outros... O que posso fazer? Alguém já esteve na mesma situação ao sentir-se assim? O que fizeram para equilibrar as coisas?

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Claudia, não tenhas problemas nenhuns em recusares convites para visitas. Tens a tua família e têm todo o direito de planear os vossos dias da forma que entenderem. Eu acho que a maioria de nós também não se sujeitaria a isso.
Inevitavelmente vais melindrar alguém, mas não é problema teu se se recusarem a entender os teus motivos.
Eu também não gosto de ter o meu dia condicionado.
Tens toda a legitimidade em reclamar tempo para vocês.

Desde 13 Set 2012

Olá!

Ó Cláudia, então mas você e o namorado passam os fds a visitar familiares? Eu amo a minha família, e sinto que é recíproco, mas não andamos todos em casa uns dos outros todo o final de semana. Duas das minhas irmãs estão no estrangeiro, mas uma está cá. combinamos que mensalmente faríamos algo em família ou na casa dela ou na minha. e pronto, tem sido assim. Isto não nos afasta nada! existe o telefone, o mail, o skyp, o whats app, sei lá, tantas coisas...

Cláudia, ninguém lhe vai reconhecer o esforço de ficar mal para que todos fiquem bem; o que é realmente importante é que você e o namorado estejam em sintonia. Veja o que ele pensa e encontrem uma solução intermédia que vos deixe, a vocês, felizes!

No futuro, quando o menino crescer um pouco mais, até pode ser que o deixe uma tarde nuns avós, outra tarde noutros avós e nesse tempo vocês aproveitem para sairem os dois apenas. enquanto isso não for possível, faça o que for melhor para si, para o seu bebé e para o seu companheiro. O resto é só isso mesmo: o resto.

beijinhos e tudo de bom!

SMSantos

Rita C Matos -
Offline
Desde 12 Mar 2018

Olá Cláudia.
Eu e o meu namorado ainda não temos filhos mas de inicio sentiamo-nos obrigados a fazer visitas todos os fds à família dele que está mais afastada e fomos deixando de ter tempo para nós entre as visitas aos pais dele, aos meus, aos tios... Então decidimos que nunca vamos pôr os nossos planos de parte para agradar uma ou outra parte. Entendo que com bebés a família queira muito ver todas as semanas mas acho que cabe a vocês, enquanto pais e casal, fazerem essa gestão. Começarem por reservar um fim de semana só para vocês os três e irem habituando a família às visitas menos constantes. É importante é explicarem à família que não é nada pessoal, é só uma gestão familiar.
beijinhos

Última pílula Outubro 2017
Primeira consulta no Ginecologista Maio 2018
Dikirogen desde Maio 2018
Dufaston desde Maio de 2018 - Até Junho 2018

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Há alturas na vida em que temos de ser egoístas e pensar em nós.
De que adianta andar a fazer os outros felizes se a Cláudia não está minimamente bem com a situação?
Eu tentaria chegar a um consenso. Vai só a casa de um deles por fim de semana por exemplo. Queixam-se que é pouco? Paciência. A família tem de perceber que vocês são uma família e que precisam de tempo só vosso.

DianaSAP -
Offline
Desde 03 Fev 2016

Ola fui mae 3 meses e so uma pessoa odeio estar enfiada na casa dos outros para tar em casa estou na minha ou na minha mae e onde me sinto bem .. o meu filho e pequeno e um bebe que da para ir para todo lado nao me faz birras ta sempre bem disposto e tive muita sorte em tudo con ele .. a parte meu namorado achava era eu tinha andar casa em casa mas nao , querem vir ve lo veem minha casa nao saiu da minha casa depois jantar porque acham teem de o ver .. claro se houver almoços e assim vou sem problema , agora sair da minha casa sempre depois jantar que e quando podem porque querem ver nao veem minha casa.. em relacao minha mae vou com mais frequencia ate porque ela faz sempre as refeicoes para mim para nao ter esse trabalho e e mae nao ah comparação.. bjinho

Sobre DianaSAP

☆Treinante 2017
☆Ultima pilula - 12 janeiro 2017
☆Análises- Ok ☆Toxoplasmose não imune
☆ 29/06/2017 - Positivo
☆ 12/10/2017 - É um menino ❤
☆ 01/03/2018 - Nasceu o amor da minha vida 💞

SK. -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Como já responderam, tens todo o direito de reduzir essas visitas.
Nós também tivemos esse problema, todos queriam dias com o bebé, nem que tivessem de vir à nossa casa. No início isso aconteceu e fui aguentando nos primeiros 2 meses, esperando que passasse a euforia do bebé novo. Depois deixámos definido que iríamos um Domingo a casa dos avós maternos, outro a casa dos paternos e outro seria só para nós, não recebemos nem vamos visitar ninguém. Os sábados também são só para nós ou para combinar algum café/visita curta com amigos ou outros familiares. Três dias por semana em visitas com uma criança é esgotante...

jkel -
Offline
Desde 29 Abr 2012

Mas vocês têm que visitar toda a gente semanalmente?
A mim parece-me um abuso! Vocês têm a vossa vida, podem e devem visitar a família mas não tem que haver obrigações, até porque dessa forma nem desfrutam do prazer de estar em família.
Além disso, porque é que têm de ser vocês a mudar os vossos habitos?
A vossa família também vos pode visitar... e as visitas não têm de ser necessariamente em casa, podem ir todos dar um passeio, podem encontrar-se numa esplanada... e tu se quiseres e tiveres disponibilidade podes de tempos a tempos organizar um jantar ou almoço em tua casa em que reunas a maioria.
Se não puseres um travão nisso vão estar sempre e cada vez mais a exigir de ti, e embora a familia seja importante, também é importante vocês terem os vossos momentos a três.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Eu nisso sou muito fria. Recuso a maioria dos convites, aceito só de vez em quando porque quero passar o fds com os meus filhos e não a fazer sala

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Queres um conselho? Não deixes de viver a tua vida e o teu filho - e sim, o tempo passa rápido demais - por causa das outras pessoas. Eu quero estar com os meus filhos e, tal como tu, não quero sair de casa para estar enfiada em casa de outras pessoas. Mas, isto sou eu...

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Olá,
Eu desde que a minha filha nasceu que não sei o que é um domingo sem visitas em casa (sogros e pais). Também reclamam que estão pouco com ela (só ao domingo). Às vezes apetece-me ver um filme, dormir a sesta ou até mesmo dar um passeio mas tenho sempre esta obrigação. Os almoços domingueiros em casa dos pais e sogros acabei com eles desde que a bebé nasceu porque era uma grande logistica mas de vez em quando lá ouço uma boca da minha mãe. Sinto-me completamente "presa" mas não consigo dizer que não às visitas Triste

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olá! Pela minha experiência isso só dura os primeiros tempos. Enquanto é novidade. Depois como alguém disse, eles crescem e até podem ficar uma tarde em casa dos avós.
Desde q me casei q disse logo q não aceitava dias fixos para os encontros familiares. Odeio essa obrigação.

sfrf -
Offline
Desde 28 Mar 2017

Conhecendo como me conheço eu jamais me daria a isso de visitar capelinha e muito menos 3 todas as semanas. Se não quer cortar radicalmente, uma semana com cada um. Assim de 3 em 3 semanas vêm os avós. Quando for mais velho certamente até vai achar piada dar uns passeios com o neto e você até vai agradecer, mas eles têm de perceber tudo tem o seu tempo!
Diga que têm de ir passar o fim de semana fora. Por vezes o erro está em habitua-los aquilo desde o início e depois para cortar é complicado, mas você tem direito a sua vida familiar!

Sobre sfrf

Agosto 2017 - Positivo!!!

micaela lourenco -
Offline
Desde 31 Dez 2015

Olá
Estou com esse problema mas é ao contrário.. Os meus sogros querem vir todos os fins de semana para minha casa para estar com a neta e depois estão o dia quase todo das 11h às 17h ou 18h.. Santa paciência.. Agora que comecei a trabalhar eu é raro folgar ao fim de semana, e acordo às 5h da manhã.. Estou exausta, quero estar com a minha filha e marido.. Este fim de semana não vem.. Mas a minha sogra já disse ontem ai não vi a Sara para outro tenho de ver, e eu disse mas estou a trabalhar vai ela e disse ah mas este fim de semana não a vejo.. Já disse ao meu marido que para o próximo eles não vêm para nossa casa.. Ficou aborrecido, temos pena.. Vou estar a levantar às 5h da manhã vou trabalhar chego a casa ainda tenho que os aturar.. Nem pensar.. Já não vejo a minha mãe à 2 meses e ela não me chateia agora tenho que aturar os outros.. Depois o meu marido é filho único eles pensam muito coisa mas a filha é minha.. Depois estão sempre a fazer barulho quando a minha filha está a dormir então o meu sogro, bate com a porta, arrasta as cadeira e eu disse a Sara está a dormir não quero barulho, e ele ela tem que se habituar ao barulho! E eu disse a minha filha não tem que se habituar ao barulho você é que não vai fazer barulho.. Estou sem paciência.. E depois a minha sogra todos os dias tem que me ligar para saber como está a neta..E se eu não atender a segunda vez liga para o filho, então estou muito preocupada a mica não atende.. Francamente.. Nós falamos com eles explicamos que estamos cansados, não serve de nada.. Ainda me lembro sai da maternidade às 21h super exausta, a primeira vez de ser mãe, não é que eles aparecem no dia a seguir cá em casa! E uma das coisas que o meu sogro disse foi aí mica tas gorda tens uma barriga enorme, bem eu tinha sido mãe à 3 dias, depois a minha filha chorava muito e passava muitas horas à mama então eles estavam sempre ela não está bem, não é normal estar tanto tempo à mama o Sérgio quando nasceu não chorava assim era um santo! Opa. Estou esgotada deles preciso que eles não me aparecem a frente durante 2 ou 3 meses, claro é impossível.. A sério já disse ao meu marido que no próximo não quero estar com eles.. Mas ele quer estar com os pais.. A sério eu nunca vou fazer isso à minha filha..

1°iiu 8/3/2017
20/3/2017 POSITIVO
1º eco+consulta 13 Abril
próxima eco 19/8/2017

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

micaela lourenco escreveu:
Olá
Estou com esse problema mas é ao contrário.. Os meus sogros querem vir todos os fins de semana para minha casa para estar com a neta e depois estão o dia quase todo das 11h às 17h ou 18h.. Santa paciência.. Agora que comecei a trabalhar eu é raro folgar ao fim de semana, e acordo às 5h da manhã.. Estou exausta, quero estar com a minha filha e marido.. Este fim de semana não vem.. Mas a minha sogra já disse ontem ai não vi a Sara para outro tenho de ver, e eu disse mas estou a trabalhar vai ela e disse ah mas este fim de semana não a vejo.. Já disse ao meu marido que para o próximo eles não vêm para nossa casa.. Ficou aborrecido, temos pena.. Vou estar a levantar às 5h da manhã vou trabalhar chego a casa ainda tenho que os aturar.. Nem pensar.. Já não vejo a minha mãe à 2 meses e ela não me chateia agora tenho que aturar os outros.. Depois o meu marido é filho único eles pensam muito coisa mas a filha é minha.. Depois estão sempre a fazer barulho quando a minha filha está a dormir então o meu sogro, bate com a porta, arrasta as cadeira e eu disse a Sara está a dormir não quero barulho, e ele ela tem que se habituar ao barulho! E eu disse a minha filha não tem que se habituar ao barulho você é que não vai fazer barulho.. Estou sem paciência.. E depois a minha sogra todos os dias tem que me ligar para saber como está a neta..E se eu não atender a segunda vez liga para o filho, então estou muito preocupada a mica não atende.. Francamente.. Nós falamos com eles explicamos que estamos cansados, não serve de nada.. Ainda me lembro sai da maternidade às 21h super exausta, a primeira vez de ser mãe, não é que eles aparecem no dia a seguir cá em casa! E uma das coisas que o meu sogro disse foi aí mica tas gorda tens uma barriga enorme, bem eu tinha sido mãe à 3 dias, depois a minha filha chorava muito e passava muitas horas à mama então eles estavam sempre ela não está bem, não é normal estar tanto tempo à mama o Sérgio quando nasceu não chorava assim era um santo! Opa. Estou esgotada deles preciso que eles não me aparecem a frente durante 2 ou 3 meses, claro é impossível.. A sério já disse ao meu marido que no próximo não quero estar com eles.. Mas ele quer estar com os pais.. A sério eu nunca vou fazer isso à minha filha..

Eu até sou uma pessoa muito p.c. Tento ser paciente e ter boa vontade, e tento ser assertiva, mas se vejo que a outra parte continua a abusar, então passo-me e eu tenho uma daquelas caras que, quando estou chateada, não deixa dúvidas, dá significado à expressão “if looks could kill” mas pelo menos vivo a minha vida conforme eu decido (nós decidimos).

Isabelamartinho -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Colada vejo-me nesta situação igualmente mas o meu marido e eu somos muito do nosso cantinho, e por aqui já ouvimos bocas por não ir aos jantares e almoços, no Natal deste ano nem quero imaginar o nosso filho nasce agora e é a principal atenção de todos neste Natal nem sabemos que desculpas inventar mais🙄